Cartas de um Diabo a seu aprendiz

Cartas de um Diabo a seu aprendiz C. S. Lewis

Resenhas - Cartas de um Diabo a seu Aprendiz

1941 encontrados | exibindo 1 a 16

M. Lima 12/02/2020

Fantástico
C. S. Lewis nos surpreende com sua didática escritural nesta obra, tornando a leitura agradável e nada cansativa, capítulos curtos, objetivos e envolventes.
Ponto interessante a ser destacado é a ótica na qual foi escrita, pois, sob olhar de um suposto "demônio" tentando ensinar seu pupilo a desvirtuar seu "humano"; Lewis leva seu leitor a conhecer o outro lado da "luta espiritual", de maneira alguma vitimiza o mal, porém reitera que o sombrio é inteligente e perspicaz.
No geral, livro perfeito, maravilhoso. Super indicado.
Paula @bookflags 08/08/2020minha estante
Já leu " + esperto que o diabo" segue nesta linha? Ou bem diferente...?

saliasch 11/04/2021minha estante
Não tem muita religião

Lud 18/01/2022minha estante
Não há muitos traços religiosos, a linguagem é ótima pra leitura rápida. Você se envolve junto ao diálogo.

Cass 23/01/2022minha estante
Claro que há religião no livro, do início ao fim.

Monalisa.Sousa 15/03/2022minha estante
É um livro intrigante e incrível

Isabelle 12/05/2022minha estante
Ótimo! Sou católica mas não vi muito de religião no livro, fala muito sobre nossos defeitos como humanos mesmo, o discurso final é imperdível! Vale a pena, leitura rápida

Marcus.Aurelio 11/01/2023minha estante
Estou lendo, confuso, mas quem tem conhecimento entendi.

Nicolas.Ravi 10/05/2023minha estante
Achei muito interessante o livro, porém um pouco cansativa a leitura, mas recomendo!

skuser02844 23/05/2023minha estante
Todo cristão precisaria ler....

Alessandra.Alves 25/06/2023minha estante
Surpreende pela criatividade. A leitura em uma pespectiva invertida do bem e mal é difícil no início da leitura, mas depois flui. Estou relendo e recomendo a leitura a cristãos e não crist

Lopes Viana 26/10/2023minha estante
Pra mim é um dos livros mais fáceis de se entender do Lewis, aqui ele trouxe uma didática muito clara. Vale super a pena a leitura.

Rosabooksð» 30/12/2023minha estante
O livro é maravilhoso eu estou amando, estou aprendendo muito, mas sem sombras de dúvidas, não é um livro para qualquer pessoa ler, você tem que ter uma base, no mínimo tem que ser uma pessoa que tem um já teve um relacionamento com Jesus para entender todos os pontos que o autor explica.

Natalie Lagedo 24/11/2016

Como informa o próprio título, Cartas de um diabo a seu aprendiz é composto por correspondências de Fitafuso, um demônio que faz parte do setor administrativo do Inferno, para Vermebile, seu sobrinho e diabo iniciante que está prestes a se formar na Faculdade de Treinamento. É um texto bastante cômico e recheado de ironia. Para quem é cristão é uma sucessão de socos no estômago. Tudo o que diz deve ser colocado em prática exatamente ao contrário.

Estamos acostumados a nos referir ao diabo como inimigo, mas do ponto de vista do livro, o Criador é que é tratado como adversário a ser vencido. Diante disso, Fitafuso dá uma série de conselhos ao sobrinho, para que sugue o "paciente", maneira como ele chama o humano sob a responsabilidade maligna do jovem diabo. Estimular a superstição, incredulidade, discórdia entre pessoas próximas, angústia, entre tantas outras situações que ele enquadra como Ruído (já que causam um desconforto imenso), servem para solapar a fé e impedir a formação de virtudes.

