A Festa de Babette

Resenhas - A Festa de Babette

1 | 2 | 3 | 4

izabelaborges 08/01/2017

Babette inspira!
Livro pequeno, sem enrolação, com palavras encadeadas para contar, de modo bem objetivo, a influência positiva da chegada de Babette, francesa, em um vilarejo da Noruega. Para mim, o livro traz uma grande lição: por que não darmos sempre o que temos de melhor? Babette me auxilia a continuar não acreditando em uma máxima que ouço regularmente: "o ótimo é inimigo do bom".

Gabi Buarque 16/01/2017

A Festa de Babette
li em uma tarde esse livro deliciosamente simples.
não vi o filme mas fiquei curiosa pq imagino que o banquete deve ser bem mais atraente e farto do que o descrito no livro.
o encontro de dois mundos: um que dialoga com a escassez, de palavras, sentimentos, pensamentos. e outro, rico em sensações, sabores, cores, prazeres-generoso e cheio de vida.
como esse contato pode transformar a vida de ambos?

Luiz.Goulart 15/09/2021

"Um artista nunca é pobre"
O segundo livro que li da dinamarquesa Karen Blixen (conhecida pelo pseudônimo Isak Dinensen). O primeiro foi A Fazenda Africana, adaptado para o cinema como Entre Dois Amores (ganhador de 7 Oscars). A Festa de Babette também foi um filme premiado internacionalmente, incluindo o Oscar de filme estrangeiro. A história de Babette, uma renomada chef de cozinha francesa que, fugindo da revolução em Paris, se abriga na casa de duas irmãs puritanas.

Elvis Pinheiro 11/06/2017

Ler durante jantares
Vi primeiro o filme. Obra-prima. Encontrei o livro e não tive dúvida: comprei-o. Aguardei o momento certo de le-lo. Li-o em dupla. Saboreei as páginas e fui arrebatado em meio a vinhos e texturas e sabores de alimentos também compartilhados. O sentido de confraternizar está nele.

monique.gerke 21/06/2018

Sublime..

MarcosZ 31/08/2018

Leitura rápida e sem compromisso
Livro para ser lido rápido, sem compromisso. A história é mais ou menos. Não foi dos melhores que li...

Paulo Sousa 22/10/2019

A festa de Babette
Título lido: A festa de Babette (Col. Portátil 14)
Título original: Babettes Gaestebud
Autor: Karen Blixen (DIN)
Tradução: Cássio Arantes Leite
Editora: Cosac & Naify
Lançamento: 1956
Esta edição: 2014
Páginas: 64
Classificação: 4.5/5
__________________________________________
"No mundo todo, um longo lamento é emitido pelo coração do artista: 'Permitam-me dar o máximo de mim'! '" (Posição no Kindle 548).
me permiti uma merecida pausa nas cousas jurídicas para me refestelar com um bom livro. no caso, esse pequeno livro que de pequeno somente alguns pares de páginas, mas que em seu conteúdo, um bom conto.
em " a festa de babette" ficamos conhecedores da história de duas irmãs solteiras norueguesas, filhas de um deão (pastor) que, em dado dia, recebem à porta uma senhora fugitiva da Paris dos anos da guerra civil de 1871. babette (esse o nome da imigrante), uma cozinheira de alto nível da sociedade parisiense recebe a acolhida das irmãs, por longos doze anos, quando, devido ao caráter puritano do lugar, vive a cozinhar iguarias locais que para si são pratos efêmeros e triviais.
num belo dia, babette descobre que ficou rica num sorteio de loteria e acaba convencendo as irmãs a organizar um jantar em homenagem ao falecido deão. já nos preparativos era perceptível que não seria um jantar comum, composto de pratos exóticos e regado a itens das melhores safras de vinho. o jantar acaba mudando a percepção dos moradores sobre comida, o que também contribuiu para revelar a identidade da governanta.
nessas linhas simples mas bonitas, a escritora dinamarquesa mostra o exercício de uma religiosidade ortodoxa e dogmática, que acaba levando o leitor a pensar em como esse manto aparentemente piedoso pode esconder perfis altamente egoístas. é um livro, sobretudo, sobre os excessos, o carnal, o mundano e o prazer, sobretudo na alegria advinda de uma gastronomia potente e saborosa. recomendado!

Jefferson Vianna 21/11/2019

Um(a) grande artista nunca é pobre...
Livro de uma beleza singular. Mesmo se tratando de um livro curto, a mensagem central é transmitida ao leitor de forma poética e sublime. A ambientação, assim como a construção dos personagens é muito bem feita e a simplicidade chega a encantar o leitor. “A festa de Babette” narra à vida de duas senhoras norueguesas, puritanas e filhas de pai protestante. As duas levam uma vida solitária, renunciaram seus amores a fim de cumprirem os preceitos religiosos e dogmáticos, deixados de herança pelo pai. Numa certa noite elas recebem a visita inesperada de Babette, uma forasteira francesa que traz consigo apenas uma carta de recomendação, de um velho amigo que fora apaixonado por uma delas no passado. Sozinha e sem ter para onde ir, Babette oferece serviços de doméstica em troca de abrigo. Os anos se passam e um acontecimento marca a vida da personagem, finalmente ela tem em suas mãos a possibilidade de mudar de vida, porém, decide retribuir tudo que recebeu das irmãs, oferecendo a elas e a dez ilustres convidados, um legitimo jantar Francês, em homenagem ao centenário do pai falecido. Trata-se de um livro singelo e muito poético que nos mostra o quanto a cultura, a arte e o amor por um ofício pode influenciar radicalmente as nossas vidas e a vida das pessoas ao nosso redor. Leitura recomendada.

Quotes: “O que é a fama? O que é a glória? O túmulo nos aguarda a todos!”, “As únicas coisas que devemos levar conosco desta vida terrena são as que doamos!” e “Não, nunca vou ser pobre. Já lhes disse que sou uma grande artista. Uma grande artista, madames, nunca é pobre.”

Giovana 19/07/2020

Já tinha ouvido falar da história e agora, lendo, consigo ver toda sua grandeza. Achei bela.

1 | 2 | 3 | 4