Mayombe

Mayombe Pepetela

Resenhas - Mayombe

Kimo 26/06/2020

O melhor livro dentre os obrigatórios da Fuvest
Li para o vestibular, mas, ao contrário daqueles que precisei ler ano passado, aproveitei a narrativa e me apeguei a um personagem - o Sem Medo, obviamente.
Bom livro; definitivamente não é meu estilo, porém é composto de uma forma que mesmo assim consegui aproveitar.

Juliana.Rissardi 28/06/2020

Esse livro, ao mesmo tempo que me aborreceu, explodiu minha cabeça de reflexões. Fala pouco sobre a Independência Angolana e muito sobre a psicologia do homem. Foi uma leitura muito diferente do que eu estava acostumada, ao menos esse ano, então foi difícil virar a chave do meu cérebro. Isso é bom, pois não podemos nos acostumar com um tipo de leitura em específico....
Melhor frase do livro que diz muito sobre mim:
"Queremos ser livres, fazer a nossa vontade, e a todo o momento arranjamos desculpas para reprimir os nossos desejos"

Bem resumidamente, a história nos ensina através das questões do tribalismo, que o homem separado não faz a revolução!!!! O objetivo em comum, deve ser o maior motivo para os homens de diferentes tribos resolverem suas divergências e fazer cair o inimigo!

Sem o povo, e com preguiça intelectual, não se muda nada!

Algo que sempre me incomoda muito é ler em livros relativamente recentes, o papel da mulher tão sexualidado e sempre levado para o lado do aconchego e amoroso... Enquanto os de coragem e os heróis são sempre os homens. Esse é um dos motivos de eu a cada dia me descontruir piscologicamente e fisicamente da forma que a sociedade construiu a mulher. Sei que já conquistamos muito, mas sei que há muito o que lutar.

:: Sofia 01/07/2020

Pensamentos em turbilhão
Mayombe faz parte da lista de livros do vestibular que não prestei. Mayombe faz parte da lista de leituras que posterguei. Mayombe faz parte da lista de leituras mais gostosas da minha vida!

O livro, narrado em 3ª pessoa, tem a premissa de contar o dia a dia da revolução socialista da Angola, na década de 1960, de guerrilheiros do MPLA numa região sem muito apoio popular. Porém, o foco do livro não se teimou no conflito entre angolanos e portugueses colonizadores. Ele se susteve em narrar conflitos internos, por meio de debates e diálogos muito cativantes, que me propiciaram insights muito interessantes.

Falam sobre desejo, poder, métodos de se fazer revolução, socialismo, capitalismo, amor e sexo. A gente se impressiona com os discursos de Sem Medo, o personagem principal, de Teoria, do Comissário, de Ondina, do Das Operações, do Mundo Novo... Só personagens incríveis. O cenário do livro, o Mayombe, é um fundo vivo, gostoso e perigoso para a narração.

O único problema que eu poderia apontar na trama seria em relação às mulheres. Elas são pintadas apenas em cenários amorosos e como as responsáveis por conflitos entre homens, de forma machista. Entretanto, não me ofendi. Fica claro que o ponto de vista indicado é das personagens, que viviam sem ter contato com mulheres por meses e que são nascidos na Angola rural. O autor demonstra também uma evolução do pensamento daqueles personagens que estudaram na Europa, em países em que o movimento feminista já ganhava força.

Pepetela põe em evidência perspectivas que ignoramos nas aulas de História. Por mais que não seja um romance-reportagem, como Os Sertões, vale como experiência de aproximação da História de um país africano.

Marquei as páginas: 18; 19; 44; 74; 75; 83; 91; 113; 117; 154; 156; 191 e 213.

emilybarbosa 02/07/2020

E pensar que eu quase não li esse livro porque achei que seria uma leitura difícil...
Gente, no começo até parece porque você fica perdido por serem muitos personagens, mas logo se acostuma; e, sério, vale a pena!
É um livro que te faz refletir sobre vários aspectos, isso tanto no livro como um todo, mas também em pequenas partes, como detalhes em algumas conversas. É emocionante, tocante, e admito que chorei muito no final. (E que grifei tanta parte nesse livro que é de impressionar quem vê de longe!)

