Morte Súbita

Morte Súbita J.K. Rowling

Resenhas - Morte Súbita

Nathá(lia) 26/02/2016

Mix
A história me causou impressões e sentimentos muito contraditórios. O livro se desenvolve bem, a não ser pelo começo em que nada acontece. Algumas partes da trama são empolgantes e se desenrolam de forma a nos envolver.
Já em outros momentos da leitura senti como se estivesse assistindo uma novela brasileira com seus personagens que vivem em fofocas, alimentam mentiras e segredos ou são verbalmente agressivos. Tudo bem, o livro tem características de uma novela, mas em alguns aspectos pode ser tão mesquinho.
Achei o livro agressivo com as brigas e as desgraças... mas que ao mesmo tempo o tornaram mais realista. É claro que isso é muito relativo, o que pode me perturbar pode não significar nada para outros.
O que achei mais interessante foram as passagens que falam de algum medo, de um pensamento ou de uma fantasia que a pessoa teve e que a perturbou. E também que o livro aborda diversos temas como auto mutilação e homossexualidade. Porém, todas essas coisas têm pouco protagonismo se comparados as farsas.
Nunca li Harry Potter, mas pelo que escuto dizer espero que seja melhor que esse livro. Não diria que estou decepcionada, mas poderia ser melhor.

Vickawaii 19/02/2016

Um excelente romance pós Harry Potter
Morte Súbita tem como palco Pagford, uma pequena cidade que por mais idealizada que seja, abrange inúmeros conflitos e questões sociais. Todos esses conflitos vão à tona com a morte de arry Fairbrother, cujo falecimento não só atinge aqueles diretamente relacionados com a sua pessoa, como sua esposa e a impetuosa adolescente Krystal, mas também o quadro político daquela comunidade, já que havia então uma vacância no Conselho que passou a ser disputada por três pessoas com interesses diferentes. Dentre os assuntos a serem tratados pelo Conselho, os mais polêmicos eram o fechamento de uma clínica de reabilitação, que "não apresentava bons resultados", e a ligação de Pagford com Fields, um bairro marginalizado com suas casas mal cuidadas e usuários de drogas, características que certamente os cidadãos decentes de Pagford gostariam de manter distância. Curiosamente, os cidadãos 'decentes' estão cada vez mais envolvidos em suas intrigas pessoais, e a morte de Barry não apenas serve para impulsionar diversos acontecimentos na vida dessas pessoas, mas também, para dar voz a cada um de seus defeitos.

(Resenha completa no blog Finding Neverland)

site: http://wheresmyneverland.blogspot.com.br/2013/02/resenha-morte-subita.html

Gabi l Vai um spoiler aí? 18/02/2016

Esse livro está participando do Desafio Literário 2015, como "Um livro baseado em ou que deu origem a uma série de TV".

Bom, o livro já tem um título bem sugestivo. Ele começa com a Morte Súbita de Barry FairBrother, que participava do Conselho da pequena cidade de Pagford, no interior da Inglaterra.
A morte de Barry afeta todos na cidade, principalmente pelo fato dele ter deixado uma cadeira vaga no Conselho. A partir daí é uma competição para ver quem ocupará o lugar de Barry. De um lado, seus amigo, que querem dar continuidade as suas ideias e, do outro lado lado, aqueles que nunca concordavam com o que Barry fazia e aproveitaram a oportunidade para mostrarem as suas próprias ideias..

Morte Súbita nos mostra uma extensa ficha de personagens, cada um com suas singularidades. Ele mostra as versões de um único acontecimento, em vários pontos de pista diferentes.

J. K. cria personagens muito parecidos com o que conhecemos no nosso dia-a-dia. O filho rebelde, a vadiazinha da escola, a família "perfeita", os fofoqueiros, o marido que bate na esposa dos filhos, aquele que luta pelas causas nobres, a mulher insatisfeita com o casamento e outros. Ela mostra que nem tudo é o que parece e que ninguém é totalmente bom, nem totalmente ruim. Não existe essa coisa de "quem é do bem" e "quem é do mal".

Até a metade do livro, tudo é muito monótono, você perde a vontade de ler, mas depois algumas coisas vão acontecendo, que ligam um fato ao outro e vai tornando o enredo bem mais interessante.

O final do livro é tão surpreendente que o torna muito bom, compensando o início.

Se você leu HP, pode notar uma diferença gritante entre ele e Morte Súbita. Tão grande que nem parecem terem sido escritos pela mesma pessoa.

Sara 17/02/2016

SINOPSE:
"J.K. Rowling define 'Morte súbita' como uma 'grande história sobre uma cidade pequena'.

Assim são as grandes e boas histórias. Elas nos envolvem com personagens que vivem, por exemplo, nos limites de um pequeno vilarejo. Sem que possamos perceber, J.K. Rowling vai nos envolvendo com a história da cidade de Pagford e nos mostrando que ela nos reserva muitas e grandes surpresas.

