Esperando Por Você

Esperando Por Você Susane Colasanti

Resenhas - Esperando por Você

laysadyoliveira 29/03/2013

Ao ver a capa o que mais me chamou a atenção foi "Dois meninos. Duas paixões. Uma garota indecisa."; quem nunca passou por um momento assim na vida? E foi com essa esperança de me identificar com o livro que comecei a ler.
A personagem principal é a Marisa, uma adolescente que acabou de sair de uma fase ruim da sua vida, a qual quer superar neste novo ano letivo que se inicia, o segundo ano do Ensino Médio. Ela junto com sua amiga, a Sterling, tem muitos planos para essa nova fase da vida e o maior deles é arranjar um namorado.
Nossa protagonista já tem um cara em vista, porém é aquele típico cara perfeitinho que está namorando com a garota popular da escola, porém quem disse que ela desiste fácil? De forma alguma, ela tenta de várias formas chamar a atenção dele, e a grande sorte dele é que eles tem aulas juntos, e isso faz aquele cara dos sonhos acabar se aproximando dela aos poucos. Junto disso uma amizade do passado resolve retornar à sua vida, se trata de Nash, um nerd todo desajeitado que foi o melhor amigo de Marisa na infância.
É uma história clichê, que provavelmente você já deve ter visto por ai, mas por ser super leve achei bem interessante a leitura.
Outro grande tema que é abordado no livro, que eu particularmente achei muito interessante ser colocado por lá, é o de se relacionar com uma pessoa virtualmente. Nos dias de hoje é cada vez mais comum se encontrar com alguém que você só conhece virtualmente, mas e quando se tem 16 anos, isso pode ser bem perigoso, foi isso que a autora quis transmitir de uma forma leve, entre amigas, e o desfecho não é como a gente espera, mas claro que não vou contar para vocês, então leia!
A autora resolveu escrever o livro como se a personagem que narrasse tudo que tivesse acontecendo, em primeira pessoa, e isso ajudou, na minha opinião, a história e seu desenvolvimento. Porém faltou abordar o tal distúrbio de ansiedade de Marisa de uma forma mais abrangente, contando um pouco mais sobre isso, como ela superou a fase, iria ser muito interessante para os leitores descobrirem mais sobre este assunto.
Durante todo o livro podemos perceber o quanto Marisa cresce e amadurece.

E para finalizar: Toda adolescente deveria ler este livro, é super indicado, parece que fala diretamente para você e para um momento que você já passou ou pode passar.

@igormedeiroz 29/03/2013

Esperando por você é o primeiro livro que li da autora, desde já,Suzane Colasanti mostra-se jovem, como uma adolescente ao escrever o livro. Certa vez discutindo com amigos, entramos no assunto em que quando um autor entra no assunto jovem, o leitor passa a ficar mais preso na trama. Comprovado! Adaptado a uma linguagem fácil e bastante clichê, onde uma menina fica em dúvida entre o garanhão e o magricelo.

Sofredora de distúrbio ansioso e por estar deprimida por um tempo, Marisa se exclui dos demais alunos da escola e passa a ser a esquisita da turma. Mas ela quer inverter a situação, agora já está crescida, tem quinze anos, está disposta a mudar para ser mais feliz.

"É esquisito como o tempo é capas de mudar algo que você achou que continuaria para sempre inalterado" Pág. 17
Dentro das suas mudanças, ela juntamente com sua melhor amiga Sterling, combina que esse será o ano. Ambas iriam arranjar namorados. Nada mais bombástico do que um "surfista da Califórnia", um bom partido até, para a nossa protagonista; Derek é o nome desse menino, e Marisa só com um olhar do garanhão se desmancha de amor. Desavenças aconteceram com os amigos de Marisa, dentre eles Nash (o cérebro dele é como essas esponjas que sugam tudo e mantém as informações ali dentre para sempre, verdadeiro nerd) que morre de amor por ela, por causa do novo romance com Derek;

O livro trás as personalidades conflitantes de uma família. Mostrando que se pode ser feliz com que não quer e, que temos que aceitar as escolhas de todos. Trás também as confissões de amizade, amor, tristeza e mais amor. Narrado em primeira pessoa o livro não é cansativo, é engraçado e fofo. Um leitura rápida, gostosa e viciante. Nada a reclamar sobre diagramação, capa ou qualquer outra coisa, já que é um dos meus livros favoritos.

"Acho que você pode se sentir como irá se sentir e, então fazer com que se sinta dessa forma, se for uma pessoa determinada" Pág. 95

Psychobooks 29/03/2013

www.psychobooks.com.br

Meu primeiro contato com a Susane Colasanti foi quando li Bem mais Perto, que não me agradou. Ainda assim, resolvi dar mais uma chance para a autora e Esperando por Você foi um pouco melhor - ênfase no pouco -, mas não posso dizer que gostei da leitura e vou explicar para vocês meus motivos.

- Um pouco mais do mesmo
O enredo é aquele velho clichê dos livros para joven-adulto: escola, triângulo amoroso: de um lado protagonista excluída socialmente com uma melhor amiga linda e extrovertida; do outro um nerd tímido que é amigo da protagonista desde que eram crianças e o bonitão mais desejado da escola que tem uma namorada linda.

Mas aí você pode estar se perguntando, se você sabia que era clichê, por que pegou o livro para ler? E eu vou lhe responder, querido leitor. Porque a protagonista 'tem' distúrbio de ansiedade e isso me chamou atenção, pensei que a autora poderia desenvolver um enredo um pouco mais profundo, além dos velhos clichês. Mas eu estava redondamente enganada.

- Narrativa
O estilo de escrita da autora também não me agradou, vejam bem, sei que adolescentes falam muitas gírias, mas em excesso em um texto, deixa a leitura cansativa e passa a impressão de personagens um tanto quanto 'forçados'. A autora poderia ter usado outros elementos para caracterizar melhor seus personagens e não pesar a mão na linguagem.

Minha maior decepção foi a autora não ter explorado bem o tema 'distúrbio de ansiedade', que muitas vezes parecia mais um ataque de birra de uma adolescente mimada do que uma condição mais séria.

- Personagens nada memoráveis
"(...)Eu me odeio. Odeio ter de lidar com isso, odeio minha vida. E odeio não poder contar com alguém que esteja inteiramente a meu lado no momento em que preciso e exatamente do modo que preciso."

Marisa - a personagem principal -, teve um episódio de depressão no passado, que foi muito importante e isso é citado a todo momento, fiquei o tempo todo esperando por um 'flashback' ou uma boa explicação sobre o assunto - motivo e como foi superado - e isso nunca aconteceu, o que me deixou bastante frustrada, já que foi um evento marcante na vida de Marisa. Sem contar que, para mim, ela é bastante irritante, egoísta e mimada.

Os dois principais personagens masculinos são opostos, um é nerd tímido e o outro é o bonitão mais desejado da escola. Já li diversos livros jovem-adulto onde o(a) autor(a) conseguiu transformar aparentes clichês em personagens críveis e carismáticos, no caso de Derek e Nash, infelizmente, isso não aconteceu.

O misterioso dj de um programa popular da internet é um cara descolado, que sabe de todos os segredos da escola e prefere manter sua identidade anônima. Mas acho que a autora se esqueceu disso durante o desenvolvimento do enredo, porque não é nenhuma surpresa quando essa identidade é revelada.

- Pontos positivos
A relação da Marisa com seu pai foi belamente construída, cheia de carinho e momentos agradáveis.

Mesmo com todo o incômodo das gírias em excesso pelo meio do caminho, achei uma leitura rápida e tranquila. Daquelas em que você não precisa pensar em absolutamente nada, muito menos refletir sobre algum assunto. Assim que fechei o livro, já estava pronta para o próximo.

- Ler ou não ler?
Então, querido leitor, eu fui bem sincera nos meus comentários acima e essa é minha opinião. Para mim, o livro não foi legal, mas se você não liga para clichês, falta de surpresas, personagens insossos e quer algo apenas para passar seu tempo, vá em frente e leia, pode ser que goste. E para deixar você mais animado, informo que conversei com algumas pessoas que leram e gostaram bastante ;)

"Nada pode garantir que um relacionamento irá durar para sempre, mas me sinto bem estar qui, no "agora", deixando que o futuro tome conta de si mesmo."

Yara Andrade 28/03/2013

Esperando por você é o primeiro livro da Susane Colasanti que leio e apesar da sinopse ter me dado a impressão de que o livro seria mais do mesmo, fiquei ansiosa, mas ainda assim não criei grandes expectativas.

A premissa é bem simples, uma adolescente comum do ensino médio, Marisa, é apaixonada por Derek, o garoto popular. Marisa ainda tem um amigo fofo, o Nash, que poderia ser mais que um amigo. Na estória ainda tem um DJ anônimo e a melhor amiga de Marisa, a Sterling. A estória é bem clichê e no momento em que li a sinopse, já sabia como o livro terminaria e sem surpresa nenhuma, a estória terminou exatamente do jeito que pensei. O livro é muito previsível e não tem nenhum elemento surpresa que o diferencie de outros livros do gênero, é simplesmente mais do mesmo.

Ainda com a estória sendo bem fraquinha e previsível, a Susane Colasanti tem uma narrativa muito boa e envolvente. Os capítulos do livro são bem curtinhos e juntando isso com a deliciosa narrativa da Susane Colasanti, é um livro leve e rápido de ler.

Tive muitos problemas com a Marisa, a personagem principal, porque em certos momentos ela tinha atitudes e pensamentos bem maduros, mas em outros momentos tinha atitudes muito infantis. Mas o que mais me irritou na Marisa, sem dúvidas, foi a obsessão dela em arranjar um namorado, como se isso fosse mudar a vida dela. E não era qualquer namorado, tinha que ser o namorado perfeito, de preferência o Derek. Em relação à vida amorosa dela, ela era inocente ao extremo. Apesar disso tudo, Marisa é uma personagem bem construída, só é chata. E ao decorrer do livro, é muito interessante ver Marisa tentar não ser deixar dominar pela ansiedade, que é principal consequência do distúrbio emocional que ela tem.

Os outros personagens são bem construídos também e no final do livro, percebemos que todos os personagens aprenderam e amadureceram muito ao decorrer da estória. O livro também é cheio de referencias super legais de séries, livros e músicas. Uma coisa que gostei muito na edição, além dos capítulos pequenos, é a capa, que é muito significativa.

