O Colecionador de Borboletas

O Colecionador de Borboletas Cecília Mouta

Resenhas - O Colecionador de Borboletas

Rafael 25/04/2021

Cecília Mouta escreveu um livro que prende o leitor de tal forma que li o livro todo em um só dia.
Com certeza vale a leitura.

Luiza.Castro 07/01/2021

"Efeito borboleta" em forma de romance
O colecionador de borboletas me surpreendeu bastante. Pela sinopse esperava algo mais voltado para ficção científica e suspense, mas fiquei feliz pelo caminho que ele seguiu.
O livro demonstra o poder que se pode ter ao amar outra pessoa, e como se é possível fazer tudo por ela. Foi um livro que li todo de uma vez, já que não consegui largá-lo de jeito nenhum. As páginas voam e quase não se percebe.
Porém, alguns pontos precisam ser levantados. Algumas frases se encontram na terceira pessoa, como se Cecília tivesse primeiro escrito assim, depois passado para a primeira pessoa e perdido algumas frases. Não que isso atrapalhe profundamente a leitura, mas acontece uma quebra de ritmo toda vez que o leitor de depara com a situação.
Creio também que as personagens são um pouco rasas e mudam de decisão (ou as tomam) muito rápido. Isso faz com que o livro não seja muito realista, já que algumas situações ali descritas são inverossimeis ou sem sentido.
Ainda assim, é um excelente livro. A questão de como ele resolve os problemas, e como suas ações causam reações imprevisíveis lembra bastante o filme de 2004.

Patrick Rosário 28/11/2015

(Corujando nos Livros) Resenha: O COLECIONADOR DE BORBOLETAS - Cecília Mouta
Nesta obra, conhecemos a estória de Nicola, um entomólogo e colecionador de borboletas. Sua mãe colocou-o em uma clínica psiquiátrica, pois ele perdeu completamente a memória devido há algo que descobrimos no desenrolar da estória. E sua mãe é a única que o visita. Nesta clínica, ele é acompanhado pela enfermeira Ester e a psicóloga Liz.

Nicola vai recuperando lembranças de seu passado, e recorda ter conhecido em sua infância, Joana, a filha dos empregados de seu avô, e através dela conheceu melhor as borboletas e o efeito borboleta. Recorda também ter se apaixonado por ela e ser recíproco. A cada lembrança recuperada, Nicola sofre ataques, dores e sangramentos.

Em uma de suas lembranças, ele descobre que realizou o efeito borboleta, cujo poder era voltar no tempo e modificar o passado, quando acontecia alguma tragédia. Porém, todas as vezes que mudava o passado, consequências eram geradas no futuro. E ele se depara nesse ciclo vicioso e perigoso de interferir no tempo, somente para salvar o seu grande amor e amigos.

Presenciamos a agonia e o desespero de Nicola. Ele começa a perguntar-se, onde estaria Joana? Por que sua mãe o colocou ali, já que não era louco? Acontecem inúmeras situações, até que Nicola consegue recuperar todas as suas lembranças e descobre como foi parar ali e o que houve com sua amada Joana. Por tanto, é lindo como a autora finaliza essa estória, o resultado das atitudes tomadas por Nicola são surpreendentes. A recuperação, a liberdade adquirida, o amor sentido e o amor vivido. Demasiadamente bem construído!

site: http://corujandonoslivros.blogspot.com.br/

Rariel 02/02/2020

Faltou história
Gostei da história até certo ponto, pois ela tomou uma direção que eu não achei muito sentido e também acho que ela poderia ter se prolongado um pouco mais.

Estéffani 02/07/2013

Espere. No final, tudo dá certo.
Ótimo. Nota avaliativa máxima.

A história é contada em torno de lembranças, o que é bastante curioso, apesar de todo o mistério do livro.

Um romance de infância, que passa para a juventude e reside. Porém, sobre algumas circunstâncias. Como? Já viu alguém morrer e depois voltar à vida? O livro mostra isso para você de uma forma bem emocional, que encanta.

