O demônio do meio-dia

O demônio do meio-dia Andrew Solomon

Resenhas - O Demônio do Meio-dia

Joanblu 11/11/2021

O segredo que compartilhamos.
A depressão não é o mal do século. Na verdade, apenas demos um nome para uma condição tão presente na vida humana que às vezes podemos achar como inerente. Contudo, nessa leitura, Andrew faz um incrível guia sobre esse transtorno que agrava e até transforma o ser. Sincero e elucidativo, o autor reproduz uma transcrição de relatos, ciência e mais importante: a sua própria experiência com sua depressão. Uma leitura difícil, porém muito pertinente para quem quer conhecer melhor o ser humano.

saulocruz 20/12/2022

Densidade narrativa e descritiva sobre a depressão
O volumoso livro de Solomon é a principal referência sobre Depressão na literatura recente. O autor vai alinhavando uma profunda pesquisa sobre o tema em suas vertentes terapêuticas, medicamentosas, políticas, econômicas e sociológicas com relatos diversos tanto de sua experiência pessoal no enfrentamento da doença quanto de testemunhos de tantas outras pessoas entrevistadas no decorrer de sua obra. O ritmo do livro vai variando entre momentos magistrais de sensibilidade acerca da compreensão da depressão e trechos modorrrentos de descrições químicas sobre medicamentos e interações neurológicas. Leitura obrigatória, com ricas referências bibliográficas, tanto para profissionais de saúde mental quanto para curiosos sobre o tema.

site: https://www.doctoralia.com.br/saulo-cruz-rocha

Nic 09/02/2023

?É horrível estar numa mente que se virou contra você?.
Esse livro mudou minha visão sobre a depressão!
De antemão digo que não tenho diagnóstico de depressão, mas sou estudante de psicanálise e esse livro foi indicação da minha analista, quando abordamos o tema depressão e suicídio. Ela me disse que todos da área devíamos ler esse livro. E de fato ela não estava errada. Vou deixar aqui uma entre tantas partes que mexeu comigo:

?O que se pode fazer quando se vê outra pessoa presa na armadilha da própria mente? Não se pode arrancar o deprimido de sua infelicidade apenas com amor (embora se possa às vezes distraí-lo). Pode-se, às vezes, estar com a pessoa no lugar em que ela mora. Não é agradável sentar-se imóvel na escuridão da mente do outro, embora seja quase sempre pior assistir à decadência da mente do lado de fora.
Podemos ficar nos remoendo à distância ou nos aproximar, chegando o mais perto possível. As vezes, a maneira de estar perto é ficar em silêncio ou mesmo distante. Não depende de nós, do lado de fora, decidir; depende de nosso discer-nimento. A depressão é solitária acima de tudo, mas pode provocar o oposto da solidão. Eu amo mais e sou mais amado devido à minha depressão, e posso dizer o mesmo de muita gente que entrevistei para este livro. Muitos me perguntam o que fazer para ajudar amigos e parentes deprimidos, e minha resposta é simples: procure mitigar o isolamento deles. Faça-o através de xícaras de chá ou com longas conversas, sentando-se num aposento próximo e ficando em silêncio ou de qualquer outro modo que se ajuste às circunstâncias, mas faça-o. E faça-o com boa vontade.?

Márcia 22/04/2023

Leitura obrigatória para quem sofre de depressão.
A leitura de ?O demônio do meio-dia? iniciou-se em julho de 2019. Veio a pandemia e ele ficou na casa de Conquista, para a qual não pude voltar desde então. No segundo semestre de 2019, minha saúde metal tinha piorado drasticamente; consequência que acomete pessoas sensíveis que sentem o mundo na pele. Em Conquista, agora, terminei a leitura.

É um dos melhores livros que já li na vida. Em 577 páginas, Andrew Solomon nos faz mergulhar no mundo obscuro da depressão, ainda tão estigmatizado e perigoso ao mesmo tempo. Solomon não apenas relata sua relação com a doença como também promove uma ampla e minuciosa investigação sobre ela, o que torna a obra o mais abrangente estudo sobre a depressão publicado nos últimos tempos.

Que cara inteligente! Que pesquisador! Que pessoa! Que tudo! Queria ser amiga dele.

Não dá pra contar num post, tem que ler. Contardo Calligaris resume um pouco o que quero passar aqui: ?Se tivesse que descer na fossa de uma depressão e levar comigo um livro só, seria o de Solomon. Não sei se me ajudaria a encontrar a cura, mas certamente, graças a ele, eu me sentiria menos sozinho?.

Fiquei chocada ao voltar nas páginas que tinha lido, grifado e anotado nas margens. Encontrei vários ?eus?. Em inúmeros trechos lá estava estampado: ?Eu?. ?Eu?. ?Eu?. ?Eu?...

Livro Vencedor do 2001 National Book Award e finalista do The Pulitzer Prize Board 2002.

LEIAM!

Cristina 27/04/2023

Sensacional
Após dois ou três meses de uma difícil e pesadíssima leitura, consegui finalmente destrinchar o que eu chamo de "tratado da depressão". Andrew Solomon é sensacional! Como estigmatizar uma doença que afeta um em cada quatro de nós? Não acreditar na depressão ou dizer que ela não existe é uma ignorância e uma hostilidade desconcertante. É uma doença mental sem cura, ela regride e ressurge, e precisamos estar preparados pra quando o demônio do meio dia voltar. Eu sou a minha depressão, não quero me sentir mal quando a vida é boa, mas também não quero a depressão turvando as águas quando a vida é ruim. Obrigada Solomon.

Gabriella.Anderson 18/06/2023

Depressão
O autor consegue descrever muito bem como é viver com depressão. Com vários momentos em que mostra casos de outras pessoas com depressão, o autor também conta seus momentos mais sombrios diante desses momentos obscuros. Fala sobre estudos e conta como eram os tratamentos de antigamente e como estão atualmente. Mostrando como a evolução, garantiu melhora na qualidade de vida de pessoas deprimidas.

Michele.GaviAo 06/07/2023

Um livro interessante mas bem maçante, retrata a depressão de forma crua, um livro bem técnico mas muito informativo mostrando como a sociedade vê com maus olhos a depressão.

Augusto Swaiger 07/02/2024

O Demônio do Meio-Dia
Excelentemente organizado, estruturado e exportado, esse livro traz com clareza o convívio cotidiano com a depressão. Ele deixa transparente não apenas para o diagnosticado, mas também para àqueles que convivem com o sujeito abordado. Uma obra minuciosa, preciosa e assertiva sobre a depressão, suas causas, suas características, suas ocorrências e seus efeitos.

Eu queria poder dar esse livro de presente para todos que convivem comigo.

Nadla1 26/03/2024

Depressão
Esse livro foi o primeiro que li sobre o assunto.
Tinha acabado de ser diagnosticada com a doença.
Minha terapeuta pediu para que eu fosse ler saber mais do assunto e assim fiz. E criei esse nosso hobby de ler e foi a melhor coisa que fiz. Solomon trata do assunto de maneira cirúrgica!