Morte Súbita

Morte Súbita J.K. Rowling

Resenhas - Morte Súbita

davinasc 05/01/2022

Estou sem palavras
(O que é raro de acontecer) Mas você termina esse livro assim, sem palavras. É um livro pesado, que expõe crua e friamente a realidade do mundo que a gente vive, de hipocrisia, drogas, egoísmo e elitismo. Morte Súbita só peca em ter um começo lento e desnecessariamente detalhado, mas se torna empolgante e viciante da metade pra frente, com um teor de suspense que poderia ser mais explorado. Além de deixar, embora propositalmente, muitas pontas soltas, o que me incomoda um pouco. Morte Súbita é um livro que te faz questionar seus privilégios, valores e o mundo ao nosso redor, com uma pitada de humor irônico que vale a pena apreciar.

Valena.Monteiro 02/01/2022

Não sei nem o q achar desse livro. Tinha partes q me divertia bastante, já outras eram bem triste . Era como tá numa montanha-russa. E eu demorei, demorei pra terminar a leitura, eu acho pq tem partes q é a leitura fluida bem já outras é bem parada e chata, mas q tem o negócio da fofoca lá q é até engraçada.

Bárbara Scaquetti 29/12/2021

Não é Harry Potter
O livro é muito bem escrito, porém não possui nada do universo de Harry Potter.
Vale a pena a leitura.

thecia 25/12/2021

Chato e entediante
Em resumo, o livro conta a história de muitos personagens de uma cidadezinha do interior na qual a maioria tem uns pensamentos muito conservadores, que caem por terra quando começam a invadir o site do conselho e postar várias coisas sobre alguns moradores. Não tem como negar que a autora escreve muito bem, a escrita é perfeita, e que ela traz muitos assuntos pertinentes, críticas que ela traz a respeito de Fields que cai muito bem para o mundo e a sociedade atual. Porém, a narração sob diferentes ângulos não é algo que me atrai, no início custei muito pra conseguir engrenar na história. E não só a narração mas o enredo em si não me atraiu, não me apeguei a absolutamente nenhum personagem, o final foi péssimo mas eu de verdade não dei importância porque eu simplesmente não gostava de personagem nenhum, mais no final do livro eu devo ter passado algumas páginas sem entender nem uma palavra, eu só queria que acabasse rápido. Então a verdade é essa, os personagens não me atraíram e nem a história, e a narração não ajudou nada, mas o livro realmente traz críticas importantíssimas. Pra quem gosta de livros com críticas a desigualdade social, a realidade da pobreza, pode ler que vai gostar.
EU TODO LENDO!!!

Gabriel1610 17/01/2022minha estante
Eu juro que ei comecei a pular trechos do livro pra acabar logo

thecia 17/01/2022minha estante
ai OBRIGADA! me senti contemplada

Gabriel1610 17/01/2022minha estante
Eu só terminei pq eu gastei meu dinheiro nisso pq senão tinha parado antes da metade. Arrastado demais. Se o livro fosse dessa menina que dá mais destaque que eu nem lembro o nome, seria legal, mas toda hora que ia proa adultos era um tédio e quase todos os personagens tinham mesmo tempo de páginas, quando só uma era interessante de verdade

thecia 17/01/2022minha estante
nossa SIM meu deus!!!!! eu lutei demais viu, devo ter ficado uns 6 meses lendo sem exagero nenhum!

Gabriel1610 17/01/2022minha estante
Eu não lembro mas eu não duvido kkkk

Raquel.Santos 25/12/2021

Gostei
É o primeiro livro que leio da J K Rowland, nunca tive curiosidade em ler os infantis.
Gostei da forma como ela desenvolve a estória e os personagens.
No meio do livro, houve momentos em que achei a estória devagar, mas próximo ao final eu não conseguia largar.
Pretendo ler outras obras adultas dela.

Janie 19/12/2021

Morte Súbita tem seu start com a morte de Barry Fairbrother, um importante membro da cidade fictícia de Pagford. Membro do Conselho Distrital, pai de família exemplar, treinador do time de remo da escola, Barry era uma pessoa cujo nome todos conheciam. Mas nem só de amizade e admiração eram feitas suas relações: no Conselho Distrital, Barry tinha muitos conflitos por defender o bairro conhecido como Fields ? uma zona da cidade bastante pobre e com altos índices de criminalidade. E eu diria que uns 80% do enredo do livro rodeia todo esse conflito em relação a Fields e Barry, por mais que o personagem morra no prólogo. Mesmo sendo ausente, ele é uma peça-chave na trama.
A partir da morte de Barry, vários acontecimentos têm início. O casal Howard e Shirley Mollison (os maiores rivais de Barry no Conselho) se preparam para tentar eleger seu filho, Miles, como substituto de Barry; Samantha Mollison, esposa de Miles, se afasta cada vez mais do marido por essa decisão; Gavin Hughes, sócio de Miles, vive um relacionamento conturbado com a namorada, Kay Bawden, uma mulher com quem ele não tem coragem de terminar; Kay, por sua vez, lida com a revolta da filha, Gaia (que não queria ter se mudado de Londres para o vilarejo de Pagford) e com as dificuldades do seu emprego como assistente social, no qual ajuda a família Wheedon; Krystal Wheedon, uma garota problemática, tenta manter a mãe longe das drogas enquanto cuida do irmão de apenas três anos; Andrew Price, colega de Gaia e Krystal, sofre com a violência de um pai abusivo; o casal Colin e Tessa Wall tentam lidar com o filho rebelde Stuart (Bola), ao mesmo tempo em que Colin se candidata ao Conselho; Parminder Jawanda, médica e membro do Conselho, lida com a tristeza após a morte de Barry, mas sem perceber que parte de sua família tem seus próprios sofrimentos; Sukhvinder Jawanda, filha de Parminder, sofre bullying e é maltratada por Bola, mas não tem coragem de contar a situação a ninguém? e por aí vai.
Sim, existem MUITOS nomes em Morte Súbita. E eu nem sitei todos. E sim, todos eles são importantes. Porque Morte Súbita é um livro que fala sobre as relações pessoais em uma cidadezinha interiorana com valores conservadores. E esses valores caem por terra quando começam a invadir o site do Conselho Distrital para postar verdades sujas sobre diversos membros daquela comunidade. Esse gatilho coloca tudo em movimento, e vemos as máscaras de vários personagens caindo.
Acho importantíssimo falar também sobre a crítica social incrivelmente inteligente que J. K. Rowling constrói por meio da polêmica a respeito de Fields. Os protagonistas desse plot são os membros da família Wheedon. Krystal e sua mãe, Terri, são personagens difíceis e problemáticas e, em um primeiro momento, é muito fácil que nossa tendência seja a de de julgá-las e desprezá-las. Porém, com o passar das páginas, vamos descobrindo muito mais a respeito delas: conhecemos suas dores, seu sofrimento, seus traumas. Percebemos que a pobreza e a desigualdade social as levaram para esse caminho difícil, do qual nem todos conseguem voltar. E, sendo brasileira, foi muito fácil enxergar como essa realidade acontece todos os dias em nosso país, tão desigual e injusto. A crítica que J. K. tão habilmente constrói se aplica totalmente à nossa realidade, o que torna todo esse enredo da família Wheedon ainda mais indigesto e amargo.
Morte Súbita tem uma história que se desenrola aos poucos.
A narrativa, feita em terceira pessoa, mas sob a ótica de vários personagens, leva um tempo para engrenar. No meu caso demorou o livro todo kkkk sim, esse foi um livro muito difícil de ler, tanto pela escrita, quanto pelos personagens, a única personagem que eu gostei foi da Krystal, mesmo sendo uma "marginalzinha", vi mais humanidade nela, do que nos outros, sim, tem algumas ( algumas) pessoas boas sim, mais a maioria não. Falando o português claro, uma cidade tóxica, com pessoas tóxicas.

