Dois irmãos

Dois irmãos Milton Hatoum




Resenhas - Dois Irmãos


790 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


J_Piexak 09/02/2024

"A cicatriz já começava a crescer no corpo de Yaqub. A cicatriz, a dor e algum sentimento que ele não revelava e talvez desconhecesse."
Narrado em primeira pessoa por um narrador misterioso, o livro narra a rivalidade entre gêmeos descendentes de libaneses e como esta culminou da destruição de uma família.

Falando assim, a história parece o velho clichê do gêmeo bom X gêmeo mau, mas não é bem assim. Yaqub e Omar são personagens complexos e humanos, com erros e acertos e que despertam vários sentimentos no leitor.

Além disso, a leitura vale a pena pois ficamos conhecendo uma Manaus na metade do século XX, coisa que é muito difícil de ver na literatura (ou nós, sulistas e sudestinos, não buscamos consumir?). Através dessa narrativa ficamos sabendo que a Ditadura Militar chegou até o Amazonas e como isso impactou o estado.

Outra coisa que gostei foi de tentar descobrir qual personagem que conta a história. Isso não chega a ser um grande mistério, já que na metade livro ficamos sabendo, mas fiquei curioso e juntando as pistas que eram dadas. Assim, esse livro pode agradar aos fãs de histórias de investigação e que querem dar uma explorada num gênero diferente.
comentários(0)comente



Araujo20 03/02/2024

O rejeitado e o caçula
Hatoum é um incrível contador de histórias, que todos deveriam ler. Essa narração, em especial, traz momentos intragáveis, relações conturbadas e desperta tristezas profundas. Fiquei intrigada com o amor doentio que pode ser dedicado a um homem e ser, também, a causa de sua destruição.
Nunca estive em Manaus, mas a construção que o autor faz das imagens torna palpável esse lugar do Brasil desconhecido por mim.
O narrador é o único a quem me afeiçoei e por quem verdadeiramente torci. Já a matriarca é uma das personagens mais detestáveis que já conheci.
comentários(0)comente



Isadora 02/02/2024

Queria parar para planejar melhor essa resenha porque esse livro merece as melhores críticas, mas vou comentar agora mesmo!
Gente isso é uma obra prima. Uma história arrebatadora de verdade.
No início confesso ter ficado com medo de me frustrar porque achei a escrita um pouco rasa, faltava mais descrições e detalhes. Mas gente ao longo da obra, quando nos acostumamos com o fato de que são lembranças escritas de um personagem, o mistério toma conta e a história fica quase mística, como se os gêmeos fossem entidades e o mundo girasse em torno deles.
Sem comentários para o quão instigante é saber pouquíssimo sobre o narrador, um fruto da violência e da atenção dos gêmeos, alguém que viu muito daquilo acontecer, mas mesmo assim não parece ser um sujeito. A cereja do bolo é o fato de que o leitor só toma consciência disso quando finalmente ele é nomeado. Tu não espera por isso e não percebe quanto tu queria essa informação até o momento em que ela aparece escrita.
Angustiante ler tudo o que uma mãe faz por obsessão, o quanto é cômodo para um pai não ter o trabalho do cuidado.
Agora uma coisa que talvez seja um dos únicos pontos de positividade sobre os sentimentos que essa história traz: o amor que o Halim nutre pela Zana. O quanto ele amou essa mulher até o final. Como ela nunca deixou de ser atraente aos olhos dele, mesmo na velhice. Eu achei isso muito bonito pq sei que muitas mulheres mais velhas têm problemas de autoestima por n terem mais a validação externa para a sua beleza, pq a nossa beleza tem prazo de validade. Poderia elaborar mais isso mas melhor calar e dizer que admirei demais o amor do Halim pela Zana.
Sobre os irmãos, o meu troféu foi ver que a trama virou uma história de vingança e confesso que aproveitei cada palavra que levou à queda do Caçula. Pena que quem teve que aguentar todo o peso no final das contas foi uma das mulheres.
Enfim, eu passaria horas escrevendo sobre esse livro, mas o melhor que eu posso fazer é dizer: leiam!!! (pra contrastar com a minha primeira resenha nessa rede social kkkk)
Pedro 06/02/2024minha estante
égua muito bom, ansioso para ler




Lets 01/02/2024

Não tenho palavras pra loucura que é esse livro!
Edificada com as fofocas e intrigas! Que família MALUCA
comentários(0)comente



Claudio 01/02/2024

Dois irmãos
A força da escrita de Hatoum fica muito evidente nesse já clássico romance do fim do século XX. A história de uma família de imigrantes libaneses na Manaus do pós-guerra é o pano de fundo pra rivalidade de gêmeos idênticos e seus desdobramentos, em um livro que prende do início ao fim.
Imperdível
comentários(0)comente