Incentivar o relativismo, falta de confiança nos valores permanentes, fomentar a aderência aos modismos e usar a filologia a favor dos interesses mais mesquinhos são algumas das formas de corrupção humana desenvolvidas através de qualidades dadas por Deus. Nada é criado pelo demônio, ele apenas transforma a finalidade das dádivas que primariamente são concedidas para nos aproximarmos do Doador. A teoria do Jesus histórico (um tanto quanto inconsistente), o orgulho espiritual e as doutrinas materialistas são vistas com coerência pela maioria, mas Lewis apresenta argumentos contrários que podem ser simplificados em: não é possível fazer com que este mundo se torne o paraíso. Tentar fazer isso só aumenta as falsas expectativas e nos afasta do Rosto Divino.

Claramente uma apologia à Cristo e à defesa da fé em denúncia contra a massificação do pensamento, Cartas de um diabo a seu aprendiz é uma reflexão sobre as prioridades que elegemos. Lewis chega a falar que foi fácil escrever esta obra, mas ao contrário do que parece não foi nada divertido. Pôr as fraquezas humanas na mesa tocou em suas próprias feridas e se o trabalho tivesse se prolongado ele não aguentaria.

Aconselho ler este livro acompanhado de um bloco de notas. As informações com certeza se adequarão, pelo menos em algum ponto, àqueles que decidirem reavaliar seus atos e pensamentos à luz da doutrina cristã.
Márcio_MX 24/11/2016minha estante
Natalie, você está quase me obrigando a gastar dinheiro! Rsrsrsrs

Natalie Lagedo 24/11/2016minha estante
Vai ser um dinheiro bem empregado! Hehehe

Marta Skoober 24/11/2016minha estante
Também concluí hoje.

Natalie Lagedo 24/11/2016minha estante
Você gostou do brinde que ele propôs no final?

Aline164 25/11/2016minha estante
Ótima resenha. Fiquei com mais vontade de ler! :)

Cristian 25/11/2016minha estante
Ótima resenha! Sinto-me obrigado a adquirir esse petardo literário, kkkkk!

Natalie Lagedo 25/11/2016minha estante
Aline e Cristian, obrigada. É leitura essencial, engraçado e instrutivo.

Marta Skoober 25/11/2016minha estante
Me instigou mais o posfácio, se é que posso chamar assim ao comentário de C. S. Lewis ao brinde. Fiquei a imaginar se realmente houvesse as cartas dos enviados do "Inimigo"...

Kelly Oliveira Barbosa 13/12/2016minha estante
Gostei dos comentários Natalie, até hoje não consegui expressar em texto as minhas impressões. Esse não foi o meu primeiro contato com o autor, mas sem dúvida foi o livro que me fez ficar encantada por ele.

Tati 16/01/2017minha estante
undefined

Daniela 20/02/2017minha estante
Ótima, resenha!

Alane.Sthefany 16/01/2022

Cartas de Um Diabo a Seu Aprendiz ??
"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar"
- 1 Pedro 5:8

? Nota 4,5/5 ?

Nesse livro clássico da literatura cristã, pertencente ao C. S. Lewis, encontramos uma forma incomum e séria, narrativas de algumas "cartas" do diabo (Maldanado) ao seu querido aprendiz (Vermelindo), essa obra nos ensina através de uma interessante narrativa, sobre às várias tentações que sofremos ao longo da nossa vida (cristã), e a forma que o diabo usa de estratégias para conosco, a fim que venhamos cair nelas, dito isso, conseguimos identificar algumas dessas estratégias e formas que o diabo usa de artimanha para nos "tragar", e onde elas se encontram presentes em nossas vidas, para assim, conseguirmos não apenas identificá-las, todavia, também vencê-las; e podermos dizer com confiança essas ou semelhantes palavras do apóstolo Paulo (no final de sua vida):

"Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.

Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda."

- 2 Timóteo 4:7-8
Ecklezia_Carvalho 16/01/2022minha estante
Tô quase terminando tbm ? falta mais 4 ?

