1565 - Enquanto o Brasil nascia

Pedro Doria

Resenhas - 1565 - Enquanto o Brasil nascia

1 | 2 | 3 | 4

Matheus Amaro 18/12/2021

Historia do Brasil ou só do Rio de Janeiro?
Um livro incrível pra aprender sobre o Rio de Janeiro, porém, é um livro muito limitado a uma única cidade para quem busca aprender sobre o Brasil de 1565, Aqui é possível saber varias coisa do Brasil, mas pra quem nunca foi no RJ, o leitor ficar perdido com as referencias dadas pelos autor!

C9 10/12/2021

Divertido até...
Acho que a maior reclamação é a respeito do título já que o livro foca na história do Rio. O autor até comenta no prefácio, mas a gente só vê isso depois de ter pagado pelo livro.
Tem coisas interessantes, alguns errinhos que já foram comentados por outros leitores, da pra divertir e conhecer um pouco de história.

Marcello.Pacheco 03/12/2021

Muito Bom
Muito interessante a perspectiva do autor sobre a família que fundou e governou o Rio de Janeiro por quase 2 séculos. Leitura leve e agradável.

Rafael B. Juck 11/11/2021

Subtítulo equivocado
Comprei o livro pois no subtítulo fala "fundação do Brasil" e me frustrei. Pelo menos 90% da obra fala sobre o Rio de Janeiro e não sobre o Brasil. Sim, o Rio é extremamente importante na história do nosso país, mas o livro prometia ser mais do que isso, mais do que um relato apenas sobre a história de fundação do Rio e de nomes importantes que passaram por lá.
Considero como positivo o material histórico apresentado, pois me fez querer ler mais das fontes citadas, mas não se bastou dentro do que era esperado.
Espero que esta resenha ajude um próximo leitor a alinhar suas expectativas e ter uma experiência melhor com a leitura.
Para mim foi frustrante.

Priamaral85 27/10/2021

Uma história sobre a "criação" do Rio de Janeiro
Fala-se sobretudo da fundação do RJ. Não escolheria ler se soubesse que a temática seria essa. Só fica muito claro o quanto houve extermínio de tantas culturas e natureza locais em prol da corte europeia. Muito triste.

Jhon.Willer 24/08/2021

História do Rio de Janeiro
Esse livro conta a história do nascimento do Rio de Janeiro mostrando como era a sociedade da época, o surgimento de alguns bairros que de tão comum as pessoas nem se questionam mais de onde veio apenas transitam. Tudo isso em meio ao descobrimento do Brasil.

Tio Ju 20/04/2021

Um pouco de Brasil
O livro apresenta um retrato do Brasil quinhentista com ênfase para a fundação do Rio de Janeiro e dos seus principais personagens.

Antonio.Junior 01/04/2021

A Fundação do Rio de Janeiro
O autor se propõe a contar a história da fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro mostrando os conflitos entre índios, portugueses, franceses e holandeses no primeiro século do nascimento do Brasil. Uma reportagem deliciosa.

Faby 13/02/2021

Interessante
O livro conta a história da fundação do país, focando principalmente na criação das cidades de São Paulo e de Rio de Janeiro. Em algumas partes, àqueles que não conhecem as cidades, ficam perdidos na história. O escritor também deixa bem óbvio seu amor pelo Rio de Janeiro.

Juh 21/08/2020

Bom !
É um bom livro, conta a história do Rio de Janeiro e todo seu envolvimento durante a colonização do país.

alex 08/05/2020

Nao se engane: o livro trata do RJ
Gostei do livro. É do tipo que me agrada em termos de leitura, conteúdo e escrita. Mas me deixei enganar pelo título.

Trata-se, majoritariamente, de um livro sobre o RJ, em particular sobre a família Sá.

Como o próprio autor honestamente informa no início, o livro foi constituído, basicamente, a partir da visão histórica do branco europeu (em algumas partes isso claramente incomoda, mas é uma visão válida, por óbvio).

Nesse sentido, vale muito lê-lo em conjunto com o livro "1494", que traz uma visão mais focada nos indígenas que viviam aqui antes dos europeus chegarem. Acho que ajuda a balancear os relatos e, com isso, nos permite estruturar um painel mais rico e possivelmente mais próximo da verdade em nossas cabeças.

Ro 10/04/2020

O Rio de Janeiro continua lindo
Eu cheguei nesse livro com uma expectativa x que foi frustrada ao longo da leitura. Quando comecei a ler, buscava uma descrição do Brasil colônia como um todo, mas, assim como o próprio autor informa, é um livro que fala sobre o Rio de Janeiro. Também não acredito que em 340 páginas fosse possível abarcar todas as capitanias e suas peculiaridades.
O livro é muito rico de informações e traz muitos nomes importantes na constituição do Rio de Janeiro. Vale super a pena ler, recomendado para todos que desejam conhecer um pouco melhor a história do nosso pais. Agora, se você é carioca, é uma leitura que se faz obrigatória.

Clube Tripas 01/04/2020

Conteúdo: Jovem/Adulto
Livro: 1565 Enquanto o Brasil nascia.
Autor: Pedro Doria
Editora: Harper Collins
Páginas: 271
Avaliação: Gostei muito (4/5)
Mês: abril/20
Bibliotecário: Paulo Caires / Limeira-SP

O livro, obra de uma pesquisa minuciosa, apresenta curiosidades sobre os personagens que fundaram as duas maiores cidades brasileiras: Rio de janeiro e São Paulo. O vai e vem de portugueses, franceses e holandeses durante o período que os historiadores chamam de “quinhentista”, geraram muitas batalhas e desenharam a identidade dos brasileiros, deixando marcas que persistem nos dias atuais, desde o “s” pronunciado pelos cariocas na fala, herança direta dos portugueses, até costumes, festas folclóricas, culinária, e brincadeiras de rua. O autor, colunista de O Globo e O Estado de São Paulo a certa altura do livro diz que o país no qual vivemos é fruto da imaginação de quem governou Portugal entre 1530 e 1555, O Brasil nasce como um exercício de imaginação. O livro é um excelente complemento à obra de Darcy Ribeiro “O povo brasileiro”.

Marco 27/03/2020

Livro de história que te leva na viagem!
Baita livro escrito pelo Pedro Doria, na linha dos livros do Laurentino Gomes. Apesar de ser um livro de história, ele te leva como fosse um romance da época em que o Brasil surgia e as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo ganhavam sua importância. Uma narrativa gostosa (apesar das vezes ser repetitiva em alguns fatos) que te leva a vários lugares do mundo (Buenos Aires, Asunción, Peru, Angola, etc) que tem sua história entrelaçada com o Rio de Janeiro.
Para quem quer realmente conhecer como o Brasil surgiu, a leitura é obrigatória (Assim como Laurentino Gomes).

Jéssica Machado 01/03/2020

"1565 Enquanto o Brasil nascia"
Em 1999 Pedro Doria percebeu que não conhecia a História do Rio e saiu em busca dessa história e de fato não encontrou e começou então sua pesquisa para o livro "1565 enquanto o Brasil nascia" que se estendeu até 2012.
O livro de Doria explora personagens desde a fundação do país, citando desde guerras com índios, a chegada dos escravos africanos, atritos com holandeses e franceses e as missões jesuíticas e entrando também na fundação de São Paulo e Rio de Janeiro duas grandes cidades que definiram a identidade do país. Leitura fluída e muito clara! Gostei bastante.

1 | 2 | 3 | 4