Mayombe Pepetela

Resenhas - Mayombe

DIRCE 26/05/2023

Cuidado com o "cisco"
Este livro é maravilhoso. Eu amo a escrita lusófona, mas não conhecia Pepetela.
A leitura foi um grande aprendizado porque, novamente, tive que me adentrar nas pesquisas para saber um pouquinho da Revolução para que Angola se livrasse Domínio português que durou de 1961 a junho de 1974.
Fiquei sabendo que tanto a antiga URSS como os USA apoiaram a Revolução , porém por viés diversos. A URSS visava implantar a Doutrina Comunista e USA por motivos comerciais. Vários Movimentos surgiram , mas é o MPLA que é o abordado no livro, e esse Movimento é de cunho socialista.
O título Mayombe sugere ser ela a protagonista. Mayombe é a floresta que protegia e ao mesmo tempo devastava os guerrilheiros.
Entretanto, acredito que a protagonista é mesmo a Revolução, revolução essa, na qual Pepetela esteve presente.
A narrativa é feita por um narrador onisciente, entretanto, em determinados momentos, é dado voz aos guerrilheiros ( eles apresentam-se com nomes de guerra descrevendo quem são e flashbacks sobre suas vidas e motivações para aderir ao Movimento nos são mostrados). É negada voz à Ondina e ao Comandante Sem Medo. Ondina não ter voz , até entendo, haja vista que ela não fazia parte da guerrilha, já o Comandante Sem Medo...Não seria ele , o próprio Pepetela, o narrador e o Comandante Sem Medo ? Em certo momento, Sem Medo diz ( pela narrativa indireta)que queria ser um livro, e quem a não ser um escritor seria capaz de trazer à tona reflexões ideológicas e filosóficas tão envolventes ?
O final não é bem o que um leitor espera, porém, esse final é narrado de uma forma belíssima.
Se ,por ventura, um leitor com a sensibilidade aflorada se debruçar sobre esse livro, não é de se estranhar que um “cisco” entre em seus olhos.

Ana Sá 26/05/2023minha estante
Ahh depois desta resenha vou mesmo ler Mayombe este ano!!

Vitor 20/04/2022

Mayombe
Escrito no período em que Pepetela participou da guerra pela libertação de seu país, Mayombe é uma narrativa que mergulha fundo na organização dos combatentes do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), trazendo à tona seus questionamentos, contradições, medos e convicções. Os bravos guerrilheiros que lutam no interior da densa floresta tropical confrontam-se não somente com as tropas portuguesas, mas também com as diferenças culturais e sociais que buscam superar em direção a uma Angola unificada e livre.

A história que compõe o livro, certamente uma das mais conhecidas produções de Angola, é simplesmente impecável. O autor, com maestria essencial, desenvolve o clima de tensão que perdura todo o romance. A obra, um relato - ainda que ficcional - tangível da desumanização da guerra de libertação de Angola, foi o meu primeiro contato com o autor. Pepetela se utiliza de recursos estilísticos para desvendar a(s) necessidade(s) de se lutar pela libertação de um povo cruelmente colonizado.

Luiza Peccin 18/05/2020

5.0
Independente de ser uma das leituras obrigatórias da Fuvest, deveria ser uma leitura obrigatória da vida. A leitura corre bem, a história é extremamente bem escrita. Livro que te faz pensar e refletir sobre muita coisa.

Nem quero falar muito pra não arriscar falar demais, quem puder ler, leia.
E se não gostou leia de novo.

NARA DIAS 26/01/2021

Leitura rápida
Não sei se foi porque tinha um prazo para essa leitura ou se foi porque fluiu mesmo, mas gostei bastante desse romance.

Nessa obra temos diversos pontos de vista, mas nosso personagem principal, nosso guerrilheiro herói é o Comandante.

LauLau 27/10/2020

Eu li por causa da Fuvest e não sei exatamente o que esperava de Mayombe, mas fui surpreendida por uma história muito bonita de amor, amizade, dentre outras coisas.

EduardoCDias 02/08/2020

Angola
A revolução de Angola contada pelos revolucionários, pessoas simples, do povo, que entram na luta em busca de liberdade.

Neto 12/07/2020

a história é bem rapida e envolvente, gostei bastante nunca tinha lido literatura africana

Camila Gimenez 13/03/2021

A guerra do homem
Com um alto teor político, Mayombe foi um desafio. Esse recorte que Pepetela fez da Guerra da Independência da Angola é sublime, mas me faltou preparo para as divagações e teorizações dos personagens, principalmente Sem Medo, que como seus camaradas guerrilheiros diziam, foi um intelectual.

Maycom 16/04/2023

Ideais separados se juntaram por uma única causa!
O livro se passa em um momento de luta armada pela independência da Angola. Embora o momento seja delicado, também representa o valor das histórias humanas, e trás reflexões importantes sobre o valor daquela batalha, mesmo diante do que tiveram que renunciar para estar ali.

Mayombe é uma carta sobre o amor. O amor à liberdade, às pessoas e à um país que clama por liberdade. Em um tempo que o povo já não é mais surdo, eles escutaram esse clamor, e ergueram-se em sua defesa.