Tato.Wellington 31/01/2024

Memória Afetiva
A superfície das relações familiares com a profundidade de um rio amazônico. Uma história de paixões inacabadas, onde o ódio se confunde com o amor.
comentários(0)comente



LetAcia 30/01/2024

Que excelente drama familiar, meus amigos!
Me surpreendi muito, pois comprei o livro sem muitas intenções e no início pensei que não fosse me agradar.
Mas amei a forma como a história me deixou envolvida, o leve suspense da dúvida sobre o pai do narrador, a forma como o nome do filho de Domingas só é contado no finalzinho do livro?
Enfim, valeu a pena! Viva a literatura brasileira!!
?Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos.?
comentários(0)comente



Lucikelly.Oliveira 28/01/2024

Empolgante
Foi meu primeiro contato com a literatura de Hatoum e estou totalmente encantada com sua obra! Que livro bom, senhoras e senhores, LEIAM.

?Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertecem a nós mesmos.?
?Cedo ou tarde, o tempo e o acaso acabam por alcançar a todos.?
comentários(0)comente



arthurzito 27/01/2024

Eu acho que um dos meus gêneros literários favoritos é, sem sombra de dúvida, o drama familiar. Quando bem escrito é muito difícil eu não me imergir totalmente na história e nos personagens, na maioria das vezes esses livros carregam dentro de si enredos difíceis, desafiadores e indigestos. Mas é justamente por isso que a leitura é tão cativante, os sentimentos que despertam em mim me fazem querer ir além, seja rancor, nojo ou paixão. O que Milton Hatoum faz em "Dois Irmãos" tem a capacidade de despertar qualquer um.
A história se passa em Manaus e segue a trajetória de Zana, filha de um imigrante libanês, e Harim, um imigrante libanês. Juntos constroem um relacionamento na base da paixão pura e se entregam um ao outro ardentemente, mas enquanto Harim está convicto que não quer ter filhos, Zana o convence a ter três. Assim nascem os gêmeos Omar e Yaqub e a caçula Rânia. Desde o início Zana se afeiçoou ao filho caçula, o Omar, eu acredito que por seu parto ter sido mais difícil e por ele ter sido mais frágil quando bebê. Mas de qualquer forma, cresce uma rivalidade entre os irmãos e conforme eles crescem, o amor condicional da mãe por um dos filhos e a inatividade do pai em relação a tudo que permeia a vida familiar cria o terreno perfeito para esse ambiente violento que cerca a história.
É interessante a escolha do autor de não narrar essa história pelos personagens centrais dela, Omar e Yaqub, mas pelo filho de Domingas, a empregada da casa. Durante a leitura eu senti que era inevitável escolher um dos lados dessa briga e não podendo acessar o psicológico dos personagens, além da do narrador que é marginalizado, não há como saber realmente o que acontece no íntimo de cada um deles. Toda a atmosfera da leitura é cercada por esse suspense e nem todos os mistérios são bem resolvidos, o livro tem muitas pontas soltas.
Esse é um trabalho fenomenal.
comentários(0)comente



Ericka.Cristiane 26/01/2024

Eita Manaus
Bom, demorei uma semana pra ler esse livro e talvez eu achasse q eu iria ser mais rápida não sei, mas foi um livro em que passei muita raiva por causa dessa proteção louca que o Omar tinha msm dps de fazer muito merda, e isso me deixava com muita raiva e me deixava com preguiça de ler, oq mais gostei foi ler sobre Manaus,minha cidade e ver como ela era antigamente e isso foi incrível saber aonde se passam algumas coisas, agr uma coisa que só me liguei muito dps de ler que tipo teve um INCESTO???!!
comentários(0)comente



Malu 25/01/2024

Livro impactante
Enrolei de mais pra ler esse livro, mas, quando comecei, não consegui parar mais. Um livro que te prende muito, você quer saber quem é o pai de Nael, mas o fim fica muito aberto. Ainda assim, continua uma obra muito boa, para se refletir e pensar dm atitudes e suas consequências.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



_anagaiao 23/01/2024

Dois irmãos
Leitura fluida, linda - misturada com suas efemeridades e a inevitável sordidez de vidas tão amargadas pela convivência inadiável com o preço que o futuro carrega.

Me de mais um tempinho, tempo. Um tico, um pouco - assim hei de entender todas suas imundas voltas e revoltas quando se joga com as veias de um grupo, cujo se tem o puder do auto denomínio como consolidação familiar.

Meus pêsames.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



790 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR