Morte Súbita J.K. Rowling

Resenhas - Morte Súbita

Khaolinha 24/03/2022

CRU, se tem uma palavra que define este livro é Cru.

O livro revela o caráter (e a falta dele), a personalidade, a essência da população de uma cidade pequena quando uma figura importante morre e o cargo político dela precisa ser preenchido.

Em Harry Potter todos os personagens da JK tem características muito humanas, mas ali, há uma luta pelo bem; aqui eles também são muito humanos, mas é o lado asqueroso do ser humano que se destaca. Enquanto na saga eu pensei que ela havia alcançado o ápice de um personagem intragável com a Umbridge, aqui eu descobri que ela tem um talento nato pra criar filhas da p**@.

Levei meses para ler porque foi muito difícil de encarar. O livro joga umas verdades na nossa cara que dói muito e é difícil de engolir. As últimas 150/200 páginas eu li de uma vez. Foi muito difícil, eu torcia para que as coisas dessem certo para alguns personagens e ela jogava na minha cara uma realidade dura, cruel e implacável.
O final foi bem difícil, eu chorei e não sei nem dizer todos os sentimentos que tinha naquele choro.

Alguns temas presentes, nem todos necessariamente implicam em gatilhos e todos são importantes, mas SE VOCÊ CONSIDERA AVISO DE GATILHOS COMO SPOILER NÃO LEIA.
Bulling, pedofilia, homossexualidade, estupro, suicídio, tentativa de homicídio, tráfico, vício, agressão familiar, maus tratos, abandono, dislexia, traição, ser exposto na internet e vingança.

O livro é incrível, é impecável, mas não tem nada de fácil nele.

Gabi Ju 16/03/2022

O cotidiano de uma cidade pequena é muito real aqui
Distrito de Pagford (o famoso "[*****] de mundo") que tem divisa com Yarvil. Anos de tretas por causa de um bairrozinho, Fields, que foi construído em Pagford sem a aprovação real dos moradores, motivo: pessoas de baixa renda moram lá.
Pagford é abitado e administrado por pessoas velhas, rabugentas, preconceituosas e, principalmente, fofoqueiras. Existem tantas problemáticas nesse livro, como: problemas matrimoniais, abuso doméstico, drogas, estupro, segregação socioespacial. Nada nunca foi bom desde que Fields foi implantado, mas tudo piorou quando Barry Fairbother morreu. Não foi morto, só morreu, como qualquer ser humano. Não é um livro de investigação, é um livro sobre poder. Sobre aproveitar as fraquezas de uma pessoa para tirá-la da jogada. É sobre pessoas infelizes que tentam todo dia sobreviver. Não é um livro fácil, em alguns momentos é preciso ter estômago, porque apesar de ser uma ficção a vida real fica bem nítida.

Eu tinha dado 4 estrelas, pois gostei muito do livro. Mas fui dormir e fiquei pensando sobre e decidi baixar pra 3.5. Por causa do fim, achei que o fim deixou uma sensação de abertura para imaginação sobre o que poderia acontecer em seguida, porém durante todo o livro a história foi concisa, direcional e certeira.

Eu sei que a J.K. está canceladíssima, mas o livro não deixa de ser bom.

Branca de Neve 13/03/2022

Mediano!
Narrativa cansativa e longa, envolvendo muitas famílias e nomes em uma disputa de poder político e social.

Bijuu 13/03/2022

Este Livro é um ícone
Eu comprei só pela referência de Harry Potter sem nem saber a sinopse do livro.
Mas meus amigos, depois que eu li.... Ah, foi louco.
A autora traz um cenário detalhista e diversos personagens complexos. Um acontecimento inesperado e as consequências do ocorrido constroem uma trama que prende.
A escrita é ótima, fluída e bem feita... Faz a história passar voando. Tem uma temática importante, problemas sociais e psicológicos são abordados de forma muito necessárias.
Eu não esperava nada deste livro, mas recebi um banho de ficção.
Recomendo muito, apesar da historia não ter ligação nenhuma, conseguimos sentir que forma de escrever Harry Potter está aqui também, fazendo o enredo decorrer de forma fluída e leve.

Myllena 05/03/2022

Morte Súbita
Uma das primeiras histórias complexas e pesadas que li. Esse livro foi comprado apenas porque era da JK Rowling, mas me surpreendeu muito. Tem um contraste muito forte entre a burguesia (prefeito, conselheiros) e o subúrbio de Pagford. Cada personagem tem uma história peculiar, envolvendo traição, pedofilia, além de suas personalidades serem desenvolvidas de uma forma única, onde cada ação tem um motivo para acontecer. Excepcionalmente bom!

ebyelly 01/03/2022

um desperdício de tempo
não vou mentir, esse livro aborda várias coisas importantes, e mostra como uma família desestruturada pode afetar tudo.

então tem a parte do próprio fairbrother que se importava mais com as outras pessoas, e com o conselho do que com a própria mulher.

a jk teve uma ideia boa, mas só não soube desenvolver a história.

uma coisa é fato, essa história é extremamente chata, e eu realmente não entendi o porquê de a jk querer sair da fantasia, que é algoque ela domina, para isso.

existem várias falhas nesse livro, e uma delas é informação desnecessária, sério se ela tirasse todas as informações desnecessárias desse livro, ia ter menos de 400 páginas.

não sei muito o que eu esperava desse livro, de verdade, porque eu já não sou muito fã da jk, por motivos óbvios, mas esse livro tá na lista de um dos piores que eu já li na minha vida.

