Os Goonies

Chris Columbus

Resenhas - Os goonies

Marja 06/02/2022

Tão bom quanto o filme
Maravilhoso! Livro leve, divertido e tão bom quanto o filme! Leitura rápida(226 PG), daquela que tu não tem vontade de parar!

Jr. 26/11/2022

Com uma mistura de aventura e suspense o livro se torna uma leitura bem rápida e leve. É um bom complemento para quem já viu o filme e consegue se ambientar melhor ao cenário, algo que o livro deixa a desejar.

Coruja 04/06/2015

Essa semana (dia 07, para ser exata) marca os trinta anos de estréia do filme Os Goonies e é claro que eu não poderia deixar a data passar em branco...

Os Goonies foi um dos filmes da minha infância, um clássico da Sessão da Tarde que toda uma geração relembra com nostalgia. Foi um tanto surpreendente descobrir que era também livro – mas essa tem sido uma nota constante pra mim, que nos últimos anos vim descobrir as versões escritas de História sem Fim e O Feitiço de Áquila.

Seja como for... Os Goonies foi lançado aqui no Brasil em duas edições primorosas da Darkside – cá entre nós, o projeto gráfico da editora vem me deixando embasbacada a cada novo volume deles que eu pego.

Para quem não teve infância como a Ísis (que nunca conhece nada do que a gente lia ou assistia lá pela década de 80...) ou nasceu muito tarde para aproveitar os grandes clássicos da Sessão da Tarde, os goonies são um grupo de amigos que moram nas Docas Goonies, que estão para ser destruídas e transformadas em campos de golfe. É o último dia antes deles se separarem – algumas de suas famílias terão que sair da cidade – e assim eles decidem viver juntos uma última grande aventura (que surge por coincidência em seus caminhos): procurar o tesouro perdido do pirata Willie Caolho que, segundo a lenda, está perdido em algum lugar ali próximo às docas.

Essa será uma aventura inesquecível, trazendo prêmios e perigos maiores do que os garotos esperariam, ao fim celebrando uma amizade genial. Para os saudosistas, como também os ‘novatos’, Os Goonies cumpre tudo o que promete e nos deixa com gosto de quero mais.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2015/06/para-ler-os-goonies.html#more

Diego Cardoso 05/06/2015

Goonies Never Say Die
Os Goonies nunca morrem! Impossível esquecer essa célebre frase de Mickey, dita à Andy, no clássico oitentista, dirigido por Steven Spielberg. Das telas para as páginas, chega pela editora Darkside, das mãos do escritor James Kahn, a adptação de Os Goonies, um filme que marcou toda uma geração, carente de uma aventura que falasse sua língua.

Adquiri esse livro na edição carioca de 2012 do YouPix. A editora havia montado um sombrio e belo stand no evento, uma recriação da Sala Vermelha, de Twin Peaks, clássica série de suspense dos anos 90.

Haviam duas edições disponíveis, a edição comum e uma limitada, de capa dura, ambas acompanhadas de um atrativo kit, contendo 4 bottons e uma camiseta, tudo dentro de uma estilosa bolsa feita de estopa. O preço foi salgado, mas garanto: valeu a pena. Sou fã de Os Goonies!

Você deve estar agora questionando: por que devo comprar um livro que é nada mais e nada menos que uma transcrição de um filme que eu conheço de cabo a rabo? Bom, isso é o que eu vou tentar demonstrar para você, nos próximos parágrafos

Para inicio de conversa, o design gráfico, realizado pela Retina 78, aplicado na capa da minha edição, já é de encher os olhos! A capa é feita em um papel especial, de alta gramatura, com a caveira e o nome impressos com detalhes brilhantes. Logo ao abrir o livro, você encontra impresso em todo o verso da capa o mapa do tesouro de Willy Caolho. Sensacional!

Hey, acalme-se, não precisa esbravejar. A Darkside não está oferecendo apenas um livro bonitinho e bem acabado (alias, que fique claro, minha edição é a comum e não a mega cabulosa edição em capa dura, com tiragem de apenas 1.000 exemplares numerados, já esgotada no mercado. Infelizmente meu bolso não comportava uma extravagância maior do que a que eu já tinha cometido!)

Louvável é a revisão textual do livro. Normalmente, o que esperamos de obras lançadas por editoras pequenas e pouco conhecidas é um trabalho apenas aceitável, com alguns problemas textuais, especialmente de concordância, uma troca de letras aqui e ali, um errinho de diagramação do texto na página… coisinhas do tipo. Mas, para minha surpresa, o trabalho apresentado pela Darkside é digno de uma grande editora. Eu, pessoalmente, não identifiquei nenhum desses erros clássicos. Parabéns para Retina Conteúdo, responsável por esta revisão!

Vou parar de babar pela arte e passar para o que interessa: o conteúdo!

Para os que não conhecem, Os Goonies conta a história de um grupo de amigos, da pequena cidade costeira de Astoria. Poderosos corretores de imóveis ameaçam ocupar o bairro de Goon Docks para transformá-lo num grande loteamento. É quando Mikey encontra um velho mapa de piratas e, junto com seus amigos, saem à procura do tesouro que poderá salvar suas casas. Só que não esperavam encontrar esqueletos armados de espada, uma passagem subterrânea cheia de armailhas e uma perigosa quadrilha de falsários, ansiosos por eliminar os Goonies. Mas o grupo fez um juramento de continuar unido, houvesse o que houvesse… E foi a sorte deles, porque ia começar o periodo mais incrível de suas vidas!

O livro, diferentemente do filme, é narrado na primeira pessoa, tendo como interlocutor o personagem Mikey Walsh. Por conta disso, o autor usou um artifício que funcionou muito bem para a trama: narrá-la no passado

“Portanto, esta é a história do que aconteceu naquele último longo dia do outono passado, o dia antes do nosso despejo. E eu sei que uma boa parte dessa história vai parecer difícil de engolir, mas juro por Deus que cada palavra é verdadeira” – Os Goonies, pág. 17.

Nessa passagem descobrimos que a trama se passa no passado. Com esse artifício, o autor garantiu a presença no livro das cenas mais importantes do filme em que Mikey não estava presente, como por exemplo a clássica cena em que Gordo é interrogado pela família Fratelli. “Mais tarde soube” e “Depois ele me contou” são as portas de entrada para esses memoráveis momentos!

Por ser uma adaptação, houveram acréscimos à história original de Spielberg. Algumas situações novas foram criadas, garantindo mais ação para determinados momentos da trama, que funcionam de forma genial, pois enquanto você está viajando na nostalgia e se depara com um elemento novo, um grande interesse é despertado, nos levando a querer saber saber qual o objetivo deste acréscimo, tornando a leitura mais emocionante. E são excelentes acréscimos, garanto!

Se você já viu o filme, certamente viajará nas 237 página do livro, relembrando as cenas enquanto lê. Se nunca viu o filme, certamente irá querer assisti-lo assim que que chegar à última página.

Para os saudosistas, o grande mérito deste livro é garantir a sensação da primeira vez em que você viu o filme. A nostalgia toma conta do leitor de uma forma arrebatadora. Precisei rever o filme imediatamente após a leitura e, bem, preciso encerrar essa resenha agora, pois só pelo fato de escrever sobre esse incrível livro, sinto que preciso assistir novamente Os Goonies!

Embarque nessa aventura também, mas não esqueça de fazer seu juramento:

Juntos ficaremos até o mundo inteiro acabar,
No céu e no inferno e na guerra nuclear
Pra sempre, sem temor.”

site: http://programadescontrolados.com.br/?resenhas=resenha-os-goonies

Amy 29/07/2015

Never say die!
Os Goonies” é uma leitura e boa para um fim de tarde, em alguns momentos lhe proporciona boas risadas, você se sente em uma aventura junto com os goonies. A escrita é bastante corrida e divertida, tornando a obra ainda mais cinematográfica. Em comparação com o filme, os vejo como complementares; existem partes do livro que não foram retratados no filme de Steven Spielberg, mas de que nada prejudicam a experiência em ver o livro ou a história. Um outro ponto de destaque são as referências à cultura pop dos anos 80, que passam inclusive porJ. R. R.  Tolkien.

Eduardo 19/08/2015

A história é simples, direta e com algumas passagens engraçadas. Fazia tempo que um livro não me fazia rir de forma tão suave e este livro consegue com as pequenas "sacanagens" do Gordo e do Bocão. Outro ponto que me favoreceu é a história remeter muito a minha infância e o fascínio pelos piratas e seus navios.
Vale muito a pena ler.

Geovanna.BraganAa 03/11/2022

Simplesmente muito bom!! É um livro q prende a gente pelo gatinha leitura ser bem suave, além de ser um livro engraçado tem muitos mistérios q são descobridos ao longo do livro. Recomendo mtt, demorei mais tempo do q o normal pra ler mas não foi por querer, recomendo mtt este livro!!

Letícia Rodrigues 29/08/2015

Clássico do cinema e dos livros!
No céu e no inferno e na guerra nuclear,
No campo ou na cidade, na floresta, onde for,
Eu me declaro um companheiro Goony.
O Juramento Goony” pag. 5

Os Goonies escrito por James Kahn e criado pelo cineasta Steven Spielberg, um clássico dos anos 80, depois de 30 anos foi relançado em formato de livro, com uma capa bem ao estilo do filme e dos garotos Goonies.

Os Gonneis se chamam assim por morarem nas docas Goon, que esta sendo vendido para um rico empresário que construirá ali um campo de golfe. Assim todos do grupo Gooneis, Mikey, Bocão, Gordo e Dado terão que se mudar e consequentemente se separa.
Mas nem tudo esta perdido ainda, sentem terem nada pra fazer resolvem vasculhar o sótão da casa de Mikey, lá encontram um velho mapa do tesouro a principio ninguém da muito valor ai isso ate encontrarem uma moeda antiga e ao olharem mais atentamente o mapa vem que pertenceu ao Pirata Willy Caolho, o mais famoso pirata, uma lenda local que ficou famoso por ter escondido uma quantia enorme de ouro e joias, mas que ninguém jamais encontrou.
Mesmo achando que esse mapa não levara a lugar nenhum, eles partem para segui as muitas pistas escondidas no mapa, pois essa pode ser a ultima aventura dos Goonies, ou não.

“Tenham cuidado os intrusos
Com a esmagadora morte e a dor,
Encharcada de sangue,
Do ladrão usurpador”. pag. 44

Então o grupo partiu para mais louca das aventuras de suas vidas, mas ao seguir as pistas eles topam com a Família Fratelli, um grupo perigoso de bandidos e assaltantes, que ao saber do tesouro entram com tudo nessa busca atrás dos garotos e do tesouro de Willy Caolho.
Ao perceber que seu irmão mais novo Mikey sai de casa Brand vai atrás, no meio do caminho se depara com Stef e Andy. Os três se juntam ao grupo de Mikey e os Goonies, quando estes estão fugindo da Família Fratelli. Nessa fuga eles esbarram com algo ou alguém que realmente os assustam, eles esbarram em Sloth, um dos filhos da Senhora Fratelli, mas não é bem o que parece.
A cada pista, os Goonies chegam mais perto do tesouro, mas para conseguir o tesouro eles terão que passar por diferentes armadilhas e testes antes de chegarem realmente ao tesouro, e ainda tem de fugir dos Fratelli. Eles têm que ser rápidos e corajosos, pois estão corendo contra o tempo.

“Obrigado, Willy Caolho.” pag. 226

O livro tem lá sua diferença em relação ao filme de Steven Spielberg, no livro temos uma visão diferente onde nos podemos imaginar como cada um é e podemos perceber as peculiaridades da personalidade de cada um também. O desfecho do livro também é diferente, nele temos as repostas paras as perguntas que o filme nos deixou sem.

site: http://pordentrodolivro.blogspot.com.br/2015/08/resenha-5-os-gonnies-james-kahn.html

Yasser 03/11/2022

No céu e no inferno e na guerra nuclear,

Para sempre, sem temor.”

