Dois irmãos

Dois irmãos Milton Hatoum

Resenhas - Dois Irmãos

pirocadeperuca 25/04/2024

Absurdo de bom, extremamente instigante. Achei ainda mais interessante por ser uma realidade completamente diferente da que conheço. É perfeito (só acho que yaqub fez pouco). Me lembrou um pouco de os irmãos Karamazov

ju_gso 22/04/2024

É um livro que, para mim, foi mais difícil de ler, acho que pelos termos do Norte que eu não estou habituada.
É mais um nacional que leio esse ano, achei bem legal e bem desenvolvido, mostra o que a inveja pode fazer em uma família.
Temática bem legal e bem ambientada, gostei muito!

Robson68 21/04/2024

Impactante
Até onde vai o amor de uma mãe para com seus filhos, sobretudo gêmeos? E até onde vai a máxima de que uma mãe não tem um filho preferido? Eu acho que esses são os maiores questionamentos do livro Dois Irmãos. E nos traz fortes e impactantes revelações e também questionamentos acerca dos limites que pode e deve haver entre amor de mãe e filho. Dois Irmãos nos pega pelo braço e forçadamente nos faz pensar sobre o impacto que uma criação com amor exacerbado pode impactar na vida de alguém. Foi uma excelente surpresa.

leavemebrokn 19/04/2024

"[...] Dizendo a Domingas uma frase que no futuro repetiria tal uma prece: A esperança e a amargura... são parecidas."

fui transportada pra manaus dentro de um contexto de uma família muito desequilibrada mas que é única a sua própria maneira. os personagens são tão complexos e humanos que é impossível não sentir aflição e até remorso por eles, fora a relação linda do nael com o halim, especial demais

Julia 15/04/2024

Milton Hatoum, você está de parabéns!! Me surpreendi com o quanto gostei desse livro, realmente não esperava ficar tão presa a essa leitura.

Um dos grandes pontos que me causou fascínio foi o narrador-personagem. Eu estava mais curiosa do que ele para saber quem era seu pai e, além disso, toda a construção de seu personagem ao longo do livro foi muito bem pensada. Só vamos descobrir sua identidade no final do livro, e acredito que ele também só conseguiu se descobrir a partir dali, quando pôde sair das sombras da família libanesa.

Também achei a rixa entre os irmãos muito bem construída. Dá para entender por que os irmãos se odeiam, e também dá para odiar os dois (principalmente o Omar, rs). Realmente trata-se de uma família muito disfuncional, todos ali têm parte na ruína da família. O egoísmo de todos levou ao final que lemos no livro.

Enfim, uma ótima leitura. Só li porque era leitura obrigatória da Fuvest kkkkkkk, mas me surpreendi e leria novamente.

tonellov 14/04/2024

Dois irmãos
Me surpreendi com a criatividade de Milton Hatoum. Apesar da escrita ser um pouco pesada em algumas partes, o livro no geral consegue te prender na história, mesmo com a linha do tempo complicada. A trama é bem construída e os personagens têm profundidade, deixando claras as personalidades principalmente dos gêmeos Omar e Yaqub. Acho que foi uma boa escolha pra coletânea de livros da Fuvest, já que apresenta acontecimentos históricos, como a ditadura militar, e vários elementos da cultura de Manaus. No mais, espero que em outro universo essa família tenha feito terapia!

Carol 11/04/2024

Uma grande fofoca
Gostei muito do livro, e isso me surpreendeu positivamente, pois, de início, eu não acreditava que gostaria tanto da história. O enredo e a narrativa me prenderam do início ao fim, me levando para viajar a Manaus, São Paulo e, até mesmo, me imaginar viajando ao Líbano. As articulações narrativas são muito interessantes e a escolha do enredo é bem atrativa.

De longe, o ponto de maior complexidade da narrativa é o narrador personagem. O diferencial está justamente no fato de que, embora o narrador seja um personagem, ele não é protagonista. O narrador é um grande fofoqueiro, e eu achei isso muito interessante. O mistério acerca de sua identidade tangência a narrativa principal de forma muito instigante.

Um clássico da literatura brasileiro digno de uma novela. (Não é por acaso que virou minissérie!)

Belle ;) 11/04/2024

Casos de família que te da depressão
"Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos".

É muito complicado julgar a qualidade desse livro porque inquestionavelmente é uma boa escrita. Ela é feita com grandes capítulos e pouquíssimos diálogos então acaba sendo lenta, mas é boa mesmo.

Sobre minha experiência com a leitura acho que foram altos e baixos em que entrava no modo maria fifi "quem é o pai dessa criança ??", e outras vezes que tudo que passava pela minha cabeça é "Acaba pelo amor de Deus".

Esse é um livro sobre pessoas e suas relações. Suas dependências, medos, egoísmos... Os personagens são esquisitos irritantes mas também tem suas questões e te fazem criar uma certa compaixão por eles.

O ser humano a mostra pra todos verem. A parte boa mas principalmente a ruim e desprezível.

Pra finalizar só frisando que sou Hater número 1 do Omar.

