O Azarão

O Azarão Markus Zusak

Resenhas - O Azarão

Paty 29/03/2013

A obra apresenta-nos a vida de Cameron Wolfe, um garoto de 15 anos que, em seu mundo turbulento e vazio, quer encontrar a si mesmo. Ao lado do irmão Rube, rebelde até o último fio de cabelo, o personagem narra sua história e os acontecimentos cotidianos da vida. O genial é que tudo é muito simples, como o próprio personagem fala quase o tempo todo.
Livro de fácil leitura e bem rápida.. nada de extraordinário na estória.. mas reflete bem os conflitos emocionais e diários que assolam as pessoas.

13/06/2013

Tão curto quanto comovente.
Marcus Zusak me fascinou com a história de Liesel Meminger e não foi diferente quando acompanhei o inverno de Cameron Wolfe, um rapaz de 15 anos que diz não saber quem é, e sim o que é: um perdedor. Porém, ele comete um equívoco ao escolher o adjetivo; ele é, na verdade, um sobrevivente. E, nesse mundo, sobreviventes acabam sendo também vencedores. A escrita, simples e profunda ao mesmo tempo, apresenta mais do que o cotidiano de um adolescente qualquer que se considera parte da escória da Terra: revela um homem em formação e todo o complicado processo de amadurecimento pelo qual todos estamos sujeitos a enfrentar.
Entre todos os sonhos descritos, o que mais me tocou foi aquele em que Cameron se encontra observando um garoto golpear e apanhar do ar, sem desistir. Quando pergunta por que é que só uma pessoa participa da briga, uma das pessoas da plateia esclarece que o menino está lutando contra o mundo. Por fim, Cam pergunta se ele pode vencer. O que está escrito nas entrelinhas é que nós somos o garoto - todos lutamos contra o nosso mundo; caímos, nos levantamos e nos recompomos para voltar ao ringue. A pergunta que Cameron faz é também a que nos persegue todos os dias; embora nem sempre exposta, nunca nos abandona. Convivemos com a dúvida em relação ao nosso resultado final enquanto vivemos para descobrir.

naniedias 08/07/2013

O Azarão, de Markus Zusak
Intrínseca - 175 páginas
Um livro que parte de lugar nenhum e apenas dá voltas sem sentido.

Título: O Azarão
Ano Original de Publicação: 1999
N de Páginas: 175
Série: Trilogia Irmãos Wolfe - Vol. 1

Sinopse:
Cameron Wolfe é o mais jovem de quatro filhos. Tem apenas quinze anos e não sabe muito bem quem é ou o que quer.

Admira o irmão mais velho, Steve, a quem vê como um grande vencedor. Tem inveja do romance vivido pela irmã, Sarah, e sempre se mete em enrascadas ao tentar acompanhar Rube, que é o mais próximo dele em idade.

Cameron se descobre infeliz com sua vida. Mas se apaixona e talvez isso possa mudar tudo, ou ao menos é o que ele pensa.

O que eu achei do livro:
Muito fraco.

Eu esperava mais, bem mais, do livro de estreia de Markus Zusak.

Gosto de livros que falem do cotidiano, que retratam a mediocridade entediante e inescapável da vida.
Eu realmente curto esse tipo de história que faz com que nos enxerguemos nos protagonistas e nos dão um banho na água enregelante da realidade.

Mas mesmo esse tipo de livro precisa de um propósito. Não necessariamente uma jornada intensa de autoconhecimento, nem mesmo uma história de superação, nem um final feliz. Mas definitivamente precisa de alguma coisa.
É terrível ler um livro sem objetivo. Uma história que simplesmente está ali e pronto. Talvez seja possível fazer uma profunda análise do livro e encontrar paralelos e metáforas que o tornem brilhante.
Boa sorte, caso queira tentar.
Eu simplesmente não me senti envolvida o suficiente para tentar algo do tipo.

A escrita de Markus Zusak nesse livro também não me agradou muito.
A leitura é rápida (até porque o livro tem poucas páginas), mas entrecortada.
O autor tentou inovar com uma pontuação diferente que desse um ritmo único ao livro e conseguisse transmitir ao leitor os sentimentos que afligiam o protagonista (ao menos, acho que essa foi a pretensão dele), mas eu não gostei da ideia que acabou tornando a leitura do livro mais pesada e até mesmo um pouco lenta.
Acrescento a isso os sonhos. Ao final de cada capítulo, é narrado um sonho maluco de Cameron. Os sonhos até têm ligação com a história, mas são tão estranhos (talvez, e mais uma vez essa é a visão que eu tenho, numa tentativa do autor de aproximá-los aos sonhos reais experimentados pelas pessoas em suas noites de sonho) que chegam a ser chatos e também são um entrave na leitura.