Alane.Sthefany 16/01/2022minha estante
Você se refere 4 cartas para chegar na última, a carta 31 ?

Parei na 28?

Ainda tem a parte:

"Maldanado Propõe Um Brinde"

Mas a carta XXXI - 31 é a última.

Eu vi isso msm kkkkk

???

Ezequielrneto 18/01/2022minha estante
A parte do brinde é muito divertida e interessante

Alane.Sthefany 18/01/2022minha estante
Eu percebi que falava muito de política ???

Alex 13/03/2024

Uma perspicácia dos infernos
Essa obra é a última escrita por Lewis, na década de 40. Uma correspondência, unilateral de Maldanado (o capeta tiozão), a seu sobrinho Vermelindo (o capeta sobrinho).

Unilateral, pois todas as cartas são do tio, jorrando sua sabedoria infernal, para que seu aprendiz, e sobrinho, seja bem sucedido na tarefa de perder uma alma (o paciente).

A obra é genial, um humor britânico e mordaz, uma perspicácia tremenda, com uma visão de espiritualidade bem original (na perspectiva do famigerado Maldanado).

Mas apesar disso, a leitura não me agradou, talvez o fato de ser uma obra epistolar unilateral, talvez pela visão infernal, ou seja, a ausência completa do belo, do virtuoso, da sabedoria, etc, talvez, porque eu esperava mais (visto que gostei muito de outras obras do autor).

Fato é que o livro não é ruim, vale a leitura, as sacadas sobre o comportamento desviante e/ou religioso, isso é excelente. Mas, talvez por minha expectativa alta, não me agradou a contento.

Ainda assim recomendo a todos que gostam da obra de Lewis.
Mel 26/03/2024minha estante
Eu adorei esse livro!! E sua resenha ficou maravilhosa!! ?

Alex 26/03/2024minha estante
Mel, eu gostei tbm, mas, sinceramente, achei que iria gostar mais. Agora quero ler Deus no banco dos réus, você já leu?

Mel 27/03/2024minha estante
É uma leitura fluida, né? Ainda não li, Alex. Mas pretendo!!

Alex 27/03/2024minha estante
Mel, a escrita dele é excelente, tanto nas fantasias, quanto em suas obras religiosas. Não li um ruim até agora.

Mel 27/03/2024minha estante
Quero muito ler As Crônicas De Nárnia. Você já leu??

Alex 27/03/2024minha estante
Sim, as Crônicas de Narnia, foi o primeiro livro que li. São 7 livretos em série, que perfazem toda uma fantasia. Acho genial.

Mel 27/03/2024minha estante
Aaah, que incrível Alex!!! Vou tentar ler esse ano!!

@aprendilendo_ 21/02/2021

Resenha de Cartas de um diabo a seu aprendiz
Escrito em forma de cartas, as quais apareceram pela primeira vez no The Guardian e só vieram a ser compiladas e publicadas em 1942, como um livro, Cartas de um diabo a seu aprendiz se trata de uma das obras mais famosas de C.S Lewis. Na escrita epistolar, acompanhamos os conselhos de “Maldanado”, um poderoso demônio, para seu sobrinho, “Vermelindo”, ainda iniciante na arte de fazer humanos cair em pecado. A partir disso, somos expostos às diversas táticas ensinadas ao jovem monstro para como conduzir o “paciente” para longe do “Inimigo”, Deus.

De forma descontraída e inteligente, Lewis cria uma espécie de abordagem singular e curiosa sobre os caminhos de um cristão e suas atitudes no relativo às tentações. Nesse contexto, o ponto de vista, como já mencionado, do lado mau da força, traz consigo uma diversidade incrível de falhas pessoais, as quais dificilmente perceberíamos no dia a dia se não nos fosse demonstrado a estratégia adversária. Dessa maneira, acaba por ser uma espécie de debate entre o leitor e o demônio, no qual, o humano que acompanha a obra entende, passo a passo as táticas do perseguidor e muitas vezes pensamentos precipitados pessoais, os quais nos afastam de Deus. Tudo isso, com um bom humor latente, capaz de suavizar a dureza a qual poderia tonalizar a obra, mas que deixa de estar presente em face da fluidez da escrita e da caricatura de certas atitudes e expressões ditas por Maldanado.

Cartas de um diabo a seu aprendiz é um livro divertido, inteligente e propositivo, capaz de perscrutar diversas ideias, as quais teríamos grande dificuldade de entender, se não pela ótima maneira com a qual o autor as coloca durante as páginas.

Nota:8,0

Instagram: @aprendilendo_
Renatinha 22/02/2021minha estante
Gostei do seu comentário sobre o livro. Vou adicionar

Muito obrigado!

Bea 22/02/2021minha estante
Curioso, duas perguntinhas. 1° Edifica, o cristão que lê? 2° De quais formas?

@aprendilendo_ 22/02/2021minha estante
Sim. Como dito, a obra consegue mostrar os nossos pensamentos de uma forma negativa, ou seja, nos é apresentado o "o que não fazer". Dessa forma, o jovem cristão acaba aprendendo sobre diversos pensamentos e atitudes que ele tem, mas que nunca percebeu o quão danosas elas são para a nossa vida espiritual. Muito obrigado pela pergunta!

Bea 22/02/2021minha estante
Agradeço por sua atenção. E muito obrigada por me responder, te agradeço.

Eu quem agradeço!! Deus abençoe

Deus te abençoe!

Bah 19/06/2020

Se eu pudesse, leria cada livro do Lewis em um mesmo dia para, no dia seguinte, poder reler. É tanta sabedoria camuflada nos confrontos com a alma do leitor que é impossível passar rápido por cada página. Dá vontade de ficar eternamente num mesmo trecho, até que se crave no mais profundo do nosso ser.
Cartas de um diabo a seu aprendiz expõe as realidades do coração humano e leva o cristão a se arrepender - se estiver disposto.
Acredito que a literatura deste autor só se torna difícil justamente por causa das verdades confrontadoras que o leitor enfrenta. Ainda assim, não é para qualquer um. Contudo, recomendo para todos. Enfrenta quem estiver preparado.

site: https://www.instagram.com/itsbarbaracunha/
brudeamorim 19/06/2020minha estante
Ai!! Sua resenha aqueceu meu coração...faço das suas as minhas palavras. Me sinto exatamente dessa forma com os livros do Lewis!

Bah 19/06/2020minha estante
Aaaah que fofa! ? é tão bom encontrar alguém que nos confronte a ser melhor, não é? Mesmo que a gente nem conheça ou que essa pessoa nem exista mais.

Bah 19/06/2020minha estante
E muito obrigada ??

Amy 06/08/2020minha estante
"Dá vontade de ficar eternamente num mesmo trecho, até que ele fique cravado no mais profundo do nosso ser." PUXA VIDA! Sou eu todinha relendo a mesma frase 7635363 vezes :))) amo C.S. Lewis e amei sua resenha!

Bah 07/08/2020minha estante
Ah, Amy! Muito obrigada! Fico tão feliz em saber que o efeito Lewis alcança mais pessoas da mesma forma que a mim. Já leu outros dele? Se sim, qual mais gostou?