Carol 03/12/2021

Bem diferente do que Jk. Rowling ja tenha feito
Achei a historia que me lembrou ate um pouco de Agatha Criste(perdão se eu tiver escrito o nome errado) Lembrou pq como ela abordou os personagens, a trama do porque o personagem havia morria daquela forma..
Essa é uma historia bem diferente do que a autora ja tenha feito, pois estamos acostumados com castelos gigantes com pessoas com farinhas e criatauras fantásticas em harry potter.

hazza 28/11/2021

Um soco no estômago
Se você sobreviveu e não abandonou o livro nas 100 primeiras páginas vai ser recompensado por uma das histórias mais alucinantes que já li, fiquei obcecada com os personagens e querer saber o que vai acontecer no próximo capítulo o mais rápido possível, a cidade de Pagford é melhor personagem mas outros personagens chamam atenção, são personagens imperfeitos uns mais que outros, outros horríveis como pessoa mas história que te prende. O final um soco no estômago causado por muita coisas que leva a desfecho surpreendete onde onde os bons paga pelos os maus.

Simone de Cássia 24/11/2021

Esse é o tipo de livro que se a gente espera algo relevante acontecer pra gostar, vai se sentir entediado. No meu caso, o gostar dessa história veio exatamente da realidade banal, da rotina cruel, do mesmismo que incomoda, das frustrações que se calam. Um grupo de personagens bem diferentes entre si, mas quando se fala de sentimentos e de emoções, todos se igualam. Esse livro é sobre a relação entre eles e o equilíbrio que às vezes, ao ser quebrado, muda toda uma história. Gostei muito.

Lizandra 15/11/2021

Quem é a garota do blog?
A escrita dela é competente, mas essa estória não é genial. A rede de personagens é imensa, demora demais pras estórias se interligarem, propõe discussões sérias nas quais não se aprofunda, o ritmo é lento e demorado.
Enfim, já esqueci de boa parte do que aconteceu. Mas lembro da grande rede de fofoca, que era o interessante.

Jhoanny Kelly 14/11/2021

Um abalo sísmico
Antes de tudo, quero dizer que se você já conhece a J. K. Rowling e espera encontrar nessa leitura algo parecido com Harry Potter, desista. O que existe aqui é um retrato num e cru da realidade, cuja moldura são as mazelas encontradas na vida dos habitantes do pequeno vilarejo de Pagford, nada a ver com o mundo mágico e cheio de fantasias que encontramos em H.P.
A escritora diz que The Casual Vacancy (Morte Súbita) é "uma grande história sobre uma pequena cidade". Em sua primeira obra feita para adultos, J.K. Rowling mantém o seu estilo marcante de construir a narrativa de maneira envolvente, descrevendo de forma apaixonada cada detalhe da história. Ao longo das 501 páginas do livro, a autora nos apresenta os (muitos!) personagens que compõem os núcleos da sua narrativa.Um dos pontos que mais chamou minha atenção foi o fato de Barry Fairbrother, mesmo morto, conseguir desencadear acontecimentos marcantes na história, justamente por estar ausente, uma façanha que reafirma a grande capacidade literária de J. K. Rowling. Outra curiosidade é que, apesar de ter sido feito para adultos, a escritora, em muitos momentos, centraliza o enredo em núcleos adolescentes, explorando com riqueza de detalhes o universo caótico dessa fase. As experiências vividas por Krystal Weedon e Stuart Wall são exemplos de personagens sólidos e realistas que enfatizam bem o comportamento adolescente. Há acontecimentos "chocríveis" (chocantes e incríveis), mistérios, intrigas e muuuuuito suspense! Não há como caracterizar os personagens em bons ou maus, é espetacular como a J. K. Rowling consegue humalizá-los. A leitura é fluida e você vai encontrar momentos de profundas reflexões sobre os personagens e isso, possivelmente, vai fazer você entendê-los (sem julgar) e até se identificar com alguns deles. Há também nessas reflexões críticas severas à classe média britânica. Acredito que escrevi o suficiente para despertar (ou não) sua curiosidade sobre o livro. No mais, é isso... " Morte Súbita é uma grande história de uma grande autora".

Leitura concluída em 20/08/2021.

Victor Daniel 02/11/2021

Para quem ama fofocas
Conduzindo uma história simples atrás de deliciosas fofocas e conversas entre os mais variados tipos de personagens fica difícil interromper a leitura com tanto a ser explorado
Janaina 02/11/2021minha estante
Poxa que descrição legal. Gosto de livros assim, que prendem a atenção

Bárbara Scaquetti 31/10/2021

Nada a ver com HP
A historia é muito boa e intrigante, porém não possui relação alguma com o universo de Harry Potter