O Colecionador de Borboletas

O Colecionador de Borboletas Cecília Mouta

Resenhas - O Colecionador de Borboletas

Patrick Rosário 28/11/2015

(Corujando nos Livros) Resenha: O COLECIONADOR DE BORBOLETAS - Cecília Mouta
Nesta obra, conhecemos a estória de Nicola, um entomólogo e colecionador de borboletas. Sua mãe colocou-o em uma clínica psiquiátrica, pois ele perdeu completamente a memória devido há algo que descobrimos no desenrolar da estória. E sua mãe é a única que o visita. Nesta clínica, ele é acompanhado pela enfermeira Ester e a psicóloga Liz.

Nicola vai recuperando lembranças de seu passado, e recorda ter conhecido em sua infância, Joana, a filha dos empregados de seu avô, e através dela conheceu melhor as borboletas e o efeito borboleta. Recorda também ter se apaixonado por ela e ser recíproco. A cada lembrança recuperada, Nicola sofre ataques, dores e sangramentos.

Em uma de suas lembranças, ele descobre que realizou o efeito borboleta, cujo poder era voltar no tempo e modificar o passado, quando acontecia alguma tragédia. Porém, todas as vezes que mudava o passado, consequências eram geradas no futuro. E ele se depara nesse ciclo vicioso e perigoso de interferir no tempo, somente para salvar o seu grande amor e amigos.

Presenciamos a agonia e o desespero de Nicola. Ele começa a perguntar-se, onde estaria Joana? Por que sua mãe o colocou ali, já que não era louco? Acontecem inúmeras situações, até que Nicola consegue recuperar todas as suas lembranças e descobre como foi parar ali e o que houve com sua amada Joana. Por tanto, é lindo como a autora finaliza essa estória, o resultado das atitudes tomadas por Nicola são surpreendentes. A recuperação, a liberdade adquirida, o amor sentido e o amor vivido. Demasiadamente bem construído!

site: http://corujandonoslivros.blogspot.com.br/

Cia do Leitor 03/08/2013

O Colecionador de Borboletas
O colecionador de borboletas, de Cecília Mouta, é um livro de Ficção e o primeiro livro da autora.

Nosso protagonista, Nicola, é um Entomólogo (biólogo especializado em insetos), sua verdadeira paixão são as borboletas.
A trama começa com Nicola internado em uma casa de repouso e sem lembrar nada do seu passado, aos poucos Nicola começa a ter lembranças e nessas lembranças ele sempre desmaia.
Nicola sente um carinho especial pela sua psiquiatra Liz e começa a dividir suas lembranças com ela, menos parte que ele descobre que consegue modificar o passado. Nas lembranças de Nicola conhecemos a Joana a menina que ele amou por toda sua vida. A mãe de Nicola não conta nada para ele de seu passado e à medida que as lembranças vão surgindo Nicola descobre que não se dava muito bem com ela.

Mergulhe nas lembranças de Nicola, se emocione na sua história. Mudar o passado foi realmente bom para ele? Quais consequências trouxeram para seu próprio destino?
Uma história que me encantou e me lembrou em alguns momentos do filme Efeito Borboleta que eu amo. A autora tem uma narrativa bem gostosa de ler, me vi presa na história e não conseguia mais parar.

Gostei muito da mensagem final enviada pelo livro, os personagens me cativaram demais, me emocionei várias vezes ao longo da trama.
Adorei o livro e recomendo a todos que gostam de ficção, drama, romance e livros que voltam no tempo, enfim todos que gostem de uma boa história.

Resenha de Danielle Peçanha no blog Cia do Leitor

site: http://ciadoleitor.blogspot.com.br/2013/07/resenha-o-colecionador-de-borboletas-de_6506.html

Gramatura Alta 20/07/2015

Emocionante
Na Teoria do Caos, “o bater de asas de uma simples borboleta pode influenciar o curso natural das coisas e, talvez, provocar um tufão do outro lado do mundo”. Essa premissa é usada na maioria das histórias de viagens no tempo, ao passado. Não é diferente na obra de Cecília Mouta.