Camilleð 07/04/2022

LEIAM, ESSE LIVRO É INCRÍVEL!!!!!
Antes de começar a falar sobre o livro preciso dizer sobre a minha demora de ler ele. Comecei em janeiro e só consegui terminá-lo esse mês (abril), a princípio eu estava convencida que leria ele rapidinho por causa da quantidade de páginas. Mas a cada página, a cada carta, que eu lia eu sentia que precisava de mais atenção àquela leitura. Ela não é uma leitura de se fazer para se distrair, é uma reflexão. Então eu estipulei para ler uma carta por dia como parte da minha devocional. E uau, deu muito certo!
Agora sobre o livro e como ele me impactou:
Lewis nos faz refletir com esse livro, pois ele expõe as nossas falhas de uma maneira que é inegavelmente esplêndida.
Não sei se com vocês que já leram esse livro foi assim, mas comigo ele me fazia analisar cada "conselhos de estratégias" que o Maldanado dava ao Vermelindo, parando para pensar que era exatamente isso que eu notava no meu dia à dia até hoje nas provações, mas também pude notar como Deus nos dar a força de enfrentá-los.
MINHA CABEÇA EXPLODIU UMAS 10 VEZES LENDO ESSE LIVRO
Vou parar de falar aqui porque isso já se alongou demais, mas caso alguém queria conversar sobre o livro, por favor estou aqui!! Passo até o meu número de telefone!
Bônus: melhor parte do livro na minha opinião foi a visão do diabo sobre "a queda". MARQUEI ESSA PARTE TODA NO LIVRO!
?????+FAVORITADO
alyveloso 11/04/2022minha estante
Aaaaaaa, que legal! Vou começar hoje. Depois volto aqui para conversarmos sobre ele haha

Camilleð 11/04/2022minha estante
VOLTE MESMO!!!

alyveloso 25/04/2022minha estante
Terminei!!!!!
Tentando digerir tudo ainda. Mas amei, muitas reflexões sobre as tentações do dia a dia....

Camilleð 30/04/2022minha estante
SIIMMMM.
Estava falando sobre isso com um amigo. O livro me trouxe muitos alertas e reflexões, mas principalmente sobre o que o diabo se agrada. Quando digerir tudo bonitinho me avisa para falarmos mais!!

Edson 08/08/2023

Coais um mosquito e engolis um camelo Mt 23:24
O título descreve a essência do livro, de fato são cartas enviadas do diabo Maldanado que habita no inferno, para seu sobrinho Vermelindo, um diabo tentador aqui na terra.
Vermelindo está com a missão de desviar um cristão (paciente), e para isso recorre ao seu tio que outrora foi um tentador e agora experiente lhe instrui através de cartas.
Na sua vasta experiência, Maldanado conhece com empenho, os vícios e virtudes; as fraquezas e coragem dos seres humanos. Diante disso recomenda ao seu sobrinho investir nas fraquezas, aquilo que aparentemente não constitui pecado, mas pode levar o paciente a pecar, se desesperar e sentir-se indigno da salvação.

Porém Maldanado conhece também e por horas cita, os atributos de Deus (seu Inimigo), quem atrapalha constantemente seu árduo trabalho. Inclusive o zelo pela sua criação, e que nunca desiste de sequer um filho, mantendo o contato e o perdão.

Num tom cômico e irônico, porém no seu cerne a verdade, o autor tenta interpretar o diabo e desvendar suas astúcias. Pois se sabe, através das Escrituras, que ele é pior do que lemos na obra. Todavia a intenção do autor é demonstrar também que a maldade humana não é apenas oriunda do diabo, o homem dá uma mãozinha. Em vista disso, o diabo elogia os sistemas de governo humano que suprimem as liberdades individuais sob a roupagem da igualdade. Outro ponto, não tão feliz para o diabo são as guerras, pois nos momentos difíceis os homens se arrependem de seus pecados, logo muitas almas não se perdem.