Mayombe abre as cicatrizes das desventuras que uma luta carrega. Homens que tiveram que abandonar esposas, famílias e desejos individuais em prol de um desejo coletivo.

A independência de um povo vem através de uma luta coletivamente consciente, por isso que uma luta sem estudo, não é nada.

As guerras individuais e coletivas ganham bastante espaço aqui, assim como no nosso dia a dia. É mostrado os conflitos dos guerrilheiros, que se encontram entre voltar, e aproveitar o presente com a sua família, ou continuar, e lutar para que ela tenha um futuro, mesmo que em sacrifício renuncie ao seu próprio.

:: Sofia 01/07/2020

Pensamentos em turbilhão
Mayombe faz parte da lista de livros do vestibular que não prestei. Mayombe faz parte da lista de leituras que posterguei. Mayombe faz parte da lista de leituras mais gostosas da minha vida!

O livro, narrado em 3ª pessoa, tem a premissa de contar o dia a dia da revolução socialista da Angola, na década de 1960, de guerrilheiros do MPLA numa região sem muito apoio popular. Porém, o foco do livro não se teimou no conflito entre angolanos e portugueses colonizadores. Ele se susteve em narrar conflitos internos, por meio de debates e diálogos muito cativantes, que me propiciaram insights muito interessantes.

Falam sobre desejo, poder, métodos de se fazer revolução, socialismo, capitalismo, amor e sexo. A gente se impressiona com os discursos de Sem Medo, o personagem principal, de Teoria, do Comissário, de Ondina, do Das Operações, do Mundo Novo... Só personagens incríveis. O cenário do livro, o Mayombe, é um fundo vivo, gostoso e perigoso para a narração.

O único problema que eu poderia apontar na trama seria em relação às mulheres. Elas são pintadas apenas em cenários amorosos e como as responsáveis por conflitos entre homens, de forma machista. Entretanto, não me ofendi. Fica claro que o ponto de vista indicado é das personagens, que viviam sem ter contato com mulheres por meses e que são nascidos na Angola rural. O autor demonstra também uma evolução do pensamento daqueles personagens que estudaram na Europa, em países em que o movimento feminista já ganhava força.

Pepetela põe em evidência perspectivas que ignoramos nas aulas de História. Por mais que não seja um romance-reportagem, como Os Sertões, vale como experiência de aproximação da História de um país africano.

Marquei as páginas: 18; 19; 44; 74; 75; 83; 91; 113; 117; 154; 156; 191 e 213.

Joselanny 18/05/2022

Independência de Angola
Como é lutar se sua voz não é ouvida? A proposta de Mayombe é justamente esta: contar uma história que é amplamente ignorada, mas de fundamental importância para a libertação dos povos da África, nesse caso o povo Angolano.
Mayombe conta-nos a história de algumas das personagens que fizeram parte do exército angolano contra os portugueses. Aqui, o objetivo de Pepetela é garantir que cada tipo envolvido na luta esteja representado.
Angola é composta por muitas tribos, muitas das quais são rivais. Todo mundo tem sua própria língua, costumes e modo de vida. Mas chegou um momento da história onde essas tribos tem que se reunir para derrotar seus colonizadores, os portugueses, que colonizaram e escravizaram o povo angolano.
Tudo isto, claro, tem um protagonista: a própria floresta do Mayombe, uma das 7 maravilhas de angola atualmente, de uma beleza natural incrível.
Além do envolvimento da floresta em todo o enredo, a língua portuguesa teve um papel muito importante. Graças a língua o exército - vindo de diferentes tribos, com diferentes idiomas - se comunicou e conseguiu atingir seus objetivos.
O cenário histórico do Mayombe ocorre durante a luta de Angola contra a dominação portuguesa. Naquela época, Salazar era o ditador de Portugal e causou uma repressão mais dura contra o povo de Angola.
Em meio a encontros e divergências sobre ideias e ações, nossos guerrilheiros se apresentam não como heróis, mas como pessoas comuns, cheias de falhas e conflitos pessoais. Pepetela descodifica a imagem romantizada do MPLA. Do ponto de vista empírico, o autor critica ações até então não mencionadas. Após o fim da luta pela independência de Angola, o poder do país começou a ser contestado por vários grupos, incluindo o MPLA.
O Mayombe surgiu como uma importante inovação na estrutura dos vestibulares atuais, pois a Literatura Africana foi, por muito tempo, simplesmente ignorada pelos leitores brasileiros.
O povo africano tem muita luta que deve servir de exemplo para o povo Brasileiro, o MPLA sendo um movimento anticolonialista conseguiu a independência de seu País com muita luta.

Marilia 10/12/2020

Mayombe
Sem dúvidas o melhor do ano, obrigada FUVEST!
Gabi 08/01/2021minha estante
eu amo??

Renan 27/10/2020

A brevidade perpetua do Mayombe.
Aparentemente apenas mais um livro de vestibular, o que muitos e eu diria antes de ter contato com essa grande obra, no qual nos faz refletir sobre questões políticas, filosóficas e até história, as diversas narrativas complexas são como o Mayombe, breve mas perpetua na vida de cada componente da guerrilha para consolidação do processo de descolonização Afro-asiática e a construção do Pan-Africanismo.