Dois irmãos

Dois irmãos Milton Hatoum




Resenhas - Dois Irmãos


811 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Vic Tanzi 29/09/2023

Narrativa Gostosa
Com uma narrativa gostosa e bem fluida, rapidinho de ler!! História de uma família libanesa e a rivalidade de dois irmãos!!
comentários(0)comente



mntainsound 29/09/2023

"a esperança e a amargura... são parecidas."
a história de milton hatoum retrata uma família completamente disfuncional, onde os gêmeos omar e yaqub, descendentes de libaneses, são o foco que movem toda a trama principal.
desde o início há um ambiente de muita tensão entre os gêmeos, o que resultava em uma rivalidade que acontece desde que são muito pequenos, onde acabavam disputando por tudo. a mãe dos gêmeos, zana, decide mandar yaqub para lutar pelo líbano enquanto omar ficaria em manaus, a fim de separar os dois e tentar acabar com a briga, o que não acontece, já que mesmo depois de anos e com a volta de yaqub, ele e omar ainda competiam e zana acabava por proteger omar a todo tempo.
os gêmeos são apresentados pra gente como aquele conto de gêmeo bom e gêmeo mal, já que omar era o gêmeo que não estudava ou trabalhava e era agressivo com todos da casa, e yaqub era estudioso, era introspectivo, e se formou em engenharia e nunca deu "trabalho" como seu irmão, mas mesmo assim vemos ao decorrer de toda a história que ambos os gêmeos são humanizados ao fim, mostrando que são bons e ruins ao mesmo tempo em suas ações.
a história de dois irmãos se passa em manaus e tem muito da cultura típica em vários pontos da narrativa desde o seu início, principalmente com as paisagens retratadas do povo manauara. a narração é muito envolvente na história, a ponto que só percebi que não sabia o nome do narrador ao final, onde finalmente seu nome foi revelado, acabei me emocionando muito com vários pontos da história, a relação de halim com o personagem narrador e também sua relação de proteção com sua mãe domingas, que infelizmente era muito explorada por zana.
comentários(0)comente



Caioflc_ 28/09/2023

"Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos"
Não vou falar muito, é um livro bastante profundo que precisa ser lido para entender. Além disso, se passa em Manaus - minha cidade natal onde eu moro. Então, é bastante importante e cativante pra mim.

"Dois Irmãos" é uma obra-prima da literatura brasileira contemporânea escrita pelo autor amazonense Milton Hatoum. O livro narra a história de uma família de ascendência libanesa que vive em Manaus, no coração da Amazônia, ao longo de várias décadas. O enredo gira em torno dos dois irmãos gêmeos, Yaqub e Omar, cujas vidas seguem caminhos radicalmente diferentes, marcados por rivalidades, segredos de família e uma paixão proibida.

Aknna 30/09/2023minha estante
Arrasou na resenha, best ???




Nabiz 26/09/2023

Um baque
Livro excelente.
Me deu um baque principalmente pelas mortes que correm.
É incrível como o Milton descreve vidas inteiras de forma tão assertiva em poucas paginas. Nada é jogado, tudo se conecta ele é um gênio.
Me tocou ver a morte de Halim, principalmente pq ele morre sem resolver a questão que clamou a vida toda. Você ver o desenolar de uma vida toda e ver ela chegar ao fim, é um babado viu.
comentários(0)comente



Larissa1218 24/09/2023

Um Caim e Abel manauara
Literatura brasileira viva e respirando! Hatoum é, sem dúvidas, um dos maiores escritores contemporâneos brasileiros e desejo muito que continue a ser lido por séculos. Esse livro é um lindo retrato da feiúra de uma família disfuncional, em especial dos dois irmãos Yaqub e Omar. Cheia de ódio, paixões, ressentimento e rancor, essa história me pegou desprevenida e vai continuar comigo por muito tempo.
comentários(0)comente



anahelena.blasilemos 22/09/2023

DOIS IRMÃOS - Milton Hatoum
Minha avó paterna teve dez partos e doze filhos. Duas vezes filhos gêmeos, acontecimento especial em dose dupla, ou quádrupla, conforme o enfoque. Nem meu pai, nem meus tios tiveram gestações gemelares. A geração seguinte, a minha, gerou inúmeros duplos, primos e primas tiveram gêmeos e minha irmã mais velha, viva!!, nos deu as amadas Lili e Vivi, iguaizinhas!!
Ouvi falar que é assim, geração sim, geração não. Científico ou mera coincidência, tem sido assim em minha família. (Eu deveria ter ido pesquisar, né não?)
Então, por familiaridade eu não reconheço essa ideia que permeia o inconsciente coletivo da quase obrigação de rivalidade entre gêmeos, que um tem que ser maravilhoso e o outro horroroso. Em todas as famílias irmãos brigam, competem entre si, não precisam ser gêmeos de ninguém, nunca alguém é só bonzinho ou só ruinzinho.
Regra geral, irmãos se gostam, se apoiam, se curtem, se 'irmanam'.
A Bíblia se encarregou de botar as primeiras lenhas nessa fogueira ao apresentar Caim e Abel e daí foi um passo para tantas outras discórdias. Esaú e Jacó, Rômulo e Remo, Rute e Raquel (sic).
E estes Dois Irmãos de Milton Hatoum, Yaqub e Omar seguiram a bula.
A história de uma família de origem libanesa residente em Manaus (AM) é muito bem construída, com temas relevantes e linguagem cativante, e cujo enredo se constrói a partir de uma mãe dominadora que tratou de amplificar os erros e ignorar os acertos de todos ao redor, principalmente entre os filhos. Uma mulher poderosa sem nenhum elogio nisso.
O narrador Nael possibilitou que essa história pudesse ser recomposta, por meio de suas bisbilhotices.
Relatou sem pudores as inúmeras relações incestuosas dentro de casa, uma casa enfim demolida e uma família destruída. Ou uma família demolida e a casa destruída? O que terá vindo antes e o quê depois?
Ficam para o leitor reflexões sobre educação, rejeição, revolução, ambição, separação, enganação, perversão, deterioração.
PERSONAGENS: Yaqub e Omar.
CITAÇÃO: “Ele me fazia revelações em dias esparsos, aos pedaços, "como retalhos de um tecido". Ouvi esses "retalhos", e o tecido, que era vistoso e forte, foi se desfibrando até esgarçar.”
comentários(0)comente



Lolis 22/09/2023

?
Começou sendo uma leitura obrigatória por conta dos vestibulares, mas logo no começo adorei a história, a escrita tem uma fluidez perfeito e os personagens cheio de nuances. O livro aborda muitos temas nas entrelinhas, como a ditadura militar e o racismo (Esse de uma forma mais descarada), é interessante como ao longo da história nos somos levados para um passado tão distante e que durante esse percurso vai fermentado no leitor a expectativa de quem é ou o que aconteceu. O final reúne tudo e os mesmo tempo que responde as nossas duvidas é incerto para algumas, o que deixa tudo mais interessante...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Billsmoraes 21/09/2023

Foi legal
Primeiro livro clássico que eu gostei, a única coisa que não gostei foi a ordem dos fatos e o jeito que o escritor conta os acontecimentos, nunca entendia se aconteceu, se vai acontecer ou se estava acontecendo.
Mas gostei, foi legal.
comentários(0)comente



Ari 19/09/2023

A leitura é bem rápida e fácil, mas achei que repetiu muito algumas coisa durante o livro, ia ficando um pouco cansativo, mas gostei bastante!
comentários(0)comente



Rodrigo 18/09/2023

Amor que machuca
Um livro intenso e repleto de reflexões. A cada capítulo pude perceber o quanto nossas escolhas são responsáveis por nosso destino.
O autor é genial!
comentários(0)comente



Evellyn.Souza 16/09/2023

Embora eu tenha lido pra vestibular, achei a ideia do enredo fantástica ! A leitura foi bem lenta e algumas partes precisei ler de novo, mas tem um plot muito bom !
comentários(0)comente



cadelinhadosnow 15/09/2023

Livro bom demais, uma obra prima!
"A casa foi vendida com todas as lembranças todos os móveis todos os pesadelos todos os pecados cometidos ou em vias de cometer a casa foi vendida com seu bater de portas com seu vento encanado sua vista do mundo seus imponderáveis [. . .]"
comentários(0)comente



Najuuovski 15/09/2023

Casos de Família Part. 2
Meus amigos, esse livro é simplesmente perfeito!!
Mesmo q seja uma leitura meio contextualizada (creio q se vc é de Manaus vai entender melhor algumas partes do livro) é muito bom de se ler.
A estrutura é envolta de vários mistério e no final você ainda cria teorias de coisas que o livro não revela bem. Se você gosta de uma boa fofoca, esse livro é sua melhor escolha, tem de tudo, desde casos de família pra literalmente casos na família (e nem isso dá pra confiar, afinal, o narrador não estava no quarto para saber).
Recomendo que depois de ler, você veja essa história por vários ângulos, pense na idade que o narrador começou falando da história e na idade que ele tinha quando aqueles eventos aconteceram, você vai ver que algumas coisas meio que foram exagerandas de propósito
É isso, você surta de ódio e rancor o tempo todo, mas é aquele tipo de livro que você odeia, porém quer chegar ao final logo.
comentários(0)comente



Lorena Sousa 14/09/2023

Frases que marcaram
"As cartas iam revelando um fascínio por uma via nova, o ritmo dos desgarrados da família que vivem só".

"Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos".
comentários(0)comente



811 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR