Robinson Crusoé

Robinson Crusoé Daniel Defoe

Resenhas - Robinson Crusoé

Janul Gamer 09/03/2022

O que eu achei sobre o livro do Robinson Crusoé em HQ
Eu gostei de aprender a história dele, eu nunca tinha ouvido falar sobre ele e eu li este livro, pois faz parte de uma atividade minha da escola, e apesar de ter 50 páginas, por ser em quadrinhos, dá para ler bem rápido.

Vivi_0027 03/03/2022

"Não julgue o livro pela capa"
Achei a leitura fluida, gostei da história. Eu tinha julgado o livro previamente, achava q seria uma história sem graça e chata, mas após a leitura, me arrependi de tê-lo julgado.
Nunca julgue algo/alguém sem conhecer antes

duda 02/03/2022

Um clássico
Gosto do gênero de aventuras porque acho gostoso de ler, uma leitura para relaxar, e essa obra não decepcionou. Me lembra muito os livros de Júlio Verne, que eu amo. Recomendo muito!

O Ciclista 28/02/2022

Defoe, um Verne dos Tropicos!
Há anos eu aguardava encontrar este livro e me deleitar com a história de Robinso Crusóe! é algo tão imersivo que as vezes provocam o leitor a se perguntar o porquê de não ter sido astuto em algumas situações de sua própria vida como fez Crusóe. Apesar de ser uma ficção, Crusoé detalha tão bem em como fez para sobreviver na ilha, construindo se habitat, e promovendo suas tecnologias nos afazeres diários que tinha no local. Ao mesmo tempo jamais deixando de se virar contra aquele quem o criou. Além de realatar seu cotiadiano, o aufrago emite suas emoções solitárias, por tanto tempo sem poder conversar com algúem de fora até os desdobramentos que o fazem voltar a sua terra natal. O aprendizado que tiramos é de que tendo fé, e credibilidade em nós mesmos, conseguimos alcançar aquilo que almejamos, mesmo demorando dez, vinte ou trinta anos.
Vale a pena a leitura, e parecido como Crusoé, esperei 16 anos para ter acesso a sua história desde a primeira vez que ouvi sobre esse livro em um prgrama de televisão.

Guilherme.Oliveira 25/02/2022

Ótima a narrativa e cativante ver todo o emprenho de Crusoé em manter-se por quase 3 décadas em uma ilha. Construindo morada, explorando o local e se defendendo.
O livro fala também sobre resiliência e adaptação...mas...

A relação de Robinson com o Sexta-feira é um pouco incômoda. Alguns pontos que havia ganhado comigo no decorrer da narrativa se perderam em sua postura com o nativo.

É compreensível pelo momento histórico e ano quando a obra foi escrita, mas, não deixa de incomodar. Mas vale a leitura...

Camila 19/02/2022

Um naufrágio e tanto
A história se desenvolve bem e é contada como um diário do Robinson antes, durante e após o seu naufrágio em uma ilha deserta. A história em si é bacana, porém, achei triste alguns aspectos como morte de animais e escravidão.

Felipe 18/02/2022

Robinson Crusué é com certeza um livro que consta em nosso imaginário e, com a mesma certeza, um clássico que vale a pena ser lido. Trazendo fortes marcas de seu contextos histórico da expansão mercantilista, assim como dos questionamentos religiosos da época. Nos fala com grande riqueza de detalhes sobre a difícil e sofrida jornada de Robin, ao se tornar um náufrago solitário em uma ilha, na qual encontra seu caminho não só para a sobrevivência, vomo também para a glória terrena e na esperança de uma glória futura.
História encantadora, envolvente e frenética. Empolgante a cada página.

Gabs 09/02/2022

essa edição tem ótimos textos complementares, o que deixou a leitura ainda mais rica é interessante

Evelize Volpi 05/02/2022

Clássico da Literatura Mundial.
Esse livro é cheio de aventuras, ilhas desertas, piratas e singrar mares bravios.
Uma leitura Maravilhosa dos 08 aos 80 anos.

Gustavo.Cesar 29/01/2022

Empolgante do início ao fim!
A História consegue prender o leitor por ser repleta de aventura e de uma narrativa muito agradável de se ler.

Coisas de Mineira 20/01/2022

Robinson Crusoé, de Daniel Defoe, foi publicado no ano de 1719. Essa edição está muito caprichada, é ilustrada e comentada. A Editora Zahar torna possível a você, além de fazer a leitura esperada, também irá agregar diversas informações além. As notas são extremamente pertinentes e funcionam como um norte a mais nessa incrível jornada. Acompanhe comigo então um pouco mais sobre esse romance um tanto epistolar, e uma espécie de diário, mas de fato, das aventuras de Robinson Crusoé. Você ficará encantado com essa autobiografia fictícia!

A história se dá, porque nosso aventureiro naufragou. Não cheguemos à essa obra esperando verdades absolutas, ensinamentos profundos, ou qualquer tipo de epifania. Aqui, tão simplesmente, iremos descobrir o que Crusoé passou e enfrentou nesta ilha deserta. Pode ser que por alguns momentos sintamos uma linguagem um pouco mais rebuscada, ou que a narrativa não esteja tão fluída. Creio que isso faz parte do espírito do livro. Pois, o próprio narrador afirma que irá se concentrar em registrar fatos mais objetivos e importantes a partir de certo ponto. O que faz tudo mais divertido e dinâmico.

“Mas, ai de mim! Não era de admirar que estivesse enganado, pois nunca fazia nada certo. Não havia outro remédio senão persistir…”

Teremos, durante as facetas de Crusoé para sua sobrevivência, toques tanto sobrenaturais, quanto realistas. A mistura de gêneros é algo intrínseco aos acontecimentos e experiências, bem como à própria narrativa. Alexander Selkirk foi um marinheiro escocês, e a inspiração de Defoe para seu Robinson Crusoé. A fama do autor nasceu aí, uma vez que possivelmente tendo entrevistado Selkirk, e com adições de sua própria imaginação, a obra ficou tão conhecida. É isso que dá quando se escreve a respeito de um sujeito que ficou em uma ilha deserta por 28 anos…

Dessa forma, poderemos ter inúmeras aventuras explanadas por Robinson Crusoé. Ele conseguiu construir um local pra viver, e recolher alguns suprimentos de sua embarcação. Nosso protagonista encarou diversas situações inusitadas, desde a presença de canibais, piratas e até mesmo outros naufrágios. Uma visão religiosa/bíblica também pode-se ser enxergada na trama, uma vez que como o filho pródigo que deixa seu lar, Crusoé também saiu. O que era para ser uma aventura e conhecimento do mundo, foi de encontro a grandes calamidades. Outro trecho que pode ser uma analogia religiosa, é relacionado a doença de Crusoé e a personalidade bíblica Jó.

“Isso tocou meu coração um pouco, e arrancou lágrimas de meus olhos, e comecei a sentir-me abençoado que tal prodígio da natureza acontecesse em meu benefício…”

Foram mais de 20 anos sem contato com outra pessoa. Faz alguns companheiros daí em diante. E finalmente há a chance de resgate. Ao ajudarem o britânico capitão do navio a tomar posse de sua embarcação contra amotinados, os “ilhados” ganham a chance de libertamento. Crusoé contabilizou seu tempo de “cativeiro” em de passar 28 anos, 2 meses e 19 dias na ilha. As coisas mudaram na Inglaterra e ele terá uma grande surpresa a respeito de sua vida.

“Qualquer um pensaria que naquele estado de ventura eu jamais voltaria a sujeitar-me a riscos, e assim, na verdade, seria, se outras circunstâncias tivessem concorrido; mas eu havia me habituado à vida errante, não tinha família direta nem muitos parentes…”

De certo modo, podemos até acessarmos um “modo” reflexivo ao conhecer a história de vida de um homem tão solitário, que conseguiu sobreviver por tantos e tantos anos sozinho, sem qualquer interação humana – esse foi Robinson Crusoé. Lá (na ilha) ele precisou aprender a viver de outra forma. Necessitou instruir-se e reaprender maneiras de lidar com as adversidades que iam surgindo. Foram anos de certo tipo de sofrimento, de aprendizados, e de novas jeitos de encarar a realidade.

Robinson Crusoé, de Defoe, acabou por conquistar uma figura arquetípica na literatura mundial: o homem universal. Suas façanhas são conhecidas há alguns séculos, marcando e denotando acontecimentos semelhantes ou inspirados. Dificilmente alguém acostumado com a literatura ter contato com fatos semelhantes à naufrágios e ilhas desertas, e não associarem ao nosso protagonista.

Por: Carol Nery
Site: www.coisasdemineira.com/2021/12/robinson-crusoe-daniel-defoe-resenha/

Jonathas dos Santos Benvindo 19/01/2022

Livro sobre as aventuras de viagens de Robinson Crusoe até se ver preso numa ilha perto do Brasil. Então, narra o que precisou fazer para sobreviver. Leitura um pouco cansativa pois ele se prolonga demais em pequenos detalhes, mas é muito interessante saber o que fazer caso o mesmo aconteça comigo um dia kk