Goonies é uma novelização do filme de mesmo nome, é uma aventura ao estilo sessão da tarde bem divertida e empolgante. Um bando de jovenzinhos prestes a perder o seu bairro para um campo de golfe decidem em seu ultimo dia ir atras de uma lenda pirata e de seu tesouro através de um mapa encontrado de uma velharia de museu.

Muita correria e enigmas os Goonies vão a caça do tesouro do Willy Caolho e ao mesmo tempo por azar fugindo de criminosos assassinos e fugitivos que por mero detalhe entraram em suas narrativas.

Um bom livro de fácil leitura e bem mais completa que filme e bem mais intenso, essa sem dúvidas e a melhor maneira de apreciar esta bela aventura dos "piratas da terra".

luluzitaaa 27/09/2022

os goonies
demorei mto pra ler, nao achei mto interessante, parece uma história que foi ?empurrada?. gostei da lição que o livro passa, mas tb acheio meio chatinho. da pra ler, não é bem o estilo q eu gosto :)

Vah Potter 09/01/2022

Um livro sobre amizade!
Os Goonies me surpreendeu muito, personagens muito diferentes uns dos outros, muitas desavenças, discussões, intrigas, mas também com muito humor, aventura, amizade. Livro com foco na amizade, crianças/adolescentes tentando de adaptarem com a presença e jeito de cada um, para juntos irem em uma aventura em busca de algo que irá mudar suas vidas para sempre. Linguagem super simples e por se tratar de um livro para crianças, mas também para adolescentes, com gírias usadas até hoje, escrita super rápida, de fácil compreensão e o mais importante, o livro que passa mensagens incríveis, como é importante enfrentar nossos medos, sobre como as amizades certas e verdadeiras são importantes para todos nós e que juntos porém fazer coisas maravilhosas e inacreditáveis.

Fiz a escolha certa para a minha primeira leitura desse ano de 2022!

"Estranhamente o medo nos cativa"

Gabriela.Schmitt 02/12/2021

Pra quem procura aventura!
É uma leitura adorável! Demorei um pouco para compreender a história, pois tudo se desenvolve muito rápido, mas com o passar do tempo se torna realmente cativante. Tem um "quê" de nostalgia de filme de sessão da tarde (claro), cheio de aventuras, perigos, diversão e final feliz!

Dobby Apresenta 10/03/2017

O livro é uma adaptação do filme Os Goonies ( The Goonies,1985), produzido por Steven Spielberg e dirigido por Richard Donner. James Khan, escritor, é conhecido pela novelização de Star Wars Episódio VI: O Retorno do Jedi e outras adaptações como : Poltergeist e Indiana Jones e o Templo da Perdição.
A obra é escrita em primeira pessoa, na perspectiva de Mikey Walsh. Mikey é quem encontra o mapa do tesouro de Willy Caolho, mas antes de falar de perigo e aventura vamos conhecer Os Gonnies:
Bocão, o palhaço. Bobo, gosta de brincar com rimas, rir dos amigos e tem facilidade com línguas. É aquele amigo que faz as piadas nas horas erradas, piadas inconvenientes. Tagarela e boca suja.
Mikey. Líder do grupo. Usa aparelho e tem asma. Embora não se considere corajoso, é obstinado. O seu negócio é a AVENTURA!
Gordo, o loroteiro. SEMPRE atrapalhado, vive quebrando uma coisa aqui, outra ali e seus amigos sabem usar isso a favor do grupo. Gordo durante o livro é conduzido a quebrar um trinco, dentre outras coisas. Loroteiro? Sim, o carinha tem um talento para aumentar histórias e inventar algumas (ou várias).
Dado (Ricky Wang), o gênio. Pequeno gênio. Sempre tem uma engenhoca saindo do seu casaco, desde ventosas a bonecos de ação e outras coisas surpreendentes. Nem todas funcionam direito, mas esse carinha sabe inventar! Tem facilidade com computadores e eletrônicos

Gordo, Mikey, Bocão e Dado - respectivamente.