Num primeiro momento, Pagford nos parece apenas uma pequena cidade, como outra qualquer, mas ela pode ser comparada ao nosso bairro, ou à cidade de cada um de nós. Pagford é o nosso mundo urbano, repleto de contradições e violências, e ainda perplexo com o poder e as armadilhas da internet. Nos reconhecemos em Pagford, em seus conflitos e no seu dia a dia. No entanto, naquela pequena cidade, a morte súbita de Barry Fairbrother provoca um abalo sísmico na vida de todos e de cada um. J.K. Rowling nos mostra que a vida da cidade e a de seus habitantes se equilibrava como peças de um dominó, postas de pé a contragosto. Barry Fairbrother estava no cobiçado lugar da primeira peça, aquela que não podia tombar. J.K. Rowling constrói um personagem principal ausente, movimentando a trama exatamente por não estar mais lá.

'Morte súbita' é o primeiro romance de J.K. Rowling para adultos, e ele vem cercado de mistérios, intrigas, suspense e grandes revelações. A autora nos mostra, página a página, que as pessoas têm muitos, muitos segredos, e que todas elas reunidas são capazes de multiplicar e fazer explodir esses segredos. E a mais encantadora das revelações é a confirmação do talento raro de J.K. Rowling, que nos faz passar por mais de 500 páginas num só fôlego, aflitos para saber o que acontecerá com cada um dos seus personagens."

MINHA OPINIÃO:
Não é um livro para qualquer um. A história é longa, maçante, repleta de personagens complexos e só começa a engrenar pra mais da metade do livro. Porém, vale muito a pena! A história aborda temas como drogas, prostituição, estupro, bullying, traição, violência, pobreza extrema, suicídio, hipocrisia e por aí vai. De tantos personagens, só consegui simpatizar com uma única: Krystal Weedon, a menina odiada por tantos no vilarejo, conseguiu me cativar. Com o decorrer da história, fui conseguindo entender o porquê de ela ter uma personalidade extremamente forte e de ser tão turrona. Pra mim, além de Barry Fairbrother, Krystal também era a personagem principal. O livro te faz refletir muito quando chega ao seu fim. Fiquei totalmente perplexa e atordoada. Para algumas questões acabamos ficando sem resposta, mas mesmo assim recomendo muito! Uma pena que muita gente desistiu da leitura nas primeiras 100 páginas. Porém, como falei, o livro não é para qualquer um, precisa ter paciência. Ele foi adaptado para uma minissérie de três capítulos, com o título "The casual vacancy". Mas ele tem algumas diferenças quanto ao livro e alguns personagens nem aparecem.

Gu Faggiani 16/02/2016

Morte Súbita - J. k. Rowling
Quando terminei este livro, fiquei um tempo parado olhando pra parede, pensando sobre ele, mesmo sendo carnaval, 6 horas da manhã e estando com muito sono. (Sim, ele me prendeu neste tanto)
Estava me decidindo se o amava ou o odiava.

Dedici e amei.

Lembro que assisti um documentário de J. K. Rowling sobre Harry Potter e ela disse que após finalizar a série mais ICÔNICA do mundo ela tinha começado a trabalhar em outro livro que considerava um “Romance Político”, mas que ainda estava inacabado. Pois bem, este foi o novo trabalho de Rowling é exatamente o que o livro é, um romance político.

Não leia achando que encontrará uma escrita suave, brilhante e que flui assim como em Harry Potter. Este livro é para adultos, com uma escrita um tanto maçante e pesada, pois de que outra forma a autora poderia nos mostrar os problemas sociais e políticos de uma pequena cidade inglesa chamada Pagford?

O livro começa com a “morte súbita” de um personagem chamado Barry Fairbrother e a sinopse não poderia ser mais fiel ao citar: “...Rowling constrói um personagem principal ausente, movimentando a trama exatamente por não estar mais lá.”

Barry era Conselheiro Distrital de Pagford, sendo assim, possuía um papel essencial na política do vilarejo e era o principal elo entre a classe abastada e a classe miserável da cidade. Com sua morte, abre-se um período de vacância referente à sua vaga como conselheiro e o conflito de interesses começa.

Passamos a conhecer diversos personagens e a entender como a morte de Barry afetou toda a cidade e a cada um de seus habitantes. Rowling é genial e nos traz não apenas descrições físicas, mas principalmente o modo com que cada morador de Pagford pensa e age. A narrativa é tão verdadeira e detalhada que consegui sentir uma raiva palpável de um certo personagem. Durante a leitura consegui sentir também compaixão, tristeza, dor, pouca alegria e pouca esperança. Enfim, me provocou um misto se sentimentos que só lendo pra saber. Percebemos que os personagens são exatamente como nós, nem sempre pensamos e agimos corretamente.

