Dois irmãos

Dois irmãos Milton Hatoum




Resenhas - Dois Irmãos


773 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


@adriana_ lerlivros 25/02/2024

Dois Irmãos, livro escrito pelo manauara Milton Hatoum, conta o drama de uma família libanesa que mora em Manaus. O narrador, filho da empregada, vai montando os cacos desta família como um quebra cabeça em busca da sua identidade.
A escrita visceral e apaixonada demonstra o amor materno exacerbado de Zana por apenas um dos gêmeos e isto separará para sempre os dois irmãos, o ódio entre os dois demolirá tudo ao seu redor. Omar e Yaqub, Inimigos dentro da mesma imagem.
A cada instante, durante a leitura, esperamos a grande catástrofe dessa família, que enfim chega.
comentários(0)comente



Karoline 25/02/2024

Grata surpresa. A leitura foi bem fluida e encontrei uma face de um Brasil que não é muito contada. Triste ver a empregada - que não tem nada de empregada -, as relações doentias e o rancor guardado por tantos anos. Uma pena que não descobrimos mais sobre o futuro dos que ficaram.
comentários(0)comente



laurabagatella 24/02/2024

Dois irmãos
Sei lá gente
não me cativou em nenhum momento
só li pq é obrigatório da fuvest ne
achei meio confuso o tempo nesse livro, mas nada q torne a leitura difícil
comentários(0)comente



JULIA 23/02/2024

Adoro o quão doentias são as relações e o quão verdadeiramente mostram a humanidade, cheia de problemas que não tem mocinhos mas simplesmente seres que acertam e erram e são movidos pelo egoísmo ódio amor e ganância. Halim vc sempre será lembrado
comentários(0)comente



David Ribeiro 23/02/2024

"Ruminando" ainda...
Mais uma vez impactado com a capacidade de contar histórias de Milton Hatoum. Nesta obra, o autor constrói personagens, verdadeiros e coerentes. Ele sabe como dar vida, delicadeza e profundidade a esses pobres e infelizes... Esse romance, cheio de reviravoltas, vingança, desamores e amores, se passa em uma Manaus pré-moderna e em crescimento, lar desses irmãos trágicos, que nos prende do início ao fim. Uma leitura maravilhosa, que mexe com nosso julgamento.
comentários(0)comente



heloisa61 22/02/2024

Dois irmãos
Gostei muito do livro!! Li pela FUVEST mesmo, mas achei a leitura muito fluida. Linguagem simples, interessante e bem estruturado

#teamyaqub
comentários(0)comente



Bia 19/02/2024

Sensível e surpreendente
Um livro que nos mostra a dura realidade de um Brasil em construção, numa cidade cheia ?futuro? como Manaus, passando por décadas promissoras até chegar o golpe de 64.
O drama familiar, principal enredo que se passa no meio disso tudo, toma proporções gigantescas, separando uma família e atingindo a vida daqueles que a rodeiam.
A história, contada pelo filho da indígena escravizada, que foi ?dada? à família pelo convento onde cresceu, acrescenta um toque de tristeza e sensibilidade ao relato.
Amei!
comentários(0)comente



Riri 18/02/2024

Simplesmente o melhor livro da lista da Fuvest
Já tinha lido uma vez e a minha segunda leitura foi TOTALMENTE diferente da primeira. Essa segunda, acabei em 1 noite o livro. Dá gosto ler as palavras belas de Milton Hatoum??
comentários(0)comente



driesvansteen 18/02/2024

Foi pessoal
Forte. Pessoalmente osso. Abrir era encarar, ler era remoer. Mas isso prova: o livro é excelente. Incrível. Agora: doeu.
comentários(0)comente



julAa0 17/02/2024

Gostei!
Essa foi a minha primeira leitura do ano, li ?dois irmãos? em janeiro. fui ler esse livro por conta dele ser uma das leituras obrigatórias da fuvest, então não comecei com grandes expectativas, já que normalmente não é o tipo de livro que me chama a atenção.

apesar disso, acabei me envolvendo na história e gostando da experiência, a leitura é fluida e interessante. a vibe do livro é de estar descobrindo várias fofocas que aconteceram na sua cidade!

a narrativa gira em torno de yaqub e omar, irmãos gêmeos com um histórico de conflitos que serve de conteúdo para o livro todo. a dinâmica familiar é bem interessante, como a obsessão bizarra da zana pelo omar, que me deixava enojada várias vezes, senhor que mulher esquisita. além do pai dos gêmeos, o halim, que só queria a atenção da zana e fica frustrado com aquela confusão toda, um dos meus personagens favoritos nessa história.

enfim, se você também for ler esse livro para o vestibular, recomendo começar por ele, porque assim você já lê logo os mais fáceis e deixa os mais arrastados por último, quando a pressão estiver maior para acabarKKKK essa é a minha estratégia pelo menos?

de qualquer forma, boa leitura :)
comentários(0)comente



Barbara 13/02/2024

O futuro: uma falácia que persiste.
O perdão, uma palavra, uma só palavra que bastava.

Esse livro me surpreendeu de tantas formas, feliz de ter chegado até o fim!
comentários(0)comente



pepê 11/02/2024

Demorei muito nesse, mas no final me apeguei demais aos personagens e a história! só não dou cinco estrelas porque não entrou pros favoritos e queria muito saber mais sobre o futuro e desenvolvimento do nael (e o fim do yaqub em sp também!!!). me surpreendi muito, muitos debates a serem feitos, muitos pensamentos a serem formulados. leitura >muito< gostosa
comentários(0)comente



fabio.orlandini 11/02/2024

Família tóxica
Fantástico livro, muito bem escrito, personagens bem elaborados e muitas questões a serem discutidas, especialmente as relativas à maternidade.
comentários(0)comente



J_Piexak 09/02/2024

"A cicatriz já começava a crescer no corpo de Yaqub. A cicatriz, a dor e algum sentimento que ele não revelava e talvez desconhecesse."
Narrado em primeira pessoa por um narrador misterioso, o livro narra a rivalidade entre gêmeos descendentes de libaneses e como esta culminou da destruição de uma família.

Falando assim, a história parece o velho clichê do gêmeo bom X gêmeo mau, mas não é bem assim. Yaqub e Omar são personagens complexos e humanos, com erros e acertos e que despertam vários sentimentos no leitor.

Além disso, a leitura vale a pena pois ficamos conhecendo uma Manaus na metade do século XX, coisa que é muito difícil de ver na literatura (ou nós, sulistas e sudestinos, não buscamos consumir?). Através dessa narrativa ficamos sabendo que a Ditadura Militar chegou até o Amazonas e como isso impactou o estado.

Outra coisa que gostei foi de tentar descobrir qual personagem que conta a história. Isso não chega a ser um grande mistério, já que na metade livro ficamos sabendo, mas fiquei curioso e juntando as pistas que eram dadas. Assim, esse livro pode agradar aos fãs de histórias de investigação e que querem dar uma explorada num gênero diferente.
comentários(0)comente



Araujo20 03/02/2024

O rejeitado e o caçula
Hatoum é um incrível contador de histórias, que todos deveriam ler. Essa narração, em especial, traz momentos intragáveis, relações conturbadas e desperta tristezas profundas. Fiquei intrigada com o amor doentio que pode ser dedicado a um homem e ser, também, a causa de sua destruição.
Nunca estive em Manaus, mas a construção que o autor faz das imagens torna palpável esse lugar do Brasil desconhecido por mim.
O narrador é o único a quem me afeiçoei e por quem verdadeiramente torci. Já a matriarca é uma das personagens mais detestáveis que já conheci.
comentários(0)comente



773 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR