A Festa de Babette

Resenhas - A Festa de Babette

1 | 2 | 3 | 4

linne 09/05/2020

Razoável
Eu esperava mais, porque já vi muitas pessoas falando desse livro, porém não me agradou muito.

Ana 31/12/2020

Esse livro é uma caixa de surpresas... Trata da nossa relação conflituosa entre os prazeres da vida material e o que é considerado sagrado e sublime. Além disso, traz uma reflexão sobre o papel do artista, colocando a arte como mobilizadora de uma mudança de valores.

Alyne.Queiroz 02/10/2020

Igual ao filme
Eu assisti duas vezes o filme e pensei que o livro seria uma aprofundamento do filme, o que não aconteceu, eu esperava que no livro fossem trabalhar melhor os personagens, principalmente a protagonista Babette, mostrando seus pensamentos, emoções, mas não rolou, esse é um dos poucos casos que podemos dizer que o filme é quase melhor que o livro, talvez seja porque é uma história bem pequena, quase um conto, e o filme tem cerca de 2 horas, então deu pra mostrar todos os detalhes do livro sem omitir ou atropelar tanto como geralmente acontece

Barbara 29/03/2020

Legalzinho
Bom, é um conto basicamente sobre uma mulher que cozinha e que se sacrifica por isso. Não tenho muito o que dizer, pq não entendi a importância da obra. Mas é uma leitura bem rápida dá pra encarar!

Nelissa 13/02/2020

O cozinhar como expressão artística
Como forma de expressar afeto, de agradecer, de aproximar, de desmistificar e de acolher reflexões e sentimentos sobre a condição humana.

Giovanna.Nogueira 12/02/2024

O jantar que conecta o presente e o passado
O conto de Karen Blixen acompanha a história de duas irmãs protestantes que permanecem vivendo juntas após a morte do pai, abordando brevemente a fase juvenil de ambas ao apresentar acontecimentos marcantes dessa época. A obra também apresenta a chegada de Babette, uma francesa que, fugindo de conflitos em seu país de origem, busca asilo trazendo consigo uma carta escrita por um antigo amigo das irmãs.

Após anos trabalhando na casa, Babette descobre que ganhou um prêmio na loteria e o decorrer do enredo se debruça em um jantar preparado pela francesa como retribuição pela bondade das irmãs. O jantar é o ponto mais alto do livro, onde questões mal resolvidas do passado e reflexões sobre o presente são alavancadas.

Apesar da obra ser bastante curta, achei a linguagem utilizada não muito fluida e bastante rebuscada, dada a época em que o livro foi escrito. Porém, é uma leitura rápida e vale a pena chegar ao final do livro para descobrir os desdobramentos após o jantar.

Cyntia 08/01/2022

"Mas é uma francesa e descobrirão que, mesmo em sua miséria, ainda encontra desembaraço, grandeza e estoicismo. (...) Em momentos como esse percebiam que Babette era profunda e que no abismo de seu ser havia paixões, havia lembranças e desejos sobre os quais nada sabiam."

Nina 17/01/2021

Um livro sobre o poder da espiritualista, arte, e gastronomia! Foi uma experiência incrível, não conseguia parar de ler

João 01/04/2017

A Festa de Babette não é um livro como pensei que fosse.É uma noveleta,leitura rápida e interessante.
Os personagens são bem construídos e a cada capítulo ficava mais curioso para saber realmente o que ia acontecer.
Porém o livro chegou ao final e não consegui captar a mensagem que a autora quis passar com sua narrativa. Me senti perdido. Estou até agora ruminando sobre isso!
Juliane 12/04/2017minha estante
Sinto o mesmo.

Mc Brendinha Carvalhão 11/09/2022

Pra se empanturrar
Curtinho, rápido e fácil de ler, me emocionei com a conversa das irmãs com Babette depois do banquete, final melancólico. Simples, delicado e te deixa com fome.

rebeccasegolin 15/11/2020

A escrita clássica e a ideia original dão elegância e valor para a obra

Carol 03/05/2021

Fantástico!!!
Eu já tinha assistido o filme baseado nessa história há alguns anos e o livrinho sempre na estante vivia me pedindo para ser lido... Que história fantástica! É simples, objetiva e com tantas emoções que fica difícil colocar em palavras... Só leiam!

Helo Machado 17/06/2020

Simplicidade e sensibilidade
Uma senhora francesa, após perder o marido e o filho, na guerra civil, deixa Paris rumo ao desconhecido. Tem apenas a carta de um amigo que pede que ela seja recebida por duas irmãs norueguesas.

Uma comunidade pequena, religiosa e com muito medo da condenação da alma.

A Festa de Babette é a expressão da pura sensibilidade! O sensorial dos sentimentos mais profundos.

Me surpreendeu pela simplicidade e delicadeza da narrativa!

Eduarda Sampaio 12/02/2014

Inesquecível
A Festa de Babette é um conto da dinamarquesa Karen Blixen, escritora que foi muitas vezes cotada a receber o prêmio nobel de literatura. Ele conta a história de duas irmãs de meia-idade, filhas de um pastor protestante, que vivem em uma isolada cidadezinha na costa montanhosa da Noruega. Quinze anos antes da data em que a história ocorre, elas recebem a inesperada visita de Babette, uma francesa que está fugindo da Comuna de Paris de 1871, e a acolhem em sua casa. Passados muitos anos, Babette ganha a quantia de 10.000 francos na loteria e decide organizar um exótico jantar francês em memória do falecido pastor.

A Festa de Babette é uma história curta e bastante simples (o conto tem apenas 55 páginas), mas Karen Blixen a conta de forma genial. Sua linguagem é, assim como o jantar que Babette organiza, deliciosa, e a escritora consegue, de forma leve e divertida, tratar de temas bem profundos.

(Leia a resenha completa clicando no link para o blog)

site: http://maquiadanalivraria.blogspot.com.br/2014/02/a-festa-de-babette-o-filme-e-o-livro.html
@camillaeseuslivros 14/12/2016minha estante
vamos lê-lo na compartilhada deste mês, começo hoje.

1 | 2 | 3 | 4