Cartas de um Diabo a seu aprendiz

Cartas de um Diabo a seu aprendiz C. S. Lewis

Resenhas - Cartas de um Diabo a seu Aprendiz

2004 encontrados | exibindo 241 a 256

Hannah Monise 01/09/2020

Essencial aos cristãos
Mais um livro de C.S. Lewis me acompanhando durante a devocional e me fazendo refletir demais sobre tanta coisa como cristã. Que livro confrontador!

Neste livro, Maldanado é um demônio que escreve cartas a seu sobrinho Vermelindo, um aprendiz de tentador que acompanha um cristão convertido há pouco tempo e que tem a missão de afastá-lo do Inimigo (Deus). Maldanado dá dicas a ele sobre coisas que podem parecer tão pequenas, mas que com hábito têm efeitos que podem destruir a vida de um cristão.

Patriota extremo ou pacifista militante; a ansiedade sobre o futuro, esquecendo de descansar em Deus; viver duas vidas paralelas: dentro e fora da igreja; a perda dos deveres religiosos; o tempo (uma das minhas cartas favoritas); o amor; a possessividade; a justiça social; o se achar melhor ou mais inteligente que quem não é cristão; entre tantos outros temas debatidos nas cartas...

Vejo este como um livro essencial dos cristãos, para que possamos refletir sobre pequenos comportamentos que parecem inofensivos mas que, aos poucos, podem nos levar à perdição!

P.S.: Lewis disse que a escrita desse livro foi muito pesada espiritualmente.
P.S.2: Dedicado a J.R.R. Tolkien.

Felipe 02/09/2020

Um livro pra reler
Conheci Lewis com Nárnia e Além do Planeta Silencioso (não acabei de ler a trilogia). A escrita dele em Cartas é mais "elaborada". Achei um pouco difícil a compreensão, inicialmente. Ao longo da leitura essa compreensão oscilou entre gostar do texto e achar difícil a ponto de recomeçar várias cartas. Todavia, isso não impediu que tivesse uma boa impressão de tudo. O Diabo é sorrateiro rs. Ele manipula você, o sobrinho e tudo o mais. E, nessa, leva a gente junto a ponto de começarmos a achar que tudo que ele fala é verdadeiro e da forma como é e que nunca vai mudar. O próprio Lewis avisa no início "Os leitores são aconselhados a lembrar que o diabo é um mentiroso" rs. Acho que essas mentiras e seu jeito de agir é que confundem o leitor; eu, pelo menos, precisei reler vários trechos. Mas vale bastante a leitura pois há inúmeras "lições" a serem aprendidas. Por exemplo: "É engraçado ver como os mortais sempre nos acusam de enfiar ideias em suas cabeças: na verdade, nosso trabalho mais importante é manter coisas fora delas".

Isa Casimiro 03/09/2020

Cartas de um diabo a seu aprendiz, C. S. Lewis
Trata-se de um livro escrito através de cartas que Maldanado escreve a seu sobrinho, Vermelindo, diabo aprendiz.

A essência da obra consiste no treinamento do jovem Vermelindo por seu tio. O paciente de Vermelindo, um humano, deve ser submetido à inúmeras tentações, conforme cada situação de sua vida, mediante análise minuciosa dos demônios de qual seria a melhor maneira de leva-lo à perdição. Seja dentro da igreja, no trabalho, no namoro, no meio de amigos... nada deve passar em branco para que a alma desse humano seja de posse das trevas.

Depois que se acostuma com a forma e o ritmo da leitura proposta por Lewis, a questão mesmo fica em como encarar as verdades contidas páginas após páginas. Apesar de um livro antigo, ele se torna extremamente atual, principalmente aos olhos de cristãos, uma vez que o autor consegue expressar diversos tipos de pecado (gula, sexo, luxúria, ego) como algo normal e não perceptível na vida dos humanos.

O fato de tentadores estarem interessados tão somente em uma coisa, que percamos a salvação, leva-os a fazerem de tudo, e de todas as maneiras possíveis.

?Há dois erros semelhantes, mas opostos que os seres humanos podem cometer quanto aos demônios. Um é não acreditar em sua existência. O outro é acreditar que eles existem e sentir um interesse excessivo e pouco saudável por eles. Os próprios demônios ficam igualmente satisfeitos com ambos os erros, e saúdam o materialista e o mago com a mesma alegria. ?

Em edições recentes de Cartas de um diabo a seu aprendiz, existe um texto posterior feito por Lewis, intitulado ?Maldanado propõe um brinde?, que encerra a história com uma formatura na Faculdade de Tentadores.

Vale ressaltar que Lewis confessa ter sentido um certo desconforto apresentando essas cartas, pois por mais fácil que tenha sido, escrevê-las também não foi nada prazeroso.

?Mas, embora fosse fácil torcer a mente para adotar uma atitude diabólica, isso não é nada divertido, ou, pelo menos, não por muito tempo. O esforço gera uma espécie de câimbra espiritual. O mundo no qual eu tive de me projetar enquanto falava por meio de Maldanado era todo feito de poeira, cascalho, sede e irritação. Todo e qualquer traço de beleza, frescor e genialidade teve de ficar de fora. Eu me senti sufocado quando estava prestes a terminar, e teria asfixiado meus leitores se tivesse estendido a coisa.?