Por fim, excelente obra para os cristãos, ela explora detalhes da vida que comumente se desconsidera, mas que conduz a perdição em detrimento de práticas fúteis apreciadas como relevantes.
Fabricio268 08/08/2023minha estante

Edson 09/08/2023minha estante
Obg @fabricio

Álexx' 02/04/2019

Ótima sacada do Lewis!
Esse livro traz uma ideia genial do Lewis em escrever um livro do ponto de vista de um diabo enviando cartas ao seu sobrinho aprendiz, o qual ele está treinando para ser um ótimo tentador e conquistá-lo para o seu lado, e sempre impedindo que ele se entregue ao lado do Inimigo (que no caso é Deus).
De forma às vezes cômica e com pontos bem pertinentes, o livro traz questões que perpassam a vida do cristão de uma forma diferente, que não deixa de ter seu ponto de reflexão e importância na leitura, apesar de estar num tom mais divertido.
Livro recomendado para todos os amantes das obras do Lewis que querem descobrir um lado diferente de sua escrita. Um livro que ele mesmo disse que foi difícil escrever, por ter que mergulhar num mundo sombrio e estar do outro lado para poder descrever as situações, porém que traz um estilo peculiar e atrativo, inclusive pelo título.
Su @aoabba 03/04/2019minha estante
to com esse livro em casa, ensaiando há meses pra começar a leitura
talvez tenha um pouco de receio porque falaram que seu espiritual pode ser atingido, é verdade?

Álexx' 03/04/2019minha estante
ele te mostra aquilo que acontece com os que nos tentam e nos confronta e nos acorda em relação a alguns aspectos. Eu achei a leitura densa, demorei um tempo considerável, mas não demore p ler! hehehe

Su @aoabba 04/04/2019minha estante
haha estou me sentindo mais encorajada

Cléris 22/05/2019minha estante
Cara...sem crise!!!! Leia!!! Te tornará mais atento e reflexivo aos próprios erros (chame-os pecados ou como quiser). Todos nos identificamos.

al16zn 11/04/2023

"O diabo não suporta ser alvo de chacota."
Nesse livro temos as muitas cartas trocadas entre um demônio superior (Maldanado) e seu sobrinho, um mero aprendiz de tentador (Vermelindo).

Maldanado sempre vem ajudando seu sobrinho a persuadir o seu paciente, um homem jovem que acabou de se converter ao cristianismo.

A premissa do livro é bem simples, embora no começo seja um pouco complicado entender que o Inimigo retratado seja Jesus, já que o livro se passa no ponto de vista de um demônio.

A leitura é rápida e fluida. Mesmo sendo um livro do século passado ele trata assuntos atuais que acontecem na vida de todo jovem, e também nos dá entendimento sobre o mundo espiritual, que mesmo não sendo visto, está em constante batalha pela nossa vida.
Dani Otogalli 11/04/2023minha estante
Nossa quando eu li esse livro fiquei com vergonha

al16zn 11/04/2023minha estante
por qual motivo??

Dani Otogalli 11/04/2023minha estante
Por conta de tantas coisas que o diabo faz para nos tirar do caminho e mesmo sabendo que ele faz essas coisas ainda caímos nas armadilhas

al16zn 12/04/2023minha estante
aah verdade, eu também me senti assim

Esteffane0 24/02/2023

Uma leitura edificante
Que Lewis é genial todos sabem, mas esse livro foi simplesmente uma das melhores experiências da minha vida. Foi uma releitura e mais uma vez eu tiro o chapéu pra Lewis. A escrita dele é tão sublime e sagaz, com posicionamentos perspicazes quanto aos acontecimentos da época, a pitada de humor e ironia em cada frase é simplesmente espetacular. Maldonado e Vermelindo são personagens cativantes que se odeiam e se devorariam, a única coisa que tem em comum é a vontade de ?capturarem? o paciente e servi-lo num banquete, afinal é isso que Lewis retrata das almas condenadas: elas se tornam alimento e diversão para os demônios. O fato de tudo isso ter se passado em cartas é o mais impressionante. É edificante, Lewis explica tanto acerca sobre o cristianismo e, mesmo sendo a partir da visão de Maldonado, podemos ver a graça, soberania e majestade de Deus sendo abundante sobre vidas humanas - sua criação. Claro que a visão de Maldonado é distorcida, por ser um demônio, ele identifica as coisas com um outro olhar: o que é ruim pra ele, é bom; o inimigo, é Deus; o amor e a caridade (amor) são atributos detestáveis; a mentira, verdade; e por aí vai.
Valeu a pena cada minuto, eu definitivamente vou relê-lo. Poderia tecer vários elogios a CS Lewis, mas vou finalizar essa resenha dizendo que não é atoa que ele é considerado um dos pioneiros em ficção. Com certeza é um dos meus autores favoritos.
LondoNworB 20/09/2023minha estante
Esse livro é perfeito, zero defeitos!!! Já leu as crônicas de Nárnia??? Muito melhor que os filmes (tem que falar isso ksksksk)

Esteffane0 21/09/2023minha estante
Já sim!!! Meu Deus, eu amo demais (Minha crônica favorita é o sobrinho do mago!!). Eu tenho memória afetiva em relação aos filmes, principalmente o primeiro, mas depois de lê os livros percebi que é beeeem diferente Kkkkkkkkkkk
Sinceramente, gosto mais do livro.

LondoNworB 21/09/2023minha estante
Eu também amo mais os livros e claro, tbm tenho a memória afetiva. Caspian, Lúcia e Edmundo ???? minha crônica favorita é a última batalha, MDS que livro

Esteffane0 21/09/2023minha estante
É muito bom! Perfeito!!! ?

Davi Asafe 30/04/2021

Amor e Graça: os detalhes esquecidos
Sensacional. Incrível. Estou ainda extasiado com essa leitura. Esperava uma escrita rebuscada, difícil, mas por fim foi uma leitura muito fluida e rápida. Meu primeiro contato com CS Lewis e já admiro, pela inteligência de tratar de um assunto dessa forma única. Cada detalhe foi bem colocado, as ironias de assuntos pesados, o formato em cartas, muito adequado e fascinante. Super recomendo, e já ansioso pela próxima leitura da obra de CS.
Milly 30/04/2021minha estante
E eu até hoje não terminei lkkkkkk mas agora vai

Davi Asafe 01/05/2021minha estante
Super indico kkk

DeLCB 07/05/2021minha estante
Eu estou no meio, mas já posso dizer que é um livro excelente! A maneira como ele crítica a sociedade através dos ensinamentos do diabo é muito boa. Ele é irônico e cômico na medida. Estou adorando! Ao contrário de você, eu já conhecia o autor. Li As Crônicas de Nárnia anos atrás, mas esse livro é bem diferente daquele.

Davi Asafe 10/05/2021minha estante
Eu até conhecia pelas obras, mas não com propriedade.

Lidia 16/01/2023minha estante
aaaa eu amooo o lewis e esse livro!!

Andriq.Goncalves 16/01/2023minha estante
Simmm cara muito bom já tô aqui planejando ler toda a coleção dele dps dessa obra prima mdsss

Lidia 17/01/2023minha estante
vale mto a pena!! ele é mto bom, já li uns 20 dele hahaha

Andriq.Goncalves 17/01/2023minha estante
Meta é ser assim kkkkkkk

Carol 27/02/2020

Atemporal
Em nenhum momento esta desavisada jovem do século XXI imaginou que um livro escrito na década de 1940 seria capaz de ensiná-la tanto a respeito de si mesma.
Não é exagero dizer que a leitura desse livro foi um divisor de águas na minha vida literária e espiritual. As artimanhas diabólicas pouco mudaram dos tempos de Lewis para cá, e isso porque nós, os humanos, pouco mudamos também: insistimos em cair repetidas vezes nas mesmas armadilhas, só porque estamos ocupados demais pra atentar onde estamos metendo o pé!
Lewis, de forma inusitada, irreverente, nos alerta e nos ensina a prestar mais atenção nos nossos próprios pensamentos (será que são nossos?), no nosso contexto social e no quanto ambos influenciam nosso comportamento.
Leitura recomendada a todos, independentemente de idade ou visão de mundo. As cartas de Maldanado a Vermelindo são versáteis demais para ficarem presas a um único contexto histórico, religioso ou cultural.