No final das contas, terminei a história sem conseguir entender muito bem a que ela veio. Não vi muito sentido ou diversão.
O segundo volume já está na minha casa e espero que traga algo mais interessante do que aquilo que encontrei nesse.

Nota: 3

Leia mais resenhas no blog Nanie's World.

site: http://www.naniesworld.com/2013/07/o-azarao-de-markus-zusak-bertrand.html

Raffafust 06/01/2014

Zusak" tem um jeito de escrever que me agrada muito. " O azarão" pode não ser seu melhor livro mas certamente é um livro muito bom e de rápida leitura que pode até não impressionar mas diverte.
Nele conhecemos Cameron Wolfe, um menino de 15 anos que a vida não lhe é muito fácil. Como nunca gostou muito de estudar ele vive acompanhado do irmão do meio Rube e se mete em algumas encrencas, sempre com as ideias mirabolantes do irmão. O único emprego que teve foi como entregador de jornal, mas ele logo foi mandado embora porque quebrou a janela de um cliente. Ele mesmo diz que nenhuma menina gosta dele e pelo que é narrado seu pai também não morre de amores pelo filho o tratando mal boa parte do livro.
Ainda formam essa família uma irmã mais velha que eles, Sarah , que só se importa em agarrar o namorado, um irmão mais velho que ele e Rube que é o filho preferido pois é ótimo aluno e ainda joga bem futebol.
No meio de uma realidade sacal, Cameron sonha, e quando sonha ele pode ser muitas coisas, já que acordado ele não tem muita sorte no amor, também pudera vive se interessando por mulheres mais velhas como a secretária de um dentista.
Dizem que cada livro é focado em um irmão , ja´tenho todos e estou lendo aos poucos, apesar de não ser um livro excelente , é um livro bom, e sendo de Zusak sempre vale a pena ser lido.

Rick 20/01/2014

Livro Piloto.
Tem lá suas futilidades, se é que posso dizer isso.
O livro apenas não segue uma trajetória requerida, é indo e indo e pronto. Mas eu gosto disso, sim, eu gosto desse devaneio literário. Cameron e Rube roubando placas ou simplesmente pensando em garotas. Isso é fútil? A resposta é sua, mas o contentamento em lê-lo é meu.

8.5

Ninah 30/01/2014

(Não é resenha, é apenas um comentário)

Markus Zusak sempre me surpreende, mas nem de perto esse livro chega ao pés de A GAROTA QUE EU QUERO. Leva três estrelas só porque é o começo da trilogia, mas é indiferente lê-lo depois que você já leu A garota que eu quero. Só digo que ele é mais um complemento do que foi deixado em aberto neste último. Confesso que demorei para engatar na leitura, que por muitas das vezes é bem chatinha, mas do meio para o fim acaba ficando boa.

Danielle 30/01/2014

Resenha - O azarão
Livro narrado por um adolescente de 15 anos que vive se metendo em enrascadas com seu irmão Rube e vive uma paixão não correspondida.

No início achei o livro legal, porém do meio para o final não funcionou mais comigo, achei a história fraca e não consegui me conectar a ela. Não pretendo continuar a série.

O livro é pequeno e o leitor consegue ler em apenas um dia, leia e tire suas próprias conclusões, quem sabe não possa te agradar.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Juliana Pires 02/02/2014

Já estamos em fevereiro, e só agora, deu tempo de postar a resenha do primeiro desafio do Volta ao mundo em 12 dias, o objetivo de janeiro, era ler um livro do autor Markus Zuzak, eu queria reler A menina que roubava livros, já que eu nunca resenhei ele aqui no blog, mas como o meu está emprestado, decidi conhecer outro livro do autor. Então eu escolhi O Azarão, a história é interessante, mas eu não fiquei muito impressionada, acho que por ser o primeiro livro dele, lançado em 1999, ele ainda não tinha aquela escrita mágica que tanto me emocionou.

Nesse livro, nós acompanhamos o dia-a-dia de Cameron, o filho mais novo da família Wolfe, como ele mesmo diz, no começo do livro, a história que ele nos conta sobre sua vida, seus desejos e amores, não é extraordinária, não tem momentos impactantes, ou uma grande tragédia, o que ele nos mostra, são seus valores, seu relacionamento com a família, seu desenvolvimento pessoal, e como eu disse, apesar de não ter me impactado tanto, adorei a forma como autor passa todos os conflitos internos de um adolescente, que esta começando a tomar consciência do mundo ao seu redor.

O livro é curtinho, e nele nós conhecemos um pouco da rotina de Cameron, e sua família, é tudo muito simples, mas é por isso mesmo, que é interessante, mesmo que possa soar ao contrário, adoro personagens introspectivos, que vêem a vida com um olhar sonhador, e que são cheios de questionamentos, que faz nós mesmos, parar e pensar.

