O Azarão Markus Zusak

Resenhas - O Azarão

Sofia.Souto 19/12/2021

"Eu sempre ia viver com esse tipo de falta de confiança em mim mesmo, de dúvida em relação à civilização à minha volta? Eu sempre ia me sentir tão pequeno que ia doer, e mesmo o grito mais alto, rugindo da minha garganta, era, na verdade, apenas um lamento? Será que meus passos sempre iam parar de modo tão súbito e afundar no caminho?"

Clóvis Marcelo 05/03/2014

Cameron Wolfe tem 15 anos e três irmãos mais velhos: Steve, Sarah e Rube, o mais próximo e apenas um ano mais velho que ele, com quem se junta para praticar pequenos delitos pela vizinhança – ou pelo menos, planejá-los, já que nunca deram certo – numa forma de chamar atenção de si próprios; ser alguém que fez algo marcante. Completam a família seu pai encanador e sua mãe durona e empregada doméstica. Uma família humilde que guarda muito mais do que os poucos recursos financeiros.

Fica claro que, por trás da fachada de adolescente típico de Cameron, existe um garoto infeliz com sua vida e suas atitudes, mas também um homem em formação, ainda com as amarras no adolescente inseguro, inconsequente e, às vezes, ridículo, que luta para ser alguém.

“Engraçado, pensei, enquanto dava a volta na corda que delimitava o campo. Antigamente, melhores amigos, e agora não temos quase nada a dizer um ao outro. Era interessante como ele havia se juntado àqueles caras, e eu tinha ficado na minha. Não gostava nem desgostava disso. Só era engraçado que as coisas terminassem assim.” Pág. 40

E é aí que, ao ajudar o pai num serviço de encanamento, Cameron conhece e se apaixona por Rebecca Conlon, uma bela garota, digna de orações e, o melhor de tudo, alguém real, que não está na imaginação do menino. A garota dos seus sonhos. Para consegui-la, Cameron sabe que terá de mudar não apenas suas atitudes, mas também seus pensamentos derrotistas. Ele sabe que precisará ser um vencedor.

“O que mais me impressionou é que, de repente, comecei a rezar. Comecei a fazer orações por Rebecca Conlon e a família dela. Não conseguia parar.

— Por favor, abençoe Rebecca Conlon — ficava pedindo a Deus. — Faça com que ela fique bem, certo? Faça ela e a família dela ficarem bem hoje à noite. É só o que peço. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. — E fazia o sinal da cruz como os católicos fazem, e nem sou católico. Não sei o que sou.” Pág. 64

COMENTÁRIOS

O livro é narrado em primeira pessoa, sob a perspectiva de Cameron. Embora seja o garoto que narre a história, não é descrito pensamentos que estão acontecendo no dado momento que é contado, ele sim nos conta sua própria história como se de um futuro não tão distante.

A diagramação da Editora Bertrand está muito bem feita, os capítulos são curtos e o formato do livro acelera a leitura. Ao fim de cada capítulo encontramos diferentes sonhos de Cameron que são desconexos de toda a história. Para mim algo sem propósito, mais para utilizar escritos que o autor devia ter como rascunho. O único ponto que não me agradou foi a escolha do título – The Underdog – que em tradução literal seria O Oprimido, ficando como O Azarão. Compreendo que poucos comprariam um livro com esse título, porém deixo aqui minha opinião.

A escrita do livro lembrou-me o Markus Zusak que escreveu A menina que roubava livros, embora não tenha nada que se assemelhe a essa história. Nota-se veracidade no texto, que dá um tom autobiográfico (pois por coincidência o autor possui esse mesmo número de irmãos e parece falar da sua juventude misturada à ficção) a essa história escrita em forma de memórias, onde Cameron conversa com o leitor e vive através das palavras. Em alguns trechos chega a ser bem melancólico (introspectivo) – a minha parte preferida, diga-se de passagem; um livro sobre descobertas e autoavaliação.