Nicola, o personagem principal, está hospedado em uma casa de repouso para acompanhamento médico e psicológico a pedido de sua mãe. Algo aconteceu com ele, mas ele perdeu a memória e, de início, não sabemos exatamente o quê. A única pista que temos é sua fixação com borboletas. Nicola é tratado pela Dra. Liz, uma médica que se mostra mais interessada no paciente do que o normal. Aos poucos, através de ataques dolorosos de dor de cabeça, descobrimos que ele tem a habilidade de voltar no tempo, a qualquer ponto que se lembre, e modificar os eventos.

No filme A Máquina do Tempo, de 2002, baseado na obra de mesmo nome de H.G. Wells, o personagem principal volta ao passado para salvar a vida de sua noiva. Aos poucos, descobre que por mais que faça, ela acaba morrendo de forma diferente. Do mesmo jeito, Nicola usa sua habilidade para salvar o amor de sua vida, Joana. Os momentos em que ela corre perigo são marcados pela presença de uma borboleta verde, e nesses momentos, ela sempre morre.

Nicola precisa decidir então se persiste nas suas tentativas ou se preserva sua sanidade, uma vez que a cada alteração no passado, as pessoas ao redor são afetadas de forma diferente e, nem sempre, de uma maneira boa.

A narrativa de Mouta é intimista e opressiva. Ela consegue transmitir o desespero sentido por Nicola, e o leitor sente uma carga emocional pesada por conta disso. Por várias vezes, senti-me abatido pelo fracasso das tentativas vãs de salvar Joana. E triste por acompanhar a queda do ânimo de Nicola por não conseguir descobrir uma forma de escapar da borboleta verde.

"Minha cabeça começou a doer. O zumbido aumentou. Ia acontecer de novo, eu não queria, mas não sabia como evitar. Podia sentir mais uma lembrança chegando. Coloquei a caixinha na escrivaninha, me agachei no chão, com as mãos nos ouvidos. Então tudo começou a ficar preto..."

Não sei se concordo com a teoria de que o destino de uma pessoa está tão definido desde o início que é impossível modificá-lo. Acho que nosso futuro é a soma de nossas ações passadas, de nosso caráter, de nossas aspirações e decisões. O fato de salvar uma vida, não significa, obrigatoriamente, que ela será perdida mais à frente, porque é assim que está escrito. O futuro não está escrito. Ele se modifica a cada segundo. Se fosse diferente, de que adiantaria o livre arbítrio? Seríamos apenas fantoches na mão de uma entidade maquiavélica. Pessoalmente, recuso-me a acreditar em tal fato.

Nicola pensa da mesma forma que eu e sua recusa em aceitar o inevitável, conquista o leitor e faz com que torçamos por ele. A presença constante de Liz, e seu carinho por Nicola, deixa a dúvida se Joana realmente é a garota certa para o rapaz. Com o avanço da história, não sabia mais com quem deseja que ele ficasse.

"Eu só não entendia por que o destino quis que Joana fizesse parte da minha vida. O problema não era eu. Qual o objetivo de amar alguém que está destinado a morrer?"

O fim do livro é coerente e consegue ser bom o suficiente para o leitor se conformar e ficar satisfeito com o destino dos personagens principais. Isso não quer dizer que seu coração ficará livre daquele sentimento de que gostaria que as coisas fossem mais perfeitas, menos dolorosas. Mas a vida é assim. Nem sempre um final feliz pode ser totalmente feliz.

site: http://gettub.blogspot.com.br/2015/07/o-colecionador-de-borboletas-resenha.html#more

Leitura Amor 07/12/2015

As borboletas Verdes
Você sabe a verdade sobre o Efeito Borboleta ?
No livro O Colecionador de Borboletas , explica exatamente o que é de uma forma extremamente envolvente.
Nicola, vive uma vida complicada após um acidente que nem ele mesmo se lembra. Em meio as borboletas, ele tenta entender o que aconteceu consigo mesmo e com a mulher que sempre se lembra.
Particularmente, eu amei este livro. Serio, eu recomendo a todo vocês.. A história nos ensina que o passado não por ser mudado mas que nosso futuro nos revela grandes oportunidades de ser feliz e que "Existem amores que não são para serem vividos, eles apenas devem ser sentidos"..
Aaaaaah, eu amei muito este livro! ❤

