Mayombe

Mayombe Pepetela

Resenhas - Mayombe

Joselanny 18/05/2022

Independência de Angola
Como é lutar se sua voz não é ouvida? A proposta de Mayombe é justamente esta: contar uma história que é amplamente ignorada, mas de fundamental importância para a libertação dos povos da África, nesse caso o povo Angolano.
Mayombe conta-nos a história de algumas das personagens que fizeram parte do exército angolano contra os portugueses. Aqui, o objetivo de Pepetela é garantir que cada tipo envolvido na luta esteja representado.
Angola é composta por muitas tribos, muitas das quais são rivais. Todo mundo tem sua própria língua, costumes e modo de vida. Mas chegou um momento da história onde essas tribos tem que se reunir para derrotar seus colonizadores, os portugueses, que colonizaram e escravizaram o povo angolano.
Tudo isto, claro, tem um protagonista: a própria floresta do Mayombe, uma das 7 maravilhas de angola atualmente, de uma beleza natural incrível.
Além do envolvimento da floresta em todo o enredo, a língua portuguesa teve um papel muito importante. Graças a língua o exército - vindo de diferentes tribos, com diferentes idiomas - se comunicou e conseguiu atingir seus objetivos.
O cenário histórico do Mayombe ocorre durante a luta de Angola contra a dominação portuguesa. Naquela época, Salazar era o ditador de Portugal e causou uma repressão mais dura contra o povo de Angola.
Em meio a encontros e divergências sobre ideias e ações, nossos guerrilheiros se apresentam não como heróis, mas como pessoas comuns, cheias de falhas e conflitos pessoais. Pepetela descodifica a imagem romantizada do MPLA. Do ponto de vista empírico, o autor critica ações até então não mencionadas. Após o fim da luta pela independência de Angola, o poder do país começou a ser contestado por vários grupos, incluindo o MPLA.
O Mayombe surgiu como uma importante inovação na estrutura dos vestibulares atuais, pois a Literatura Africana foi, por muito tempo, simplesmente ignorada pelos leitores brasileiros.
O povo africano tem muita luta que deve servir de exemplo para o povo Brasileiro, o MPLA sendo um movimento anticolonialista conseguiu a independência de seu País com muita luta.

Adriano.Soares 07/07/2020

Os caminhos do Mayombe
Um livro muito bom sobre um grupo de guerrilheiros do MPLA, na luta pela libertação nacional em Angola, mas a obra não tem por intuito o estudo sobre a estratégia militar ou algo do tipo. É uma narrativa centrada em diversos personagens, todos conhecidos pelos seus nomes de guerra "Sem Medo", "Lutamos", etc. Um livro que coloca para refletir sobre as questões internas de cada um, da sua experiência familiar, social, racismo,tribalismo ,contradições que surgem disso em um momento de luta armada anti-colonial, traz fissuras e choques dos militantes, suas experiências, vivências e o processo político revolucionário que estavam construindo.

No geral, o autor conseguiu aprofundar bastante a narrativa de cada um dos personagens, o cenário bem construído, as emoções. A escrita sensível e profunda de Pepetela é indescritível, só o lendo.

Kirla 19/09/2022

Achei maravilhoso que estava esperando um livro de guerra, com tiros e bombas e violência e o que recebi foi natureza humana e política. Os nomes dos personagens são difíceis de entender no início, mas depois tudo fica lógico e fluido. Não é um livro pra ler num fim semana pq tu lê e fica pensando, repassando diálogo, traçando paralelos. É uma ótima leitura!

SóFis 20/01/2023

eu não consigo descrever o quanto esse livro me tocou, foi uma imersão gigantesca, eu não consigo acreditar que acabou. Dúvido que lerei um livro tão bom assim durante minhas próximas leituras, logo no começo do ano já temos o provável melhor livro do ano, surpreendente
cattusiter 22/01/2023minha estante
ressaca literária no primeiro mês do ano? Peguei a recomendação já!

