Desastre Iminente

Desastre Iminente Jamie McGuire

Resenhas - Desastre Iminente

Euflauzino 25/03/2014

Na iminência de frustrar o leitor
O maior problema de um livro em primeira pessoa, e daí a dificuldade em desenvolvê-lo, é que ele deixa um vácuo enorme em relação às outras personagens – o que estariam pensando? Como reagiriam psicologicamente a determinado evento?

Pensando nisso, JamieMcGuire resolveu nos brindar com a versão da personagem Travis Maddox para os acontecimentos que se desenrolaram em “Belo desastre”, no qual apenas Abby tinha voz. Então nasceu Desastre iminente (Verus, 405 páginas).

Confesso que estava ansioso para ler este livro, já que havia gostado do primeiro. Não me identifiquei com as personagens, mas tratei o livro como um filme da Sessão da Tarde e acabei me dando bem. As mulheres deveriam ficar loucas pelo bad boy Travis “Cachorro Louco” Maddox, e como não? O cara parte pra porrada por qualquer coisa, é campeão do clube de luta do colégio, anda numa moto potente e pra defender seu amor não mede consequências. Certamente uma lenda. As meninas suspiram – o cara é realmente fodão.

Bom, então voltemos ao livro. De cara percebemos que Maddox irá quebrar a cara, já que seu lema é “faça sexo e mande a mina embora”:

“Enfim. Nenhuma mulher me faria ficar acabado de tanto chorar e caindo de bêbado por tê-la perdido. Se elas não permaneciam comigo, é porque não valiam a pena de qualquer forma.”

Ahhh grande Cachorro Louco, em breve iria mudar de ideia. Alguém iria lhe quebrar a espinha e esse alguém seria Abby Abernathy:

“— Tem algo nela que eu preciso. É isso. É tão estranho assim que eu ache a Abby legal pra caramba e não queira dividir com mais ninguém?”

Pronto, o bichinho da paixão picou o grande e fodão Maddox (até o sobrenome do cara é viril). Daí entramos na cabeça do personagem, um cara sofrido que criou uma casca dura nas brigas com os irmãos e com a perda da mãe. Não consegue entender Abby, mas não consegue largá-la:

“… Bem que tentei manter a calma, mas aquela mulher me irritava. Conversar com ela era como bater um papo com um buraco negro. Não importava o que eu dissesse, até mesmo nas poucas vezes em que fui sincero em relação aos meus sentimentos. A audição seletiva dela me enfurecia. Eu não conseguia fazer com que ela me entendesse…”

Fiquei me imaginando conversando com um buraco negro, sinistro isso. E pior, a tal da audição seletiva, lembrei-me na hora de uma charge que rola na net em que o marido acidentado liga pra mulher e diz: “— Querida, sofri um acidente e a Ângela me trouxe para o hospital. O carro teve perda total. Quebrei duas costelas e uma delas perfurou meu pulmão. Estou respirando por um aparelho, mas não corro mais perigo de morte”. A esposa toda ofendida dá o cheque-mate: “— Quem é Ângela?”

site: ler mais em: http://www.literaturadecabeca.com.br/resenhas/resenha-desastre-iminente-na-iminencia-de-frustrar-o-leitor/#.UzGIWPldUeg

manu368 29/03/2023

Amei
Achei muito melhor pela visão do travis do que da abby!! e nossa senhora que epílogo maravilhoso foi aquele??

Luana:) 02/06/2023

Como gostei de Belo Desastre resolvi ler esse também já que é a mesma história, só que pela visão do Travis.
Gostei desse também, mas como já sabia o que aconteceria na maior parte da história acaba perdendo um pouco a graça.
Mesmo assim acho que valeu leitura.

Libera 01/05/2021

Nesta continuação de Belo Desastre conhecemos o outro lado do inicio do romance de Travis e Abby pelo ponto de vista de Travis. Se no primeiro livro conhecemos os sentimentos e pensamentos de Abby, neste acompanhamos Travis de perto e tudo o que se passa em sua cabeça.