Apesar da estória fraquinha e da personagem principal ser chatinha, é um livro legal de se ler e não me arrependo de ter lido. Recomendo para quem está atrás de um livro leve, sem grandes expectativas.

Para mais resenhas: http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br

Rose 28/03/2013

Marisa é uma adolescente que não vê a hora de ter seu primeiro namorado. Na verdade, seu namorado perfeito tinha a cara e o jeito de "Derek", um garoto muito popular do colégio, mas que já tinha namorada...
Marisa tinha problemas de ansiedade, e depois de atravessar um ano particularmente ruim, estava tentando se reinventar neste novo começo de aulas. Ela queria ser mais feliz, fazer novas amizades, arranjar um namorado...
Mas as coisas demoram a mudar e ela já começa a se questionar quando sua vida valeria a pena. É quando ela volta a se aproximar de um antigo amigo de infância, que mora bem perto dela e do qual sem motivo aparente acabou se afastando: "Nash", o nerd do colégio. Sem falar que Derek, o menino que lhe tira o sono, parece finalmente está lhe dando bola!
E quando tudo parece estar se encaixando, Marisa tem que encarar a separação dos pais. Ela agora está dividida, não consegue entender seus sentimentos em relação aos pais e nem em relação à Derek e a Nash.
É o segundo livro que leio da autora (Bem Mais Perto) e ambos relatam bem o ambiente de um adolescente. Neste volume temos a oportunidade de ver que nem tudo que pensamos ser o ideal para a vida que sonhamos, seja realmente ideal para nossa vida real. Cada vida tem um show próprio, resta cada um de nós saber ouvi-la...

C. Aguiar 26/03/2013

Recebi esse livro de parceria da editora e confesso que achei que não ia chegar por causa dos problemas dos correios, mas graças a Deus deu tudo certinho.
Li esse livro em seis dias, eu deveria ter lido em menos tempo, mas devido algumas coisas dei uma atrasada e já deveria ter publicado a resenha para vocês, sinto muito por isso. Bom, chega de enrolação!

Já começo dizendo que a capa é e não é do meu agrado. Sinto como se estivesse faltando algo e a pessoa que está com a blusa colorida ficou meio estranha, então as vezes eu não gosto muito da capa..em contra partida gosto de como a outra pessoa está. Pois é eu sei, isso é confuso.
A personagem que vamos conhecer e é quem narra o livro é Marisa! Uma jovem adolescente com distúrbio de ansiedade e um pouco de depressão faz com que no ano anterior fosse a esquisitona do colégio, mas ela está decidida a mudar esse ano, ela quer mesmo aparecer. Não naquele sentido "patricinha metida a besta" da coisa toda.
Fiquei torcendo para que ela pudesse reverter o quadro e fosse mais aceita pelo colegas, afinal ter problemas não é fácil e ainda mais quando são emocionais e te fazem ficar um caco em qualquer momento se por acaso você não se ligar no que está acontecendo ao seu redor.
Ela tem uma família feliz. E o que eu mais gostei foi a realidade de tudo isso...temos uma irmã mais nova implicante (aquela fase horrível de pré adolescência em que a pessoa fica revoltada com tudo e todos), um pai legal ( a pessoa em que você pode se firmar, contar e tentar sobreviver com ela a cada dia do seu lado te apoiando) e uma mãe meio distante, que quer ter o seu espaço e ficar sozinha da família em algumas ocasiões.
Confesso que a mãe da personagem não me desceu a garganta desde o inicio do livro e eu estava certa, por assim dizer. Eu confesso que posso até dizer que ela é o pivô de todos os problemas familiares que o pessoal tem, só acho, porque ela não se impõe como mãe e ela deixa muito a desejar. Ou seja, de tudo que eu disse agora, acho que deu para perceber coisas bem reais, acho que muita coisa do que eu escrevi vocês podem achar alguém que se encaixe nessas atitudes.
A Marisa tem uma amiga chamada Sterling que vive se interessando por garotos mais velhos que ela e começa algo perigoso (ao meu ver) ao conversar com rapazes mais velhos pela internet. E se esse cara for um tarado ou algo assim? Pelo menos a Marisa teve as mesmas reações que eu e o que será que isso vai dar? (sem spoiler). Ah e só para constar eu queria deixar claro que fiquei apaixonada pela característica da personagem gostar de cozinhar (a amiga da Marisa).
Eu não ia dizer, mas como na sinopse diz..os pais de Marisa estão se separando, mas por que? O que existe entre eles que não pode ser consertado? Qual o problema do casal? Como a personagem vai reagir a tudo isso?
Para mim a Marisa acaba se iludindo que quer ficar com o Derek, só porque ele é bonito e popular. Isso não deveria contar muito cem relação a outras qualidades que o Nash tem (o melhor amigo dela que está no páreo para saber quem fica com ela).
Eu achei tudo muito previsível em alguns momentos, não sei se porque eu observo demais..só sei que eu já sabia todo o final do livro e quase tudo sobre muitas coisas que aconteceram, apesar de não saber o que tinha levado a isso ou como se desenvolveria, por isso os fatos não perderam o brilho para mim.
O livro é bem adolescente, descontraído e levinho para uma leitura naquela tarde chuvosa em que você quer relaxar.
Marisa acaba tendo que lidar com tantas coisas que quando as ruins acontecem são quase todas ao "mesmo tempo" e ela se vê quase desesperada, então como vocês acham que ela vai sair de tudo isso? Quais as respostas para as situações que vão aparecer no livro? Só lendo para descobrir..e ainda tem mais uma coisa, quem é o garoto misterioso em que todos no colégio estão falando? Será que a personagem vai descobrir quem é?
Eu particularmente matei essa charada assim que falaram dele, que ele era um cara misterioso e tudo mais, que fazia um programa ao vivo todas as noites e ninguém sabia quem era...acho que dá para descobrir esse pequeno mistério bem rapidinho, só ficar atento. Fica a minha dica.

