Ao Sul De Lugar Nenhum

Ao Sul De Lugar Nenhum Charles Bukowski

Resenhas - Ao Sul de Lugar Nenhum

1 | 2 | 3 | 4

Atlam 01/01/2024

é aquilo, mais do mesmo. isso não significa que seja ruim, só repetitivo. tem que ter estômago e filtro.

Camila1856 13/08/2023

Simplesmente maravilhoso
Essa não é uma leitura que agrada a todos. Bukowski tem uma forma de escrita muito dura, de certa forma até obscena. Os protagonistas dos contos são pessoas que estão às margens da sociedade, que não agem de acordo com os costumes, pois não são favorecidos pela vida em sociedade, são excluídos e taxados como escória. De forma geral achei a leitura prazerosa, a escrita fora dos padrões e a forma como Bukowski relata sobre o que vemos e sentimos no dia a dia, mesmo sendo feio e condenável, é brilhante.

Lavinia166 27/06/2023

Não consigo defender esse livro de Bukowski. Não gostei de nenhuma história nele. Além disso, ele descreve cenas extremamente perturbadoras de estupro, violência, nazismo, assassinato, entre outras coisas. Não sei se essas coisas faziam parte da realidade dele ou se é uma escrita típica da época, mas achei a escrita mais pesada do que em seus outros livros. Apesar disso, o livro contém algumas reflexões que talvez valham a pena serem lidas, dependendo do gosto pessoal.

Malu Silva 11/06/2023

Horrível
Eu particularmente não gostei nenhum pouco das histórias, algumas delas são bem nojentas. Ele só fala em estuprar e bater em mulheres. Eu não vou mais ler nada desse autor.

Tofuuu 09/06/2023

É ótimo para quem quer começar a ler Bukowski.
Acredito que seja um livro essencial para entrar e compreender o universo de Bukowski.
É nele que entendemos de onde nasceu a acidez.
Me lembrou muito o Holden, de "O Apanhador no Campo de Centeio".
Não me incomodo com cenas de violência, é o que ele via, é o que acontece epecialmente em bairros pobres.
Ademais, não podemos esquecer que é um livro de 1970, não dá para esperar desconstrução ou algo do tipo.

Manoela138 21/05/2023

Ao sul de lugar nenhum
O livro é composto de histórias curtas do autor, não gostei de todas, mas algumas me interessaram e fizeram a leitura valer a pena. O Bukowski sempre tem algo inteligente a dizer, mesmo que a história não faça muito sentido. Gosto de como ele consegue criticar a sociedade/trabalho/pessoas de uma forma bem humorada.

“Estou mais interessado em pervertidos do que em santos. Posso relaxar com os imprestáveis, porque sou um imprestável. Não gosto de leis, morais, religiões, regras. Não gosto de ser moldado pela sociedade.” (Conto Colhões, pg. 145)

1997foilegal 29/04/2023

Essência do ser humano
Os contos retratam a vida marginal e boêmia de personagens que vivem à margem da sociedade, entre bares, quartos de hotel, corridas de cavalo e brigas de rua. Bukowski escreve com um estilo cru, direto e sem rodeios, misturando humor negro, ironia e sarcasmo.

Eu gostei muito do livro, pois me identifiquei com alguns dos personagens e situações que o autor descreve. Bukowski é um mestre em captar a essência do ser humano, com suas fraquezas, vícios, paixões e desilusões. Ele não tem medo de mostrar a realidade nua e crua, sem maquiagem ou romantismo. Ele é um cronista da vida urbana, do submundo, dos excluídos e dos rebeldes.

O livro é uma ótima leitura para quem gosta de literatura contemporânea, de histórias curtas e impactantes, de humor ácido e de uma linguagem despojada e coloquial. Bukowski é um dos meus autores favoritos e eu recomendo esse livro para todos que querem conhecer um pouco mais da sua obra e do seu universo.

ibbi. 28/02/2023

Eu amo o Charles porque o seu linguajar e o modo de escrita me prendem muito, eu poderia passar dias e dias lendo o livro dele, porque realmente é muito bom.

O modo com que ele detalha sua vida e ainda nos mostra a realidade das pessoas em seu redor nos deixa preso.

O seu jeito descontraído de contar as histórias, os personagens cômicos e algumas falas muito bem colocadas.

Eu realmente gostei muito superou minhas expectativas, tentarei ler mais livros dele!!

Maria290 07/02/2023

"é um mundo muito louco."
Ok, por onde começar essa resenha? Ah, sim, que tal com o fato de que Bukowski REALMENTE precisava de terapia e muito provavelmente eu também vou precisar agora que terminei esse livro...

Confesso que comprei esse livro meio que pra pagar de cult, do tipo "pooo, bora ler Bukowski, super cult e tals"... Me arrependi amargamente! Detestei demais e li cada conto na base do ódio! A premissa de que os contos davam voz aos excluídos da sociedade (é o que diz a sinopse) era algo que tinha me chamado atenção, mas fiquei bem decepcionada ao ver que os tais "excluídos" são, na verdade, o tipo mais horrível de ser humano, nazistas, estupradores, assassinos...

Aí você pode me dizer "ah, mas essa era a forma de escrita do Bukowski, essa era a realidade dele", ok... Mas não me senti nada confortável lendo o que ele escreveu, banalizando coisas como estupro, pelo amor de Deus! Sem contar com o fato de que em TODAS AS PORRAS DOS CONTOS ele conseguiu objetificar uma mulher. Senti nojo muitas vezes lendo esse livro! Sem contar o vocabulário chulo e vulgar...

"O velho safado em sua melhor forma"... Amados?? Imagine na pior então!!!

É isso, não gostei nem um pouco, não recomendo, não quero ler outros livros dele!

Ray 14/01/2023

Bukowski
14/01/2023
É muito estranho às vezes se adaptar ao linguajar vulgar do Bukowski KKKKkk mas adoro o jeito que ele escreve.
A gente sente um humor ácido (?)

ssssara 09/01/2023

primeiro livro do ano
?ao sul de lugar nenhum? foi o primeiro livro do ano que eu li

no livro tem algumas histórias curtas e bastantes cativantes, o henry chinaski tbm está presente nas histórias.

Ana Ramos 24/10/2022

Não tão bom assim
Como qualquer outro livro dele, esse não deixa de ser polêmico rs
Começou muito bom, contos curtinhos, boas risadas, uns pesados, mas depois ficou cansativo e chato
Talvez eu só não tivesse na vibe, mas acabei me cansando da leitura.
O bom q apesar de tudo, os livros dele fluiem bem, mas dos três que li, contando com esse, acho que esse foi o mais chato

Bruno.Santos 20/10/2022

Sujo, cru e ótimo!
Lendo esses contos autobiográficos do Bukowski, lendo suas descrições sem pudores das bebedeiras, relações sexuais e doenças, entremeada com o mundo podre que o acompanhamento, quase me faz sentir estar entre aqueles parentes que bebem até cair, tamanho semelhança, claro que para eles falta esse quê, que o Bukowski tem.

Esse sentimento de tanta verossimilhança, para mim é algo fascinante pelo meu contexto pessoal, mas para um leitor leigo talvez seja pesado e chulo, mas é viciante e a crueza que permeia seja aquele charme a mais. Enfim o livro é ótimo, ri em várias partes, me senti horrorizado em outras e ainda assim quando penso mais sobre, gosto ainda mais.

Wellington 05/10/2022

Ao Sul de Lugar Nenhum
Este é o terceiro livro de Bukowski que leio e o primeiro que desgostei. Maioria das vezes a mesma história: Chinaski está bêbado e falido, conhece uma mulher, depois eles transam e cada um segue seu caminho. Quando ele ousa e faz algo diferente que surge o interesse.

"Burkhat fodera com a gente direitinho. Mas não podíamos chamar a lei, porque, quando você não tem dinheiro, a lei deixa de funcionar."

Carlos.Eduardo 16/09/2022

A humanidade nua e crua. A amoralidade (não confundir com imoralidade) pragmática de Chinaski chega a ser assustadora.

1 | 2 | 3 | 4