O relacionamento mais interessante é com o irmão mais velho, Ruben, por quem tem sentimentos contradizentes, exista a admiração, mas também o medo, a parte mais memorável, porém, são os questionamentos acerca do amor, lindos e inocentes, típicos da idade. Foi uma leitura agradável, é muito gostoso acompanhar um personagem que está crescendo e tentando entender a si mesmo, e tudo ao seu redor, vou acompanhar a série, ainda bem que já foi toda lançada aqui no Brasil.

"Talvez tudo o que eu saiba é que, naquele dia, na varanda da frente, quando observei Sarah e Bruce, senti alguma coisa e jurei que, se um dia eu tivesse uma namorada, eu a trataria direito e nunca seria mau nem safado com ela, nem a magoaria. Nunca. Jurei e tinha toda a confiança do mundo de que maneria a promessa.
_ Eu a trataria direito - falei.
_ Trataria."

Patrícia m 19/06/2014

Uma outra face de Markus Zusak
Quem me conhece, sabe o quanto amo Markus Zusak desde A Menina que Roubava Livros (o qual li pela primeira fez em 2008). Então, quando vi O Azarão e soube que ele é o primeiro romance escrito por Zusak, já soube que precisava ler. Então, após feita minha leitura, tomei minhas conclusões: a escrita é impecável, tal como em outras obras do mesmo autor. Porém, o que faz de O Azarão um livro apenas bom (e não "muito bom" ou "ótimo") é somente o enredo. Claro que achei a história muito bonita e claro que ela foi bem desenvolvida. Mas não é cheia de complexidades como os outros livros de Zusak.

Deixando de lado essa parte, quero deixar claro que gostei sim de O Azarão, no final das contas. Ele me fez sentir certa tranquilidade e uma pureza que, ao crescermos, não mais imaginamos que exista dessa forma dentro de nós. Cameron é um menino bom, embora se denomine perdedor, e também é uma pessoa de bons pensamentos, embora as vezes ele se ache indigno de qualquer coisa boa. E ao vermos a forma apaixonada que ele começa a pensar em Rebecca Colon, é quase impossível não nos sentirmos comovidos. Vemos quão verdadeiros são seus sentimentos justamente por ele não conseguir achar que ela seja real de tão perfeita que é. Então Cameron decide mudar suas maneiras de agir simplesmente por conta do amor que sente por uma garota e isso nos faz sentir a pureza em seu coração. Ele está apenas sendo sincero consigo mesmo - por mais que não o seja com a própria Rebecca.

Apenas para concluir, explicarei (a quem não sabe) o que é um romance de formação: basicamente, romances desse tipo apresentam um protagonista inicialmente imaturo e sem qualquer tipo de qualidade intelectual ou coisa parecida. Porém, com o passar da história, ele começa a aprender sobre ele mesmo e sobre a vida, crescendo em seu interior e em sua personalidade.

site: http://alqdesonhos.blogspot.com.br/2013/12/resenha-o-azarao-irmaos-wolf-1.html

Thunder Wave 09/08/2014

Se está procurando uma leitura rápida, é o livro certo, SÓ QUE, não é tãããão bom assim. Uma das coisas que me encheram o saco, que me fez ficar um mês pra ler esse livro foram os sonhos, não tenho paciência para poemas, poesias, nunca que ia ter pra aquilo.
A forma de escrever é também um pouco irritante, muitas pausas dramáticas, nunca vi tantos parágrafos assim na minha vida. E conversando e lendo algumas coisas vi que não fui a única. A primeira coisa que reclamei foi isso.
Para minha pessoa foi uma leitura juvenil, por ter sido um, ou, uns dos primeiros escritos do Zusak tá de bom tamanho, porque os livros vão evoluindo e pra melhor.
As “aventuras” de Cameron e Rube, pra mim, não tiveram sentido, mas tudo bem, pelo menos eles tinham todo o respeito pelos pais e se sentiam terríveis quando eles ficavam decepcionado com eles.
Resumindo: Cam, solitário, meio tarado, vive na sombra do irmão, tem uma luta interna com si mesmo, muuuito tímido. Vamos combinar que quase todos viciados em livros são um pouco assim. Por isso que gostei, apesar dos pesares, me identifiquei em alguns momentos, e muita gente deve ter sentido o mesmo.

site: http://thunderwave.com.br/resenha-livro-o-azarao-markus-zusak/

Geslei 14/09/2014

Este primeiro livro do Markus Zusak com certeza superou minhas expectativas... Eu li A Garota que eu quero primeiro pra depois descobrir que era uma trilogia, isso me fez ir correndo ler o primeiro livro pra entender melhor a historia, e que história em! O livro é curto e até pode ser meio sem profundidade, mas os sentimentos e pensamentos do personagem principal me fez se identificar com ele por eu ter a mesma idade. Cameron Wolfe, casula dos seus três irmãos Steve, Sarah e Ruben, é um menino que esta vivendo mudanças na sua vida, inicio da puberdade e conhecendo novos ares no mundo da paixão e sexualidade, mas que se sente um inútil pra família e pro mundo, no livro vai nos mostrar acontecimentos que muda a personalidade de Cameron, ele vai mudando do jeito de ser até o fim do livro, e tudo nos mostra que até o fim da trilogia ele vai ser uma nova pessoa, e essa trajetória de mudanças e transformações na vida de Cameron é que faz a história ser significativa.

Leandro 20/10/2014

O conflito dentro da cabeça de um adolescente.
Para alguns a adolescência é uma das fases mais conturbadas de um ser humano. Problemas de personalidade, problemas físicos, medos, erros, ESPINHAS, falhas e outras coisas. Mas para mim, a adolescência é algo fascinante. É a época que temos as melhores experiências. E onde começamos a ver o mundo de outra maneira. É onde achamos que podemos de tudo, mas não podemos nada. Achamos que o mundo é nosso, quando temos que pedir para sair e voltar num horário determinado. E vemos tudo esse conflito em O Azarão, de Markus Zusak.

É claro que, boa parte dos leitores de plantão conhecem Markus Zusak da obra A Menina Que Roubava Livros. O sucesso foi tão grande que o livro ganhou uma adaptação para o cinema que, na minha visão, ficou excelente. E foi a partir dai que comecei a buscar outras obras do autor e acabei esbarrando em O Azarão, onde acompanhamos a adolescência de Cameron Wolfe, que está em conflito consigo mesmo, da mesma forma que outros adolescentes.

Cam, como é chamado no livro, é o mais novo de quatro irmãos, sendo Sarah a mulher com o namorado grudento, Steve o mais velho e jogador de futebol e Rube, que forma a dupla do barulho com Cam. Juntos, esses dois sempre planejam muitas coisas erradas, desde assaltos até atos de vandalismo, mas sempre param no meio do caminho, por falta de coragem. E a partir daí, somos convidados a dividir desde os pensamentos de Cam até seus sonhos mais malucos e sem pé nem cabeça.

Em meio a confusões, uma mãe que só cozinha cogumelos com salsicha, um pai durão que não gosta de demonstrar muito amor, mesmo o sentido pelos filhos e a vida levada na raça como a maioria Cam começa a guerrear com ele mesmo sobre qual o objetivo de sua vida. Ele começa a pesar as suas atitudes, que vão desde ver mulheres de lingerie em catálogos de natal até suas brincadeiras de boxe com seu irmão, fazendo sua mãe ser chamada na escola, que a deixa com raiva e vergonha. Mas, quando ele resolve trabalhar com seu pai, ele acaba entrando em um conflito, que ao meu ver, é o mais perigoso: o amor a primeira vista. Num dos trabalhos, ele conhece uma garota. E desde aquele momento, os pensamentos do garoto mudam.

E nessa salada de sentimentos e pensamentos é que vemos a mensagem que Zusak quer passar, que é sobre reconhecimento, sobre o crescimento de um ser humano. Como é difícil a operação do amadurecimento em meio a tantos conflitos mentais.

A historia é simples. A leitura é rápida. E o livro é curtinho. Não é aquela obra prima que vimos em A Menina Que Roubava Livros, mas é algo interessante e te deixa curioso para ler os outros volumes dessa historia que envolve a família Wolfe.

Cleber Vasconcelos 12/05/2015

Bom!
Impossível não se identificar, e rir muito, com os "planos mirabolantes" elaborados pelos irmãos.Não no sentido de roubar algo, mas de fazer coisas totalmente sem noção. Bom para relembrar os tempos de moleque. Também há o lado sério com o protagonista Cameron e sua baixa auto-estima. Uma história sobre a complicada adolescência e suas crises, onde o autor soube dosar na medida certa o drama e riso.

Pri de La Forge 25/01/2016

Não diz a que veio
Ok que foi o primeiro (ou um dos) de seus primeiros livros, ok que é uma historia de adolescente para adolescentes, mas a profundidade e o drama que ele tenta empregar a questões tão banais e corriqueiras como as narradas carecem de algo que as torne interessantes. Falta carisma.

Duda 06/04/2020

O Azarão
Imaginei uma leitura mais pesada, já que o primeiro livro que li de Markus foi " A Menina que Roubava Livros", mas me surpreendeu, um livro fácil de ler, com uma história pesada ao mesmo tempo, e cheia de aprendizado