1565 - Enquanto o Brasil nascia

Resenhas - 1565 - Enquanto o Brasil nascia

1 | 2 | 3 | 4

Olivia 19/06/2019

Interessante porém maçante
Gostei do livro o suficiente para acrescentar a terceira estrela, porém confesso que não me prendeu a forma de escrita..
Aprendi muito sobre a colonização do Brasil mas aprendi principalmente muito sobre o Rio, e o porque de muitas questões da diferenciação da cultura entre Rio e SP mesmo sendo tão próximos.
Podemos perceber também que o ciclo econômico, político e outras variáveis, nada mais é do que realmente isso, ciclos. E considerando que o Brasil na época de hoje em que escrevo está vivendo uma - baixa para alta - do ciclo, o livro acaba nos trazendo "esperança" de certa forma, pois tudo e todos evoluem e isso já basta.

Oswaldo 26/05/2019

Não era o que eu esperava
Na onda de livros com títulos que se resumem a uma data (iniciado pelos livros de Laurentino Gomes), este pega carona e busca o mesmo sucesso dos anteriores. O subtítulo, de fato, é: “A aventura de portugueses, franceses, índios e negros na fundação do país”. No entanto, o livro tem a proposta de contar a história da cidade do Rio de Janeiro. Ou melhor, contar “causos”, “pequenos fatos” da história do Rio. Não é bem o que o título sugere. O autor é jornalista. Por esse fato, esperei um estilo de escrita mais solto. Não foi isso o que vi e senti. É claro que estou analisando a partir de meus gostos. Muitos podem gostar do estilo – e do livro. Não foi exatamente o que eu esperava.

Alê 22/01/2019

Enquanto o Brasil nascia...
Esse título do livro mexeu mto comigo. O fato de pensar o Brasil com todos os desafios do período da invasão. Bobeira nossa achar que só os portugueses foram os invasores, quando na realidade eles conseguiram se impor, porém, a briga era feia, porque várias nações vieram e aqui já viviam povos indígenas e é claro os mais fortes sufocam os mais fracos, "será que estamos falando do hoje da história", e estas nações brigavam entre si, exploravam os povos nativos, traziam outros povos para serem aqui escravizados e no final exploraram tanto das nossas riquezas materiais e pessoais que hoje o que resta das nossas raízes são histórias para contar, e ainda bem. Mas o autor foi bem feliz em sua pesquisa e com certeza poderia ter colocado mais detalhes porém seria um exagero de livro, mas eu indico essa leitura para os apaixonados por história.
Aproveitem...

denishihara 25/07/2018

1565 Enquanto o Brasil nascia.
Gostei bastante do livro. Não só por entender um pouco mais sobre a história do Brasil, principalmente às diferenças entre Salvador, Rio e São Paulo. Às diferenças entre eles, o quanto o livro enfoca tanto o lado político, econômico e religioso. Até mesmo uma visão não só holística do que acontece no Brasil, mas também ao redor do mundo ( França, Espanha, África, Holanda) e tão rico em detalhes e aprofundamento que acaba se perdendo a linearidade da história e do raciocínio. Se fazendo necessário uma releitura.
O que mais me marcou foi o entendimento que cada estado teve na história do Brasil e a sua identidade e como nosso país não é tão chegado ao sua identidade nacionalista e patriótico. Ah extremamente válido a leitura e recomendo.

Eneas 13/06/2018

Excelente
O é envolvente e surpreende os leitores desavisados que acham que a gênese do Brasil foi algo simples.

Carlos Nunes 24/05/2018

Uma história do Rio
Livro surpreendente, tanto no assunto como no desenvolvimento do mesmo. O principal mérito do livro é se dedicar a um período quase desconhecido da nossa História, com acontecimentos dignos de figurarem em qualquer livro de aventuras, e tudo isso de forma bem simples, com linguagem coloquial, em clima de bate-papo. Mais do que simples relatos isolados, o autor se aprofunda nos fatos político-econômico-religiosos que foram causa de muitas das ações de Portugal com sua colônia recém-descoberta, mas tudo isso sem usar linguagem acadêmica, o que torna a leitura bastante prazerosa. Para os moradores do Rio, ou pessoas que tenham um certo conhecimento da cidade, o livro é delicioso e triste ao mesmo tempo, porque narra o nascimento de muitos locais e logradouros atuais, e dói ver que a cidade que hoje é tida como Maravilhosa praticamente apagou completamente seu riquíssimo passado histórico.
Porém o livro não é perfeito. Três fatos principais chamaram minha atenção durante a leitura:
1) muitos erros gramaticais (falha da revisão?);
2) o autor, em alguns momentos, deixa o leitor confuso com sua linha de raciocínio. É como se ele tivesse a certeza de que o leitor está dentro do seu pensamento, e não completa a ideia que está desenvolvendo, forçando uma releitura de trechos anteriores para que a leitura faça sentido;
3) o título um tanto equivocado, pois o enfoque do livro é quase todo na criação e desenvolvimento do Rio de Janeiro.
Em resumo, achei o livro muito bom, esclarece muitos fatos obscuros, e estabelece relações das quais a maioria das pessoas não têm ideia como, por exemplo, que o grande responsável pela fundação do Rio foi Manuel da Nóbrega, e que o Rio nasceu para que São Paulo pudesse sobreviver. Leitura excelente, divertida e esclarecedora.

Neto.Antonelli 02/09/2017

Conhecendo melhor o Rio de Janeiro e suas influências
O título do livro foi o que me atraiu e a indicação de que seria contará a historia do Brasil após a "descoberta" foi o que me fez decidir pela aquisição.

O livro traz boas histórias, porém gravita basicamente em torno do Rio de Janeiro, sua criação, governos e influências.

Escrito em linguagem contemporânea, porém achei que faltou um pouco de dinâmica na trama, o que deixou a leitura um pouco monótona.

Assim, para justificar minha avaliação não tão entusiasmada, Índico que foi pelo fato do livro falar menos do que eu esperava e por faltar aquele atrativo na trama.

De qualquer forma, vale para quem quer conhecer sobre a história do Rio de Janeiro, bem como para ter contato com ponderações interessantes e bastante lúcidas do autor que demonstrou amar a Cidade e conhecer a importância de se conhecer a história.

Volnei 19/03/2017

1565 - Enquanto o Brasil nascia
Nesta obra o autor faz uma analise sobre algumas partes da história do Pais que não são explorados em outras obras. O autor fraciona a analise de acordo com a região a ser estudada, propondo um exercício a nossa imaginação . Nossa apresentação se resume a estas poucas palavras e ao mesmo tempo convidamos a todos a embarcar nesta viagem pela nossa história.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

@uaitolendo 03/12/2016

1565 enquanto o Rio nascia
Confesso que ao terminar de ler esse livro me vejo numa relacao de amor e odio com ele. Como ja li mto sobre o tema me senti decepcionava;esperava mais do enredo. Mas por outro lado adorei o aprofundamento da historia desse nosso passado que e muito pouco explorado. Um outro ponto que nao concordo e na afirmacao que os colonizadores foram os maiores responsavel pelo massacre indigenea; como relatadado no livro os indios tinham guerra entre si. Fiquei tambem imprecionada comn a riqueza de detalhes ao falo do Rio;da guanabara fato que me fez visualizar os fatos narrados. Mas o enfoque central no Rio me irritou um poco;se o titulo sugere ''enquanto o Brasil nascia" deveria ser falo mais sobre as outras capitanias.

Altieres 16/02/2016

Bom, a começar pelo subtítulo: achei-no bem inadequado ao dizer que o massacre de milhares de índios e a escravidão destes e dos negros africanos foram "aventuras". Apesar de achar interessante tratar de mais de um assunto no mesmo capítulo, abrindo janelas paralelas ao tema principal, o autor deixou certas partes bem confusas, iniciando do nada novas narrações totalmente alheias às anteriores. Fica difícil saber qual a ordem cronológica, o que aconteceu antes ou depois.

Apesar disso, achei interessante as curiosidades apresentadas, comparando pontos do Rio de Janeiro de antes com o de agora. Para quem quer uma leitura mais detalhada sobre a conquista do Rio pelos portugueses (e parte dos índios) e sobre os Jesuítas, recomendo "A conquista do Brasil 1500-1600".

Fani 22/04/2015

Enquanto o Brasil nascia
Pedro Doria destrincha o passado brasileiro, lança em nossas faces fatos históricos de uma maneira fácil e agradável ao leitor.
Conhecer rituais indígenas e seus comportamentos, a relação dos holandeses, portugueses e franceses com o povo indígena, a maneira como o Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, foi fundada - ali, de mãozinha dada com São Paulo - trajetória dos governastes do Rio tão ligada a família de Sá.
1565 é sem dúvida um livro histórico cheio de curiosidades, histórias, personagens e realidade. Ali está escrito um pouquinho da raiz brasileira.

Daniel432 20/07/2014

Curiosidades Cariocas
O autor detalha os fatos que levaram à fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro contando também curiosidades sobre os nomes de locais da cidade.

Uma das curiosidades citadas relaciona intimamente a fundação do Rio à busca de uma paz duradoura para a cidade de São Paulo que se via constantemente ameaçada por índios.

A leitura é fácil, apesar de se tratar de um livro de história, uma vez que o autor não utiliza de muitas referências a outras obras.

Este é um livro cuja leitura vale à pena mesmo para aqueles que não são aficcionados por História.

Raio de luar 13/01/2014

Enquanto o Brasil nascia
O livro conta o que se passou no Brasil nos primeiros anos da colonização, um período de batalhas sangrentas e grandes aventuras e narra aspectos da vida de grandes personagens desse período e sua participação na história dessa época.

Youkai Sanseru 24/09/2013

Rio de Janeiro
Não conheço muito bem o Rio, mas diversas citações de lugares e pessoas, me trouxeram as lembranças dos lugares que conheço. Fiquei com vontade de ir no Rio, só para ver alguns destes lugares.

1 | 2 | 3 | 4