Dois irmãos

Dois irmãos Milton Hatoum

Resenhas - Dois Irmãos

Lucas.Silva 12/05/2024

Esse é meu primeiro contato com Milton Hatoum e a experiência foi maravilhosa. Ainda que o cenário em que se passa a história, Manaus, seja pouquíssimo conhecida por mim, a narrativa do autor me faz completamente familiarizado à cidade, suas dinâmicas e costumes. Os personagens são muito bem apresentados e desenvolvidos, permitindo que haja uma ótima compreensão acerca de cada nova figura que compõe o quadro que é essa obra. O livro trata de um recorte muito interessante, pois trata do período do ciclo da borracha até o período ditatorial militar, sendo apresentadas as interferências desse contexto histórico em cada momento da narrativa. Tudo isso em meio a uma história que te envolve e fala muito sobre vingança e perdão.

Franciele37 11/05/2024

História confusa.
Foi uma leitura para a faculdade. Achei o livros bem complicado de lê, pois os nomes dos personagens fez com que eu me perde-se em vários capítulos, os irmãos tem uma história muito difícil e pra mim os culpados deles não se darem bem foi pelas atitudes dos Pais, a mãe Mimou mt um e deixou o outro de lado, o pai só queria saber da mulher e não se importava com os filhos, ele só fazia o que a mulher queria.

Mânica 06/05/2024

Milton Hatoum entre em minha casa e coma toda minha família
Tantas nuances tantas interpretações tantas descobertas cada capítulo uma bomba cada bomba um choque
Fuvest esse aqui eu te agradeço viu, bom de verdade
Existe realmente o certo e o errado nessa história?

alex604 29/04/2024

Entendo pq é um clássico
A história em si é meio pacata, mas o desenvolvimento dos personagens e entender tantas realidades coexistindo (mais o mistério do nome do narrador e quem seria seu pai) torna a leitura fantástica!
Acho que o narrador merecia mais reconhecimento como personagem da narrativa, e a ausência de tantas interações e aparições do Yakub (irmão mais velho) me deixou meio sem entender, pq só sabiam falar das asneiras e merdas que o Omar fazia, principalmente pela história ser sobre os dois

Mas num geral, gostei bastante!

Lele 28/04/2024

O livro foi muito maior do que o esperado. Essa leitura me surpreendeu de tal maneira, ultrapassou e muito aquilo que esperava. A narrativa foi muito bem construída pelas lembranças e vivência de Nael, trazendo elementos de uma vida amarrada à sua família, porém cheia de elementos de uma tentativa de liberdade. A história dos irmãos vem cheia de caos, péssimas decisões por parte dos pais, do desespero e da vingança. Uma história já lida antes, afinal vingança e ressentimento entra irmãos não vem de hoje. Porém a história se destaca ao trazer a vida dos imigrantes numa Manaus que ainda mudaria muito. Livro sensacional e muito recomendado!

pirocadeperuca 25/04/2024

Absurdo de bom, extremamente instigante. Achei ainda mais interessante por ser uma realidade completamente diferente da que conheço. É perfeito (só acho que yaqub fez pouco). Me lembrou um pouco de os irmãos Karamazov

ju_gso 22/04/2024

É um livro que, para mim, foi mais difícil de ler, acho que pelos termos do Norte que eu não estou habituada.
É mais um nacional que leio esse ano, achei bem legal e bem desenvolvido, mostra o que a inveja pode fazer em uma família.
Temática bem legal e bem ambientada, gostei muito!

