A Escrava Isaura

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Francisco 13/10/2020

Leia se não tiver mais nada para ler
História chata, concisa e previsível.

Fernanda Coelho 26/11/2020

Um clássico, mas não foi o que eu esperava. A Isaura não é uma personagem forte como eu imaginava. Entendo que a realidade em que ela vivia era sufocante, mas eu a sentia resignada, e o que ela mais reclamava era do fato de ter nascido bonita e talentosa, ao invés de reclamar da própria escravatura.

daydarocha 17/12/2020

Grotesco
Li em uma noite para ter a certeza de que é realmente grotesco, tosco e etc. E é.

Lane 01/01/2021

Tive vontade de ler "A escrava Isaura" após assistir pela terceira ou quarta vez a adaptação para para televisão, feita por Tiago Santiago. Grande foi a minha surpresa ao descobrir que a maior parte daquela trama e desenvolvimento de personagens é mérito do Tiago, já que no livro a história é mais concisa e fluída, e centrada em Isaura e em outros personagens que interagem com ela, o que me deu uma decepcionada, pois eu esperava ver ali os vários enredos que tinha visto antes na novela.
Fui ler cheias de expectativas, e essas "decepções" acontecem, mas a minha real decepção foi com a representação feita dos demais escravizados. Meros coadjuvantes, em metade das cenas em que aparecem, as suas características físicas são ridicularizadas, e eles não recebem um terço da comoção que Isaura recebe de outros personagens. O motivo? Infelizmente já sabemos.
Por se tratar de uma obra de 1875, onde pessoas pretas eram desumanizadas e ainda escravizadas com permissão da lei, estranho seria se estes fossem representados de uma forma melhor. Apesar do desgosto que senti ao ler certas coisas repugnantes acerca dessas pessoas, depois de ler "A escrava Isaura" eu passei a admirar mais ainda a adaptação de 2004, onde os escravizados recebem maior importância e tempo em cena, além da representatividade à cultura afro-brasileira que estava se desenvolvendo ali.

Quanto ao livro em si, achei bom, tem um desenrolar que provoca a curiosidade do leitor. Mas, talvez por interferência da adaptação na minha mente, não consigo achar que seja grande coisa.
Marina 01/01/2021minha estante
Exato!! A adaptação é mil vezes melhor e mais realista. Isaura continua sendo chata (como no livro), mas até os motivos dela são mais compreensíveis e despertam empatia. A Isaura da adaptação jamais diria "preferia ter nascido feia como as negras", como a Isaura do livro deu a entender, por exemplo.

Lane 03/01/2021minha estante
Com certeza!! E todos os personagens são mais aprofundados na novela.

TauanyVMR ð³ï¸âð 18/06/2023

"tinha-se rebentado o crânio com um tiro de pistola"
Para mim foi uma leitura bemm cansativa, talvez porque seja um clássico, mas mesmo assim não me agradou tanto.

Sinto que só li por causa do trabalho escolar e se não fosse por isso teria parado bem no começo.

Então, recomendo para quem quer uma "leitura diferente" e de época que se passa no Brasil.

Lewords 23/05/2023

O clássico
Esse clássico da literatura brasileira foi uma surpresa para mim, que sempre tive certo preconceito com obras brasileiras. O livro foi bem escrito, o enredo bem simples mas muito bem resolvida, só o final não foi o que eu esperava, ficou muito vago.
A escrava Isaura é uma ótima leitura e todo brasileiro deveria lê-lo pois ele aborda um assunto importante pra história do nosso país que é a escravidão e tudo que o acompanha.

*Day* 27/03/2021

Um bom livro porém...

Tive vontade de ler esse livro desde a primeira vez que vi a adaptação na TV. É claro que a adaptação é um pouco diferente do livro, mas longe de ser ruim é muito bom, fluido e conciso. Embora, ache que a obra não tenha envelhecido bem por conta de todo o problema racial que era e ainda é muito presente em nossa realidade, essa é claro é minha humildade opinião você pode concordar ou discordar. De modo algum tira o merecimento da obra, que por conta das adaptações é umas das histórias brasileiras que mais gosto U_U.

Uma das falas do Álvaro que me perturbou foi: "A escravidão em si mesma já é uma indignidade, uma úlcera hedionda na face da nação, que a tolera e protege. Por minha parte, nenhum motivo enxergo para levar a esse ponto o respeito por um preconceito absurdo, resultante de um abuso que nos desonra aos olhos do mundo civilizado."

Como não tinha expectativas sobre o livro, achei a leitura muito boa e interessante, pois o romantismo é muito evidente e belo.

Recomendo não para comparação com as adaptações, mas sim pela obra em si que é muito bela e as descrições me fizeram sentir como se estivesse lá. Gostei muito!

Wellyda.Lopes 08/05/2021

Muito bom!
O livro é um clássico da história brasileira. Além disso, traz uma narrativa em que muitos estigmas e preconceitos são abordados, explicitamente ou em suas entrelinhas. Antes eu só ouvia falar desse livro, mas poder lê-lo foi uma boa experiência!

Bruna 31/05/2021

Não sei bem o que dizer, curti o livro e tudo mais. Não foi um dos meus favoritos e nem sei o pq

Jaine 01/07/2021

Um clássico romance necessário
? A história do livro A Escrava Isaura, do mineiro Bernardo Guimarães, é bem conhecida devido às várias adaptações para telenovela.
Mas poucos, talvez, tenham se debruçado sobre o texto integral. O que é uma pena, pois a narrativa é bem fluída e fácil de ler, mesmo sendo rebuscada. É uma ótima dica para iniciantes na Literatura Clássica Brasileira.
? Foi lançado em 1875, em plena campanha abolicionista e se trata das desventuras de Isaura, uma escrava branca e educada, de alto nível intelectual e de caráter, que foi criada como filha pela sinhá da fazenda.
Mas a vida dela cai em desalento e sofreguidão após o falecimento de sua sinhá, vendo esvair qualquer chance de proteção e promessa de liberdade diante do devasso e cruel Leôncio, que a todo custo queria possuir Isaura.
Isaura defendia que por mais que fosse posse de seu sair, seu coração nunca seria possuído. E o herói do romance, o Sr. Álvaro, aparece como uma luz no fim do túnel.
? Mesmo com o excesso de adjetivaçoes e romantismo, o livro traz críticas à escravidão, ao papel da mulher submissa da época e vários discursos abolicionistas idealistas (principalmente na personagem de Álvaro).