Mah 25/02/2022

Esse livro é pra pessoas que gostam de analisar as relações pessoais, transtornos e personalidade causados por traumas na vida das pessoas. Tem todos os gatilhos que você imaginar, então muito cuidado e pesquise os gatilhos direitinho.
Tem uma vibe de mentiras, pois todos escondem seus segredos, mas não tem nenhuma investigação, pois não a nada que o leitor precise descobrir.
A historia se passa em pagford, um vilarejo calmo ao lado da cidade agitada de yarvil. O estopim do livro é a morte de barry fairbrother, um homem com um cargo importante ( o qual não lembro o nome) que toma as decisões importantes sobre o vilarejo. Depois do ocorrido, o leitor acompanha a reação de alguns moradores, e suas respectivas famílias, a esta morte súbita.
Alguns estão tristes, outros indiferentes, e os mais espertos ja estão se preparando.
Tenho que comentar também que a morte principal não é um assassinato, comprei achando que era, a palavra "morte" e o vermelho da capa me enganaram, mas barry fairbrother morre de aneurisma.
Vale comentar também que a escrita e maravilhosa, personagens bem aprofundados e reais. As narrações acompanham tanto adultos, quanto adolescentes, o que oferece uma boa diversidade de pontos de vista.
Não tem um plot grandioso, como ja mencionei, o livro é sobre relações e os problemas incomuns de algumas pessoas de pagford.
Sobre a polemica da autora, ja deve ser do conhecimento da maioria que a J.K.Rowling postou seu posicionamento transfobico nas redes socias, ja faz um tempo. Queria deixar claro eu >>não>eu

gabyramllo 22/02/2022

Ficou melhor depois da metade.
O livro começa muito lento e segue assim até a metade, quando fica mais interessante. Apesar de meio monótona inicialmente, gostei da história e principalmente do final. Não leria novamente.

Emilly 18/02/2022

Assim como a realidade
Não esperava nada desse livro. Achei que seria algo fantasioso devido ao título e ao pouco que sei sobre a autora. Mas não, na realidade é um livro bem real, que mostra o lado obscuro de cada personagem, aqueles segredos que ninguém se atreve a revelar. Em meio a um confronto político, a autora mostra o quão longe as palavras podem ser capazes de estragar uma vida. Além disso, também é mostrado o caso de Krystal (que se tornou minha favorita junto de Samantha), que vive junto de uma mãe viciada e seu irmão mais novo.
Neste livro, você odeia todo mundo, mas acaba por entender as suas motivações (Exceto por Obbo, ele é um lixo mesmo que merece o pior dos sofrimentos).

Buzzio 13/02/2022

Retrato de uma sociedade quebrada
Definitivamente morte súbita não é nada do que eu esperava, mas talvez eu não soubesse o que esperar também.
Com a narrativa por vezes lenta, o que me fez começar e parar o livro várias vezes antes dessa leitura completa, J.K. consegue destrinchar as personagens de uma forma profunda e não necessariamente cronológica, o que te traz explicações e surpresas quando menos se espera.
Todas as vidas do pequeno vilarejo de Pagford entrelaçadas sem ao menos que as pessoas se dêem conta de verdade, rende um livro cheio de hipocrisia, questões sociais, territoriais e emocionais. Recomendo bastante!

Alaminos 27/01/2022

Mais ou menos
Creio valer a pena para ver um outro lado da autora, que não o do Harry Potter....
Mas confesso que não gostei muito...
Personagens um pouco confusos nos começo e o final decepciona uma pouco....creio que todos esperavam um final que surpreendesse a todos...
Mas enfim....como disse no início...vale a leitura porque irá se deparar com vários tipos de pessoas, esteriótipos distintos que se encontra na sociedade atual e que fazem qualquer coisa para conseguirem o que querem...