SóFis 23/01/2023minha estante
leia ceci!!!! Vc vai adorar, esse livro é maravilhoso ??

Lorena1059 06/04/2022

tive certa dificuldade durante a leitura desse livro porque, infelizmente, precisei ler em e-book (detesto) pra escrever um ensaio pra faculdade. e isso sempre acontece comigo: se preciso ler um livro para escrever algo sobre ele valendo nota, certamente a minha experiência de leitura será prejudicada. ainda assim, me encantei pelos diálogos filosóficos de Sem Medo. pra mim este livro foi sobre ele; suas reflexões, suas experiências, seus receios... tudo que ele compartilhou, tanto em diálogo quanto em pensamento, me impactou profundamente. tanto que todas as marcações que fiz sobre o livro foram falas suas. essa é uma delas:

"(...) queremos transformar o mundo e somos incapazes de nos transformar a nós próprios. queremos ser livres, fazer a nossa vontade, e a todo o momento arranjamos desculpas para reprimir os nossos desejos. e o pior é que nos convencemos com as nossas próprias desculpas, deixamos de ser lúcidos. só covardia. é medo de nos enfrentarmos, é um medo que nos ficou dos tempos em que temíamos deus, ou o pai ou o professor, é sempre o mesmo agente repressivo. somos uns alienados. o escravo era totalmente alienado. nós somos piores, porque nos alienamos a nós próprios. há correntes que já se quebraram mas continuamos a transportá-las conosco, por medo de as deitarmos fora e depois nos sentirmos nus."
escrivadocaos 06/04/2022minha estante
Veio ai!! Estava esperando essa resenha

Lorena1059 06/04/2022minha estante
amiga a resenha de centavos kkkk

Letícia Baldasso 18/09/2020

leitura fácil, mas não gostei muito. a questão dos personagens ficou confusa às vezes.

agathinhadegotham 25/05/2021

é sobre isso minha Angola
Li para a escola e me apaixonei pelo Pepetela e sua escrita que realmente procura extrair o máximo de ação do ambiente e extrair da ação o ambiente, a floresta que abriga guerrilheiros que apresentam diferentes pontos de vista que são apresentados, a defesa acirrada de sua ideologia e como ela os sustenta nas suas diversidades a adversidades, o homem branco e o tribalismo como pontos de distância entre os membros e principalmente o amadurecimento através da Guerra e como ela molda o homem e o espírito.

J.C. Marangoni 14/12/2020

Mayombe, do escritor e guerrilheiro angolano Pepetela.
...
Escrito no período em que Pepetela participou da guerra pela libertação de seu país, Mayombe é uma narrativa que mergulha fundo na organização dos combatentes do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), trazendo à tona seus questionamentos, contradições, medos e convicções. Os bravos guerrilheiros que lutam no interior da densa floresta tropical confrontam-se não somente com as tropas portuguesas, mas também com as diferenças culturais e sociais que buscam superar em direção a uma Angola unificada e livre.

Thay 29/03/2020

Contrariando todas as minhas expectativas, Mayombe foi uma leitura bastante prazerosa.

Li por conta do vestibular, mas realmente gostei da forma como Pepetela relatou os fatos durante o desenvolvimento da história.

Percebe-se que o livro faz muitas referências às desiguldades e aos conflitos causados por divisões culturais e sociais, mas que a guerra ocorre com o objetivo de acabar com isso e criar uma Angola unificada e livre.

A capa dessa edição é muito bonita e considero o livro como muito bom.

jade martins 24/09/2020

Li por causa da Fuvest e é outro que amei dentre os da lista. A trama principalmente é sobre a revolução Angolana sob a perspectiva dos gerruilheiros, e apesar do narrador ser onisciente em 3 pessoa a narrativa por vezes se confunde com os pensamentos dos personagens, porem feito de forma tão sutil e com tanta maestria que nem se faz perceber. Os diálogos são incríveis e saio com a sensação de que não absorvi tudo o que poderia, por isso digo que é um livro para se reler passado os anos, em diferentes momentos da vida.