_euamo_ler 19/12/2015

Resenha!
A autora Cecília Mouta Guimarães nasceu em uma pequena cidade do Rio de Janeiro e atualmente mora na capital do mesmo estado. Faz sua graduação na PUC e estuda piano na Fundação Villa Lobos. Em seu livro de estréia "O Colecionador de Borboletas" ela conta a história de Nicola, um entomologista e colecionador de borboletas que perdeu a memória. Durante o tempo que passou em uma casa de repouso conheceu uma psiquiatra que se chamava Liz, que o ajudou a descobrir que tinha o poder de voltar ao passado e modificá - lo. Além disso, contava com os excelentes conselhos de sua amiga e médica particular, Ester. O livro foi dividido em 25 capítulos, onde é retratado em detalhes como o personagem se sentia durante o processo de recuperação. A cada lembrança vinham as dúvidas, a dor de tudo o que ele passou e um rosto que ele não sabia de quem era. Sua capacidade de voltar ao passado lhe permitia modificar situações ruins, mas sempre com consequências no futuro. Esse poder dele era conhecido como efeito borboleta.
O livro me emocionou em todos os aspectos. Em cada página sentia muita vontade de chorar, mas no final não resisti e chorei muito! Fique impressionada com a capacidade da autora de detalhar os personagens e as cenas, fazendo com que eu me sentisse na história. Aprendi muito com esse livro e super indico.
DETALHE: Eu li em 3 dias!

Estéffani 02/07/2013

Espere. No final, tudo dá certo.
Ótimo. Nota avaliativa máxima.

A história é contada em torno de lembranças, o que é bastante curioso, apesar de todo o mistério do livro.

Um romance de infância, que passa para a juventude e reside. Porém, sobre algumas circunstâncias. Como? Já viu alguém morrer e depois voltar à vida? O livro mostra isso para você de uma forma bem emocional, que encanta.

A leitura do livro é rápida, e interativa. Faz com que o leitor fique com mais curiosidade sobre o que irá acontecer. O livro me prendeu, e sei que irá prender que puser as mãos nele e conhecê-lo.

A capa é linda, e chama bastante atenção. Já é um ótimo argumento para se conhecer. Aposto que já ouviu falar sobre o filme "Efeito Borboleta" certo? Daí, você deve ter assimilado com o livro. Não confunda as coisas: o livro é o livro, e o filme é o filme. Diferenças bem claras são expressas pelos dois.

Uma boa opção de leitura. Vale a pena investir, sem dúvidas.

Flávia Nunes | Sobre Vícios 06/01/2016

Queria ter tido o prazer de ler esse livro deitada numa rede ao som dos pássaros.

Nicola está interno numa casa de repouso, sem lembrar do seu passado a única coisa que te faz sentir-se melhor são as borboletas, e são elas o seu elo com o passado.
É observando as borboletas que ele começa a ter lapsos de memórias que desvendam toda sua vida.

A cada nova lembrança, uma nova descoberta, você descobre os problemas que ele passou, as dores que enfrentou, as alegrias, os momentos vividos e vai construindo uma imagem de alguém que precisa ser desvendado, amado e entendido.
"Você está se lembrando da sua vida?" "Sim, e isso dói", revelei, apontando para o coração."O que aconteceu?" "Não sei ainda", disse enxugando rapidamente uma lágrima que ia cair. "Mas não tenho um bom pressentimento." (p. 85)

Nicola lembra de Joana, a moça que lhe fez gostar de borboletas e se tornou seu primeiro amor.
Ela lhe fala sobre o efeito borboleta e a possibilidade de mudar o passado.
Uma tragédia acontece e Nicola é o único que pode reverter toda situação.
O que fazer? Que atitude tomar? As borboletas sempre voltam ao seu jardim?
O que você seria capaz de fazer para salvar o seu amor?