Ualace 23/01/2022

Aprendendo A Separar Obra De Criador
Por motivos óbvios nessa altura do campeonato, estive muito relutante em ler esse livro. Tive que me desconstruir de todas as polêmicas que essa autora que outrora eu amava tanto tem criado nas redes sociais por puro preconceito gratuito pra poder embarcar de forma indiferente nessa história.
E confesso que ao terminar a leitura, não reconheço a pessoa que escreveu esse livro genial e necessário como a mesma que tem criado tanto rebuliço por direitos básicos no Twitter.
Morte Súbita é originalmente chamado de The Casual Vacancy (A Vagância Casual), e apesar de termos realmente uma morte súbita logo nas primeiras páginas do livro, a história gira em torno da vagância do cargo político gerada pelo personagem desafortunado. Pagford é uma cidade pequena onde as pessoas não demoram a colocar suas muitas garras de fora em busca dos privilégios do cargo deixado por Fairbrother.
A questão é que você não vai simpatizar com absolutamente PERSONAGEM NENHUM da história. Porque não tem UM habitante de Pagford que não tenha um segredo sombrio. E esses segredos começam a vir a tona conforme as disputas em busca da vaga do Conselho, e no projeto de erradicação de um bairro neutro entre duas cidades que são meio que rivais se intensificam.
O livro também é repleto de temas de gatilho, portanto, se você tem problemas pra lidar com qualquer tipo de assunto sensível (auto flagelação, estupro, bulimia, TOC, drogas, pedofilia, cyber bullying, agressão física, abuso moral, e vários outros), essa leitura não é pra você, infelizmente.
A autora nos apresenta uma história com vários núcleos familiares que podem criar um pouco de confusão à princípio, mas uma vez que você se acostuma com o ritmo, a leitura se torna intensa, e você imerge no universo até o grande e surpreendente desfecho do livro. E você fica com uma sensação de que realmente deveria prever o que aconteceria, mas estava tão focado vendo esses personagens mesquinhos resolvendo seus próprios conflitos pessoais, que deixa de dar atenção ao que realmente importa, e é pego de surpresa junto com toda a cidade ao desfecho da narrativa.
O livro é brilhante, de fato, e me alegro por ter tido uma boa experiência com ele.
Uma pena que não posso dizer o mesmo sobre as atitudes recentes da mente por trás dessa obra prima.

@ballzari 16/01/2022

Morte Súbita
Eu li porque já tinha esse livro guardado a nove anos, e de tanto ouvir as pessoas falando mal nunca tinha lido, agora me obriguei a ler, e queria ter lido antes.

Eu, como um potterhead, amo a forma que a jk escreve e descreve o ambiente e os personagens, e foi muito bom rever isso nesse livro, eu entendo o porque muita gente não gosta desse livro, ele é denso, um calhamaço com MUITA informação, são bastante personagens e muitas coisas acontecendo, mas ao mesmo tempo pode ser uma história bem parada, daria pra diminuir umas 100 páginas tranquilamente.
No início, é muito fácil se perder pela chuva de informações na nossa cara, mas logo, muito logo tudo fica mais claro, eu me importei com todos personagens, no fato de que todos eram imperfeitos e tinham muitos segredos, a sexualidade na dose certa, os palavrões, os problemas até reais, parece que estamos lendo uma novela muito boa.
Eu teria dado 3,5 estrelas, mas esse final me fez ficar muito sentido, por isso aumentei, não dei cinco porque como disse a história poderia ter sido diminuída, muita coisa desnecessária, mas uma história adulta, triste e real.

mari 08/01/2022

a vida como ela é.
o livro é bom, mas eu achei a leitura um pouco cansativa por ter o formato mais de uma novela e não focar em um personagem principal, por isso que a leitura só conseguiu me prender no final. mas fora isso, eu achei super interessante como os personagens foram construídos, sempre com a intenção de destacar o lado imperfeito deles ao ponto de deixar a leitura desconfortável em alguns momentos pq os personagens tem inúmeros defeitos que são facilmente encontrados nas pessoas da vida real. gostei como ele retrata a realidade que é tudo menos bonita.

Mayara 06/01/2022

O_Fantasma_de_Barry_Fairbrother
O livro começa com a morte do personagem principal, o que de início já despertou minha curiosidade, pois fiquei pensando como isso é possível ,manter um personagem que está morto sendo o principal da história.
E a JK mostra que ela sabe o que faz , o livro é como uma fofoca intensa vários personagens, várias famílias e todos muito diferentes uns dos outros.
Conta a vida em sociedade, uma sociedade doente e preconceituosa, onde os ricos não ligam a mínima pros pobres.
Barry morreu, mais passou a vida inteira tentando fazer a diferença e nós esperamos que sua família e amigos siga seu explo, mais as coisas não saem sempre como esperamos não é mesmo?
Esse livro trás muitas questões importante , faz nos olhar para a ferida dos outros e você fica com aquela expectativa de que tudo no fim vai dar certo. Mas a verdade é que se não fizermos nada , se não estendermos a mão e gritarmos e protestarmos vai ser tudo sempre igual.
Não adianta fecharmos os olhos, e nem fechar as páginas do livro, eu tentei não ler o fim porque não queria aceitar o que esse livro esfregou na minha cara!