Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

Gabriella440 15/08/2023

Enfim, completei a leitura de toda obra de Jane Austin.
Mansfield Park é mais contido que os outros livros da autora e a heroína é tímida e frágil.
Essa fragilidade de Fanny Price, que é enviada ainda criança pela sua numerosa família empobrecida, para viver entre os tios ricos em Mansfield Park, nos é apresentada juntamente com uma grande força de caráter e um ótimo julgamento das situações em sua volta. Fanny é toda bom senso.
A narrativa nos leva a uma reviravolta das considerações dos outros personagens em relação a Fanny. Ela sempre havia tido todas as suas qualidades, mas os acontecimentos na família Bertrand, mostra a todos o quanto Fanny era subestimada e negligenciada pelas pessoas a sua volta.

Bruna3285 05/08/2023

Mansfield Park
O livro começa bem arrastado, não vou mentir, mas a partir da metade dele começa uma reviravolta e aí a história começa a ficar mais legal de acompanhar. Eu gostei da história, e depois da metade dele achei a leitura bem mais fluida. Passei raiva em vários momentos, por achar inacreditável o preconceito entre classes, e mais raiva por saber que isso era realmente algo real naquela época. Fiquei chateada que, ao contrário do início arrastado, o final foi super corrido, e queria mais detalhes sobre o final de cada personagem, além de que surgiu a dúvida sobre o narrador do livro. No geral, gostei e recomendo!

Ludmila.Mattos 30/07/2023

DLL23
Tema: escrito por uma autora europeia
"Mansfield Park" é considerado um dos romances mais complexos e densos de Austen, e embora seja menos popular do que obras como "Orgulho e Preconceito" ou "Razão e Sensibilidade", ainda é amplamente apreciado por sua análise cuidadosa dos personagens e da sociedade em que vivem.
Escrito pela aclamada autora britânica Jane Austen, foi publicado pela primeira vez em 1814. O livro narra a história da jovem Fanny Price, uma menina pobre que é enviada para viver com seus ricos tios na propriedade de Mansfield Park.
Fanny é acolhida na mansão de seus tios, Sir Thomas Bertram e Lady Bertram, e seus primos, os filhos do casal. A vida de Fanny em Mansfield Park é caracterizada por contrastes sociais e pela sua posição de inferioridade em relação aos primos, que muitas vezes a tratam com desdém devido à sua origem humilde.
A trama se desenvolve em torno dos relacionamentos dos personagens, das dinâmicas familiares e dos dramas pessoais que permeiam a alta sociedade inglesa do século XIX. Fanny desenvolve uma forte ligação com o primo Edmund Bertram, o único membro da família que a trata com gentileza e respeito. À medida que crescem, a amizade entre Fanny e Edmund evolui, mas ela não é correspondida romanticamente por ele, já que Edmund tem seus olhos voltados para outra mulher.
O livro aborda temas como a moralidade, as convenções sociais, a educação e a hierarquia de classes, questões muito presentes nas obras de Jane Austen. A autora apresenta uma visão crítica da sociedade da época, expondo as hipocrisias e os preconceitos que permeavam as relações entre as pessoas. É uma leitura cativante para os amantes da literatura clássica, especialmente para aqueles que apreciam o estilo perspicaz e satírico de Jane Austen ao retratar a sociedade de sua época. Mas como todo livro antigo sua leitura não é fluida e precisei de persistência para concluir a leitura.

Pâm 29/07/2023

Mansfield Park
A leitura do texto é muito prazerosa, condizendo com a maturidade da escrita de Jane Austen. No entanto, alguns aspectos distantes da nossa atual conjuntura podem dimensionar o livro para uma imagem cansativa e monótona. Assim, sugiro a leitura desse livro sem as impressões atuais, para viver a história e entender as críticas veladas que a autora quis realizar.

