Mansfield Park

Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

@LuanLuan7 31/08/2022

A insondável Fanny Price
Adotada por sua tia (Lady Bertram), Fanny Price cresceu com seus primos (Tom, Edmund, Maria e Júlia) na mansão de Mansfield Park.

Sempre em segundo plano por ser a prima pobre, além de sua própria predisposição pessoal à timidez, Fanny cresceu em absoluta resiliência e submissão aos tios e primos.

Apesar de tímida, mostrou-se capaz de decidir-se sobre o que era moralmente correto, não esquivando-se de julgar (ainda que em pensamento) pessoas ou fatos de acordo com o que entendia aceitável.

? spoiler - Desde sua chegada à mansão, sempre foi acolhida por seu primeiro Edmund, que será seu amor platônico por toda a obra. - spoiler ?

Com infindáveis jantares e passeios por bosques Jane Austen nos apresenta uma personagem diferente daquelas que vimos em outros romances: fortes e destemidas.

Aqui temos uma personagem tímida, de saúde frágil e de compleição doce e afável. Sempre pronta a ouvir, nunca disposta a falar em excesso. A perfeita ?boa moça?, branca, razoavelmente bela e educada, que ama ler e passear no bosque.

Porém, muito se engana quem pensa ser ela integralmente submissa. Ao ser objeto da obsessão de Henry Crawford, a boa moça mostrou sua toda sua inteligência, perspicácia e determinação para desprezar esse amor tão súbito.

Mais à frente, diante da tragédia entre sua prima Maria e Henry, Fanny confirmou que estava certa em sua rejeição.

No final, com as reviravoltas que um escândalo pode gerar, a autora conseguiu aquecer o coração do leitor que já estava desesperançado de qualquer final feliz.

Juliana 29/08/2022

Jane conseguiu me fazer odiar tanto personagem nesse livro que chego a ficar chocada. Todos tratavam a Fanny como um nada, e quando chegou no final alguns que eram legais com ela finalmente deram valor, mas na minha opinião Edmund nunca mereceu essa mulher, ela é mil vezes melhor que tudo e se ele nunca viu isso em dez anos eu realmente não consigo entender aquele homem tonto.

iarakessia 27/08/2022

O livro mais religioso da Austen
Fanny vai morar em Mansfield Park, após a irmã de sua mãe Sra Norris, dar essa ideia ao cunhado Sr Thomas Bertram. Fanny é tímida e muito sensível, inclusive tem uma saúde fraca. Seu melhor amigo e tutor é Edmund, seu primo, que foi a única pessoa que desde a sua chegada, se sensibilizou em conhecê-la melhor.
Nesse livro acompanhamos os desdobramentos de uma família rica e como amizades ruins corrompem mentes que não tem bons costumes enraizados. A paixão cega. Mas o que é bom permanece irredutível.

Simone 26/08/2022

Fico encantada como os romances de Jane Austen nos prendem e nos levam para dentro da história.
Com Mansfield Park não foi diferente. Sem dúvida uma de minhas autoras favoritas!

Marcos Santos 25/08/2022

Uma história que se passa na Mansão Mansfield Park, que vai conta a vida da menina Fannny que foi levada para Mansão para ser criada pelos Tios. No entanto, a garota se sente solitária longe de sua família. e durante muitos anos ela vai vivem na sombra dos primos Edmund, Tom, Maria e Júlia, porém o primo Edmund percebe a situação descolada de Fannny e passa a ser um amigo atencioso. achei uma história lenta, pois, a ação transcorrer nos pensamentos dos personagens e diálogos do dia a dia. apesar de tudo isso, é interessante notar como as coisas mudaram desde o século 19, em que o seu destino estava vinculado a sua classe social. vale a pena ler pela critica de costumes.

Erica.Barone 24/08/2022

Segundo contato que tenho com a obra de Jane Austen e fiquei ainda mais apaixonada por sua escrita. O enredo de Mansfield Park não é tão interessante quanto Orgulho e Preconceito, e ainda assim autora conseguiu fisgar minha atenção e curiosidade, fazendo eu sempre querer ler mais uma página, curiosa com as possíveis reviravoltas. O final me surpreendeu, somente não decidi se positivamente ou não.