Depois de terminar a leitura de Belo Desastre, acabei com um pensamento formado sobre Travis e o que mudou após ler Desastre Iminente?  Praticamente nada! Travis sofreu muito com a morte de sua mãe e desde pequeno teve uma vida dura, aprendeu a ser duro e fechado para o mundo, nada que justifique seu machismo.

Logo no inicio do livro ele abre a boca para falar coisas horríveis sobre as mulheres e assim como no primeiro livro isso me incomodou muito. Travis não é um homem ruim, ele sempre diz como odeia os caras que abusam de mulheres, sempre lembrando que ele só fica com alguém se a outra pessoa quiser. Ele não obriga ninguém, mas isso não lhe dá o direito de falar o que fala sobre a s mulheres.

"Seus cabelos escuros e brilhantes balançavam enquanto ela andava. Foi então que me dei conta de algo: eu precisava desistir. Comer uma gostosa aleatória era o que eu fazia de melhor, e Abby não queria nada comigo além de amizade."

Quanto a relação dele com Abby, ele realmente demonstra amá-la, mas por mais que ela tente mostrar a ele seus erros, nada muda, ele sempre inventa desculpas, compra flores, ou faz uma surpresa; coisas que vemos em relacionamentos abusivos.

Algumas pessoas podem até achar que estou levando muito a sério, por ser só um livro, mas ao romantizar essa relação e as atitudes de Travis, acabamos aceitando que um homem como ele é o ideal para se apaixonar.

Quando comprei a Série Belo Desastre foi justamente por ouvir que Travis era um homem perfeito, lindo, maravilhoso, e que a história deles era linda. Eles se amam? Sim. Mas amor sem respeito não tem valor.

Casal que vale a pena falar é América e Shepley, e espero que nos próximos livros tenha mais sobre eles.

Minha nota foi quatro, pois a autora soube montar toda a história de maneira que se encaixou perfeitamente no primeiro livro, e realmente a história é bem narrada, fazendo com que possamos pensar sobre relações e abusos.
Lucy 01/05/2021minha estante
Perfeito. Apesar de gostar do livro e da escrita, não dá pra ignorar que Travis é extremamente problemático.

Bianca Soares 23/06/2014

Ler o outro lado da história foi fantástico e comovente.
Amei a cena que ele destruiu o apartamento e, principalmente, quando ele retorna para a casa do pai completamente arrasado, vai ficar guardada na minha mente.
Foi PERFEITO!

Je.souza 01/08/2023

Bomba
Achei que na visão da Abby não tinha como piorar mais piorou.O livro é tóxico não há como negar. Tem momentos que a Abby me dá nos nervos.O casal secundário (América e Shepley) me fez passar tanta raiva quanto. A América surtava do nada por motivos muito bestas.
Um livro ?clichê? ele é um badboy ela é diferente das outras garotas
Char5 16/08/2023minha estante
shepley e america um momento era racionais e no outro eram tão loucos quanto abby e travis... livro que tenta humanizar o Travis e por mais que mostre ele triste por conta da Abby, ainda ele sendo machista e violento supera isso.

Carol 13/05/2021

Travis e Abby
Segundo livro da saga Mandoxx.
Esse é contado pelo ponto de vista do Travis ,acrescentando tudo que o gostaríamos de saber no primeiro.
Muito bom ,adorei .

helena 04/07/2021

melhor que o primeiro
Gostei mais desse porque saber a visão de travis ficou mais fácil de engolir as atitudes dele no livro afinal nesse caso ele explicava o porque fazia o que fazia.

Gizele 13/02/2020

Mesma história, mas agora pelos olhos de Travis.
O que agrega é o Prólogo (de cortar o coração) e o Epílogo (de aquecer o coração); além de mais detalhes dos Maddox.

É bom revisitar a história e entender mais dos sentimentos dele, mesmo que ele continue muitas vezes escroto, agressivo e abusivo como se fosse normal e aceitável.

Lucy 23/05/2020

Interessante, mas quase dispensável
Minha intenção era ler apenas esse segundo livro, já que é quase que exatamente igual a Belo Desastre. Mas, após ficar perdida no início, resolvi ler ambos.