“Eu sempre ia viver com esse tipo de falta de confiança em mim mesmo, de dúvida em relação à civilização à minha volta? Eu sempre ia me sentir tão pequeno que ia doer, e que mesmo o grito mais alto, rugindo da minha garganta, era, na verdade, apenas um lamento? Será que meus passos sempre iam parar de modo tão súbito e afundar no caminho?” Pág. 107 Capítulo 9 Favorito

site: http://defrentecomoslivros.blogspot.com/2014/03/resenha-o-azarao-markus-zusak.html

Meu Paginômetro 22/01/2013

Trilogia completa
Conheça a trilogia completa em http://meupaginometro.blogspot.com.br/2013/01/o-azarao-markus-zusak.html

Camille 03/03/2013

Quando soube do lançamento do primeiro livro escrito pelo autor de "Eu Sou o Mensageiro", logo me interessei. E, ainda que não esperasse um livro tão bom quanto o que já li, acreditava que a narrativa fosse me conquistar. O que foi me deixado claro, todavia, é que o tempo escrevendo livros levou Markus a aprimorar seu estilo e torná-lo interessante.

Muitas das características do autor estão nas páginas do livro. Seja a história não deixada às claras no início, seja pelas palavras em parágrafos, seja pela intensidade da mensagem que ele quer passar. O Azarão, infelizmente, não me conquistou, mas foi salvo pelos questionamentos da personagem principal e pela facilidade de leitura.

Cameron é o mais novo dos quatro irmãos e, a princípio, o mais sem sentido atribuído. Sarah vive com o namorado, beijando-se no sofá da sala, sem se preocupar com privacidade. Steve não precisa necessariamente lutar para conseguir algo: ele simplesmente consegue. Rube tem sua linha própria de raciocínio, amigos e é quem decide o que Cam e ele farão ou não.

Em meio a tentativas de assaltos (propositalmente) ridículas e brigas que o deixa de olho roxo, ele percebe que – quase atendendo pedidos da mãe – está crescendo. Terminando todo capítulo com a narrativa de um sonho, destaca-se um cujo Azarão está lutando contra algo que não é possível se ver, mas está na rotina de todas as pessoas.

É o ponto máximo do livro, quando esperamos que toda a narrativa vá tomar um rumo incrível que nos fará repensar nossa forma de agir e viver. Decepcionante notar que o resultado disso só estará nos próximos livros, ainda que tenha sido plantada uma semente que leva Cameron a reagir, assumir e até reforçar sua identidade.

Nesse momento, é inevitável se colocar como observador da luta, ou mesmo participante dela. Faz refletir um pouco sobre qual o nosso papel na sociedade, se é que existe de fato algum. Abre espaço para um questionamento que acaba por não se desenvolver junto à personagem, e fica perdido em meio a uma linha e outra.

É por esse questionamento, esse sonho e esse ponto máximo que vale a leitura. Claro, isso se você não for um curioso querendo saber como Zusak iniciou a carreira e entender melhor como se deu o seu crescimento no meio…

Butakun 11/03/2013

Aqueles sonhos, rs...
Markus Zusak. Simplesmente um dos meus escritores preferido da atualidade. Linguagem simples, mas tocante. Envolvente. Só espero que os outros livros desse rapaz não demorem tanto para aportar por aqui como este.

Aline 19/06/2021

Garotos sendo garotos
É uma leitura bem gostosinha sobre o cotidiano e as questões internas dos garotos.

Não é um livro best-seller, mas para passar o tempo ou para sair de uma ressaca literária ele quebra um galho.

Marina 19/06/2013

"Gosto de inverno, sou assim"
Cameron Wolfe é um adolescente depressivo que vive se metendo em encrencas. Ele é o caçula de quatro irmãos e acha que é uma decepção para os pais, que mereciam algo melhor. Cameron admira muito o irmão mais velho, que na opinião dele é a única pessoa decente da família. Para a infelicidade da mãe, vive “lutando” com seu terceiro irmão, quase sempre saindo machucado, e planejando roubar coisas junto com ele. Cameron se acha um lixo, e segundo ele, um caso perdido.

Não sei muito sobre Markus Zusak, não sou de pesquisar a vida dos autores que leio e ele não é muito de aparecer na mídia, mas esse livro parece ser uma “quase-biografia” (se é que isso existe), essa informação está até mesmo na orelha do livro. Biografia ou não, não pude deixar de notar que o autor gosta de uma luta, em A menina que roubava livros, Max Vandenburg era um lutador, em O azarão temos Cameron e seu irmão, que também lutam. Nunca fui de gostar de briga, mas Markus parece gostar de uma.

O Azarão é um livro muito pequeno, talvez apenas uma introdução à família Wolfe, pois o livro faz parte de uma trilogia. Apesar de suas poucas páginas, O azarão é um livro muito interessante e gostoso de ler. Markus soube muito bem escrever “a mente” de Cameron. O livro é narrado em primeira pessoa pelo próprio Cameron, e apesar da confusão de seus pensamentos, o livro não fica chato em momento nenhum.