Coral 23/08/2022

Odiei todos os personagens. Felizmente a escrita de Jane Austen é suficiente pra me fazer seguir por 500 páginas de uma história que não me interessa tanto

Ivy 23/08/2022

Mais novo "queridinho" dentre os romances de Jane Austen
Se um enredo pode ser considerado "bom" ao trazer reviravoltas, suspenses, vilões e antagonistas ativos, tema relevante e personagens bem desenhadas, imagine se esse enredo for escrito pela mente brilhante de Jane Austen, contando com uma estória bem amarrada, personagens complexos, camadas de sutilezas que levam a questões críticas, com a costumeira pitada de perspicácia, algum humor e heroínas encantadoramente sagazes e de exemplar retidão, como não seria essa estória? Pois é, adorei do começo ao fim. Não vive senão em função da vida da Srta. Fany Price. Só não favoritei, como dizem, e o passei na frente de Orgulho e Preconceito, devido ao desastroso e insuportável "spoiler" que recebi dos últimos 3 capítulos e que acabou com as surpresas das reviravoltas finais para mim. Mas, tá ali, Mansfield Park encostado em Orgulho e Preconceito no ranking de queridinhos do meu coração, quando se fala em romances de Janinha, a gênia!

Mais Cedo 21/08/2022

Eu esperava menos!
Bom, eu enrolei muito pra ler Mansfield Park! É a terceira vez que começo, desta vez eu finalmente cheguei ao fim. Graças à leitura coletiva do canal "Ler Antes de Morrer".
Eu tinha expectativas muito baixas. Já havia escutado que este é "o pior romance de Jane Austen", mas eu realmente gostei.
Claro, ele não se compara ao Orgulho e Preconceito ou ao Persuasão, mas ele ainda tem uma boa qualidade.
Jane Austen é uma autora tão boa que até as "obras ruins" são deliciosas!
É o meu quarto livro da autora, este está em 3° lugar, atrás de Persuasão e de Orgulho e Preconceito. Ainda está na frente de A Abadia de Northanger (este eu realmente não gostei).

lulu 17/08/2022

Ambição e vaidade
Não me agradou muito, os personagens não insuportáveis, a única que não chegou a me irritar foi a Fanny, a mais sensata e consistente. A leitura só melhora na segunda metade, quando passa a focar mais na protagonista e os outros personagens não aparecem tanto.

Ana Beatriz 16/08/2022

A minha leitura levou alguns poucos capítulos para pegar no tranco, mas quando de fato pegou eu não conseguia parar de pensar na história e de querer devorar o livro. Tudo fica melhor ainda quando passamos para a segunda fase da história.
Das mocinhas feitas pela Jane Austen que eu conheço, Fanny é a mais diferente. Ao contrário delas ela é muito mais submissa, por assim dizer.
Cheguei a me identificar com ela em alguns desses momentos onde ela parece estar a margem do que acontecia em Mansfield Park e só observava tudo. Tem situações que nos sentimos assim.
Do mais, a escrita como sempre é muito bem feita e você se sente totalmente envolvido na história.

Roberto.Vasconcelos 15/08/2022

Início bom , meio bom , mas final feito sob encomenda
Mansfield park não foi o que eu esperava , comecei a ler esperando ver algum tipo de romance mas a história seguiu um rumo totalmente diferente que me agradou demais fugindo do convencional. A história acompanha a família Bertram e retrata a realidade da época , o que gostei foi como mostra o contraste entre a vida dos ricos e dos pobres e os valores da classe mais elevada.
Até 80% do livro a história estava muito boa e ficava imaginando como iria acabar , até a Jane Austen estragar tudo com um final clichê e totalmente forçado.
A forma como acontecimentos acontecem rapidamente perto do final com a clara intenção de dar um final de "conto de fadas" pra protagonista é ridículo e me deixou decepcionado , eu realmente estava gostando demais da história por fugir do convencional e mostrar pontos interessantes sobre personagens que ao mesmo tempo que cometiam atos ruins também demonstravam bondade em outros momentos. Eu gostei dessa dualidade que levanta a questão de todos terem características boas e ruins , e deixar aquela linha entre pessoas egoístas e irresponsáveis e pessoas realmente com má índole... Até mesmo achei que a família Bertram com seus drama familiares se assemelhava muito as famílias atuais em vários pontos. A autora poderia ter levado a um final mais crível e justo pra obra. Enfim , um livro bom que poderia ter sido muito mais.

Pseudônimo Bettina 14/08/2022

Meu favorito de Jane Austen
Gostei muito do livro e, principalmente, do final, que achei muito lindo. Atualmente, é meu romance favorito da Jane Austen.