Tamires.Kellermann 25/07/2023

Começo de leitura, arrastada...lenta. Do meio pro final senti uma reviravolta de sentimentos; raiva, felicidade e fui tapeada pela autora... Mas, acho q é isso q faz ser um livro tão incrível; a admirável capacidade da autora exprimir vc a sentimentos.

Letizinha 24/07/2023

De aquecer o coração!!!
A trama em si é voltada para a vida da personagem Fanny Price, que, por ser de uma família grande e pobre e em busca de uma melhora no seu meio social, muda-se para a residência de seu tio, Sir Thomas Bertram, patriarca da família nobre Bertram e detentor de grandes patrimônios líquidos.

Fanny possui muitos desafios para enfrentar, principalmente ao ser vista por terceiros como um indivíduo inferior e desinteressante, mas acredite, esta personagem mostra força e verdadeira convicção ao seguir seus próprios princípios, mesmo que isso ponha todos contra ela.

Na minha opinião, J.A escreveu uma obra prima elegante e muito fofa. É um livro que trabalha com a criação de cenas rurais, de majestosos bailes, vestidos, pessoas. Sem dúvida, um quadro escrito. Fantástico!!!

Desejo a todos vocês uma boa leitura ? ???? ??

Beca 22/07/2023

Lindo
Eu amo como a jane austen sempre entrega protagonistas tão diferentes entre si, porém tão únicas também. fanny price é uma das heroína com quem eu mais me identifiquei. ela, considerada talvez frágil por aqueles que a cercam, carrega dentro dos seus momentos de silêncio, uma convicção tão forte de opiniões que fica perceptível em apenas algumas páginas lidas. não é bem o que ela pensa sobre si, que muitas vezes é uma percepção inferior e modesta, mas o que fanny enxerga no caráter daqueles com quem convive. mais uma vez, me apaixonei pela narrativa inteligente e assertiva da jane ?

Nah S 21/07/2023

Mansfield Park - Jane Austen
Fazer resenha dos livros de Jane Austen é sempre um prazer, assim como ler seus livros.

Nessa história conhecemos Fanny Price, uma garota tímida, introvertida, q não gosta de falar, se sente deslocada no meio de muitas pessoas e até mesmo aquelas de seu convívio familiar. Um perfil de protagonista bastante diferente comparado a determinada e destemida Elizabeth Bennet de Orgulho e Preconceito, o que me fez amar cada vez mais essa autora, pela diversidade dos perfis das personagens criadas.

Em resumo, Fanny, nascida em uma família grande, sem muitos recursos, é "adotada" por caridade pela tia rica Lady Bertrand e seu marido, Thomas Bertrand, passando a residir, aos dez anos de idade, na mansão de Mansfield Park. Ali ela cresce ao lado de seus primos, Maria, Júlia, Tom e Edmund.

Humilhada pela tia Norris, q faz de tudo para fazê-la se sentir inferior, e mesmo que de forma mais velada, também pelos demais parentes da casa, Fanny encontrará o único consolo de amizade em seu primo Edmundo, por quem desenvolverá um sentimento bem maior que amizade ou amor fraternal.

As coisas que mais me encantaram na história foi a autora fazer também a valorizacao do perfil introspectivo, através das descrições da delicadeza de Fanny, de seus olhar observador, de sua discrição, de sua alma inclinada a observar tudo dentro de si, seu apreço pela natureza, e respeito pelos demais.

Apesar de essa personagem ser bastante criticada por seu ar bastante passivo e amedrontado em muitas situações as quais reconheço, como leitora, gostaría q tivesse outras atitudes, acredito que Jane Austen desejava não satirizar esse perfil de pessoa, mas demonstrar e estimar apreço e admiração por essas características.
Uma frase de Edmund, que descreve bem a personalidade de Fanny, é: "Você parece quase tão temerosa de ser notada e elogiada quanto outras mulheres de serem negligenciadas" rs o que é a mais pura verdade.

A única coisa que me fez sentir uma pontada de descontentamento foi que gostaria de ter visto mais de Fanny e Edmund juntos; gostaria q eles tivessem mais espaço no final da história.

Esse livro deixou uma sensação gostosa no peito, daqueles quando você ama a lembrança daquele universo.

Leia!

*****Minha citação favorita:

"Que ninguém presuma conseguir descrever os sentimentos de uma jovem ao receber a certeza daquele afeto do qual ela mal se permitiu alimentar uma esperança."

Rute.Severo 19/07/2023

Foi ok
? Em vários momentos, fiquei triste e revoltada com a forma como Fanny era tratada pela família adotiva. Acho que ela não merecia passar por tanto sofrimento. Admiro muito o seu esforço em permanecer fiel aos seus valores, mesmo que às vezes seja um pouco moralista.

? Fiquei desapontada com o Edmund, pois esperava que ele fosse o herói da história. Embora ele tivesse um bom coração, ele se perdia ao julgar os outros com muita severidade.

? Os romances da Austen, de um modo geral, são uma verdadeira representação da sociedade daquela época, mostrando tanto suas qualidades quanto seus defeitos. Em Mansfield Park, ela consegue transmitir esses detalhes mesmo em momentos aparentemente simples da narrativa, como as longas caminhadas em grupo entre familiares e amigos.

? A estória tem um ritmo constante, sem grandes reviravoltas, e a verdadeira beleza do livro está na habilidade de Jane em refletir sobre a sociedade daquela época.

? Por último, uma dica: mais uma vez tive que fazer um mapa mental dos personagens, pois eram muitos. Vale muito a pena pois a autora não os descreve fisicamente, mas sim através de suas características de personalidade, o que dificulta a memorização.

? Os três últimos capítulos são os melhores, pois têm mais conflitos e, consequentemente, mais emoção para a história.

? Depois de ter tido uma experiência não muito positiva com "Orgulho e Preconceito", aprendi a apreciar melhor os livros de Jane Austen e o ritmo de suas histórias. Consequentemente a leitura foi mais prezerosa.

Camila.Dias 17/07/2023

Prefiro outros títulos de Jane Austen
Dentre outros títulos, prefiro outros da autora.
Este livro não é ruim, mas é mais parado e desde uns 60 ou 70% já é possível adivinhar qual será o final.
Os livros da autora em si são mais parados, até pelo estilo de escrita,as este me si é mais.
O livro conta a história de Fanny, que vai ainda jovem morar com os tios, para ajudar nas demandas da casa e ser companhia para a tia. Ela e o primo Edmund se afeiçoam muito e acabam por ser muito amigos e confidentes.

Raquel 09/07/2023

Mansfield Park é uma leitura diferente, inicialmente é vagarosa, tantos detalhes que acabam por confundi em alguns momentos, mas nada que não possa ser superado. E nas últimas páginas, onde de fato a emoção enfim acontece, ela se torna uma leitura breve, sem tanto detalhismo, mas é uma obra sem duvidas que despertar interesse.

Foi um final de finalmente, tudo se encaixando nos seus devidos lugares. As lições que poderiam ter aprendido foi aprendida.

Edmund sempre será meu favorito.

Ingrid579 04/07/2023

O livro mais grande da jene Austen que já lir, claro que vai entra para lista de perfeitos dela como todos que leio.

Cynthia70 02/07/2023

Esperava mais
Foi o meu primeiro contato com a escritora, estava ansiosa pelo fato dela ser muito reconhecida, não tinha a menor ideia do que seria a história já que tinha ganho o livro de uma amiga. A história não a ruim, apesar de ser bem antigo não se tem grandes dificuldades para entender a escrita, mas o que mais me incomodou foi a demora e o quanto a autora se extendia em assuntos não tão interessantes, fiquei bem cansada e por diversas vezes parei a leitura por dias, além disso a protagonista é umas das personagens menos interessantes da história, senti que o final foi feito as pressas, apenas pra concluir logo o que já estava se delongando demais, faltou os detalhes que se excederam durante a narrativa. O livro não é de todo mau, mas não recomendaria.