Morte Súbita

Morte Súbita J.K. Rowling

Resenhas - Morte Súbita

juderezende 11/09/2022

Novela inglesa de tirar o fôlego
Quando comecei a ler Morte Súbita, tinha minhas ressalvas. Ouvi dizer que ou se odeia, ou se ama esse livro. Estava com medo de ficar no segundo grupo. Não morro de amores pela escrita da J. K., e, embora o plot prometia ser super interessante - imagine um protagonista ausente durante toda a história?! É de uma baita genialidade -, achei os personagens chatos e os draminhas familiares inicias também. Mas a medida que nos aprofundamos aos dramas de Pagford, Fields, do Conselho e de todos envolvidos na treta histórica da cidade, entendemos o quão profunda é a história que a Rowling criou. Ela cria detalhes importantes, situações, que de início parecem bobas, mas que depois fazem todo sentido. Ela cria dramas necessários para serem discutidos, personagens complexos, alguns odiosos (fiquei com raiva eterna do Gavin por ter passado o mesmo que a Kay passou), outros com suas questões, mas lutando para mudar (Samantha me surpreendeu positivamente no final).
Posso dizer que, embora o começo seja meio chato, do meio pro final o livro dá uma virada que me fez ler 200 páginas em dois dias. E aquele final... tive que segurar uma lagrimazinha. E nunca choro em livros! Posso dizer que estou no time dos que amou Morte Súbita.

Rodrigo 24/08/2022

Pouca expectativa, mas acabei gostando muito.
Harry Potter lembra muito o final da minha adolescência. E foi a saga que nem obras que hoje até valorizo mais foi capaz de criar o hábito de ler tanto... Fiquei receoso de ler este livro e não gostar, porque já não sou aquela pessoa dos tempos de Harry Potter, passei a ler mais clássicos ou best-seller mais adultos. Mas JK provou que é capaz de escrever também para o seu antigo público já mais maduro. E o mais interessante é que o personagem principal não participa da história. Ele morre logo no início (isso nem é spoiler e o nome do livro já é entrega metade do que acabei de falar). Vale esclarecer que o início do livro é bem devagar e demora para você entender qual é a do livro, mas foi fundamental o início, e quando pega no tranco a história flui demais!
Tata 24/08/2022minha estante
Enfim vejo mais alguém que gostou desse livro

gabiccosta 24/08/2022

O livro começa com a morte de um homem que mesmo após o acontecido vai continuar perpetuando a vida de todos os habitantes do vilarejo. Vários personagens mostram o seu ponto de vista, narram sua própria história e confessam seus maiores defeitos e dificuldades na vida. Apesar da premissa até me interessar, o desenrolar é muito monótono, a leitura foi chata, desestimulante, me obrigava a ler de vez em quando porque o livro foi presente e não me senti confortável em largar.

vitor.barbosa.3979 20/08/2022

PÉSSIMO
Coloquei lido, mas abandonei antes de terminar, uma história confusa e chata, sem dúvida o livro mais ruim que já tentei ler.
deborah.fernandes 24/10/2022minha estante
Vou te falar que demorei horrores para conseguir ler ele e o começo é bem chato. Mas, eu terminei e te falo que é bom e melhora do meio para o final

julyeleventh 13/08/2022

um saco
vou falar pra todos que precisarem saber: não caiam no bait só porque é da JK. eu fui com muita expectativa justamente por isso e acho que a decepção foi sem igual. Os personagens são muito parecidos, parece que ela teve preguiça de criar as personalidades; é um livro tão rotineiro que cansa, é muito muito chato, tem hora que dá vontade de parar de tanto tédio; e aí no final, DO NADA, dois personagens morrem, sem pé nem cabeça, acho que foi pra causar impacto mas ao mesmo tempo a escrita não foi dirigida dessa forma; portanto, não recomendo, gosto da facilidade que a JK tem de envolver o leitor mas nesse não rolou.

Bruna 09/08/2022

Se tratando de JK Rowling...
Não é uma das melhores obras. Ela quis amadurecer o tipo de livro, mas nessa obra, não rolou legal.

Muitos personagens e com nomes super parecidos (Tessa, Terry, Shirley, Samantha, entre outros), muitas tramas paralelos e uma história que começa a ficar um tanto óbvio próximo ao final.

É um livro morno e bem depre. Não é ruim, porque a escrita é fluída, mas se alguém me pedisse pra recomendar um livro, esse nunca passaria pela minha cabeça.

CassiaLessa 06/08/2022

Histórias típicas de uma pequena cidade
Morte Súbita mostra o que move uma pequena cidade, o interesse no que o outro está fazendo, o julgamento e a falta de empatia e claro, a política.

Uma pena que o livro mostre sua verdadeira face quase no final e tenha um começo bem confuso e difícil de ler.
Nayara 06/08/2022minha estante
Eu realmente gostei do livro, pela tapa de realidade que a autora nós da.

Vitor Bandeira 18/07/2022

Poderia ser melhor
A autora de Harry Potter encara a missão de mudar um pouco o público e escreve essa obra voltada para o público adulto. Muita descrição na criação de personagens, o que nos gera uma grande expectativa, mas no final das contas o enredo é "morno" e a motivação mais ainda. Não é de todo mal e vale pelo entretenimento e pela riqueza de detalhes da ambientação do local, oportunidade de se conhecer um pouco mais sobre o interior provinciano da Inglaterra.

tali 17/07/2022

Quando eu comecei a ler eu esperava uma história completamente diferente. Eu achei que era uma vibe mais suspense/policial, com um assassinato e uns roles assim, mas não me decepcionei com o que veio. O livro é basicamente a relação das pessoas pós a morte de alguém que quase todos conheciam. Eu gostei bastante, mas eu faria umas pequenas mudanças no final. Me senti quase assistindo uma série.

hércules 13/07/2022

Rowling perdeu a magia
A história do vilarejo de Pagford estava destinada a ser muitas coisas, mas acabou se perdendo no meio do caminho.
Trazendo uma premissa que poderia ter sido desenvolvida pelo lado investigativo ou, até mesmo, sendo o foco da trama, com a morte de Barry Fairbrother desencadeia uma torrente de acontecimentos que estão interligados de alguma forma, sempre destacando a figura importante do falecido, mas que se tornam banais e não geram entretenimento.
A vida das famílias de Pagford após o acontecimento e como elas lidam com ele é o foco da história, e lá pelo meio do livro isso acaba perdendo o significado. Não há nenhum acontecimento que promova o interesse imediato do leitor, e até as últimas páginas, eu estava esperando a parte em que eu leria compulsivamente.
Uma leitura pesada e cheia de desenvolvimentos de personagens que, por tanto aparecerem, acabaram se tornando maçantes. Destaque para a escrita impecável porém mal explorada de Rowling e para um final surpreendente, mas que não conseguiu abafar a banalidade do restante do conteúdo.

Thayssa Ramos 10/07/2022

Então, o livro é bom. Mas é isso. Bom.
Achei que surpreenderia mais. São muitos personagens, bem construídos sobre isso não dá para reclamar, porém essa quando quantidade faz com que a história demore muito em seu desenrolar. Acabou tornando o livro cansativo. Não há nenhuma pegada cômica ou perto disso para quebrar o clima de "tédio". Observamos diveeersas críticas sociais, é edificante. Mas não leria novamente.

Luna 08/07/2022

Inesperado
Como fã da saga Harry Potter, logo quando foi lançado o próximo livro de JK Rowling, eu já corri pra comprar. O ano era 2013, tinha 13 anos, e esse livro me entediou logo no começo, me fazendo abandonar completamente a leitura.
Quase uma década depois, decidi encarar esse livro, e dei graças por não ter lido naquela época, pois trata de temas muito adultos, como abuso de drogas, estupro e pedofilia.
É um livro longo, de escrita fácil, que conta detalhadamente (até demais) sobre uma realidade distante da que vivemos no Brasil, porém abordando temas comuns a qualquer ser humano.
Não é uma história excitante, que te deixa ansioso para ler o próximo capítulo, mas é interessante o suficiente para que você leia um pouco mais no dia seguinte, até que ela acaba em uma tragédia, deixando um sentimento de desesperança.
Mayara 08/07/2022minha estante
Também abandonei ele em 2013 e ainda não tive coragem de tentar novamente

Luna 14/08/2022minha estante
Vale a pena dar uma segunda chance!