Mayombe

Mayombe Pepetela

Resenhas - Mayombe

Nicolas388 26/05/2023

"Vou contar a história de Ogun, o Prometeu africano"
Mayombe é um livro interessante, com uma narrativa um tanto diferente. Não no sentido de que seja uma história cheia de experimentalismos, mas há muitas digressões, além de ser é um relato que intercala entre primeira e terceira pessoa de uma forma singular. Há o narrador onisciente, que descreve os cenários e se chega até os sentimentos de seus personagens, entremeados, de vez em quando, com pequenos relatos pessoais dos muito personagens dessa história (e como são muitos). É difícil escolher um único protagonista, mas o personagem que mais se aproxima disso é o Comandante, ou como é conhecido por seu nome de guerra: Sem Medo.

O autor examina não apenas a luta contra a ocupação colonial, mas também as tensões internas entre os guerrilheiros, as divisões ideológicas e os desafios logísticos que enfrentam. Essa abordagem multifacetada proporciona uma compreensão mais profunda do contexto histórico e das complexidades da luta pela independência. As descrições que Pepetela faz das paisagens do Mayombe são evocativas, belíssimas, quase palpáveis. No entanto, apesar de tantos elogios, senti falta de alguma coisa, um aprofundamento em seus personagens, que muitas vezes parecem o mesmo ser. Ou talvez faça parte das intenções do autor, querer representar esse organismo coletivo, diferente e ainda tão parecido do povo angolano, algo que, ainda que intencional, não os impede de parecer unidimensionais.

É uma leitura essencial para aqueles interessados na história e cultura de Angola, além de ser uma obra literária notável em si mesma, o que torna este romance uma contribuição significativa para a literatura angolana e africana como um todo.

Maycom 16/04/2023

Ideais separados se juntaram por uma única causa!
O livro se passa em um momento de luta armada pela independência da Angola. Embora o momento seja delicado, também representa o valor das histórias humanas, e trás reflexões importantes sobre o valor daquela batalha, mesmo diante do que tiveram que renunciar para estar ali.

Mayombe é uma carta sobre o amor. O amor à liberdade, às pessoas e à um país que clama por liberdade. Em um tempo que o povo já não é mais surdo, eles escutaram esse clamor, e ergueram-se em sua defesa.

Mayombe abre as cicatrizes das desventuras que uma luta carrega. Homens que tiveram que abandonar esposas, famílias e desejos individuais em prol de um desejo coletivo.

A independência de um povo vem através de uma luta coletivamente consciente, por isso que uma luta sem estudo, não é nada.

As guerras individuais e coletivas ganham bastante espaço aqui, assim como no nosso dia a dia. É mostrado os conflitos dos guerrilheiros, que se encontram entre voltar, e aproveitar o presente com a sua família, ou continuar, e lutar para que ela tenha um futuro, mesmo que em sacrifício renuncie ao seu próprio.

Eu_nuella 18/03/2023

Mayombe
Esse livro definitivamente é bem melhor do que eu esperava. Indicado pelo meu professor de história, Vinícius, e por ser um livro indicado por um professor imaginei que fosse chatinho, mas percebi o quão errada estava.
É simplesmente incrível o modo de que um livro com menos de 300 páginas pode fazer você refletir tão profundamente em certos aspectos, o tipo de livro que certamente vou ler mais uma vez.

Rafael V. 24/02/2023

Mais que a guerrilha
A guerrilha contra os tugas é o pano de fundo para uma análise mais profunda da alma dos guerrilheiros, seus desejos, angústias, enfim, as relações que se travam e a busca pelo "homem novo" própria do sonho comunista.
Beatriz3345 09/03/2023minha estante
Li pra fazer o vestibular. Gostei na época

Rafael V. 20/03/2023minha estante
Esse é fraco, Geração da Utopia e Predadores, são livros maravilhosos

Marina 15/02/2023

Um livro sobre emancipação
"Num Universo de sim ou não, branco ou negro, eu represento o talvez. Talvez é não para quem quer ouvir sim e significa sim para quem espera ouvir não. A culpa será minha se os homens exigem a pureza e recusam as combinações? Sou eu que devo tornar-me em sim ou em não? Ou são os homens que devem aceitar o talvez?"

Mayombe foi uma daquelas leituras que eu não sabia muito bem o que esperar. Tomei conhecimento quando ele passou a pertencer a lista de leituras obrigatórias da Fuvest (apesar de ter entrado alguns anos depois de eu ter feito vestibular). Então, quando decidi lê-lo este ano para meu projeto de leituras demais língua portuguesa, pouco eu sabia da obra.
O livro traz voz a diversos personagens, passando em vários momentos de terceira para primeira pessoa no narrador. Vamos acompanhando o dia a dia de quem vive na guerrilha contra o colonizador e o mais interessante é lembrar que muito do que vemos descrito no livro, o autor viveu na pele, uma vez que fez parte da guerra pela libertação de Angola.
Apesar de uma história poderosíssima, em muitos momentos senti a narrativa arrastar, me fazendo ter dificuldade em prosseguir com a leitura. Isso fez com que minha experiência com a escrita do autor não fosse das melhores e levou tempo para conseguir por em palavras minha opinião sobre a leitura (visto que terminei em 01/02/2023 e só agora estou escrevendo aqui).
Vale à pena conhecer pelo conteúdo do livro, porém, diferente de muitos leitores, não me encantei com a obra.

alemesquitaneto 09/02/2023

O livro relata os conflitos bélicos do povo angolano contra as tropas portuguesas. O cenário (e praticamente personagem) principal é a floresta Mayombe. Acompanhamos a narrativa sob a visão dos vários combatentes e vemos como cada um se sente diante do combate contra as forças portuguesas e contra o tribalismo constante do próprio povo angolano. Leitura densa, difícil no início, mas flui fácil depois.

