Dois irmãos

Dois irmãos Milton Hatoum

Resenhas - Dois Irmãos

Lu 23/03/2024

Confusão, dedo no c e gritaria
Esse livro é o puro suco de Casos de Família do SBT, é uma farofada só, e é isso que faz ele valer a pena. Apesar de ser uma leitura de vestibular, eu gostei

regueira0 22/03/2024

Dois Irmãos, de Milton Hatoum
"Cedo ou tarde, o tempo e o acaso acabam por alcançar a todos."

Com uma escrita fluida, detalhada (mas sem exageros) e brutal, Hatoum cria uma narrativa elaborada, com diversas nuances de diferentes temas a serem analisadas. O crescimento de Manaus e a comparação deste com o resto do país, os imigrantes e estrangeiros que preenchem a cidade e a cultura libanesa que, mesmo longe de sua terra, se mantém presente no seio familiar. Tudo isso tratando, ainda, do principal tema da obra: a relação familiar entre Halim, o pai, Zana, a mãe, Rânia, a caçula e os dois irmãos, obviamente, Yaqub e Omar.

Com vidas, valores e ideais opostos, a trama cerca a relação dos irmãos (ou a falta dela) e como essa afeta a família como um todo por anos e anos. Esse detalhe torna a obra de Milton extremamente satisfatória de ler: dias, meses e anos se passam sem que o leitor perceba, contribuindo para o dinamismo da história. Em capítulos relativamente extensos, são narrados uma série de fatos sem que sua coerência seja perdida.

Outro grande foco do enredo, também, é o tratamento recebido pelo filho da empregada Domingas e sua relação com a família empregadora de sua mãe. É perceptível, em toda a narração, a forma que o personagem é tratado e como isso impactou seu dia a dia, seus estudos e sua vida como um todo. Em minha opinião, a escolha deste como narrador foi crucial para a construção da narrativa. Um ponto de vista "externo", que tudo viu e em tudo participou, questionou e afetou-se.

De maneira geral, "Dois Irmãos" é uma obra que vale a pena ser lida com calma, olhar atento e paciente para que todos os mínimos detalhes adicionados sejam percebidos.

Gabi.Camile 20/03/2024

Hmmm
Bom, achei um livro muito reflexivo, porém muito lento e difícil de compreender quem está escrevendo no começo, a história em si é boa, porém não prende muito por conta do ritmo, eu li para fazer um vestibular, sinceramente se não tivesse esse intuito não sei se terminaria a leitura.
Conta a história de uma família, promove muitas reflexões acerca da dinâmica familiar, emoções.

Carolina Lima 19/03/2024

Um clássico brasileiro
Li esse livro através de audiobook e mesmo assim precisei retornar alguns trechos pois a narração é um pouco confusa quanto ao que é passado e presente, mas esse é o único ponto ?negativo? dele. A história se passa num momento específico da história brasileira e num ambiente acredito que pouco explorado na literatura, pois não conhecia a história do desenvolvimento de Manaus ou das comunidades que lá habitavam. Mas a história principal não é sobre a região, é sobre uma família disfuncional cujo eixo principal são os irmãos gêmeos Yakub e Omar, narrado por um personagem que só se apresenta perto do final da história. Em vários momentos você se pega odiando um dos irmãos, mas isso não quer dizer que exista um bom e um mau, afinal assim como na vida real, ninguém é perfeito.

vanalysm 19/03/2024

Dois irmãos
Esse livro é tipo um casos de família, só que com quase 300 páginas, é desentendimento que não acaba mds. Ele começou bem, eu gostei, mas depois achei que foi ficando arrastado...

João 19/03/2024

Excelente. Apesar de o meio ser meio arrastado, o final é muito envolvente e com certeza compensa.
O autor é muito habilidoso e a maneira que ele traz os acontecimentos é muito boa

Tati 17/03/2024

Uma família nem problemática
O livro tem como centro dois irmãos gêmeos, mas ao redor deles uma família bem problemática existe.
A história é interessante, mas o desenvolvimento é um pouco cansativo.

helenatakeda 15/03/2024

Dois Irmãos | 1° da FUVEST
Inesperadamente, o livro me surpreendeu de uma maneira muito positiva. Alguns já tinham me dito que era o ?menos pior? da seleção da FUVEST, mas eu achei ele realmente bom.
Acredito que o fato de Zana ser insuportável, de Halim ser um frouxo, de Yaqub ser um passivão, de Omar ser um completo babaca, e de Rânia mais aparecer para atrapalhar do que ajudar, ao mesmo tempo que, para alguns, possa ter provocado uma experiência de leitura ruim justamente pelo relacionamento entre as personagens da família ser extremamente cansativo e cheio de problemáticas absurdas, para outros (como eu), acredito que seja exatamente esse absurdo que desperta no leitor a curiosidade de saber qual será a próxima atrocidade (inclusive, algo que gostei muito no leitor foi como ele coloca acontecimentos inesperados no meio da narrativa sem nenhum aviso prévio ou contexto, o que provoca ainda mais aquele sentimento de surpresa).
As únicas personagens que gostei foram a escrava Domingas e seu filho, Nael. Ambos apresentam características adoráveis apesar da vida sofrida e precária. No mais, tanto a família, como disse, quanto o resto dos que cruzam à história, são todos desprezíveis.
Para aqueles que prestarão provas da FUVEST, por ser um livro de fácil leitura acredito que seja uma boa opção para começar, e para aqueles que não prestarão, ainda sim recomendo a leitura.

Obs.: o livro só perde meia estrela porque termina sem revelar quem é o pai do Nael

Gabriel 15/03/2024

Livro nacional muito bom e que acabou se tornando uma minissérie da Globo. A trama conta a história de irmãos gêmeos que nasceram em Manaus e suas desavenças um com o outro. Eu gostei bastante!

Braga 13/03/2024

Gostei
O livro todo é muito bom, mas sentimos falta de um desfecho mais chocante. A narrativa é feita pelo Nael, que conta a sua história junto com a história da família. O livro te deixa na expectativa de algumas situações e como elas aconteceram, mas, em várias situações, não tem uma explicação clara. O mais impressionante é como o comportamento de uma mãe pode influenciar negativamente na vida inteira dos filhos. Zana é uma mãe extremamente super protetora de um dos filhos e acaba desgastando sua relação com o marido e com os outros dois filhos. Nada nem ninguém é mais importante que seu filho caçula e isso o torna uma pessoa horrível socialmente.

Miih 13/03/2024

NOSSA
Que livro foi esse, tretas e mais tretas de família, praticamente ninguém daí ileso, todos são, de alguma forma, pessoa ruins

Miih 13/03/2024

NOSSA

Lpa 10/03/2024

Gostei da escrita, formal e detalhada?mas diziam repetidas vezes a mesma coisa e isso deixa o livro cansativo.
A história em si me chamou a atenção, me apeguei a alguns personagens e odiei outros como se eu estivesse na história, fiquei algo triste que algumas partes eram vagas e confusas? como quem era realmente o pai de Nael, filho de Domingas.
O final não foi uma reviravolta, mas foi algo que me surpreendeu. Livro interessante e curioso.