A Festa de Babette

Resenhas - A Festa de Babette

1 | 2 | 3 | 4

Vanessa647 26/04/2017

Um livreto encantador
A linguagem é tão sucinta que pesquisei para ver se era uma escrita resumida, mas não, era o formato original. De qualquer forma, amei.

Eduarda Sampaio 12/02/2014

Inesquecível
A Festa de Babette é um conto da dinamarquesa Karen Blixen, escritora que foi muitas vezes cotada a receber o prêmio nobel de literatura. Ele conta a história de duas irmãs de meia-idade, filhas de um pastor protestante, que vivem em uma isolada cidadezinha na costa montanhosa da Noruega. Quinze anos antes da data em que a história ocorre, elas recebem a inesperada visita de Babette, uma francesa que está fugindo da Comuna de Paris de 1871, e a acolhem em sua casa. Passados muitos anos, Babette ganha a quantia de 10.000 francos na loteria e decide organizar um exótico jantar francês em memória do falecido pastor.

A Festa de Babette é uma história curta e bastante simples (o conto tem apenas 55 páginas), mas Karen Blixen a conta de forma genial. Sua linguagem é, assim como o jantar que Babette organiza, deliciosa, e a escritora consegue, de forma leve e divertida, tratar de temas bem profundos.

(Leia a resenha completa clicando no link para o blog)

site: http://maquiadanalivraria.blogspot.com.br/2014/02/a-festa-de-babette-o-filme-e-o-livro.html
@camillaeseuslivros 14/12/2016minha estante
vamos lê-lo na compartilhada deste mês, começo hoje.

Marker 06/08/2017

Confesso que minha pesquisa pós leitura não foi muito profunda, mas a imensa maioria dos textos sobre esse famoso conto de Karen Blixen falavam quase que exclusivamente sobre metáforas religiosas, a ideia de sagrado e martírio na perseverança que ronda a francesa Babette em seu exílio na Noruega como criada de duas irmãs religiosas. É uma leitura possível, mas o discurso final da protagonista sobre sua condição de artista, da gastronomia nesse caso, parece resignificar, ou ao menos alterar muitas das intenções do texto. Sim, existe algo de sagrado ali, mas não necessariamente de divino. A artista, que até o fim se abraça na crença do poder de seu trabalho, parece ter o mais inquebrável dos espíritos, e isso vai além do que qualquer dogma pode oferecer.

Gabriela Lisboa 08/08/2019minha estante
Obrigada, ajudou bastante a minha interpretação.

MF (Blog Terminei de Ler) 09/08/2019minha estante
Gabriela, obrigado pelo comentário! Se quiser ler essa e outras resenhas minhas, por favor, visite minha página no Facebook (Terminei de Ler): https://www.facebook.com/termineideler/

Mc Brendinha Carvalhão 11/09/2022

Pra se empanturrar
Curtinho, rápido e fácil de ler, me emocionei com a conversa das irmãs com Babette depois do banquete, final melancólico. Simples, delicado e te deixa com fome.

Letícia M. 20/02/2014

O prazer da comida e a alma do artista
A adaptação desse conto para o cinema é um dos filmes preferidos dos meus pais, por isso sempre ouvi falar dessa história desde criança. Cheguei a assisti-lo alguns anos atrás, mas só ao ver o livro de bolso em promoção na Cosac me dei conta que era de autoria da Karen Blixen, de quem ouço falar por ter influenciado alguns de meus escritores favoritos.

Assim como o filme conseguiu captar, "A festa de Babette" é belo, delicado e inspirador. Fala sobre os mais fortes anseios da alma de um verdadeiro artista, e de como uma refeição prazerosa é capaz de unir e apaziguar um grupo de pessoas que dela compartilham.

Ana Paula 11/11/2015

Zás trás
Um livro para se ler em uma tarde. De dar água na boca!!!!

izabelaborges 08/01/2017

Babette inspira!
Livro pequeno, sem enrolação, com palavras encadeadas para contar, de modo bem objetivo, a influência positiva da chegada de Babette, francesa, em um vilarejo da Noruega. Para mim, o livro traz uma grande lição: por que não darmos sempre o que temos de melhor? Babette me auxilia a continuar não acreditando em uma máxima que ouço regularmente: "o ótimo é inimigo do bom".

Gabi Buarque 16/01/2017

A Festa de Babette
li em uma tarde esse livro deliciosamente simples.
não vi o filme mas fiquei curiosa pq imagino que o banquete deve ser bem mais atraente e farto do que o descrito no livro.
o encontro de dois mundos: um que dialoga com a escassez, de palavras, sentimentos, pensamentos. e outro, rico em sensações, sabores, cores, prazeres-generoso e cheio de vida.
como esse contato pode transformar a vida de ambos?

Jefferson Vianna 21/11/2019

Um(a) grande artista nunca é pobre...
Livro de uma beleza singular. Mesmo se tratando de um livro curto, a mensagem central é transmitida ao leitor de forma poética e sublime. A ambientação, assim como a construção dos personagens é muito bem feita e a simplicidade chega a encantar o leitor. “A festa de Babette” narra à vida de duas senhoras norueguesas, puritanas e filhas de pai protestante. As duas levam uma vida solitária, renunciaram seus amores a fim de cumprirem os preceitos religiosos e dogmáticos, deixados de herança pelo pai. Numa certa noite elas recebem a visita inesperada de Babette, uma forasteira francesa que traz consigo apenas uma carta de recomendação, de um velho amigo que fora apaixonado por uma delas no passado. Sozinha e sem ter para onde ir, Babette oferece serviços de doméstica em troca de abrigo. Os anos se passam e um acontecimento marca a vida da personagem, finalmente ela tem em suas mãos a possibilidade de mudar de vida, porém, decide retribuir tudo que recebeu das irmãs, oferecendo a elas e a dez ilustres convidados, um legitimo jantar Francês, em homenagem ao centenário do pai falecido. Trata-se de um livro singelo e muito poético que nos mostra o quanto a cultura, a arte e o amor por um ofício pode influenciar radicalmente as nossas vidas e a vida das pessoas ao nosso redor. Leitura recomendada.

Quotes: “O que é a fama? O que é a glória? O túmulo nos aguarda a todos!”, “As únicas coisas que devemos levar conosco desta vida terrena são as que doamos!” e “Não, nunca vou ser pobre. Já lhes disse que sou uma grande artista. Uma grande artista, madames, nunca é pobre.”

Elvis Pinheiro 11/06/2017

Ler durante jantares
Vi primeiro o filme. Obra-prima. Encontrei o livro e não tive dúvida: comprei-o. Aguardei o momento certo de le-lo. Li-o em dupla. Saboreei as páginas e fui arrebatado em meio a vinhos e texturas e sabores de alimentos também compartilhados. O sentido de confraternizar está nele.

monique.gerke 21/06/2018

Sublime..