A leitura do livro é rápida, e interativa. Faz com que o leitor fique com mais curiosidade sobre o que irá acontecer. O livro me prendeu, e sei que irá prender que puser as mãos nele e conhecê-lo.

A capa é linda, e chama bastante atenção. Já é um ótimo argumento para se conhecer. Aposto que já ouviu falar sobre o filme "Efeito Borboleta" certo? Daí, você deve ter assimilado com o livro. Não confunda as coisas: o livro é o livro, e o filme é o filme. Diferenças bem claras são expressas pelos dois.

Uma boa opção de leitura. Vale a pena investir, sem dúvidas.

luu 18/04/2023

As borboletas sempre sabem qual é o seu jardim
Livro muito interessante, a leitura te prende e te faz ler até o final. Gosto muito desse estilo de leitura que fica entre duas cenas de tempos diferentes, a autora conseguiu fazer isso com muita maestria. Gostei muito de todas as reflexões que o livro traz e todas as metáforas usadas e relacionadas com as borboletas. Muito bonito, muito sofrido, muito drama. O personagem principal é muito cativante e curioso. Gostei muito de ler!

Cia do Leitor 03/08/2013

O Colecionador de Borboletas
O colecionador de borboletas, de Cecília Mouta, é um livro de Ficção e o primeiro livro da autora.

Nosso protagonista, Nicola, é um Entomólogo (biólogo especializado em insetos), sua verdadeira paixão são as borboletas.
A trama começa com Nicola internado em uma casa de repouso e sem lembrar nada do seu passado, aos poucos Nicola começa a ter lembranças e nessas lembranças ele sempre desmaia.
Nicola sente um carinho especial pela sua psiquiatra Liz e começa a dividir suas lembranças com ela, menos parte que ele descobre que consegue modificar o passado. Nas lembranças de Nicola conhecemos a Joana a menina que ele amou por toda sua vida. A mãe de Nicola não conta nada para ele de seu passado e à medida que as lembranças vão surgindo Nicola descobre que não se dava muito bem com ela.

Mergulhe nas lembranças de Nicola, se emocione na sua história. Mudar o passado foi realmente bom para ele? Quais consequências trouxeram para seu próprio destino?
Uma história que me encantou e me lembrou em alguns momentos do filme Efeito Borboleta que eu amo. A autora tem uma narrativa bem gostosa de ler, me vi presa na história e não conseguia mais parar.

Gostei muito da mensagem final enviada pelo livro, os personagens me cativaram demais, me emocionei várias vezes ao longo da trama.
Adorei o livro e recomendo a todos que gostam de ficção, drama, romance e livros que voltam no tempo, enfim todos que gostem de uma boa história.

Resenha de Danielle Peçanha no blog Cia do Leitor

site: http://ciadoleitor.blogspot.com.br/2013/07/resenha-o-colecionador-de-borboletas-de_6506.html

Anne 28/11/2022

O colecionador de borboletas ?
A história te prende e instiga a leitura, a curiosidade sobre o que aconteceu e a dúvida sobre a lucidez do personagem (e a sua própria no meio de tanta teoria).
O que uma pessoa faz por amor as vezes pode até ser egoísta, mas o destino sempre encontra um jeito de nos levar pro caminho certo.

Gramatura Alta 20/07/2015

Emocionante
Na Teoria do Caos, “o bater de asas de uma simples borboleta pode influenciar o curso natural das coisas e, talvez, provocar um tufão do outro lado do mundo”. Essa premissa é usada na maioria das histórias de viagens no tempo, ao passado. Não é diferente na obra de Cecília Mouta.