Cameron me lembra, de alguma forma o personagem Colin Singleton, do livro O teorema Katherine. Talvez seja porque os dois não gostam de mulheres maquiadas, mas algo me faz lembrar deles como “parecidos”. Estou lendo tanto que meu cérebro começou a associar personagens de livros completamente diferentes... rs’
Markus como sempre soube contar uma história, e não precisou de muitas páginas para isso. Não vejo a hora de ler a continuação e descobrir que rumo tomou Cameron Wolfe.

site: https://marina-menezes.blogspot.com/

Yago 24/09/2023

Um livro bacaninha
O livro é um flash de algumas semanas de um meninos que está crescendo e aprendendo sobre o amor e sobre seus sentimentos.

Um livro curto que não te prende muito. É literalmente uma flash curto sobre ser um adolescente e sobre a evolução da mentalidade de ser um adolescente.

Bacaninha mas não me interessou muito não

Beatriz.Praciano 16/12/2013

É o primeiro livro da série irmãos Wolfe da editora Bertrand Brasil que conta a história de Cameron Wolfe, um típico adolescente de quinze anos tímido, sonhador e confuso que mora em uma casa simples com três irmãos mais velhos e os pais.
Em geral são uma família de classe social média, a mãe é uma mulher durona e o pai é o mais próximo dos garotos. Steven é o mais sucedido da família, jogador de futebol já teve várias garotas, Sarah é uma adolescente comum, passa a maior parte dos dias namorando no sofá até que um dia os dois começam a se estranhar e ela descobre que ele tem outra pessoa. Já Ruben é um dos personagens principais do livro por ser o irmão mais próximo de Cameron, um tremendo fanfarrão preguiçoso, daqueles que preferem roubar à arrumar um emprego, juntos eles planejam assaltos e se divertem na cidade. Tudo começa quando Rube planeja assaltar um dentista, porém, o plano vai por água a baixo quando Cameron se encanta com a recepcionista e desiste do assalto. Então sem dinheiro e emprego é Cameron que toma a inciativa de voltar a entregar jornais, mas é recusado por ser um tremendo desastrado. Sendo assim ele começa a ajudar o pai (encanador) aos sábados para ganhar um trocado. Logo ele conhece uma garota que muda sua vida, ela é diferente de todas as outras, não que ele já tivesse tido outras, mas com ela as coisas eram diferentes e desde então ele começa a pensar e a rezar por ela todas as noites. É quando ele percebe que precisa reencontrá-la a qualquer custo e começa a torcer para que o sábado chegue logo. Cameron se depara também com seu ex-melhor amigo Greg Fiemi um garoto bacana que deixou de andar com ele para andar com o grupo de vencedores liderado por Dale Perry é quando ele começa a analisar toda a sua vida e a perceber que para ter a garota desejada ele precisa mudar, se tornar um vencedor.

Pedroni 26/11/2013

Livro para Adolescente
O livro O Azarão do escritor Markus Zusak, é um livro bom, porém apenas isso, um livro que não há muitas reviravoltas, nem grandes surpresas, o decorrer da historia estará sempre nas paginas que se está lendo, porém vale a pena ler. É um livro destinado a adolescentes, pois o personagem do livro quer buscar uma identidade, e vive se torturando por perguntas sem respostas certas.

Lis 22/05/2016

"Que garota que se respeita podia me suportar? Cabelo sempre bagunçado. Mãos e pés sujos. Sorriso torto. Que andava marcando, preocupado. Não. definitivamente, isso não era bom. Nada disso."

Minha primeira experiência com Markus Zusak não poderia deixar de ter sido outra senão "A menina que roubava livros" isso há muito tempo atrás, claro que me encantei com a narrativa, só que acabei abandonando o livro, como disse a narrativa é incrível, porém passava tanta emoção, tão forte e eu não estava no momento para este tipo de leitura e acabei desistindo.
Depois me deparei com "Eu sou o mensageiro", e me encantei, adorei o livro, e a partir daí fiquei muito curiosa em ler mais do autor, e agora tenho em mãos "O Azarão", e novamente cai nos encantos do autor.