Os personagens são tão reais, a história é tão real que é inevitável fazermos uma analogia com o mundo capitalista em que vivemos. A trama aborda temas como vício, bulling, exclusão social, preconceito, política, problemas conjugais e uma série de outros subtemas não menos importantes e nos mostra que os problemas de uma cidade pequena são os mesmo que o de uma cidade grande.

A trama é muito bem elaborada. Não se trata de uma história artificial que começa com a morte de um personagem. O problema já existia há muito tempo, porém sua morte encorajou diversos acontecimentos. É importante frisar que este livro é mais sobre os personagens do que sobre os acontecimentos que montam um enredo. Quando você termina o livro, percebe que não existe começo e nem fim, olha pra janela e percebe que Rowling retratou nada mais, nada menos que o verdadeiro mundo em que vivemos.

Lara 16/02/2016

Péssimo!
Quase abandonei o livro, mas isso é uma coisa que dificilmente eu faço, porque acredito que pode melhorar.
Eu sabia que a história não teria nada a ver com aventura, magia e nem nada parecido com Harry Potter. Mas não teve jeito de eu gostar da história. "Monótono" e "chato" são as palavras que mais me veem a mente com esse livro.
Vitor 13/03/2016minha estante
também achei o livro péssimo, tia Jo caiu no meu conceito.

Ricardo 14/02/2016

Enfadonho!
Livro muito chato, com uma historia que só começa de verdade após metade do livro (primeiro post do "Fantasma de Barry Fairbrother"), com muitos personagens fracos e final péssimo. Nada a ver com os livros de fantasia da autora (como Harry Potter) que cativam e prendem a tenção dos leitores.

Camila 04/02/2016

Pensei que não ia... mas foi! Tocante...
O primeiro capítulo te prende, te faz imaginar no que virão nas próximas 400 páginas do livro, mas então você lê... lê... lê... e parece que a história não vai tomar o rumo que irá te fazer acreditar ser um livro brilhante. Mas ao mesmo tempo existem questões (embora sejam pequenas) que você quer ver resolvidas: um possível namoro, uma possível gravidez, uma possível descoberta. Os páginas vão acabando e você começa a suspeitar que fulano pode ser pai de um dos personagens, ciclano pode ser irmão de outra.... mas não a história continua meio que sem rumo. Até que, na penúltima parte você quer devorar todo o resto de uma vez. Você lê sem parar, não acredita no que está acontecendo. Você ri, se surpreende, se assusta. Até que no final, finalmente chora, e reflete sobre a vida, sobre como tudo é passageiro, efêmero e por fim, o que poderia ser uma avaliação ruim de um livro, vira um bom!
Recomendo para quem gosta de livros que te surpreendem no final, que mostram o outro lado da vida, que te tiram do 8 para o 80. ;)
Adilson 15/02/2016minha estante
Bela resenha

Cléo 02/02/2016

Intenso
Um livro que mostra claramente nossa condição de humanos:violentos,preconceituosos,covardes,hipócritas,egoístas,vingativos,apegados e iludidos. JK descreve a realidade com tanta clareza que chega ser assustador. Provocou-me risos e lágrimas,até uma vontade de fechá-lo e não mais tornar a ler,talvez porque a realidade machuque. O livro mostra esse ser cheio de imperfeições sendo capaz de coisas grandes. Não tão grandes como descobrir o fogo, mas pequenas grandes coisas,sutis e muitas vezes imperceptíveis mas que fazem toda a diferença. E que podem provocar catástrofes quando negligenciadas. Coisas como prestar atenção no outro com o coração. E jamais julgar seus atos,nunca sabemos o que os move. O livro mostra uma verdade muito óbvia que todos conhecemos,mas conhecer está longe de sentir com a alma. Mostra o quanto a estabilidade de um lar é importante para uma criança, e quando digo lar,refiro-me a alguém que a proteja e cuide,prepare seus alimentos e lave suas roupas,colocando o amor em ação. O livro é um convite a auto-avaliação e a luta contar nossos demônios internos.

Sara 01/02/2016

Um dos melhores livros que já li
"Seria cômico se não fosse trágico "
Essa frase define o desfecho do livro.
Um livro totalmente diferente da JK Rowling, a partir dessa obra podemos reconhecer que ela merece a fama que possui. Recomendo para quem tiver forças de caminhar junto com o raciocínio piscicológico da autora.

