A escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Kaytonandbooks 29/12/2021

A escrava Isaura
Foi uma leitura obrigatória de escola, mas achei muito legal, mesmo de vez enquanto me pegava com raiva pelo o que acontecia com a Isaura

Mandark 26/12/2021

Bacana, mas...
Mas acho que faltou um pouco mais de liga. Eu adoro a história da Isaura e gostei muito dos traços usados na HQ, mas senti falta de alguns pontos que tornam a leitura da obra original mais linear, mesmo com os saltos temporais.

Edge 20/12/2021

Filha de uma negra com um branco pode ser escrava ?
Isaura e uma jovem escrava que sempre foi a filha que sua Sinha nunca teve , ela e branca e o desejo de leoncio , filho do comendador almeida .

Um homem cruel e ganancioso, que faz da vida de isaura um inferno . Um dia isaura e seu Pai fogem para o Recife , com identidades falsas .

E la eles conhecem alvaro um homem que e e a favor da aboliçao da escravatura , isaura se apaixona por ele , mas o segredo que ela guarda impedira ela de viver um grande amor

Fabricio268 15/12/2021

Boa leitura.
Certos atores ficam eternizados quando representam um determinado personagem. Fiz uma pesquisa rápida no Google e descobri que a primeira versão da novela Escrava Isaura foi exibida em 1976. Eu tinha 1 ano e é muito provável que qualquer lembrança minha venha de alguma reprise anos depois. O fato é que lembro da atriz Lucélia Santos como a escrava Isaura e um pouco da música de abertura da novela.
Durante todo o livro, nas inúmeras vezes que o narrador falava sobre as características físicas da Isaura, sempre me vinha a mente o rosto da atriz, mesmo quando eu tentava desvinculá-la ao personagem.
Quanto ao livro, só tenho elogios. A história é muito bem contada. A escrita é deliciosa e flui perfeitamente.
Riva 16/12/2021minha estante
É impossível desvincular Lucélia Santos da escreva Isaura e o Rubens de Falco do Leôncio Almeida, da mesma forma que é impossível esquecer a música tema da abertura da novela bem como a abertura em si.
Eu tinha 4 anos, mas, assim como você, devo ter visto a novela várias vezes no vale à pena ver de novo!

Fabricio268 16/12/2021minha estante
Riva, tenho essas fortes lembranças que comentei, mas nunca assisti a novela. Li o livro sem conhecer a história. Vou até ver se acho num streaming desses da vida.

Marisa 16/12/2021minha estante
AH!!! A novela, com certeza, é muuito melhor!

Fabricio268 16/12/2021minha estante
Marisa, imagino que quem viu a novela deve ter tido vários momentos de ira por causa do Leôncio kkk

Marisa 16/12/2021minha estante
Nossa!!!!! Com certeza Fabrício!!! E muita pena da Isaura.

Janaina Edwiges 16/12/2021minha estante
Esta novela foi uma das campeãs de vendas para outros países. Fez um sucesso estrondoso! Muito bacana sua resenha, Fabrício, pretendo ler este livro um dia.

Riva 16/12/2021minha estante
O Leôncio foi praticamente ?irmão? da Odete Roitman - kkkkkk!!!!!

Marisa 16/12/2021minha estante
Verdade Riva!! Ô duas pestes!!!!!!! Aliás, esta foi outra novela muito boa!!!!!!!!

Riva 16/12/2021minha estante
Verdade, Marisa! Aquela ?banana? que o personagem do Reginaldo Farias (Março Aurélio) deu no final da novela entrou para história!

Marisa 16/12/2021minha estante
Riva!!! Que memória excelente vc tem!!!! Eu vi há 500 anos atrás, e o que mais eu lembro é da Odete Roitman!! Essa personagem ficou pra história.

Riva 16/12/2021minha estante
Você não pode ter se esquecido da Maria de Fátima (Glória Pires)!!!! Acho que essa novela me marcou muito, pois foi a última vez que acompanhei uma novela!

Fabricio268 16/12/2021minha estante
Eu lembro da Viúva Porcina, do sinhozinho Malta e do Zé das Medalhas, que fazia UH UH!! Acho que são todos do Roque santeiro ?

Riva 16/12/2021minha estante
Você se esqueceu da Santinha (Lucinha Lins), que era a verdadeira viúva do do Roque Santeiro, caso ele tivesse morrido de fato. Também se esqueceu do Jorge Tadeu (Fábio Júnior), e do professor Astromar Junqueira (Rui Resende), que segundo a lenda, virava lobisomem!
E espero que não tenha se esquecido que o Zé das Medalhas morreu soterrado pelas medalhas que ele produzia!
E, sim, você está certo, a novela era Roque Santeiro!
Sinhozinho Malta (Lima Duarte) e seu bordão: tô certo ou tô errado!!!
Para o que não precisa, tenho uma baita de uma memória!
Sua resenha virou uma novela viva!!!!!!!

Marisa 17/12/2021minha estante
Roque Santeiro!!!!! Outra excelente e inesquecível novela!!!!! Bem lembrado!!!!

Marisa 17/12/2021minha estante
É mesmo Riva, olha quanta coisa boa desenterramos!!!!! KKKKKK!!!!

Marisa 17/12/2021minha estante
Mas, as minhas paixões sempre foram as novelinhas das 18:00 horas. De preferência as mais antigas.

Marisa 17/12/2021minha estante
Éramos seis. Que delícia de novela. Eu não só assisti várias vezes, como lí o livro mais de uma vez.

Larakey 21/11/2021

A ESCRAVA ISAURA NOVEMBRO
a novela parece e tem mais conteúdo do que o próprio livro em si, e a isaura eu continuo achando ter sido engananda por ela durante minha vida toda o pq para pra pensar ela era uma escrava fugiu da fazenda com o pai, o pai não tinha muito dinheiro e o leôncio tava procurando ela então observe o ponto que eu estou querendo chegar então ela vai pro milionário Álvaro e esse Álvaro observe depois de tirar o pai dela do sufoco da manipulação do leôncio, diz agora você é minha mulher isaura ou seja perceber o seco de seu tom na novela ele era retratado como um doce de pessoa,e vejo me perdõe eu odiava tanto essa personagem que hoje compreendo o seu lado sim a rosa não é tão má quanto na novela .
-larakey

RANY 10/11/2021

Interessante
A leitura é fluída e interessante, não te dá cansaço ou vontade de parar de ler. A desenvoltura do escritor ao escrever a história instiga a curiosidade. E o final, é sobre o final que gostaria de uma continuação.

@_leandropaixao 08/11/2021

Fantástico!!!
Não poderia dar outro nome ao título dessa resenha, mas antes que me perguntem, não, eu nunca vi a novela ou qualquer outra adaptação. Que livro fantástico é extremamente bem escrito, quem dera se ainda falássemos dessa forma. Apesar de ser um livro clássico da literatura brasileira aos quais todos temem a sua leitura, não se enganem, pois além da escrita maravilhosa, ele te prende de tal forma que é impossível parar de ler, isso sem mencionar o final que é simplesmente incrível!

Aninha 28/10/2021

A Bela Escrava Isaura
? A Escrava Isaura é um livro com temas abolicionistas escrito por Bernardo Guimarães em 1875. Bernardo Joaquim da Silva Guimarães foi um romantista que nasceu em 1825 em Ouro Preto; estudou em Uberada, Campo Belo e Ouro Preto; fez direito na Faculdade de Direito de São Paulo; participou da revolução liberal; foi juiz, jornalista, crítico literário e professor de poética e latim; e faleceu em 1884 - também em Ouro Preto -, se tornando, na década posterior, o patrono da Cadeira n° 5 da Academia Brasileira de Letras. A partir da década de 1860, passou a se dedicar mais à prosa, mas ainda assim fazia poesias. Seu sucesso se deu após a publicação de A Escrava Isaura, sua obra mais famosa. Existe, já no presente, 1 filme de A Escrava Isaura (1949) de autoria de Eurides Ramos, 1 telenovela (1976-1977) de 100 episódios da TV Globo e 1 telenovela (2004-2005) de 167 episódios da TV Record.

? Isaura é a escrava mais bonita já vista pela região. Foi criada com a mais fina educação pela sua antiga sinhá quando a mãe, também linda e boa, faleceu vítima dos maus-tratos do senhor da fazenda, que tinha ciúmes e queria agir de modo impuro com ela. Isaura conquista a todos com sua beleza, educação e talentos, inclusive o filho do senhor da fazenda, agora herdeiro de sua fortuna e nomes, Leôncio. Tudo que a pobre Isaura quer é a sua liberdade. Embora possa fazer muitas coisas, já que é mucama da D. Malvina (esposa do Leôncio), ela quer ser livre, assim como a antiga sinhá e a D. Malvina desejavam. Mas Leôncio não deseja isso. Ao longo da trama, ele faz de tudo para não perder a "pedra preciosa" dele e poder usá-la para outros fins, o que leva Isaura e Miguel (seu pai) fugirem para Recife, onde conhecem Álvaro.

|| Alerta de spoiler daqui para baixo ||

? A história é totalmente da época do romantismo, sem dúvida alguma. Temos os heróis (Isaura e Álvaro), que são supervalorizados ("o que é bom, é bom demais"), e o vilão (Leôncio; "o que é mal, é mal demais" de acordo com os comentários do livro), ou seja, tudo é ao extremo. Sentimentos extremistas. Leôncio é louco de paixão e, no final, é super vingativo; Isaura chega ao ponto de ameaçar se matar caso ele tente algo ou, no final também, diz que a morte é melhor que se casar com quem não quer para obter a liberdade. E, apesar de todos os momentos ruins que Isaura passa, ela continua mantendo sua pose de heroína sendo pura e amável para todos. Assim como Álvaro, que embora seja inimigo do Leôncio, ainda tenta ajudar ele a não ficar na miséria - isso antes do Leôncio atirar em sua própria cabeça por preferir morrer a viver "da caridade" dele.

? Sobre o contexto histórico, é interessante ver que realmente a história se repete. A justiça dizia para Miguel parar de tentar conseguir a liberdade de sua filha, pois era loucura o fraco lutar contra o forte. Outra coisa também que ainda é possível ver na sociedade de hoje é que, não importa o quão perfeita ou perfeito você seja, seu passado sempre importará. Isaura podia ser a mulher mais bonita de todo o Império, mas continuaria sendo uma escrava, e era motivo de vergonha.

? Achei que o livro abordaria mais sobre a escravidão, mas, pela minha leitura, me pareceu muito pouco explorado. Considerando a época e a escola literária em vigor, ele é assim porque esses questionamentos ainda estão no começo - o realismo é um dos principais em criticar coisas, então acredito que na próxima escola deve ter muitas obras mais aprofundadas (mas não tenho certeza, quem souber que me corrija). Embora eu tenha achado isso, posso resumir a história em uma frase: "o coração é livre; ninguém pode escravizá-lo, nem o próprio dono". Eliminando as aventuras da Isaura, os romances e etc, posso dizer que a essência do livro é que, naquela época, a escravidão sempre seria combatida pois uma pessoa não era totalmente de alguém, pois a alma e o coração sempre seriam livres. Mesmo que o senhor dos escravos fosse dono dos corpos deles, a alma e o coração não podiam ser controlados. Afinal, eles eram pessoas.

???

Luísa Anjos 26/10/2021

Foi uma história interessante de se conhecer à fundo, visto que ocupa um espaço notório na nossa Literatura. Até leria de novo, mas para um fim específico/acadêmico. Acho que foi um texto dentro do esperado, mas não nego que me surpreendi com alguns diálogos e certas reviravoltas que deram o ar da graça na história. Os personagens são todos bem separados e estereotípicos, e o romance reúne todas as características da Escola Literária. Acho que seria muito bom pra se trabalhar em sala de aula.

Hellen 17/10/2021

A Escrava ISAURA
Abandonei esse livro muito tempo atrás, e esse ano tive coragem de ler, foi difícil mas consegui terminar. A linguagem também é difícil por isso dificultou a leitura, mas superei.

Mara Fernandes 07/10/2021

Uma boa leitura, mas com alguns problemas.
Uma obra famosa e com adaptações para a TV. Conta a história de uma escrava branca que após perder a mãe, devido as crueldades de seu senhor, é acolhida por sua dona que a cria como uma filha.
Ao crescer, Isaura se torna uma moça fina,de educação exemplar e dona de uma beleza deslumbrante fator que só contribui para seu martírio. O livro segue narrando a luta de Isaura pela liberdade, enquanto tenta escapar das investidas dos diversos admiradores, sendo o pior deles Leôncio, seu cruel dono.
É um livro de leitura rápida e sem muita enrolação. O autor tem uma escrita bem feita, por vezes poética, com enredo que prende o leitor, tornado a leitura prazeirosa.
No entanto, existem alguns problemas que não podem ser ignorados, e que mesmo levando em consideração a época em que foi escrita, ainda assim incomodaram bastante.
Um deles é que em várias ocasiões em que Isaura era exaltada como modelo de beleza e perfeição, por vezes era dito que devido esses atributos ela não ?merecia? ser escrava, como se alguém que não tivesse as mesmas oportunidades que ela ou não fosse tão bonito quanto, merecesse essa condição. Esta observação pode ser atenuada por alguns discursos contra a escravidão feitos por Álvaro.
E um segundo ponto que não ficou nada bem é a forma como o senhor Belchior (jardineiro de Leônico) é tratado por todos, sendo humilhado inclusive pelos protagonistas devido sua condição física. Esses fatos na minha opinião destoam do sentido que a obra deveria ter, já que a mesma tratar da luta pela liberdade e igualdade.

Keuly 25/09/2021

Razoável
Eu não comecei o livro com muita expectativa por isso eu não fiquei chateada, essa versão adaptada, a linguagem é fácil de entender e algumas palavras eles colocam o significado ao lado. Não tem muito o que dizer da história, só que o Leôncio é um babaca, o romance eu achei fracoo. É bem rapidinho de ler só tem 64 páginas.

Betânia 14/09/2021

A escrava Isaura
O livro tem uma linguagem própria da época mas ainda assim, uma narrativa suave e que prende o leitor. Com todo seu contexto histórico, é uma obra rica em cultura e vale muito a pena!

Jéssica 09/09/2021

Esperava um final melhor.
Gostei bastante da leitura, no início pensei que ia demorar muito pra ler, e que não ia conseguir ler a história, por causa da época que o livro foi escrito, ( Não estou acostumada a ler clássicos) mas me surpredi que não só consegui compreender a história, como gostar bastante dela, ( só a Isaura me irritou um pouco, por aceitar assim tão fácil a sua condição de escrava, mas acredito que ela era assim porque foi educada a pensar dessa maneira, mas mesmo assim me irritou.) Mas o final foi meio decepcionante, quer dizer, ele acabar da forma que acabou, sem saber o que aconteceu com os personagens, queria muito ler um desfecho mais completo. Mas gostei muito, mas estou dando três estrelas por esse final meio "mééé".