A cada descoberta é inevitável o envolvimento com a história, a autora consegue aguçar nossa curiosidade de forma espontânea. Todo mistério vai se desenrolando de forma sútil.

A leitura é bem leve e interessante. Sem falar nas frases maravilhosas.

Eu recomendo! Vale a pena embarcar nessa história.
Abraços.

site: www.sobrevicios.com.br

Tamires 21/09/2014

Resenha postada no meu blog
Você já ouvir falar sobre o Efeito Borboleta? e a teoria do caos? seja qual for a sua resposta você precisa ler este livro e se envolver nessa trama muito bem desenvolvida pela Cecília.
Este é um livro para se ler em apenas 1 dia, pois a leitura é muito rápida, o tema maravilhoso e envolvente, as personagens assim como o cenário são muito agradáveis, o que torna o livro uma diversão maravilhosa.

É a Cyanophys bertha, a borborleta verde. Comprei para você. É para dar esperança.

O livro conta sobre a trajetória de Nicola um entomólogo que está em um clínica, ele não se lembra de muita coisa de seu passado, apenas algumas alucinações que sempre aparecem para o atormentar.

Borboletas significam inconstância.

Nicola brincou com o destino, escolheu suas ações, mudou o passado e agora tem que pagar por isso, assim que ele se lembrar de tudo...
O livro é cheio de pontas soltas, lembranças do passado de Nicola, de como ele se apaixonou por borboletas, de seu amor por Joana, a mulher de sua vida e tudo isto esta interligado por um dom que aparentemente Nicola possui.
Nicola tem pais problemáticos, vive uma vida tranquila até conhecer Joana a filha dos empregados, e se apaixonar por ela, com apenas 10 anos, os dois vivem um amor infantil e puro, Joana apresenta para ele o fantástico mundo das borboletas, e lhe conta sobre o efeito Borboleta, um mito antigo que sua avó lhe contava, mas que nunca tinha presenciado.
O amor de Nicola e Joana, vai se tornando cada dia maior, e ultrapassa todas as barreiras, logo o mundo de Nicola são:Joana e as Borboletas. E ele fará de TUDO para não perder isso de sua vida.

...Ela pousou no meu dedo. Estremeci como o seu toque. O toque mais suave que alguém pode sentir, o toque que eu havia decidido carregar por toda a vida. Vivê-lo ao máximo.

Nicola fez vários escolhas no decorrer de sua vida, e cada uma delas trouxe uma consequência, mas ele conseguiu fugir de quase todas, adiando assim seu destino.
O livro tem muitos poucos pontos negativos, apenas que os capítulos acabavam de uma forma não muito envolvente, entendem? mas por conta do livros ser ótimo, esse pequeno detalhe foi facilmente esquecido.

Não se pode mudar assim. Como eu disse, a ordem segue consequências de milhares de fatores. Se você mudar o passado, trará um consequência para o futuro.

Apesar do livro ter várias lembranças isso não afetou em nada no entendimento do livro, nada ficou confuso ou se perdeu.
Resumindo foi uma leitura maravilhosa, o tema foi muito interessante, diferente de vários livros que eu já tenha lido.
Agradeço a Cecília pela confiança no blog e pela oportunidade de ler esta obra maravilhos

site: http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

Amanda Molina 28/10/2015

Encantador
Nicola reside em uma casa de repouso, ele precisa se lembrar de seu passado e conta com a ajuda de uma psiquiatra, pois perdeu a memória. Logo ele descobre uma ligação com as borboletas, e com as borboletas surgem memórias e alucinações.

Em suas lembranças ele descobre que era um colecionador de borboletas e que foi um entomólogo (biólogo especializado em insetos), e suas duas maiores paixões do passado: borboletas e uma garota chamada Joana, ele se recorda que descobriu esse amor por elas na fazenda de seu avô, eles dividem a mesma paixão por borboletas, e um dia Joana lhe conta sobre o efeito borboleta e Nicola passa a acreditar nele.