Tudo começa quando o grupo se tranca no sótão da casa de Mikey. Seu pai trabalha no museu da cidade e algumas obras de arte acabaram ficando em sua casa durante uma reforma ou arrumação do museu e ainda não voltaram para ele. Os amigos descobrem em meio as poeiras e velharias, um mapa que parece levar a algum tipo de tesouro. O tesouro do pirata Willy Caolho. E eles PRECISAM desse tesouro para salvar suas casas. Por que? Para comprar suas próprias hipotecas e impedir que seja construído um campo de golf sobre seus lares. Começa então a caça ao tesouro, iniciando-se no sábado e terminando na madrugada de domingo para segunda.

Mas existe um elemento surpresa: Os Fratelli. Uma família de bandidos armados que escaparam da prisão e estão escondidos no Restaurante Salão do Farol, onde a trilha começa. A família é formada por Mama, Francis, Jake (os três criminosos) e Sloth, a Coisa. Sloth, como as crianças descrevem, é um monstro sinistro, com a cara toda deformada e não fala muito bem, é muito inocente. Sua família o trata como aberração de circo, ou melhor, maltrata e isso nos revolta um pouco na história. Mas ele vai ter um papel fundamental no desfecho da aventura.

Eu achei o livro previsível, já no primeiro capítulo eu soube o que iria acontecer (Caça ao tesouro, os Fratelli no caminho, a compra das hipotecas no final...), mas me interessou muito COMO essas coisas aconteceriam, o enredo. No grupo todas as personalidades são diferentes, mas se combinam, se encaixam umas nas outras, talvez porque seja sobre isso também: Amizade. Eles embarcam nessa juntos não só porque precisam, mas porque seria, hipoteticamente, sua última aventura juntos e um confia no outro. Podem não levar o tesouro, mas estão fazendo algo grandioso juntos. Nessa aventura, se envolvem também o irmão de Mikey, o Brand, mais velho, e mais duas garotas: Stef e Andy. Agora eles são sete.

Mikey sente durante toda a aventura, como se o próprio Willy o deixasse encontrar o tesouro, talvez porque eles precisassem, talvez pela aventura. E uma prova disso é um trecho do epílogo:
"Então, o que eu queria dizer é, se você tentar pegar coisas que pertencem a outra pessoa, não vai obter o que pensou que estava pegando, vai acabar obtendo apenas o que deve obter.
Mas se você pegar o que alguém está tentando lhe dar enquanto você pedia pelo que imaginava querer, você acaba recebendo muito mais do que pudesse imaginar.
Foi o que aprendi com o Willy." (pág.237)

E algumas coisas engraçadas e esquisitas acontecem no subterrâneo, como esqueleto segurar um objeto de volta.Não parece sobrenatural, embora talvez seja e isso explicaria o sentimento de Mikey, que Willy os guiava, pareceu mais cômico que assustador.
O livro é todo engraçado e cheio de expectativas. Te prende do início ao fim. Também tem o fato de que cada marcação de capítulo é uma prévia do que vai acontecer, e você mesmo sabendo o que vai acontecer, pode não ser da forma que imaginou, e as vezes esse "spoilerzinho" te prega uma peça ;)

Rodrigordijn 28/02/2022

Nostalgia
Os Goonies é um dos meus filmes de aventura prediletos, ler o livro me fez retornar à época em que sentava de frente a tv e assistia essa maravilha!

Mandy 15/12/2021

AMEI??
Aaah esse livro é perfeito pra quem já assistiu o filme e é apaixonado pelos Goonies, assim como eu, deixa o coração quentinho.
O livro mostra muito mais de cada personagem, a gente se envolve bem mais e conhece mais de história de cada Goonie; ele traz também algumas cenas que não estão no filme, Oq deixa o coração de fã todo bobo.
Perfeitinho dms??