Liv 31/01/2016

Tipo Coelhos
Resenha do blog Tipo Coelhos
www.tipocoelhos13.blogspot.com.br

Se você pegou este livro para ler pensando em matar um pouco da saudade de Harry Potter ? apenas pare.
Completamente diferente do mundo mágico em todos aspectos ? na narrativa, nos personagens, na ambientação, Morte súbita mostra a rotina em um pequeno vilarejo inglês.
Não foge muito do que a gente conhece das nossas cidade pequenas ? todo mundo se conhece, sabe de tudo sobre a vida de todos, julga quem foge dos padrões impostos.
A história gira em torno do conselho da cidade, o qual abre uma vaga depois de ? veja só ? uma morte súbita.
A narrativa do livro é um pouco diferente do que estou habituada : na mesma página muda o narrador se falando de um mesmo assunto. Qualquer distraída na leitura e você pode ficar completamente perdido sobre o que está acontecendo.
Esse é um dos motivos pelo qual foi um dos livros (nessa quantidade de páginas) que mais demorei a ler ? de 02 a 20/11 ? somando o marasmo.
Embora comece com algo impressionante, como a morte de um personagem, ela conta a rotina, bem comum, de cada um dos personagens. Como vivem, como é a família, quais são as reações ao dia a dia, e com o tempo você está confuso sobre quem é quem e entediado.
Depois você percebe que essa é uma tentativa de você se aproximas dos personagens e começar a tomar partidos, mas ? me desculpe ? realmente entediante.
Talvez porque retrate pessoas comuns, com problemas comuns ? ou quase isso ? sem grandes emoções
O livro começa a ficar realmente interessante la pela página 300, quando começa a ficar intrigado com algo e ações começam realmente a ter reações e sentidos, e é a hora que você pega para matar.
Meu marido costuma dizer que mesmo que o desenrolar inteiro de algo seja ruim, se o final for bom, compensa. Assim como um bom desenrolar com um final ruim, estraga tudo.
Confesso que este livro me deixou um tanto em dúvida.
O final é marcante, impressionante e compensa a leitura do livro. Mas isso só se você conseguir chegar no final, porque na maior parte do tempo, você acha que tudo não passa de uma perca de tempo.

Leo 23/01/2016

Seria cômico, se não fosse trágico.
O livro é sensacional!!! Comecei o ano bem, provavelmente não lerei um livro melhor que esse em 2016. O que mais gostei na história foi a grande quantidade de personagens e o quanto a autora conseguiu transmitir realismo com eles. Vendo o ponto de vista de cada um ao decorrer do livro, depois da metade eu senti como se conhecesse cada um deles pessoalmente, os seus segredos e os seus problemas. Os personagens adolescentes com certeza são os melhores: Andrew, Krystal, Stuart e Sukhvinder. Além disso tudo, a critica social abordada é muito forte e faz você parar pra pensar bastante. O final foi muito diferente do que eu esperava, me surpreendi um pouco. Não é um livro que eu recomende para qualquer pessoa, pois o ritmo é lento e sem grandes reviravoltas. J.K Rowling arrasou!!!

Debb Cabral 22/01/2016

O Gato leu: Morte Súbita
Morte Súbita é o primeiro livro para adultos da J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter. Morte Súbita, não tem nada de Harry Potter, isso vocês precisam saber.

Desde que eu vi o livro a capa me chamou logo a atenção, cores fortes e design minimalista revelavam que o que importava, de fato, estava do lado de dentro.

Na história, a morte inesperada de Barry Fairbrother, membro da Câmara do vilarejo de Pagford, choca todos os seus habitantes. Esse vilarejo do interior da Inglaterra só tem a aparência de paz. Guerras são travadas, ricos contra os pobres, filhos contra seus pais, esposas contra maridos e professores contra alunos são apenas algumas delas. Há muito preconceito e falsidade, muitas pessoas que fazem de tudo para manter as aparências.

site: Leia mais em: http://gatoqueflutua.com.br/2015/06/03/o-gato-leu-morte-subita/

Francielly Negreiros 21/01/2016

Morte Súbita
Em Morte Súbita a Rowling nos mostra que a vida  no pequeno vilarejo de Pagford é cercada de muitas intrigas e revelações. Não me decepcionei com a história porque não criei nenhuma expectativa em relação ao mundo de Harry. Gostei do que encontrei nesse livro, a parte social trabalhada por essa autora brilhante é evidente e admirável, faz você parar e refletir.  A mesquiaria, vaidade, gana por poder e o zelo com a reputação torna os personagens muito humanos, reais demais e por vezes muito parecidos com pessoas do seu próprio convívio, principalmente se você morar em uma cidade pequena onde o ponto alto sempre será as fofocas e o que as pessoas acham a seu respeito. Confesso que esperava um desfecho totalmente diferente, algo revelador que realmente me surpreendesse, mas nem sempre se poder ter tudo, rs.

Juliana 18/01/2016

Eu Realmente Tentei...
Cara, sabe oque é ler 7 livros em uma semana? Foi oque fiz com Harry Potter, contudo eu não consigo com Morte Subita, sabe oque são uma espera de umas 100 pgns para entrar na história??? Se vc é do tipo, quero resultados imediatos, fica longe desse livro.