Essa resenha pertence ao site literário: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br

May Braga 25/03/2013

Resenha no blog Glow Of The Moonlight
Esse livro foi uma boa surpresa. Apesar de ser uma história simples, como eu tinha imaginado, aborda temas bem interessantes de um jeito bem calmo e divertido.

Marisa, de quinze anos, sempre espera que aconteça uma grande reviravolta em sua vida, que consiga se enturmar melhor com os outros adolescentes da escola, e porque não? Arrumar um bom namorado (Pacote completo), lindo, descolado, carinhoso e compreensivo.

Ela sofre de ansiedade, e muitas das vezes, quando guarda as coisas negativas só para si, acaba com depressão, faltando semanas de aulas para ficar somente em seu quarto. Isso aconteceu no ano passado, mas ela conseguiu superar graças ao apoio da família e sua melhor amiga, Sterling, e já tem planos para que esse novo ano seja bem diferente.

E muita coisa realmente muda, Marisa começa a gostar do cara mais gato e popular da escola, Derek que, surpreendentemente, também começa a dar sinais de que está gostando dela, mas há um problema, ele tem namorada. E ainda, Marisa começa a se reaproximar de Nash, um nerd que, na infância, já fora um grande amigo dela. E ele parece ter intenções com relação a ela.

E como nem tudo são flores, as coisas começam a mudar em casa também, os pais de Marisa, sempre tão apaixonados e de bom humor, começam a apresentar um comportamento estranho um com o outro. Isso faz com que o mundo de Marisa vire de cabeça para baixo, e a única pessoa que parece saber as palavras de consolação que ela tanto deseja ouvir é Dirty Dirk, um cara do colégio que apresenta um programa na internet sob uma falsa identidade, uma pessoa que ela nem mesmo sabe quem é.

"Você alimenta a esperança de que as coisas vão melhorar, mas quando nada acontece... é simplesmente um saco!"

Li muito rápido esse livro, acho que em menos de três dias, no começo não estava gostando muito, mas me conquistou com o passar das páginas.

Os capítulos não são muito longos, a narrativa flui muito bem, e vai conquistando aos poucos, até se tornar uma coisa viciante. Isso também vale para os personagens, eles me conquistaram por completo, Marisa com seu jeito complicado mas divertida e meiga, só o que ela quer é seguir em frente bem e feliz, ela tenta, e muito. Sterling é uma super melhor amiga, que apoia Marisa sempre e é a maior figura, com o bônus de gostar do Jared Leto s2. Nash é super meigo, gentil, e inteligente.

Muitos sentimentos são expostos nesse livro, Marisa é uma personagem bem real, com certeza existem muitos adolescentes passando pelo que ela passou e tentando dar a volta por cima.
A mensagem que o livro deixa é linda. "Você está procurando a felicidade, procurando alguém ideal que ame você por tudo o que você é? Que entenda você e que sempre estará ao seu lado? Bem, talvez você não precise procurar, talvez tudo já esteja bem aqui, diante dos seus olhos, você só precisa enxergar".

É um livro bem adolescente sim, até gírias tem, mas não deixa de ser um bom livro para todas as idades. Ele vai te fazer refletir sobre algumas coisas, pelo menos vez isso comigo.

Super recomendado.

Confira outras resenhas no blog:

Glaucia 22/03/2013

Esperando por Você - Susane Colasanti
Marisa tem a vida perfeita: pais que se amam, sua melhor amiga Sterling. Mas esse ano, ela quer mudar. Quer apagar o papel da menina esquisita que foi no último ano, devido a sua crise de ansiedade. E claro, arrumar um namorado, de preferência, o popular Derek, a qual suspira secretamente.

Ela também, irá se reaproximar de Nash, um garoto nerd e que ela jamais pensaria em namorar, a qual ela sempre brincou desde pequena, mas que por algum motivo, perderam contato.

Após ouvir rumores de que Derek está solteiro, ela começa a perceber, o interesse dele por ela e comenta com a amiga, que a aconselha a ir fundo nesse romance.

Mas Marisa fica confusa em relação à alguns fatos que acontecem no decorrer desse namoro, e após uma briga com Sterling, fica sem chão.

Seu suporte, passa a ser um garoto misterioso, que fez uma espécie de "rádio online", e que todos os dias, conta fatos da escola que são omitidos pela direção, mas que também dá conselhos para os ouvintes que enviam e-mails contando seus problemas. Todos ficam intrigados com o tal garoto, querendo saber sua identidade, inclusive Marisa, mas será que ela já não sabe?

Susane Colasanti soube criar um livro recheado de romance, descobertas e conflitos enfrentados na adolescência, mas sobretudo tratados com muito bom humor.

Resenha escrita por Glaucia Matos – www.leitorait.com ©

stsluciano 21/03/2013

É bom, mas tropeça lá na página 95
Eu gostei de Colasanti em “Bem Mais Perto”. Ali encontrei personagens charmosos e carismáticos, situações que, por mais que se mostrassem clichés, como a mocinha apaixonada, o garoto desavisado e o amor não correspondido, foram bem trabalhadas e deram até mesmo margem a questionamentos maiores. Foi um livro bem executado, que me agradou e colocou a autora no meu mapa.

Assim, não foi sem alguma ansiedade que fiquei sabendo do lançamento deste “Esperando por Você”. Queria tê-lo em mãos, ver o que a autora me proporcionava desta vez, o que conseguiria extrair de um gênero que tem por característica estagnado de novas ideias e situações. O resultado não foi o que esperei.

Em “Esperando por Você”, conhecemos Marisa, uma garota com distúrbios de ansiedade que passou por um inferno astral no ano anterior, quando teve uma crise de depressão, e agora, com o novo ano letivo da escola prestes a começar, luta para se enquadrar e passar longe da névoa e escuridão que teve que superar.

Mas apesar de se sentir solitária, Marisa tem pessoas que a amam por perto, como seus pais e sua melhor amiga, Sterling, que me pareceu um personagem bem mais interessante que a protagonista, como se ela sim tivesse uma verdadeira história pra contar; mas as coisas nunca são tão simples quando se fala de problemas psicológicos, e, quase nunca, quem passa por estes momentos sabe reconhecer o mundo à sua volta como ele realmente é.

Mesmo não estando mais em crise no começo do livro, Marisa é uma adolescente reclamona que se queixa de tudo sem conseguir dar o devido valor ao que tem: uma boa casa, uma vida confortável, uma família presente. Apesar de ter alguns flashes de compreensão em certos momentos, na maioria das vezes fica a impressão de que ela vê as coisas da maneira errada, e isso faz, consequentemente, com que tome ações que não são as melhores para o momento.

Sou oito anos mais velho que meu irmão caçula, então, enquanto ele tinha sua crise de identidade na adolescência eu pude acompanhar do alto dos meus vinte e três anos, e posso dizer que não há nada pior que um moleque que descolore o cabelo, fura a orelha, toca baixo numa banda de garagem mas mesmo assim reclama de tudo. Não é muito agradável, então, acompanhar a personagem em seus momentos mais sombrios, por mais que ela queira mudar e ser uma pessoa melhor.

O que me leva ao ponto do livro que me irritou profundamente. Eu estava gostando dele até que, na página noventa e cinco, a Colasanti se saiu com a seguinte frase, após Marisa finalmente se dar conta de quem tem sorte por possuir tudo o que tem:

Assim, não consigo entender por que eu tinha ficado tão deprimida antes. Meu psicólogo diz que estes sentimentos que invadem o corpo são inevitáveis por causa da genética e de fatores ambientais. Discordo. Acho que você pode decidir como irá se sentir e, então, fazer com que se sinta dessa forma, se for uma pessoa determinada. É provável que eu simplesmente não tenha me esforçado o suficiente para ser feliz. Mas isso não quer dizer que não possa me esforçar mais agora.

Sacanagem das bravas!

Este é o típico pensamento imbecil americano: você pode ter tudo o que quiser se se esforçar o suficiente. Eu concordo que isso se aplique a, por exemplo, uma carreira acadêmica ou ao mercado de trabalho, mas à problemas psicológicos? Nem pensar!, principalmente em se tratado de depressão.

Ninguém quer ter depressão, não é uma opção decidir ficar no fundo do poço. É uma doença e tem que ser tratada como tal, e repito, não é uma opção. Uma mãe escolhe ter depressão pós parto para assim rejeitar o próprio filho? Não, se assim fosse, a placenta não seria uma alternativa de tratamento. Sair com os amigos, ler um livro, assistir a um filme ou ter pensamentos sombrios? Porra, tentar ser feliz e buscar caminhos para isso é uma opção, mas se no meio do processo você se sente deprimido não quer dizer que não se esforçou o bastante.

O que é preciso para ser feliz? Uma dose a mais de vodca? Fala sério Colasanti!

E eu até entendo que possam justificar a frase dizendo que se tratava do pensamento da personagem, não da autora. Aham, beijo técnico, sei! Mas, vou abrir uma exceção e concordar com isso: a personagem pensa desta forma, não necessariamente a autora. Ok, mas o quão irresponsável é uma escritora que escreve para o público adolescente se sair com uma afirmação dessa? O que vai pensar uma garota que se sente deprimida no momento em que ler isso? É recomendado que ela, somando-se a todos os sentimentos negativos com os quais já tem de lidar também acredite que é culpa dela, que não se esforçou?

Sério, eu tô velho demais pra isso. É uma pena, realmente, estava gostando do livro e ele tinha tudo para ser bonitinho como o “Bem Mais Perto” – apesar de não ter o mesmo charme que ele - até a página noventa e cinco. Depois dali eu fui voto contra e não teve jeito. Nem o final compreensivo, as coisas que se ajeitam, as decisões que são tomadas. Muito menos a identidade secreta do DJ, que fica óbvia assim que o personagem dá as caras.

Mas leiam o livro, e tirem suas próprias conclusões. Pode ser que a página noventa e cinco nem tenha um impacto tão grande assim em vocês.
Gy 23/03/2013minha estante
não tive ainda a oportunidade de ler nada da autora... sua resenha ficou bem legal, expressou sua opinião de maneira inédita e diferente, acho que sua critica a pág. 95 só me deixou mais animada para ler o livro, curiosa... Também não concordo com o pensamento... E acho que pode influenciar negativamente minhas criticas do livro, mas poder ser que num contexto geral, o livro seja bacana... Vou ler, e ver se gosto...

SahRosa 24/03/2013minha estante
Realmente é uma pena os pontos negativos do livro, eu esperava bem mais, uma abordagem mais profunda sabe. Enfim, gostei de sua resenha, deu para ter uma ótima ideia do livro ;D

Belle 25/03/2013minha estante
Otimo livro,gostei da capa e o enredo tbm.......torcendo.

Michele 28/03/2013minha estante
kkkkkkkkkkk Adorei sua opinião mais adulta do livro , mas geralmente guase todos os livros que gra em torno de adolescentes tem esses dramas-nao-dramas que só os colegiais de livros sabem fazer bem ,mas concordo ser feliz nao é só uma questao que querer de mudar a mente etc , mas se for discutir isso ficaremos aqui o dia todo e mesmo assim nao chegaremos em lugar algum é um assunto complexo e de carater totalmente diferente para cada um , obrigada pela opiniao sincera sobre o livro , e parabens !

Michele 28/03/2013minha estante

Dan 28/03/2013minha estante
Eu li este livro esta semana e apenas o detestei, assim como o livro anterior desta autora achei bem fraco e irritante. E esta frase é realmente ridícula!

Débora Pirovic 29/03/2013minha estante
Gostei da resenha, agora estou ansiosa para ser a sorteada e ler e tirar as minhas próprias conclusões .

Maristela 31/03/2013minha estante
Como comentei no blog, estou super curiosa a respeito do livro e quero muito ler. Gostei muito da resenha.

Ivi 01/04/2013minha estante
E com o enredo previsivel, a autora está sendo bastante lida né? Essa questão de que voc? pode tudo (sonho americano) é realmente muito irritante. Adorei sua sinceridade!!!

Kelry 02/04/2013minha estante
É eu não faço nem ideia de como é a narrativa, mas eu espero não desgostar tanto do livro quanto você desgostou u.u enfim! Gostei da sua opinião bem estruturada na resenha :*

07/04/2013minha estante
Lendo a resenha fiquei com mais vontade de ler Bem Mais Perto.
Ainda quero ler Esperando por Você, apesar desse ponto de vista com relação a depressão.
Depressão é coisa séria, acho que quem convive com pessoas que tem sabem que é complicado, e só quem sofre desse mal para entender mesmo.

cristiane190 10/04/2013minha estante
Eu ainda não li Bem Mais Perto,então não sei como são os livros dessa autora, mas gosto de livros clichês e gostaria de ler esse pra passar o tempo mesmo nem ligo de ser ruim em alguns aspectos.

Thici Rodrigues 19/04/2013minha estante
Tinha achado a história ótima e fiquei com super vontade de ler, mas odeio aqueles livros que decepcionam, começam bem, você vai se empolgando e no meio pro fim é só tédio e mesmice não esperava que fosse assim, sua resenha me surpreendeu mas mesmo assim vou dar uma chance, porém vou ler sabendo o que me aguardo, espero terminar de ler por que geralmente eu abandono logo! Bjs

A.Figueiredo 20/03/2013

Legal.
www.estantedadebora.com.br

O livro narra a história de Marisa, uma garota que entende estar pronta para seu primeiro relacionamento. Tem uma queda por Derek, garoto popular, que acaba convidando-a para sair. Os pais dela decidem se separar, ela tem uma briga com seu melhor amigo Nash. E um cara que sabe tudo que se passa dentro da escola que ela estuda, resolve fazer um programa todas as noites, ajudando os ouvintes com seus problemas, inclusive com os dela.

O que eu achei do livro? O livro é legal, mas eu esperava mais, eu criei expectativas com base em algumas resenhas que havia lido, então, acabei esperando mais do que devia.

Não que o livro não seja bom, ele é. Apesar de Marisa ser um pouco imatura, ela amadurece no decorrer da história, graças a Deus. Eu gostei do Nash, na verdade gostei muito do Nash, sim, o Nash é um melhor amigo e vizinho muito bacana. O Derek é um cara legal, lindo, mas às vezes "mete os pés pelas mãos".

Achei legal a ideia do DJ anônimo, os temas tratados por ele e as repostas dadas às dúvidas dos ouvintes são bem interessantes.

No entanto, achei o livro previsível, talvez eu precisasse de um toque do inesperado, mas isto não aconteceu. Enfim, eu gostei da leitura, mas podia ter sido mais. Li o livro rapidinho, a escrita da Susane é bem leve, então, quando menos se espera você já está terminando.

jacdeoliveira 20/03/2013

Marisa e Sterling são alunas do ensino médio e fizeram uma promessa, ambas teriam seus primeiros namorados. Para a história não sair dos clichês, Marisa se apaixona por Derek o menino mais popular da escola, aquele que todas desejam.
Enquanto isso acontece Nash um amigo de infância de Marisa volta a se aproximar dela e as coisas só parecem melhorar.
O impossível acontece, e Derek e Marisa começam a namorar. Devido a isso vários problemas surgem. Sterling se afasta da amiga e Nash diz que está apaixonado (mas não diz por quem). Aos poucos os problemas só pioram e os pais de Marisa se separam, causando uma confusão só em sua vida.
Sabe aquele momento que você sabe que só coisas ruins vão acontecer? Então, esse é o momento na vida de Marisa. Derek também apronta uma e ela se vê sozinha no meio de tantos problemas.
Ela não tem mais ninguém.
Aos poucos as coisas começam a melhorar mas o que será que ela irá fazer da vida agora? Sem melhor amiga, sem namorado e com sua família em guerra?

Quando esse livro chegou corri para lê-lo e da caixa que chegou ele foi o primeiro.
Ao iniciar a leitura já notei que minhas expectativas seriam quebradas e foram mesmo, mas até então não tinha problema.
Não sei o que está havendo, mas os dois últimos livros da autora já não me impressionaram como o primeiro que eu li.
Bom, a escrita é leve, e a história é bem rápida. Li o livro em apenas algumas horas e claro, houve momento que ri e que me irritei.
O clichê que tanto falamos com certeza está presente nesse livro. Não é algo ruim e nem algo bom, pelo menos ao meu ver, mas posso dizer que tanto mi mi mi me cansou. Marisa me irritou um pouco u.u e o Nash é um lindo s2
O livro recebeu minhas 3 estrelas e não vou parar de ler os livros da autora, é sempre bom para me distrair!

tiagoodesouza 20/03/2013

Esperando por você | @blogocapitulo
Susane Colasanti é a autora do livro Bem mais perto, já resenhado aqui no blog. Se você me acompanha há algum tempo, deve saber que eu não gostei muito do livro anterior da autora. Fiquei realmente impressionado com a capacidade da autora de criar uma história tão sem noção, com uma personagem bem insossa e com um ideal de vida um tanto assustador. Quando a Novo Conceito divulgou que ia lançar mais um livro dela, resolvi dar uma segunda chance para tirar a impressão ruim que eu tive com o primeiro livro. Afinal, já mudei de opinião sobre autores ao dar uma nova chance.

A narrativa é em primeira pessoa pelo ponto de vista de Marisa. A autora abusa de coloquialismo em seu texto. Ok, é um livro jovem para jovens, mas chega a ficar irritante ver tantos "tipo" e "tipo assim" em poucas páginas. Para mim, quando ocorre esporadicamente nos diálogos não chega a ser um problema, mas na narrativa demonstra pobreza. Se a autora fez isso com a intenção de aproximar a linguagem dos jovens, ela subestimou a inteligência de seus leitores. Subestimou, ainda, a capacidade das pessoas de acreditar no amor. A garota dá seu primeiro beijo e já sente que o cara é especial, único, que não existe mais ninguém além dos dois quando estão se beijando (página 145). Eu até relevaria essa imaturidade da personagem por conta de seu distúrbio de ansiedade...

Mas é aí que a autora peca e não aproveita a chance de desenvolver uma boa história. Há vários distúrbios de ansiedade, como transtorno obsessivo-compulsivo e fobia social. Quando um dos distúrbios, ou um conjunto deles, se agrava pode levar a pessoa a ter depressão. Não daria uma ótima história se ela focasse na garota se recuperando ou lutando para vencer seu distúrbio para se tornar uma pessoa melhor? Mas a autora preferiu o clichê: a garota que não é tão especial assim se apaixona por dois caras e tem de se decidir por um deles.

(...) Às vezes, quando estou estressada, volto aos meus velhos livros da Judy Blume, da época do ensino fundamental, ou a reprises de programas aos quais eu assistia quando estava no 6º ano. Eles me lembram de como eu era antes de minha vida ficar tão complicada. E me dão esperança de que, um dia, talvez eu consiga recuperar aquela tranquilidade.
Página 82.

As personalidades de Derek, um surfista boa pinta e popular, e Nash, um nerd quieto no seu canto, já nos fazem imaginar aonde a autora nos levará com essa história. Junte-se a isso o fato de Marisa não ver potencial amoroso em Nash. Afinal, que garota em sã consciência ia querer um cara nerd, que a respeita e é romântico?

Susane insere um pequeno mistério no livro. Há um programa online apresentado por um cara chamado Dirty Dirk, em que ele dá alguns conselhos para os adolescentes falando de forma bem próxima deles. Como se fosse um deles. Eu não sei o costume de ler muito me fez adivinhar quem era a pessoa logo de cara ou se a autora não fez questão de trabalhar melhor a coisa; logo na primeira, ou mais tardar segunda, aparição desse personagem misterioso dá para saber quem é.

Apesar de tudo isso, eu gostei do livro e se aparecer outro da Susane por aqui eu vou querer lê-lo. Se você leu Bem mais perto e não curtiu, dê uma nova chance à autora com Esperando por você.

- Ouça bem, cara - diz Dirk -, estamos todos afundando no mesmo barco. Estamos todos entediados, desesperados e à espera que algo aconteça. Esperando que a vida melhore. Esperando que as coisas mudem. Esperando que aquela pessoa em particular finalmente preste atenção em nós. Estamos todos à espera.
Página 47.

Caroline 18/03/2013

Esperando por você - Amores e Superação.
Marisa é uma adolescente que sonha e deseja encontrar o namorado ideal. Quem nunca desejou ser notada pelo carinha popular? Se tornar uma e não ser tachada de estranha? Esse é o seu dilema. O livro é narrado por ela, ao iniciar o segundo ano do ensino médio você espera que aconteça mudanças, coisas legais, mas se mantêm na mesmice.
E para completar sua irmã mais nova parece ser mais velha, se interessa por temas polêmicos e debates.
Ela passou por momentos difíceis, distúrbio de ansiedade e pensamentos negativos. Trecho:

[...] Ter distúrbio de ansiedade significa nunca se adaptar perfeitamente a ninguém. Não que isso seja coisa ruim. Mas quando tudo o que você quer é funcionar como um ser humano normal, não se adaptar só torna os seus problemas mil vezes maiores. [...]

As coisas começam a entrar no eixo com a amizade restabelecida com Nash. O “nerd” legal com suas manias como, colecionar sinos, legado passado pelo seu avô. Para Marisa ele é somente um bom amigo e colega de classe.
É evidente a ansiedade e vontade da personagem de encontrar o menino que lhe entenda. Quem nunca pensou ou sonhou com aquela pessoa que vá lhe compreender, está ao seu lado nos momentos difíceis? E esse garoto seria Derick, o popular e simpático.

Sterling é sua melhor amiga, extrovertida, alto astral que ama cozinhar e inventar novos cardápios. Só tem um problema, Sterling não se sente atraída por meninos da sua faixa etária, prefere os mais velhos.

A vida de Marisa melhora quando Julia colega de turma lhe indica um webcast. Ela se identifica, o programa torna-se sua válvula de escape para as situações do dia a dia. E isso se intensifica após a separação dos pais e briga com os amigos. Bem que no meu ensino médio poderia ter tido um programa assim.

O livro é divido por meses, o começo foi entediante, se arrastando, depois foi melhorando e li de uma vez. É uma história para se ler nas horas vagas, consegui rir com as presepadas, pensamentos e paranóia adolescente da Marisa.

Em sua essencial busca demonstrar os medos, receios, sonhos, o se arriscar no amor. E principalmente, superação. Superação aos problemas familiares, psicológicos e amorosos. Como dizem, não adianta tentar colocar a carroça na frente dos bois.

Não posso deixar de falar sobre a autora, quando olhei a foto dela no final do livro me surpreendi, aparência jovial. Não é um livro que lerei de novo, não me causou aquela vontade louca de ler e não parar mais.
Isso sou eu, não quer dizer que vocês não possam se identificar e gostar.

Trechos que destaquei no caderno de resenhas:

[...] Quando alguém parte seu coração, não há o que fazer para mudar seu sentimento por essa pessoa. Só lhe resta continuar sentindo isso até que a coisa desapareça. Mas pode ser que isso jamais aconteça.

[...] ... você é como um farol, sempre em busca de algo distante no horizonte, porém,esta coisa que procura está, na verdade, perto de você, e sempre esteve. É por isso que você precisa olhar dentro de si mesmo em busca das respostas, em vez de procurá-las no exterior. [...]

Gíh Santos 17/03/2013

Resenha do Blog Livros Lovers (http://livroslovers.blogspot.com.br/)
Minhas expectativas em relação ao livro giravam somente no fato de eu esperar uma leitura leve e divertida, bem jovial. O livro é legal, mas não dá maneira que eu pensei.
Marina é a típica adolescente que sonha em ser ao menos um pouco popular, deixar de ser a estranha já é um trunfo. E claro seu grande objetivo é arrumar um namorado. Como companheira de planos esta sua melhor amiga Sterling, uma garota fixada em homens mais velhos (yes, me identifiquei com ela. Haha). Marina esta prestes a começar o segundo ano do ensino médio, e ela sente que este será o ano.
Nash é o amigo de infância, aquele carinha fofo, mas totalmente introvertido, tímido à beça. Marina adora sua companhia, mas depois de um episódio constrangedor a amizade esfria.
Derek é o garoto popular que todas desejam (eu não), e claro que Marina tem uma quedinha por ele. Mas o que ela sequer imaginava era que ela realmente pudesse ter uma chance com ele.
Tudo o que ela quer é curtir seu namoro com Derek, mas sua vida vira de cabeça para baixo com a separação dos pais. São inúmeros acontecimentos que a deixam infeliz. E seus problemas parecem não ter solução. A única coisa que parece manter a sanidade de Marina é o programa noturno de um DJ anônimo, muito inteligente por sinal.

CONTINUE LENDO>>>http://livroslovers.blogspot.com.br/2013/03/resenha-esperando-por-voce.html