Nicola, o personagem principal, está hospedado em uma casa de repouso para acompanhamento médico e psicológico a pedido de sua mãe. Algo aconteceu com ele, mas ele perdeu a memória e, de início, não sabemos exatamente o quê. A única pista que temos é sua fixação com borboletas. Nicola é tratado pela Dra. Liz, uma médica que se mostra mais interessada no paciente do que o normal. Aos poucos, através de ataques dolorosos de dor de cabeça, descobrimos que ele tem a habilidade de voltar no tempo, a qualquer ponto que se lembre, e modificar os eventos.

No filme A Máquina do Tempo, de 2002, baseado na obra de mesmo nome de H.G. Wells, o personagem principal volta ao passado para salvar a vida de sua noiva. Aos poucos, descobre que por mais que faça, ela acaba morrendo de forma diferente. Do mesmo jeito, Nicola usa sua habilidade para salvar o amor de sua vida, Joana. Os momentos em que ela corre perigo são marcados pela presença de uma borboleta verde, e nesses momentos, ela sempre morre.

Nicola precisa decidir então se persiste nas suas tentativas ou se preserva sua sanidade, uma vez que a cada alteração no passado, as pessoas ao redor são afetadas de forma diferente e, nem sempre, de uma maneira boa.

A narrativa de Mouta é intimista e opressiva. Ela consegue transmitir o desespero sentido por Nicola, e o leitor sente uma carga emocional pesada por conta disso. Por várias vezes, senti-me abatido pelo fracasso das tentativas vãs de salvar Joana. E triste por acompanhar a queda do ânimo de Nicola por não conseguir descobrir uma forma de escapar da borboleta verde.

"Minha cabeça começou a doer. O zumbido aumentou. Ia acontecer de novo, eu não queria, mas não sabia como evitar. Podia sentir mais uma lembrança chegando. Coloquei a caixinha na escrivaninha, me agachei no chão, com as mãos nos ouvidos. Então tudo começou a ficar preto..."

Não sei se concordo com a teoria de que o destino de uma pessoa está tão definido desde o início que é impossível modificá-lo. Acho que nosso futuro é a soma de nossas ações passadas, de nosso caráter, de nossas aspirações e decisões. O fato de salvar uma vida, não significa, obrigatoriamente, que ela será perdida mais à frente, porque é assim que está escrito. O futuro não está escrito. Ele se modifica a cada segundo. Se fosse diferente, de que adiantaria o livre arbítrio? Seríamos apenas fantoches na mão de uma entidade maquiavélica. Pessoalmente, recuso-me a acreditar em tal fato.

Nicola pensa da mesma forma que eu e sua recusa em aceitar o inevitável, conquista o leitor e faz com que torçamos por ele. A presença constante de Liz, e seu carinho por Nicola, deixa a dúvida se Joana realmente é a garota certa para o rapaz. Com o avanço da história, não sabia mais com quem deseja que ele ficasse.

"Eu só não entendia por que o destino quis que Joana fizesse parte da minha vida. O problema não era eu. Qual o objetivo de amar alguém que está destinado a morrer?"

O fim do livro é coerente e consegue ser bom o suficiente para o leitor se conformar e ficar satisfeito com o destino dos personagens principais. Isso não quer dizer que seu coração ficará livre daquele sentimento de que gostaria que as coisas fossem mais perfeitas, menos dolorosas. Mas a vida é assim. Nem sempre um final feliz pode ser totalmente feliz.

site: http://gettub.blogspot.com.br/2015/07/o-colecionador-de-borboletas-resenha.html#more

Manuela222 25/07/2023

O livro me deu altas expectativas, parecia estar indo por um caminho totalmente genial e de repente me decepcionou. A escrita me passou uma energia amadora e sem sentido em certos momentos. Consegui sentir a angústia e confusão do Nicola, a leitura até certo ponto me deixou muito pensativa, reflexiva e emocionada, por isso esperei um final que suprisse tudo o que eu estava pensando e sentindo em relação a história, mas não foi o que aconteceu,infelizmente.

VitAria 12/01/2023

Toda borboleta encontra seu jardim ?
Não sei nem como falar desse livro, ele me mostrou outros lado de tudo visão do mundo e de como eu me via, ele simplesmente é lindo meu livro preferido entre todos os que já li na vida nunca vou supera meu colecionador de borboletas ?