O Azarão traz uma escrita bem mais básica se comparado com os demais livros do autor, porém não deixa de ser uma leitura envolvente. Aqui encontramos o cotidiano de Cameron, narrado em primeira pessoa e sem muita riqueza de detalhes. Acompanhamos sua convivência com a família, seus comportamentos e claro suas paixões.
O autor não descreve tanto os personagens, vamos descobrindo aos poucos a personalidade de cada um através das situações que Cameron vivencia.

A narrativa é leve e direta, com pouco menos de 200 páginas nos encantamos, angustiamos e ficamos cada vez mais curiosos com o cotidiano simples de Cameron.

Embora não é o primeiro livro do autor aqui no Brasil, este foi a primeiro publicado lá fora, aqui a editora responsável é a Bertrand Brasil e fez um ótimo trabalho quanto a diagramação. A capa é incrível e é um livro que chama a atenção na estante.

(Resenha publicada originalmente no blog em que eu escrevia "Batalha Literária")

Adolfo 11/01/2013

O Azarão
Confesso que esperava mais deste livro, sendo o autor o Zusak. Mas, talvez por tratar-se de seu primeiro livro publicado, o autor ainda estivesse em sua busca pelo estilo próprio. O livro é todo narrado pelo personagem principal, Cameron Wolfe, e o leitor se vê imerso nos pensamentos e indagações deste adolescente de quinze anos de idade. Só isso. Não há uma história com início, meio e fim, nem grandes aventuras e mistérios a serem desvendados. Os "tapas sem mão" tão presentes em "A menina que roubava livros" e "Eu sou o mensageiro" estão presentes neste livro também, mas de forma bem amena, quase inexistente. Talvez se o personagem principal fosse melhor explorado sem seus dramas, em suas "aventuras", o romance fosse melhor. O livro não é ruim, mas fica a sensação de que falta um algo a mais.

Esdras 20/09/2016

O Azarão
"Você já se sentiu um completo perdedor? Cameron Wolfe é um adolescente que vive na mesma casa com os pais e irmãos. O relacionamento entre eles é meio que conturbado. A afinidade maior é com o irmão Ruben. Apesar de os pais trabalharem, a situação financeira deles soa bem precária. Os filhos estudam numa escola de estrutura crítica e, em casa, pouco variam as refeições. E a mãe dificilmente deixa passar a oportunidade de dizer o quanto Cam e Rube são inúteis. Sem amigos ( um ex amigo,apenas) e com planos de roubos com Rube fracassados, Cameron vai levando a vida com reflexões a respeito da insuficiência de sua importância para consigo mesmo e para com os outros. Mais ainda para com uma garota sobre quem criou tantas expectativas. É fácil gostar do Cam e se sentir conectado a ele em meio a seus sonhos malucos nessa narrativa um tanto deprê, recheada de diversos sentimentos. Tá na cara o quanto ele é diferente dos outros garotos e o quanto ele se sente perdido! É uma história aparentemente simples, porém escrita de uma forma muito humana e sentimental, incapaz de passar despercebida. Amei!
Mel 15/12/2016minha estante
Amei a resenha... vou dar uma conferidinha pra ler depois ;)

Nathan Soares 26/12/2020

Cameron, assim como qualquer adolescente, está passando pela transição da adolescência pra vida adulta e em meio a isso tudo tem de lidar com sentimentos conflitantes e frustrantes. Cam não sabe o que é e esse questionamento que faz com ele se sinta um ninguém. Um livro incrível, escrita simples e fluída.

Geslei 14/09/2014

Este primeiro livro do Markus Zusak com certeza superou minhas expectativas... Eu li A Garota que eu quero primeiro pra depois descobrir que era uma trilogia, isso me fez ir correndo ler o primeiro livro pra entender melhor a historia, e que história em! O livro é curto e até pode ser meio sem profundidade, mas os sentimentos e pensamentos do personagem principal me fez se identificar com ele por eu ter a mesma idade. Cameron Wolfe, casula dos seus três irmãos Steve, Sarah e Ruben, é um menino que esta vivendo mudanças na sua vida, inicio da puberdade e conhecendo novos ares no mundo da paixão e sexualidade, mas que se sente um inútil pra família e pro mundo, no livro vai nos mostrar acontecimentos que muda a personalidade de Cameron, ele vai mudando do jeito de ser até o fim do livro, e tudo nos mostra que até o fim da trilogia ele vai ser uma nova pessoa, e essa trajetória de mudanças e transformações na vida de Cameron é que faz a história ser significativa.