Obs. vale a menção honrosa ao último capítulo, que poderia ter sido escrito ontem de tão atual, e consiste em uma das mais mordazes, brilhantes e atemporais críticas que já vi à chamada democracia social.
Xabriel 26/06/2020minha estante
Achei muito interessante sua resenha, agora fiquei interessado em ler o livro.

Carol 26/06/2020minha estante
vale muito a pena, viu! vc passa a ver as coisas (e até seus pensamentos) de outra forma. super indico

Xabriel 26/06/2020minha estante
Legal! Obrigado pela indicação.

Sara.Marques300 13/10/2019

Chocante
Cartas de um diabo a seu aprendiz é um livro que vai com certeza mexer com você, vai te deixar vidrado, preso na narrativa, sendo impossível você não ser impactado com a leitura dessa obra incrível, desse escritor magnífico que tanto admiro.
Como o título já traz, o livro é um conjunto de 31 cartas que um diabo mais experiente chamado Maldanado escreve à um diabo recém formado na “escola” de tentadores, seu sobrinho Vermelindo. Ele, o Maldanado vai ser o professor desse jovem aprendiz, direcionando e ensinando a melhor forma de atentar, e fazer o “paciente” (servo de Deus), pecar contra aquele que ele chama de inimigo (Jesus). Ou seja, ele vai dar dicas e meios para que o paciente se perca em sua caminhada cristã. Uma boa parte da história se passa no período da guerra, e conta sobre a vida desse paciente e conflitos que ele enfrenta no decorrer de sua existência. A primeira carta já começa com sua conversão, e no decorrer é apresentado os artifícios que os diabos usam para afetar a vida religiosa do jovem. O diabo usa da relação do jovem com a mãe, da sua convocação para a guerra, das amizades, da sua vida amorosa, dos seus desejos sexuais e até da igreja para fazê-lo cair “Fiquei bastante contraído com a notícia de que o seu paciente se tornou cristão... nesse meio tempo, precisamos tirar a maior vantagem possível dessa situação. Não há motivos para desespero; centenas desses novos convertidos adultos foram recuperados depois de uma breve sentada no banco do inimigo(Deus) e agora estão conosco... Um dos nossos grandes aliados no presente é a própria igreja. Não me entenda mal”... pg.21 O que vale dizer sobre a obra sem estragar a sua leitura, é que, ela é de uma inteligência que impacta. Embora o livro fosse dedicado ao Tolkien, nem ele e o próprio Lewis gostaram do livro, pois é, Tolkien eu não sei o motivo, mas Lewis no finalzinho do livro traz a dificuldade de ficar muito tempo tentando pensar como o diabo, “Mas, embora fosse fácil torcer a mente para adotar uma atitude diabólica, isso não é divertido, ou pelo menos, não por muito tempo. O esforço gera uma espécie de câimbra espiritual. O mundo no qual eu tive de me projetar enquanto falava por meio de Maldanado era td feito de poeira, cascalho, sede e irritação. Todo e qualquer traço de beleza, frescor e genialidade teve de ficar de fora” pg.178 A leitura vale muito a pena, e a edição está mais que maravilhosa.
Lido 03/08/19
Gleise 19/11/2019minha estante
Baixei, vou ler nas ferias.

Sara.Marques300 20/11/2019minha estante
Ele é ótimo. Provavelmente sua edição é diferente e os nomes dos personagens sofreram uma alteração.
Mais antes de tudo te peço, não desista. O começo é confuso pra quem nunca leu, (normal das obras do Lewis kkk) se precisar de ajuda estou aqui

Gleise 04/12/2019minha estante
Obrigada ! Rsrs