Dans.Castelhano 31/01/2023

É muito complicado falar de Mayombe sem dar nenhum spoiler, mas vamos lá.

A leitura foi realizada em um mês, pois a cada página que lia, me dava mais vontade de ler e da mesma forma que o livro me convidava para as próximas, não queria que acabasse.

Uma história revolucionaria, escrita por Pepetela, um escritor angolano, chama bastante a atenção para quem gosta deste tipo de conteudo.

Os primeiros minutos da leitura é um tanto confuso, cheio de nomes, mas sem dúvida ele sabe como te cativar. Em menos de trinta páginas, já se cria laços com alguns personagens e conhece/reconhece onde tudo isso vai levar.

A forma que é escrita trás sem sombra de dúvida o leitor para dentro do livro! As características e descrições do ambiente torna tudo ali a volta tão real.
Nos momentos calmos, a leitura abafa, você finalmente consegue respirar... mas claro, como um livro revolucionário, se cê parar em busca do ar, prepare-se porquê esta vindo pedrada!

Os personagens são sinceros, alguns mais que outros. Descritos de forma que a gente consiga entender o lado de todos pela circularidade narrativa, a leitura facilmente torna-se visual.

Não entrando em detalhes sobre as questões politicas e ideais de cada personagem, pois se não haverá spoiler e acima de tudo, precisaria facilmente reler diversos trechos, o autor consegue trazer questionamentos e de fato questões que são necessárias para discutir.

A leitura é recomendada sem dúvida a todos que flertam com o socialismo e comunismo, mas pode ter certeza que aquele que ler o Mayombe, terá arrepios e a chama radical talvez ira acender um pouco mais.

João Luiz 28/01/2023

Bravos guerrilheiros lutam no interior da densa floresta, contra as tropas portuguesas, também conta as tensões ocasionadas pelas diferentes tribos que compõem a sociedade angolana. O autor traz uma história comovente, de luta pela libertação de seu país. Inerente a isso, temos histórias de amor, amizade e guerra. Excelente leitura, com grandes ensinamentos.

SóFis 20/01/2023

eu não consigo descrever o quanto esse livro me tocou, foi uma imersão gigantesca, eu não consigo acreditar que acabou. Dúvido que lerei um livro tão bom assim durante minhas próximas leituras, logo no começo do ano já temos o provável melhor livro do ano, surpreendente
cattusiter 22/01/2023minha estante
ressaca literária no primeiro mês do ano? Peguei a recomendação já!

SóFis 23/01/2023minha estante
leia ceci!!!! Vc vai adorar, esse livro é maravilhoso ??

Rebeca 31/12/2022

"Num Universo de sim ou não, branco ou negro, eu represento o talvez. Talvez é não, para quem quer ouvir sim e significa sim para quem espera ouvir não."

Fer 22/12/2022

"Não é pelo fato de eu saber que não chegaremos ao paraíso prometido que recuarei"

Mayombe nos conta a história da luta do MPLA pela libertação de Angola contra os portugueses. O personagem principal é ninguém menos que Mayombe, a floresta de Angola, cenário das fugas, lutas e esconderijos da tropa comandada por Sem Medo.
O livro é incrível! A leitura é rápida, ainda que os apelidos dos personagens possam causar um pouco de confusão no início. Os personagens são muito bem desenvolvidos, e como a narrativa se mistura com partes narradas por alguns membros da tropa nós conseguimos nos envolver com todas as situações e dificuldades pelas quais o MPLA passa.
Há diversas reflexões sobre a vida, política, religião, amor, e acima de tudo sobre resistir.
Recomendo muito!

Biblioteca Maria Vera 13/12/2022

Complicacado e perfeitinho
Narrativas reais e sentimentais ora em 1ª pessoa, ora em 3ª pessoa. Descrições gostosas de se ler, pois o autor usa palavras de impacto de modo a passar um filme na imaginação de quem as lê. Substantivos pessoais criativos que mostram claramente o jeito de agir de seus personagens. Quem gosta das historias de guerras civis da África irá se deliciar em meios a essas páginas tão bem escritas por Pepetela. Quem pensa nas mulheres africanas como mulheres somente sofridas, precisa conhecer Ondina de perto, Pepetela lhes dá esse privilégio. Mayombe é difícil para quem não está costumado a ler, ou simplesmente lê historinhas que faz sorrir o coração e em seguida pega num soninho gostoso de dever cumprido de um dia agitado, pois bem Pepetela irá te acordar e deixá-lo estressado com seu perfeitinho Mayombe. Você irá ficar nervoso com essas páginas mas com certeza irá desbravar o Mayombe com seus guerrilheiros e terá o prazer de conhecer Ondina.

Guilherme.Eisfeld 07/12/2022

Que livro
Não é um mero relato de um conflito armado, Pepetela consegue de forma brilhante mostrar dilemas físicos, emocionais, dos guerrilheiros contra o colonialismo português, ou entre diferentes etnias em Angola, com conceitos marxistas, dilemas de amor, tudo no meio de uma selva densa e verdejante que se chama Mayombe.

Natália Ranhel 02/11/2022

É muito bom poder ter contato com um livro em língua portuguesa de fora do eixo Brasil Portugal, principalmente por retratar um momento histórico da Angola.
Para quem tiver interesse em ler, tem disponível no app BibliOn.