Vincent 05/09/2020

Incrível
Para se ler um pouco todos os dias. Uma reflexão por vez. Sentirei saudade. Marcante.

Chellesbook 05/09/2020

Cartas de um diabo a seu aprendiz
Uma das coisas que mais me chamou atenção, foi a forma que Lewis escreveu essa história, através de cartas
Senti a leitura ser bem direta e objetiva, por conta disso.

Ele é um gênio!

Será que você está preparado para ouvir a verdade sobre o mundo espiritual? A verdade sobre coisas práticas, mas que se usadas incorretamente, causam grandes estragos.

@chelles_book

Carol 05/09/2020

"Ele é pleno e assim transborda."

Ele é bom, Ele vive, Ele irá voltar. Maranata.

J_victhor 07/09/2020

Extraordinário
Apresenta uma excelente visão sobre o mundo espiritual no ponto de vista do inferno, principalmente sobre as tentações, extremamente edificante, realmente abre seus olhos pra várias situações que normal passam despercebidas, com certeza vale a leitura

andregynbr 07/09/2020

O livro que vai fazer você concordar com o diabo.
O irlandês C.S Lewis publicou este livro em 1942 e dedicou ao seu amigo J. R. R. Tolkien, escritor de O Senhor dos Anéis e responsável pela conversão do autor do ateísmo ao cristianismo.

O livro reúne correspondências que são as respostas do diabo a seu sobrinho aprendiz que tem a tarefa de corromper um humano (tratado no livro como "paciente") e que dá conselhos que abordam diversos pontos fracos do paciente como a negligência ao óbvio, a hipocrisia religiosa e política, nossa insatisfação constante com o presente (sempre galgada num ?altar do futuro?) entre diversas outras críticas muito pertinentes que apesar de serem tratados com uma ironia "diabólica", não tornam o livro propriamente engraçado, mas sempre arrancam um sorriso de auto-crítica do canto da boca.

C.S. Lewis publicou alguns anos após a primeira edição deste livro um ?discurso? adicional do diabo aos seus "formandos da academia de tentadores" que foi incluído nesta edição e que é tão espetacular quanto toda a obra.

É um livro de fácil leitura, numa ótima edição e que trata de assuntos provocativos, trazendo a discussão de como somos suscetíveis e maleáveis a erros que nos corrompem e refletem na sociedade como um todo.

Recomendo fortemente.

Rafael Nazar 08/09/2020

Não gostei.
Esse é o primeiro livro do C. S. Lewis que eu leio e a primeira impressão não foi boa. O livro não passa de uma pregação extremamente puritana, disfarçada de romance, nada mais do que isso.

Gui 08/09/2020

Empurrei essa leitura...
Eu vi tantos bons comentários a respeito desse livro que minhas expectativas estavam muito altas... Infelizmente esse livro não foi pra mim, è um livro curto mas que demorei demais pra terminar. Muitas palavras filosóficas que você se perde no texto e não consegue entender. Entendi oque o C.S.L está querendo nos passar. A ideia è ótima, mas acho que a forma que foi escrito o livro, não foi agradável.. Enfim uma leitura empurrada que só terminei de ler porque gastei dinheiro com o livro :(

Natália Jodas 08/09/2020

Cuidado para não cair na lábia do diabo!!!
O CS Lewis é definitivamente espetacular. Um discurso que vai muito além do cristianismo, ou melhor, que trata da sociedade a partir de uma visão irônica e tão verossímil que vocês se pega ora argumentando ora concordando com o diabo.

Não prego a fé cristã, mas tenho admiração por aqueles que usam a sua religião para o bem ou que, assim como eu, acreditam naquilo que apetece a caridade e a benevolência. Este livro é um dos maiores ensinamentos que já me foram apresentados e, cá entre nós - e com todo o respeito -, boa parte de nós temos mais do diabo em nós do que uma vez acreditamos ter.

Nathalia Larre 09/09/2020

Cartas de um diabo a seu aprendiz
Minha primeira leitura de C. S Lewis, o livro é maravilhoso, recomendo, a escrita dele é impressionante.

Aimee.Eduarda 09/09/2020

Cartas de um diabo a seu aprendiz
Lewis é um gênio, se você o conhece sabe que isso é verdade, e sem dúvida a sagacidade desta obra deixa explícito essa sua característica.
É um livro oportuno, que nos mostra coisas e atitudes que muitas vezes negamos enxergar, nos faz entender que esta vida é muito mais complexa do que podemos perceber, e que os relacionamentos que nutrimos aqui não são meros passatempo vãos e sem significado, mas uma continuação daquilo que será eterno.
Maldanado deixa claro que as provações do paciente não farão ele ficar longe do "inimigo", mas são as suas atitudes diante delas que mostrará de que lado ele esta.
Para mim este é o melhor livro de C.S. Lewis (principalmente o ensaio) e todo cristão deve tê-lo em sua biblioteca.

Viridiane0 10/09/2020

Os ensinamentos do diabo ao seu sobrinho aprendiz.
Lewis faz um retrato satírico da vida humana, com muita ironia, trata de assuntos corriqueiros como as tentações em suas diversas cartas para seu sobrinho aprendiz, Vermelindo.

2004 encontrados | exibindo 241 a 256