“?Geralmente, nos momentos de maior perigo, fico calmo, lúcido. Penso sempre que assustar-me é pior. Isso ajuda. Mas procuro sempre o medo, isso é verdade. Não tenho propriamente medo da morte, assim, a frio. Tenho medo é de me amedrontar quando vir que vou morrer, e perder o respeito por mim próprio. Deve ser horrível morrer com a sensação que os últimos instantes de vida destruíram toda a ideia que se tem de si próprio, toda a ideia que se levou uma vida inteira a forjar de si próprio.”?

Sem Medo é um personagem que me conquistou completamente! Vai ficar pra sempre no meu coração!

Carol.Pedroso 06/07/2020

Mayombe.
Eu particularmente não achei esse livro bom. Achei extremamente descritivo e cansativo. Muitos diálogo são "parados". É uma leitura longa e cansativa, mas é diferente do comum e chama bastante atenção a aspectos desconhecidos para muitos, como o processo de independência da Angola.

Adriano.Soares 07/07/2020

Os caminhos do Mayombe
Um livro muito bom sobre um grupo de guerrilheiros do MPLA, na luta pela libertação nacional em Angola, mas a obra não tem por intuito o estudo sobre a estratégia militar ou algo do tipo. É uma narrativa centrada em diversos personagens, todos conhecidos pelos seus nomes de guerra "Sem Medo", "Lutamos", etc. Um livro que coloca para refletir sobre as questões internas de cada um, da sua experiência familiar, social, racismo,tribalismo ,contradições que surgem disso em um momento de luta armada anti-colonial, traz fissuras e choques dos militantes, suas experiências, vivências e o processo político revolucionário que estavam construindo.

No geral, o autor conseguiu aprofundar bastante a narrativa de cada um dos personagens, o cenário bem construído, as emoções. A escrita sensível e profunda de Pepetela é indescritível, só o lendo.

Neto 12/07/2020

a história é bem rapida e envolvente, gostei bastante nunca tinha lido literatura africana

Sarah 16/07/2020

Admirável
Vale a pena a leitura. O livro é recheado de mensagens e indagações que nos fazem refletir.
Sobre o livro: possui 6 capítulos. É uma leitura polifônica, ou seja, apresenta vários narradores durante o decorrer da história. O livro fala sobre o cotidiano dos guerrilheiros do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).
Indico a leitura!

vinipontas 24/07/2020

Simplesmente mais do que apenas uma leitura obrigatória.
Antes de fazer a minha resenha gostaria de justificar o título da minha resenha. Este livro veio parar na minha prateleira por ser uma das leituras do vestibular da fuvest, no entendo é necessário que ele seja visto como algo além disso, Pepetala escreveu uma obta incrível e impecável.
Primeiramente, "Mayombe" é um livro que foi escrito para deixar o leitor sem fôlego, usufruindo de uma prosa bem escrita, descritiva, ideológica e com muita ação. Grandes são os diálogos deste livro, marcados por muito simbolismo, reflexões ideológicas e constante atrito entre as grandes entidades da sociedade moderna, como por exemplo a igreja cristã, o marxismo, o capitalismo, revoluções sociais, machismo e racismo.
Ademais, outro aspecto da obra que me cativou muito foi que a maior parte dos guerrilheiros foram chamados por seus nomes de guerra, denotando assim um protecionismo do autor para com os seus antigos camaradas do MPLA, como também uma tentativa de manter uma impessoalidade entre os combatentes.

Se você leu e chegou até este ponto da minha resenha, gostaria muito que você lesse este incrível livro.

Luizacastrods 02/08/2020

Emocionante
No início estranhei demais a escrita do autor por ser algo que não estou acostumada. Mais ou menos na metade o livro começou a me prender muito e eu queria saber o que iria acontecer com os guerrilheiros. Imagino que seria uma leitura muito mais rica se eu conhecesse o contexto político da epoca, mas mesmo não conhecendo foi uma obra incrível de ler

EduardoCDias 02/08/2020

Angola
A revolução de Angola contada pelos revolucionários, pessoas simples, do povo, que entram na luta em busca de liberdade.

Hemily.Melo 06/08/2020

Já li e reli, é um livro maravilhoso. A história retrata a luta pela independência de Angola, traz importantes reflexões sobre como é uma revolução e seus desafios, demonstra a importância da união entre os povos oprimidos para que o movimento seja vitorioso. Além disso, apresenta personagens com os quais nos afeiçoamos muito. É excelente.