Paula1882 26/07/2021

Esse livro conta a história de um grupo de guerrilheiros durante a luta pela libertação da Angola. Foi interessante entender - através da narração de várias personagens - os problemas pelos quais o movimento passava, como por exemplo a falta união por disputas tribais.
Bernardo.Jorge 26/07/2021minha estante
Como angolano me sinto feliz em saber que a literatura Angolana está alcançando outros lugares

Luizacastrods 02/08/2020

Emocionante
No início estranhei demais a escrita do autor por ser algo que não estou acostumada. Mais ou menos na metade o livro começou a me prender muito e eu queria saber o que iria acontecer com os guerrilheiros. Imagino que seria uma leitura muito mais rica se eu conhecesse o contexto político da epoca, mas mesmo não conhecendo foi uma obra incrível de ler

Lilly 27/01/2022

Incrível
Temos pouco acesso a literatura africana, isso tem mudado aos poucos, e quando nos deparamos com a história e alguns costumes até estranhamos. O livro se passa na década de 70 quando Angola está lutando pela sua independência expulsando os portugueses de sua terra. Kongo e kimbundo entre outras tribos se juntaram para lutar para libertar o seu país. O MPLA foi de grande importância, e nossos personagem integram esse movimento. O sem medo a Ondina e o João me marcaram muito.

Alipio 06/11/2020

Mayombe
- Anos atrás, ao visualizar pela primeira vez esse livro, acreditava que Pepetela seria o título da obra e Mayombe o seu autor.

Pepetela : alcunha do autor angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos.

Mayombe: Grande floresta tropical localizada em Cabinda.

A obra é organizada seis capítulos, com os personagens, guerrilheiros do MPLA ( Movimento Popular de Libertação de Angola), no papel de narrador da história.

Os personagens são nomeados com codinomes de guerra conforme os objetivos do MPLA. Assim, temos os personagens: Sem Medo (o comandante), Teoria (o professor), Verdade , Lutamos, Mundo Novo, André, Ondina e outros. Este pequeno grupo de guerrilheiros, de orientação marxista, tinha a missão de lutar pela independência de Angola diante de seu colonizador (Portugal).

Dentro da floresta do Mayombe, esses guerrilheiros, planejam uma série de ataques aos colonos portugueses que extraiam madeira da floresta.
Confabulam entre sí em conscientizar politicamente os trabalhadores, que na verdade, estavam sendo explorados pelos colonizadores. Em seu discurso junto a um grupo de trabalhadores, o Comissário enfatiza que todos deveriam trabalhar pelo povo de Angola e não para enriquecer os Tugas ( termo depreciativo para os portugueses).

Esses guerrilheiros que lutam no interior do Mayombe, são homens que convivem com seus dilemas, medos, questionamentos, contradições, anseios e convicções.A narrativa é permeada de questionamentos ideológicos, morais e éticos. Independente de suas diferenças tribais, culturais e sociais, o grupo tem um objetivo em comum: Uma Angola unificada e livre.

@livros.historia

Danielle Gonzales 23/04/2021

Luta e beleza
Uma história que me fez conhecer um pouco da luta dos guerrilheiros pela independência da Angola, mais um país colonizado pelos portugueses (assim como nosso Brasil). Ao mesmo tempo que conseguimos visualizar as imagens fortes e muitas vezes tristes da guerra, por vários momentos somos transportados pra dentro de Mayombe, e podemos até sentir a umidade no ar da floresta, e o cheiro da terra molhada e das folhas das arvores, de tão linda e completa que é a descrição de Pepetela. Fiquei encantada com a forma com que a história nos prende, principalmente no último 1/4 do livro, onde eu não via a hora de entender como ia finalizar.