Tudo de ruim pra você desgraçado ?.

Helena.tbo 06/04/2024

O livro mais estressante que já li!
O autor trabalhou muito bem a história, conseguiu mostrar o jeito específico de cada personagem e me fazer odiar o Omar e a Zana. Uma história com críticas sociais e uma intriga muito bem desenvolvida entre os irmãos, além da curiosidade de descobrir quem é o pai do narrador, mesmo já tendo visto uma análise do livro antes e sabendo sobre quem seria o pai, ao ler o livro eu senti um impacto maior pela riqueza de detalhes da história.

A. Mendes 06/04/2024

Hatoum constrói um romance esplêndido. Nos apresenta uma história de imigrantes libaneses em uma Manaus em desenvolvimento, além de perpassar por acontecimentos históricos, principalmente o processo de imigração e como isso contribuiu para a riqueza cultural da Amazônia.

Nael é o narrador e personagem dessa trama, a narrativa se dá pelas suas memórias que se misturam com o presente. Seu objetivo é saber sua identidade e quem é seu pai, enquanto buscamos essa resposta ele nos apresenta a família em que cresceu, seus conflitos familiares, sobretudo a relação tumultuada dos dois irmãos, Omar e Yaqub.

O conflito entre os irmãos gêmeos desencadeia a tristeza de Zana (mãe dos gêmeos), que lamenta as intrigas e o ódio dos filhos e que sonha com ambos se reconciliando. O romance também nos apresenta um possível incesto entre Rânia com seus irmãos (os gêmeos).

Além disso, é possível perceber uma forte diversidade cultural presente na construção identitária de Nael e na própria constituição da cidade de Manaus. Há uma forte simbologia presente na construção da casa da família de Halim, em que encontramos essas características. Na casa mora a família libanesa, a indígena, o brasileiro e ao decorrer dos conflitos que acontecem nesse meio familiar a casa passa por mudanças que também pode representar a mudança que está acontecendo em Manaus, seu crescimento, suas ruínas a transição para outra cidade.

Eu gostei muito do livro, Hatoum desenvolve uma história familiar em paramento com a cidade de Manaus que nos prende do início ao fim. Nos apegamos ao narrador e buscamos junto dele a resposta da sua maior pergunta ?quem dos gêmeos é seu pai??.

Pequod.3 06/04/2024

Simplesmente uma obra prima da literatura contemporânea brasileira. Uma obra que consegue mergulhar fundo nas intricadas relações familiares e nas complexidades da identidade cultural. Ambientado na cidade de Manaus, o romance retrata a vida dos gêmeos Yaqub e Omar e sua tumultuada relação, permeada por rivalidade desde a infância.

Hatoum tece uma trama rica em detalhes, onde cada personagem é habilmente desenvolvido, apresentando camadas de complexidade psicológica. A narrativa é conduzida com maestria, alternando entre passado e presente, revelando segredos e conexões entre os personagens de forma gradual e envolvente.

Um dos aspectos mais marcantes do livro é a atmosfera opressiva da cidade de Manaus, que se torna quase um personagem por si só. A descrição vívida dos cenários amazônicos e a exploração das tensões sociais e culturais da região acrescentam profundidade à história, situando-a em um contexto rico e autêntico, simplesmente sensacional.

Outro ponto importante é os mais diversos temas que a obra consegue abordar, amor, ódio, lealdade, traição e redenção, tocando em questões profundamente humanas, Milton Hatoum consegue capturar a essência da condição humana e em criar personagens tão vívidos e complexos é verdadeiramente impressionante.

Dois Irmãos possui uma beleza rara e profundidade, que transcende fronteiras culturais e geográficas para explorar as complexidades do coração humano.

Lavxz 05/04/2024

Obrigada professora gema por me fazer ler esse livro, eu amei muito
agora posso dizer que sou culta ??

cris.serpa 02/04/2024

1/9 FUVEST
Gostei muito muito muito da escrita, achei incrivelmente linda, uma linguagem que definitivamente nao era rasa mas não foi rebuscada em excesso tbm
amei a história, por mais que tenham tido momentos meio parados achei um fluxo bom num geral
o jeito que os personagens se desenvolvem foi muito legal de ver, como no final vc se toca que, por mais que o omar fosse um grande otario, o yaqub tbm era meio que um otario, e é muito bom o jeito que vai construindo tensão o livro inteiro, porque desde o início vc sente que vai dar alguma grande merda com essa família eventualmente

Ger 01/04/2024

Fiquei sozinho na casa, eu e as sombras dos que aqui moraram
Nael, o narrador, o único que ?permaneceu?, de certa forma, na casa da família.

Apesar de ter demorado muito pra ler, o livro é muito bom, fácil de entender e a história é devastadora.

No começo, me simpatizava com Yaqub, mas ao fim, é impossível escolher um lado, tanto Omar quanto Yaqub eram egoístas e tinham seus defeitos, mesmo que diferentes, como a própria Domingas disse: ?Os dois nasceram perdidos.?