Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

Dri 03/08/2022

A heroína incorruptível
O único romance que eu ainda não tinha lido de Jane Austen. Perdi as contas de quantas vezes parei a leitura, mas consegui finalizar. Assim como em Emma, a leitura só engrenou na segunda metade da trama. Um início lento, no qual as injustiças contra Fanny e sua passividade não ajudaram em nada a motivar a leitura. Na minha opinião, nada mais natural do que a passividade de Fanny. Afinal, que opção ela tinha? Vinda de uma família pobre, desestruturada e sem perspectivas, e acolhida por tios ricos, em Mansfield Park, é claro que ela não tinha condições de se rebelar. Obviamente isso não tornou a leitura mais agradável. Mas o ponto principal é o caráter incorruptível dela. Fato que, confesso, me irritou em mais de uma situação. Achei o romance mais desafiador de Jane Austen e acho que acertei em deixá-lo por último entre as leituras da escritora.

Mada 29/07/2022

A forma como me apeguei às personagens, fez desta história algo ainda mais bonito. É aconchegante, senti que pertencia à família.

PietA0 27/07/2022

Mansfield Park
Leitura boa, não tão envolvente quanto os outros livros da Jane Austen, mas com uma história muito legal. Fanny é uma protagonista inteligentíssima e muito mais culta do que se esperava dela. O que mais me surpreende nesse livro é que não importa quantas vezes eu o leia, sempre vou ficar agitada e ansiosa pelo desfecho, algo que me deixou muito aflita foram as últimas 30/40 páginas. Passa literalmente o desfecho inteiro só nos 3 últimos capítulos. Chegamos nas últimas páginas e não fazemos ideia do que vai acontecer para encerrar o livro, até se questiona o final da história da Fanny, não se sabe o que vai ocorrer com ela. Enfim, livro bom, interessante, angustiante e maravilhoso.

duda 25/07/2022

No começo não estava gostando muito mas do meio do livro em diante ficou mais interessante. Por vezes achei a Fanny um pouco chata mas ainda sim nutro certo carinho por ela.

Rach 24/07/2022

Fanny
Definitivamente o que mais atrai à obra é a personalidade da protagonista, com toda a sua intensidade, pé firme e intrínseca convicção de pensamentos e valores: nada nem ninguém a fará achar correto algo que ela pensa ser errado, ou o contrário. Vi comentários que a colocaram como uma personagem submissa, mas não vejo como poderiam colocar nela adjetivo tão longe da verdade, levando-se em conta com quanto ferrenho desempenho ela se manteve fiel ao próprio pensamento, não importava o que os outros quisessem que ela fizesse ou com quantas atitudes a puniam por permanecer fiel a si mesma.

Sara Hayasaka 24/07/2022

Talvez a obra que menos me cativou da Jane Austen. Difícil não se irritar com o comportamento da maioria dos personagens (ou todos?).

No entanto, vale ressaltar a mensagem deixada pela autora em relação à leitura errônea de caráter que fazemos das pessoas quando nos deixamos cegar pela paixão ou ambição.

Aninha 22/07/2022

Mansfield Park
Achei que Emma seria a minha personagem favorita da Jane por muito tempo ainda, mas Fanny definitivamente se equiparou a Emma. 8 e 80.

gabi 19/07/2022

Muito bomm
Esse livro é tipo uma novela, tem seu foco na Fanny, mas trata de todos ao redor dela, com bastante detalhe.
É definitivamente bem diferente de outros livros da Jane, mas eu realmente gostei.
Esse final!!!!! Um pouco estranho... mas considerando a época, não é nada estranho hahahah
Como sempre, Jane Austen conquistando meu coração.

Bina 11/07/2022

Acho que meu preferido
Como disse no título acho que esse é o meu livro preferido da autora dentro todos os que já li. A história é diferente do que ela costuma escrever e com reviravoltas impressionantes que eu não esperava que aconteceriam. Um livro que vale muito a leitura. Se for começar a ler as obras de Jane Austen recomendo que essa seja a primeira.

mirrorbel 04/07/2022

longe de ser o melhor da jane austen
fanny é uma protagonista indiferente e sem reação, totalmente desinteressante, é um livro que eu tive que me esforçar muito para terminar e que no final nao valeu tanto a pena seria melhor ter largado no meio mesmo
amanda 04/07/2022minha estante
N me arrependir de ler mas com toda a certeza a Fanny é a mocinha mais chata de todas

Amanda 04/07/2022minha estante
Só falta esse p eu finalizar os livros da jane, mas até agora a leitura que menos gostei foi "persuasão". Mas ja vi comentários meio ruins de mansfield park, falando que a fanny eh bem chatinha mesmo

mirrorbel 04/07/2022minha estante
ai amg vai em mansfield park que se você passou por persuasão vai conseguir passar por ele

amanda 04/07/2022minha estante
Gente eu amoo persuassão é um dos meus favs kkkk serio

mirrorbel 04/07/2022minha estante
ai eu enrolei muito pra ler persuasão não consegui ficar presa quase cai na ressaca

Amanda 04/07/2022minha estante
Persuasão acho mto chatoo perto de emma e razao e sensibilidade, por exemplo !! Emma eh uma obra prima p mim

oieamare 21/06/2022

Jane surpreendendo novamente ?
Estou começando a perceber que Jane Austen tem um estilo de escrita que a gente vai descobrindo e gostando aos poucos. Algo sobre demorar até a metade do livro para entregar o ápice de toda a história ?

Não achei que gostaria, quando comecei. Os personagens focos da primeira parte eram tão supérfluos e a Fanny mantinha todo aquele segundo plano em inferioridade, que ficou um pouco chato as vezes.
Mas depois, conforme a história seguia seu próprio rumo e eu ia descobrindo os pequenos acontecimentos, o livro pareceu criar vida.

Senti, mais abertamente aqui do que em Orgulho e Preconceito, que Jane colocou crítica social em todo personagem com um pouquinho de senso. Gostei de vê os debates entre Edmund e Mary, mas também fiquei feliz quando acabou. Quanto à sra. Norris, o final não poderia ser mais recompensador para mim kkkkkkk. Odeio ela!
Os pais são negligentes quase até a última página, mas nas migalhas que eles deram para a Fanny eu senti um enorme sentimento de carinho por eles.
As primas e aqueles Grant e Crownford são totalmente dispensáveis. E eu amei a pequena Susan!

Notei que Jane também ama escrever uma reviravolta com fugitivos kkkkkk mas em suma, perfeito!

Adorei como tudo terminou e, se não fosse a quantidade absurda de página para uma história rápida, eu já teria começado de novo.
Jane é um desafio, mas pra mim a recompensa foi boa ?