Na casa de repouso Nicola conhece a médica Liz que se torna uma grande amiga, ela o ajuda com seus problemas de memória, apesar de sua amizade Nicola esconde muitos acontecimentos dela.

A cada lembrança que Nicola tem seus ouvidos e nariz sagram, quanto mais tempo de lembranças ele tem, mais horas desacordado ele sofre.Com essas lembranças ele descobre que o efeito que Joana tanto contava realmente existe e que ele possui esse poder, mas que esse poder de mudar o passado tem suas consequências.

"Você já sentiu o toque de uma borboleta, Liz?
-Não.
Então acho que você não conhece a leveza e a verdadeira beleza da vida."

O Colecionador de Borboletas é muito envolvente, surpreendente e lindo, eu não queria parar de ler, a leitura fluía de forma rápida e a cada lembrança de Nicola eu queria saber qual seria a próxima, um livro viciante.

A edição é maravilhosa, desde a capa até as borboletas colocadas no inicio de cada capitulo.

A Cecília soube contar a história, em momento algum, apesar do assunto delicado e muitas vezes confuso, me senti perdida, alternando entre presente e passado, a autora caprichou.

O livro surpreende, um final que eu nunca iria imaginar. História emocionante, me emocionei várias vezes com a história do colecionador de borboletas. Indico para todos, afinal já entrou para minha lista de favoritos.

site: http://blogdameninaquele.blogspot.com.br

Bia Caroline 09/12/2015

O livro é simplesmente incrível, a começar pela capa magnífica! Lembro de ter ficado um longo tempo observando essa capa no momento em que recebi o livro.

A escrita da Cecília é ótima, bem tranquila, daquelas que não cansa na hora de ler e rica em detalhes, mas não do tipo chato que você fica "ai meu deus, quando esse parágrafo vai acabar?". Ela é rápida e direta.

O livro se trata de um jovem (pelo menos eu imaginei ele jovem) chamado Nicola Macwood, que encontra-se em uma casa de repouso, sob os cuidados da enfermeira Ester e da Dra. Liz. No começo da história, Nicola está sofrendo com uma amnésia e não se lembra de quase nada sobre o seu passado e nem do porquê de estar naquele lugar, apenas sabe o que lhe disseram. Sabe que gosta do toque suave das borboletas e carrega consigo uma caixa, com uma borboleta verde. Ao decorrer das páginas, Nicola vem tendo flashes de visões de seu passado, visões estas que o fazem perder a consciência e ficar alguns meses em coma. Aos poucos ele vai se lembrando de quem realmente é, o que aconteceu em seu passado e o que quer em seu futuro.

Um ponto negativo é que Nicola tem flashes de seu passado o tempo todo e eu sentia muita vontade de saber mais do "agora". Outra coisa que ficou meio chata foi sobre o efeito borboleta. A ideia tinha tudo pra ser boa, mas eu acho que seu primeiro uso podia ter sido mais pra frente na história. E eu não simpatizei muito com a Joana, falo mesmo.

O colecionador de borboletas é uma história que realmente te prende e eu confesso que cheguei a chorar em um dos flashes. Depois que o li, não vi mais borboletas da mesma forma, mas infelizmente, nunca senti o toque de uma. Livro super indicado para todos os leitores do blog, vale MUITO a pena.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2014/08/resenha-o-colecionador-de-borboletas.html

Ariane.Souza 10/09/2015

Amei, super recomendo
O livro conta a história de Nicola, ele é colecionador e entomólogo, apaixonado por borboletas.
No começo do livro, Nicola está em uma clinica psiquiátrica (sua mãe que mandou ele pra lá) pois perdeu a memória. Não sabemos o porque dele estar lá.
Com a ajuda de sua psicóloga Liz, e a enfermeira Ester, cada dia ele lembra um pouco do seu passado, toda vez que ele lembra de um acontecimento, os ouvidos sangram, e ele desmaia. Cada página que passa a história vai ficando cada vez mais tensa.
Nicola lembra que conheceu há uns anos atrás (sua infância) que conheceu Joana, uma linda menina por quem se apaixonou, ela era filha dos empregados, do sítio de seu avô.
Com isso vamos conhecendo a vida de Nicola e Joana.
Ao decorrer do livro ele se pergunta, o porque dele estar em uma clínica? Onde estaria Joana agora? Porque fisicamente ele está tudo bem!
Enfim descobrimos que Nicola tem o poder de voltar ao passado e que o Efeito Borboleta, se encaixa nele, mas se ele mudar o passado terá uma consequência no futuro.
---------------------------------
Sobre o livro, eu amei, uma história linda, li nesse final de semana (sábado e domingo), É aquele tipo de livro que você quer saber onde está Joana, o que aconteceu com ela, o real motivo de Nicola estar em uma clínica, amei demais, principalmente o FINAL! Super recomendo.

Cailes Sales 20/11/2016

A primeira vez que ouvi falar sobre o termo “efeito borboleta”, foi quando assisti ao filme de mesmo nome, há alguns anos atrás. Achei a história do longa bem interessante e diferente, assim, quando li a sinopse de O Colecionador de Borboletas, fiquei bastante curiosa sobre a trama que seria desenvolvida no livro.
A obra vai nos apresentar a história de Nicola, um homem que, atualmente, se encontra internado numa clínica, sendo acompanhado por uma psiquiatra, pois ele não consegue lembrar do seu passado e, muito menos, o porquê de não conseguir recordá-lo. Tudo na mente de Nicola é um grande emaranhado de retalhos de lembranças, que inesperadamente surgem em sua cabeça, fazendo-o perder a consciência enquanto mergulha em alguma cena do seu passado, como se o estivesse vivenciando novamente. Sempre que acontecem esses episódios, ele acorda desorientado e abalado física e mentalmente.
Como o livro é narrado em primeira pessoa, tudo o que conhecemos da trama é descrito por Nicola. Dessa forma, o que sabemos a respeito dele, a princípio, é que o mesmo é um entomólogo, apaixonado por borboletas, mas só vamos entender seu fascínio por elas, conforme as lembranças dele vão se apresentando. O enredo é então, intercalado entre passado e presente, os flashs de memória do personagem vão nos dando pistas sobre os acontecimentos de sua vida, e juntamente com Nicola, vamos descobrindo as situações que o levaram a estar na atual circunstância em que se encontra.
Mas onde se encaixa o “efeito borboleta” na trama? Justamente em uma das recordações do protagonista, na qual conhecemos Joana, personagem crucial na história, visto que, foi em um acontecimento vivenciado com a garota que Nicola se utilizou do “efeito borboleta” pela primeira vez, e a partir de então, ele teve que lidar com as consequências de modificar o passado.

Não vou discorrer muito mais sobre a relação dos personagens ou acerca das implicações da habilidade do protagonista em mudar aquilo que já aconteceu, pois O Colecionador de Borboletas é uma obra que deve ser lida com o mínimo de informações. Mesmo não tendo grandes revelações durante a história, partindo do ponto em que Nicola descobre seu “poder”, a leitura se torna cada vez mais interessante e a vontade de saber o desfecho do livro só aumenta.

Essa é a obra de estreia da autora que, na minha opinião, soube conduzir muito bem a narrativa, mesmo eu sentindo que alguns pontos da história poderiam ter sido mais aprofundados. A escrita da Cecilia é muito ágil e, em conjunto com a diagramação do livro, propiciam uma leitura muito rápida.
Portanto, O Colecionador de Borboletas é mais um livro nacional que, com certeza, indico, e espero ler mais publicações da escritora futuramente.

site: http://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br

Vinicius 26/08/2015

Logo no começo do livro nos é apresentado o dia-a-dia de Nicola na casa de repouso em que esta hospedado. A curiosidade em saber o real motivo dele estar ali nos prende totalmente na leitura. A escrita é em primeira pessoa, o que torna a leitura sutil, inocente, e confusa. Afinal o protagonista está confuso, indefeso e sem saber o porquê de estar ali.

" - Nicola, você não é doido. Não deveria estar nessa casa psiquiátrica. Eu reconheço um doido quando o vejo. Você não é.
- Será Liz? Todo mundo erra.
- Mas eu não estou errada quanto a você, e você sabe disso." - Pagina 26.

Aos poucos vamos conhecendo os personagens ao redor de Nicola, como Ester, sua enfermeira, e Liz, sua médica. A relação de Liz com Nicola vai se aprofundando ao longo da história, deixando de ser apenas uma médica e sim uma amiga.

Logo nas primeiras páginas já temos contatos com as primeiras visões. Elas nos remetem a fatos passados, desde a infância de Nicola, onde ele aprendeu a caçar sua primeira borboleta com a ajuda de Juliana, a filha de seus empregados.

" Quando vou conseguir caçar mais borboletas que você? - Perguntei ainda ofegante." - Pagina 34.

As visões são continuas e acontecem subitamente. Cada lembrança nos apresenta um momento diferente da vida de Nicola, e assim acompanhamos os momentos mais marcantes de sua relação com Julia. Até o dia em que ela... Morre.

Continuar a ler no link abaixo >>>

site: http://decidindose.blogspot.com/2015/08/o-colecionador-de-borboletas-resenha.html

Priscila 12/12/2015

O colecionador de Borboletas
Nesta estoria que a autora nos apresenta, vamos conhecer Nicola um entomólogo, aquele que estuda a entomologia, ou seja, os insetos, no caso do nosso personagem Borboletas.
" Você sabe qual a verdade sobre o efeito borboleta? "
Nicola esta em uma casa de repouso, desmemoriado, o motivo de tal fato nos é desconhecido até certo ponto da leitura, e no decorrer da narrativa Nicola vai tendo flashes de memoria sobre sua vida, ele deve ter por volta de 25 a 30 anos de suas lembranças começam na adolescência, onde em uma viajem para a fazendo do avô ele conhece Joana, filha dos empregados, uma linda garota que ama borboletas e o ensinou a caçar e amar borboletas, e aprenderam a se amar também, fazendo planos para o futuro, fazer faculdade de entomologia, se especializarem em Borboletas e como todo jovem sonha terem um final de contos de fadas.

O que o destino reserva ao jovem casal?
Sera verdade a Teoria do Caos?

"... O conto simboliza a borboleta como libertação da alma em relação à limitação carnal..."

"... No dia seguinte íamos caçar a minha primeira borboleta. Seria o começo de tudo, de uma vida..."

Com o tempo as lembranças vão aumentando o que lhe causa muito desconforto pois cada vez que ocorre sente fortes dores de cabeça, seus ouvidos e nariz sangram, e por um período de tempo fica desacordado, a Dr. Liz, medica que cuida de Nicolas na casa de repouso, procura de todas as formas ajuda-lo mas esse contato direto faz crescer um carinho entre eles. Conforme vamos avançando na leitura, a curiosidade para saber o que aconteceu com Nicolas e Joana só aumenta e essas lembranças vão desvendando todo o mistério, apesar de nossa torcida por ele e a doutora, nos perguntamos sobre Joana o que aconteceu co ela.
Nas lembranças narradas Nicolas tem o dom de fazer o tempo voltar, o qual ele usou para salvar a vida de sua amada em algumas situações, causando assim o efeito borboleta, fato este que acarreta consequências nada agradáveis.

Você seria capaz de qualquer coisa por amor?

O colecionador de Borboletas é um livro intrigante, a autora tem uma escrita que chama a atenção do leitor e o deixa preso na leitura, cada linha cada pagina lida, te deixa mais e mais curioso para saber o desfecho, com um final que não deixa nada a desejar e fecha com chave de ouro a estoria.

"... As imagens de momentos com Joana começaram a passar como um filme. Lembrei-me de quando a conheci, um dia depois de ver o nascimento de uma borboleta, o começo de toda uma vida, de todo um amor. Lembrei-me de quando ela falou pela primeira vez do Efeito Borboleta, de como achei aquela ideia absurda, de como a vida tinha sido irônica comigo..."

site: www.leituraecia.com.br