Leitura Amor 07/12/2015

As borboletas Verdes
Você sabe a verdade sobre o Efeito Borboleta ?
No livro O Colecionador de Borboletas , explica exatamente o que é de uma forma extremamente envolvente.
Nicola, vive uma vida complicada após um acidente que nem ele mesmo se lembra. Em meio as borboletas, ele tenta entender o que aconteceu consigo mesmo e com a mulher que sempre se lembra.
Particularmente, eu amei este livro. Serio, eu recomendo a todo vocês.. A história nos ensina que o passado não por ser mudado mas que nosso futuro nos revela grandes oportunidades de ser feliz e que "Existem amores que não são para serem vividos, eles apenas devem ser sentidos"..
Aaaaaah, eu amei muito este livro! ❤

Isa 17/04/2017

Meu amorzinho nacional <3
Primeiro quero dizer que esse livro é incrível, simplesmente incrível! Te faz envolver com a história de uma maneira que eu nunca havia visto um livro nacional fazer. Mas é incrivelmente dramático! Quem não gosta de um bom drama e uma história cheia de desastres, não vai gostar de ler. No entanto, eu, como gosto de uma história que me faça de gato e sapato; me fazendo chorar rios, amei a história do Nicola e suas borboletas.
É uma narrativa peculiar, com um turbilhão de lembranças enquanto o personagem principal tenta relembrar quem ele é e o que aconteceu em sua vida. A real aventura do livro acontece no passado; no presente, Nicola está em um sanatório enquanto recupera suas memórias após passar alguns meses em coma após um trágico acidente de carro. Então ele começa a ter dores de cabeça e tonturas fortes que logo passam a deixá-lo inconsciente, enquanto praticamente sonha com uma cena do seu passado.
Isso é muito agoniante! Não saber o que aconteceu, mas viver a decepção e a dor de ser algo que não lembra de ter se tornado, de conhecer pessoas das quais acha que nunca viu na vida. É como se realmente estivesse na pele de Nicola e sentindo todo o pavor e o desespero que ele mesmo sentiu enquanto tentava se encontrar em suas próprias memórias.
Ele descobriu que tinha o poder de voltar no tempo, como o Efeito Borboleta, e acabou modificando alguns fatos no decorrer da vida, para evitar tragédias ao seu redor. Ele só não sabia que tudo isso afetaria a vida dele de uma forma tão drástica.
E a maldita borboleta verde! Ah, essa maldita borboleta verde. Primeiro eu achei ela uma fofa, presente do amor da vida de Nicola; mas então, comecei a odiá-la, assim como o Efeito Borboleta. Comecei a pensar que se ele nunca tivesse testado da primeira vez, teria sofrido menos.
Mas o final do livro? Não gostei nem um pouco, porque eu não gostava da mulher com quem ele acabou ficando. Não era o que eu esperava, nem o que eu queria; e achei que toda a história se passou de um modo tão intenso e acabou muito de repente.
Mas não retiro minhas palavras. Apesar de dolorosa, a história desse livro é encantadora e tão emocionante que é difícil pensar em um livro que me fez sentir mais sensível. Me identifiquei muito com o amor intenso entre Nicola e Joana, e acho que isso foi o que mais me fez apegar nos personagens principais da história. Eu gostei bastante mesmo, e admiro Cecília por ter escrito uma história tão envolvente, com tantas sensações diferentes e subitamente alteradas em cada página do livro. Essa é uma obra incrível e que eu indico muito!

site: http://estantedamedina.blogspot.com.br/

Paullyanne 15/08/2014

O Colecionador de Borboletas ♥
Nicola protagonista do livro atualmente reside em uma casa de repouso, pois perdeu a memória, um dia na na mesma Nicola descobre seu afeto por Borboletas e com esse afeto surgem alucinações ou melhor memórias de sua vida.

Em suas lembranças ele descobre que foi um entomólogo ( biólogo especializado em insetos) porém sua paixão são as borboletas, descobriu esse amor por elas na fazenda de seu avô, e lá conhece Joana a filha dos empregados da fazenda que divide com ele a grande paixão pelas borboletas, ela lhe conta uma história sobre o efeito borboleta desde então Nicola começa a acreditar nele.

Na casa de repouso Nicola conhece a médica Liz que se torna uma grande amiga, ela o ajuda com seus problemas de memória porém Nicola esconde muitos acontecimentos de sua vida.

Com essas lembranças ele descobre que o efeito que Joana tanto contava realmente existe e Nicola tem esse poder.

Ao longo desses devaneios ele percebe que Joana sempre sofre algum acidente que causa sua morte, com isso Nicola se vê obrigado a voltar o tempo e salvá-la das tragédias. Aonde isso irá parar?

" Os voos mais bonitos são aqueles que simplesmente acontecem. Apenas deixe o vento bater no seu rosto. "

Peguei o livro para ler e não larguei mais! O livro é envolvente, lindo, e surpreendedor, me empolguei tanto na leitura, ela é gostosa demais. As frases do livro são lindas a capa nem se fala né? De tão lindas que são eu fiz algo que nunca fiz, marquei a frase do livro com lápis de cor pois não achei nenhum marca-texto.

A Autora ela soube muito bem explicar todos os acontecimentos, não ficou pesado nem nada.

A diagramação ficou linda, a editora colocou uma borboleta em todo inicio de capítulo *-*

Sem dúvidas esse livro entrou para os meus favoritos! Eu amei cada página.

site: http://garotaliterary.blogspot.com.br/2014/08/resenha-o-colecionador-de-borboletas-36.html

Amanda Molina 28/10/2015

Encantador
Nicola reside em uma casa de repouso, ele precisa se lembrar de seu passado e conta com a ajuda de uma psiquiatra, pois perdeu a memória. Logo ele descobre uma ligação com as borboletas, e com as borboletas surgem memórias e alucinações.

Em suas lembranças ele descobre que era um colecionador de borboletas e que foi um entomólogo (biólogo especializado em insetos), e suas duas maiores paixões do passado: borboletas e uma garota chamada Joana, ele se recorda que descobriu esse amor por elas na fazenda de seu avô, eles dividem a mesma paixão por borboletas, e um dia Joana lhe conta sobre o efeito borboleta e Nicola passa a acreditar nele.

Na casa de repouso Nicola conhece a médica Liz que se torna uma grande amiga, ela o ajuda com seus problemas de memória, apesar de sua amizade Nicola esconde muitos acontecimentos dela.

A cada lembrança que Nicola tem seus ouvidos e nariz sagram, quanto mais tempo de lembranças ele tem, mais horas desacordado ele sofre.Com essas lembranças ele descobre que o efeito que Joana tanto contava realmente existe e que ele possui esse poder, mas que esse poder de mudar o passado tem suas consequências.

"Você já sentiu o toque de uma borboleta, Liz?
-Não.
Então acho que você não conhece a leveza e a verdadeira beleza da vida."

O Colecionador de Borboletas é muito envolvente, surpreendente e lindo, eu não queria parar de ler, a leitura fluía de forma rápida e a cada lembrança de Nicola eu queria saber qual seria a próxima, um livro viciante.

A edição é maravilhosa, desde a capa até as borboletas colocadas no inicio de cada capitulo.

A Cecília soube contar a história, em momento algum, apesar do assunto delicado e muitas vezes confuso, me senti perdida, alternando entre presente e passado, a autora caprichou.

O livro surpreende, um final que eu nunca iria imaginar. História emocionante, me emocionei várias vezes com a história do colecionador de borboletas. Indico para todos, afinal já entrou para minha lista de favoritos.

site: http://blogdameninaquele.blogspot.com.br