Robson68 21/04/2024

Impactante
Até onde vai o amor de uma mãe para com seus filhos, sobretudo gêmeos? E até onde vai a máxima de que uma mãe não tem um filho preferido? Eu acho que esses são os maiores questionamentos do livro Dois Irmãos. E nos traz fortes e impactantes revelações e também questionamentos acerca dos limites que pode e deve haver entre amor de mãe e filho. Dois Irmãos nos pega pelo braço e forçadamente nos faz pensar sobre o impacto que uma criação com amor exacerbado pode impactar na vida de alguém. Foi uma excelente surpresa.

leavemebrokn 19/04/2024

"[...] Dizendo a Domingas uma frase que no futuro repetiria tal uma prece: A esperança e a amargura... são parecidas."

fui transportada pra manaus dentro de um contexto de uma família muito desequilibrada mas que é única a sua própria maneira. os personagens são tão complexos e humanos que é impossível não sentir aflição e até remorso por eles, fora a relação linda do nael com o halim, especial demais

Julia 15/04/2024

Milton Hatoum, você está de parabéns!! Me surpreendi com o quanto gostei desse livro, realmente não esperava ficar tão presa a essa leitura.

Um dos grandes pontos que me causou fascínio foi o narrador-personagem. Eu estava mais curiosa do que ele para saber quem era seu pai e, além disso, toda a construção de seu personagem ao longo do livro foi muito bem pensada. Só vamos descobrir sua identidade no final do livro, e acredito que ele também só conseguiu se descobrir a partir dali, quando pôde sair das sombras da família libanesa.

Também achei a rixa entre os irmãos muito bem construída. Dá para entender por que os irmãos se odeiam, e também dá para odiar os dois (principalmente o Omar, rs). Realmente trata-se de uma família muito disfuncional, todos ali têm parte na ruína da família. O egoísmo de todos levou ao final que lemos no livro.

Enfim, uma ótima leitura. Só li porque era leitura obrigatória da Fuvest kkkkkkk, mas me surpreendi e leria novamente.

tonellov 14/04/2024

Dois irmãos
Me surpreendi com a criatividade de Milton Hatoum. Apesar da escrita ser um pouco pesada em algumas partes, o livro no geral consegue te prender na história, mesmo com a linha do tempo complicada. A trama é bem construída e os personagens têm profundidade, deixando claras as personalidades principalmente dos gêmeos Omar e Yaqub. Acho que foi uma boa escolha pra coletânea de livros da Fuvest, já que apresenta acontecimentos históricos, como a ditadura militar, e vários elementos da cultura de Manaus. No mais, espero que em outro universo essa família tenha feito terapia!

Carol 11/04/2024

Uma grande fofoca
Gostei muito do livro, e isso me surpreendeu positivamente, pois, de início, eu não acreditava que gostaria tanto da história. O enredo e a narrativa me prenderam do início ao fim, me levando para viajar a Manaus, São Paulo e, até mesmo, me imaginar viajando ao Líbano. As articulações narrativas são muito interessantes e a escolha do enredo é bem atrativa.

De longe, o ponto de maior complexidade da narrativa é o narrador personagem. O diferencial está justamente no fato de que, embora o narrador seja um personagem, ele não é protagonista. O narrador é um grande fofoqueiro, e eu achei isso muito interessante. O mistério acerca de sua identidade tangência a narrativa principal de forma muito instigante.

Um clássico da literatura brasileiro digno de uma novela. (Não é por acaso que virou minissérie!)

Belle ;) 11/04/2024

Casos de família que te da depressão
"Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos".

É muito complicado julgar a qualidade desse livro porque inquestionavelmente é uma boa escrita. Ela é feita com grandes capítulos e pouquíssimos diálogos então acaba sendo lenta, mas é boa mesmo.

Sobre minha experiência com a leitura acho que foram altos e baixos em que entrava no modo maria fifi "quem é o pai dessa criança ??", e outras vezes que tudo que passava pela minha cabeça é "Acaba pelo amor de Deus".

Esse é um livro sobre pessoas e suas relações. Suas dependências, medos, egoísmos... Os personagens são esquisitos irritantes mas também tem suas questões e te fazem criar uma certa compaixão por eles.

O ser humano a mostra pra todos verem. A parte boa mas principalmente a ruim e desprezível.

Pra finalizar só frisando que sou Hater número 1 do Omar.

Tudo de ruim pra você desgraçado ?.