Robinson Crusoé

Robinson Crusoé Daniel Defoe

Resenhas - Robinson Crusoé

Jadgy 31/12/2022

Um livro de sua época
Antes de tudo, devemos lembrar que Robinson Crusoé fora escrito na época das grandes navegações, da expansão marítima, etsim um livro imperialista, mas mostra exatamente a visão que o Europeu tinha sobre as colônias, o que torna mais intrigante é que o autor nunca esteve no Brasil ou em alguma colônia, então é a pura visão do Europeu de ser superior, de se sentir mais culto, mais esperto e que os outros são naturalmente seus servos.

bia.6 28/12/2022

Apesar de todas as questões desse livro (que são muitas e que eu tive que ficar me lembrando constantemente de quando foi escrito) eu gostei muito da história e de acompanhar o naufrágio do Robinson com todos os seus problemas, seus questionamentos, suas soluções. Até hoje eu sinto saudade dessa história e da forma como ele me divertia.

Brócolis 26/12/2022

Tedioso, mas é um clássico a ser respeitado...
Vi muitos que leram apenas por obrigações escolares, eu segui um caminho diferente, comprei o livro pro curiosidade, conhecia a história a muito tempo, mas queria conhecer a escrita original, arrependimento não se encaixa, decepção seria a palavra certa, a escrita é extremamente lenta e cheia de capítulos curtos que não agregam em nada, se algo interessante acontece, eu não li o suficiente pra isso, ou o sono agregado a leitura me impediu de dar a devida atenção. Ainda me sinto mal de nunca ter terminado, talvez um dia, com muita paciência, ate lá, tenho orgulho de ter um clássico na minha estante, pelo menos pra isso o dinheiro não foi jogado fora.

Diego 22/12/2022

Gostei da adaptação.
Como qualquer outra, perde muito em relação ao original, mas dá para ter uma boa ideia da história.
Meu filho leu para a escola e eu aproveitei para conferir.

Porsani 21/12/2022

Um clássico
Excelente e fluída leitura. Uma hitória cativante, leitura obrigatória! Recomendo a todos que gostam da temática de navegações!

Yuririn 15/12/2022

i really enjoyed this book. Some parts were a bit repetitive, like sometimes he would make progress/continue a previous scene only after some more narrative, then make the reader remember what he was doing by the time and then tell us what happened after it. I didn't really like this a lot, but also didin't bother me that much, i understand why it was done like that, and regardles, i loved the narrative itself. The fact that it was so entertaining, comical, emotional and funny made all the reading worth. This book was surprisingly engaging for me, because i kinda expected otherwise since it's about a man lost in some island for around 28 years, but i loved it. I don't aprove some of Crusoé's judgements nor actions, but considering the time that the book was written, i "understand" the author's mentality and all. So i basically really enjoyed reading this book.

Michel Pinto Costa 05/12/2022

Robinson, um homem do seu tempo
O clássico náufrago sozinho em uma ilha é universal, mas o livro é mais que isso.
No período sozinho na ilha, Crusoé utilizou da fé como arma psicológica de aceitação e iniciativa para sobreviver. Usou a razão para aprender e aperfeiçoar formas de sobrevivência.
Antes do naufrágio, Crusoé tinha terras e produzia tabaco no Brasil, deixou suas terras com um procurador pois ia para a África comprar escravos, seduzido pela promessa de ser um negócio lucrativo.
Basicamente Crusoé tratava negros, mouros e indígenas como inferiores, mesmo quando era seus benfeitores.
É um personagem que foi homem do seu tempo, e uma obra que deve ser lida.

Jana.srosa 27/11/2022

Eu li só pela escola não ê meu tipo de livro,
então simplismente não entendi nada kkkk e odiei
mas se você gosta desse tipo de livro ele é bom

Iris 01/11/2022

Li pela escola
Achei bem entediante, uma escrita enrolada que não te da vontade de ler. Esta sempre acontecendo algo, mas nunca algo REALMENTE interessante??? Serio, é incrivel como eles colocam tanto conteúdo, mas não conseguem trazer uma relevância muito grande a eles.
Odiei.

Nilsonln 23/10/2022

Crusoé revisitado
Li pela primeira vez a obra "Robinson Crusoé" em uma versão juvenil quando eu devia ter uns 12 anos. Na época a história me pareceu mágica. Alguns anos depois vi o filme, que também tráz elementos que achei legais na narrativa. Porém, depois de ler a edição original, a magia não se fez presente. Apesar de achar o livro bom, a narrativa de Defoe me frustrou bastante, me pareceu muito seca. De fato, a maior parte da história (que deveria ser interessante) não é, mais se parece como um mero relatório não passando emoção. Sei que não é culpa do autor, eu que tinha uma imagem e expectativa diferente da realidade da obra. Mas, deixando de lado minha visão ilusória, trata-se de um bom livro, que tem várias partes interessantes e vale a leitura.

panda 21/10/2022

Li por causa da escola
Definitivamente esse livro não é o meu estilo de leitura, os capítulos são curtos porém a maneira como contam a história não me agradou.

Ioná 19/10/2022

Superação e perseverança
Não lembro se quando li esse livro pela primeira vez, lá atrás, no início da adolescência, eu achei tão difícil. Mas garanto que desta vez eu achei.
A leitura não fluía, achei o personagem enfadonho a maior parte do tempo e o texto denso e cansativo. Porém o que se aprende com esse náufrago solitário é maravilhoso!
A história é ótima. Tudo que Crusoé experiencia é incrível e não resta dúvida que o livro é cheio de lições sobre recomeços, superação, planejamento e trabalho. O fato de eu não ter simpatizado com o personagem não desmerece a singularidade e relevância da história. A obra proporciona reflexões importantes sobre o sentido da vida e, principalmente, sobre o que é essencial.
É um clássico, escrito no início do século XVIII, que encantou os leitores da época pela qualidade literária, pela criatividade do autor e pela narrativa rica em descrições e detalhes das aventuras vividas pelo personagem, tanto em terra quanto em mar.
Defoe se esmerou tanto em escrever sobre a rotina do náufrago nos 28 anos em que ficou na ilha inabitada e quase nada contou sobre a vida de Robinson Crusoé depois da ilha. Talvez a intenção tenha sido exatamente esta. Talvez o autor quisesse deixar espaço para as inquietações.
Nunca assisti aos filmes baseados nessa história. Não tinha despertado meu interesse em fazê-lo. Desta vez a vontade surgiu.
Avaliação: 3 estrelas.
Citação: “Resumindo, depois de sérias reflexões, a natureza e a experiência, me ensinaram que todas as coisas boas do mundo deixam de ser boas para nós quando não nos são mais úteis; e que tudo o que podemos acumular, e um dia deixar para os outros, só nos dá prazer na medida em que podemos usar, e não mais do que isso”.

Kimberly30 16/10/2022

Um Clássico
De crianças a idosos, Robinson Crusoé encanta há gerações. A aventura, o improvável, o ser humano retirado da convivência social tendo que sobreviver por si só.

É claro que o colonialismo está ali, pairando em cada página, assim como pairava sobre todos os seres da terra quando o livro foi escrito. O passado já foi escrito. O importante é termos consciência crítica e nos preocuparmos com o presente e o futuro.

Lu 24/09/2022

Um clássico.
Não fazia ideia do teor da história.
Sabia que ele era um náufrago e só.
Fui surpreendida com uma vida cheia de aventuras, angústias e luta.
Interessante.