Por ter algumas cenas inéditas e mostrar melhor a cabeça perturbada de Travis, ele acaba sendo um bom bônus a trama do casal. Mas, tirando o início, o restante do livro é um copia/cola do anterior. Só mudando a perspectiva ("Passei a mão no rosto dele", "Ela passou a mão no meu rosto"). Ele poderia perfeitamente ser apenas parte do livro anterior, intercalando os POVs. Mas o dinheiro fala mais alto.

Aqui fica bem (mais) escancarado o machismo do Travis, logo no início, chamando as mulheres que transam com ele de abutres, e a "mulher certa" de beija-flor. E descobrimos que a mãe dele tem uma parcela de culpa em seu desequilíbrio e carência, já que ele seguiu os conselhos da mãe à risca, e a sua perda lhe afetou drasticamente. A forma que as mulheres o rondam chega a ser muito exagerada (pelo menos, nunca vi algo parecido), e o que ele pensa sobre elas é nojento. Tirando America e Abby, nenhuma mulher merece seu respeito. Sua obsessão por Abby fica ainda mais estranha, já que é muito abrupta, e é só pelo fato dela não babar por ele. Ele iria me amar, pois nem na direção de um cara desses eu olharia.

Mas, admito, que tirando essa primeira péssima impressão, cheguei a simpatizar com o personagem. Ele se mostrou menos aproveitador e mais sensível do que eu imaginava. Apesar de deixá-lo mais carente emocionalmente. Minha dica de psiquiatra está ainda mais de pé.

Sendo repetitivo em cerca de 80% do tempo, Desatre Iminente é um bônus atraente para entrarmos na mente de Travis, trazendo algumas cenas que realmente adicionam a história e um epílogo curioso.

Jaque 05/06/2020

Desastre Iminente
Uau... Uau!!! Que livro! O que posso dizer, no começo achei que fosse a mesma história de Belo Desastre apenas vista pelo olhar do Travis, mas aí me deparo com uma história emocionante com partes que nós faz apaixonar ainda mais pelos personagens. Vimos como América e Travis são amigos, e como ela se importa com ele. A amizade de irmãos entre o Travis e seu primo. E com este livro você consegui entender melhor o primeiro livro, o porque do apelido Beija-flor, entende que a Abby não via todos os detalhes da situação, ou ela não queria pensar neles pelo menos, sempre tentando ao máximo se manter confortável na bolha que ela fez para ela, com medo de se entregar aos seus sentimentos.
E o final uau gente! Vou falar que eu supestava de algo do tipo pela forma que descrevia o irmão Thomas, mas mesmo assim foi uma surpresa e tanto o prólogo no final.
Super recomendo, leia este livro o final vale a pena!

Patricia 03/06/2020

Eu amo
Essa série me cativou, amei muito Travis e Abby. Eles são doidinhos

Andy.a 28/02/2022

Li essa bomba atômica quando tinha 14 anos (sim, adolescente inconsequente e irresponsável) e na época eu achava maravilhoso, mas felizmente amadureci e tomei consciência do quão problemático e LIXO essa porcaria é. Qualquer oportunidade que eu tiver de falar mal desse livro (e belo desastre) eu tô falando mal.
Simplesmente romantização de um relacionamento tóxico, todos os personagens precisando de 100 anos de terapia e alguns deles pelo menos uns 30 anos refletindo na CADEIA. Enchentes de péssimas decisões o tempo inteiro, só sabem fazer merda, nem os personagens sensatos tem a consciência de dar um soco nos amigos e avisar que tão fazendo merda. A família maddox precisa urgente de uma terapia familiar ou uma constelação familiar sei lá. A abby é a típica personagem extremamente ingênua e manipulável que acredita que pode mudar um cara extremamente puro suco de chernobyl só porque ele diz que "ela é diferente das outras garotas". Tem TANTA coisa errada com esse livro (e belo desastre) que eu poderia escrever um livro só falando do quão nojento é. Enfim péssimo merece nem metade de 1 estrela.