Armada

Armada Ernest Cline

Resenhas - Armada

Eduardo Santos 29/08/2016

Decepcionante
Virei muito fã de Ernest Cline em Jogador Número 1 - apesar de ter um final ok. Uma narrativa emocionante, uma distopia bem bacana, um livro de aventura e ficção científica bastante divertido.

Daí foi lançado o Armada, e fui louco comprar o meu. Sem saber nada da história, fui de coração aberto pro stand da editora na bienal do ano passado, comprei o livro, me apaixonei pela capa e levei pra casa. Mas parou por aí.

O livro é muito, muito ruim. Uma história fraca, enredo e personagens mal construídos, extremamente decepcionante. Parece que foi escrito às pressas, sem nenhum cuidado. Até a questão de referências a cultura pop dos anos 80, que é assinatura de Ernest Cline em Jogador Nº1, está insuportável em Armada, tendo nomes de jogos e filmes antigos jogados no texto aleatoriamente, sem acrescentar nada a história - faz parecer que o autor só quis deixar claro que ele entende de cultura pop.

O decorrer da história também deixa a desejar: não dá pra engolir o fato de que eles tem pouquíssimo tempo pra se preparar pra uma guerra contra aliens, anunciando só horas antes pro tal ~exército jovem~ que tem aliens chegando pra uma batalha. Uma correria sem sentido - que ainda assim nem parece ser uma correria, pq é tão arrastado.

Enfim, Ernest Cline já fez bem melhor em Jogador Nº 1. Agora é aguardar pra ver se um próximo romance salve essa situação.

GG 30/08/2016

O Jogador nº2 é sempre mais fraco
Ernest Cline faz uma nova investida na literatura, mantendo as referências pop que fizeram de sua estreia um sucesso. Mas Armada, sem o ritmo frenético de seu irmão mais velho, acaba sendo um pouco decepcionante, não por ser ruim, mas por chegarmos até ele com expectativas altíssimas. Abusa de alguns clichês e seu final, que poderia ser genial, acaba sendo político demais e anti-climático, propositalmente aberto a continuações. Cline deu sorte novamente - os direitos do livro já foram adquiridos pela Universal Pictures, que esperamos que saiba adicionar um pouco de ritmo a essa história.

Suely 30/08/2016

Divertido
Não, não é um 'Jogador No1', mas é bastante divertido. Um pouco previsível, mas uma leitura leve e divertida.

tiorobin.silva 28/09/2016

Referências... E mais referências
Livro muito divertido, principalmente se você tiver crescido nos anos 80 e 90. Todos os filmes, séries de ficção científica, livros e principalmente vídeo games, possuem suas referências no texto. São tantas, que se você reconhecer todas, então já sabe como o livro vai terminar ao começar a leitura, mas isso em nada diminui o prazer. Ao contrário, é como estar revendo um filme preferido, ou jogando de novo seu game predileto.

Mah 29/09/2016

Decepcionante
O livro me decepcionou bastante, muito previsível, história fraca, linguagem para crianças/adolescentes.

O início do livro parece interessante, mas o desenrolar da história só acontece a partir da metade do livro e tudo acontece muito de repente. Li até o fim, na esperança do autor contornar a minha decepção, porém, não aconteceu.

As referências no livro são interessantes, mas nada wow.

Obs. não li jogador nº1.

joaoaranha 05/10/2016

Ótimo entretenimento
No caminho inverso de Ernest Cline, li Armada primeiro, sem qualquer arrependimento. Livro liso, de boa leitura, texto bem equilibrado, com referência do universo geek/nerd/otaku, sem ser uma história idiota. Só o final que poderia ter sido um pouco mais demorado, mas não prejudica o conjunto da obra.

Recomendado.

bielboyster 22/10/2016

Não é o melhor livro do mundo, mas é uma aventura divertida
Acho que o problema do pessoal com esse livro é a administração de expectativas. Gente, não é outro Jogador Número 1, entendam isso. É um livro completamente diferente, mais descompromissado e leve do que o primeiro livro do mesmo autor.

Resolvi não levar a história tão a sério e no fim das contas me diverti com a leitura! Fluiu muito bem, apesar dos clichês e das referências por vezes forçadas à cultura pop (acho meio difícil tanta gente saber de cor tantas falas de dezenas de filmes diferentes e, além disso, todos entenderem instantaneamente tais referências e esboçarem sorrisos sabichões em seus rostos), além do final um tanto corrido, que poderia ser melhor explorado.

Nada disso me fez achar o livro ruim, muito pelo contrário! Dei quatro estrelas justamente pela jornada: uma aventura espacial descompromissada que une bem games, conspirações alienígenas e, de quebra, uma lição (ainda que extremamente sutil) sobre quem a humanidade realmente é frente a "ameaças". Leitura recomendada!

CARDIM 02/11/2016

Uma viagem rumo ao futuro!
Para quem gosta de uma boa leitura que se passa uns anos atrás num cenário bem mais futurista, essa é a pedida certa! Lembra muito os filmes independenc day e ainda cheio de referência a cultura geek e nerd da atualidade! Recomendado para todos que gosta desses tema!

Alencar.Teixeira 05/11/2016

Um bom 2º livro e só.
Não gosto de livros que sua história passa-se praticamente num único dia, pois não dá tempo de criar situações para se desenvolver os personagens, este é o caso de Armada.

Gostei bastante de Jogador nº 01, desse gostei menos, porém ainda assim é um bom livro de entretenimento.

Esperando pelo seu 3º.

marcosm 16/11/2016

Fraco
Bem mais ou menos. Algumas poucas idéias legais. O resto bem abaixo do outro livro dele, que apesar de não ser um primor, pelo menos é ágil e conta uma história divertida.

Luciane.Gunji 04/06/2017

Ano passado, ganhei da Amazon o e-book do livro Armada, do estadunidense Ernest Cline. Jamais pensei que incluiria uma leitura tão específica na minha lista e, apesar da experiência ter sido apenas mediana, preciso confessar que foi muito bacana. Admito que adoro ficção científica, mas esse universo é um pouco demais para mim, além de um pouco técnico (não generalizando).

Aqui, temos a história de um menino chamado Zack Lightman, viciado em videogames. Sua mãe é enfermeira e o pai morreu em um acidente quando era criança. Zack encontrou nos jogos eletrônicos a sua paixão, ainda por ser um menino introspectivo e de poucos amigos. O que poucos sabem é que suas habilidades desenvolvidas no jogo Armada, que leva o nome do livro, na verdade é um treinamento para que os terráqueos combatam os ataques de alienígenas.

Bom, até aí tudo bem. A outra parte bacana de tudo isso são as referências usadas no livro, portanto, se você teve uma infância com Super Mario Bros., Pacman, Atari e Mega Drive, com certeza vai se identificar. E tem mais: se você também curte as sagas Star Wars, Star Trek e outras obras cinematográficas da ficção científica, como Aliens, Contatos Imediatos de Terceiro Grau e afins, vai pirar bastante. Além disso, ainda temos referências musicais de canções que também fizeram parte das trilhas sonoras dos jogos eletrônicos.

No entanto, existe uma parte chata em Armada e ela consiste basicamente na chatice de tentar imaginar um mundo completamente fora da nossa realidade. São naves espaciais, drones, armas, jogadores de videogames e todo esse universo nerd que você já sabe. Apesar de não me atrair muito, devo confessar que toda a narrativa de Cline se interliga e em muitos momentos me vi interessada, sentindo aquela vontade de entrar no livro. Mas, em outras parte, me vi desanimada, pois Zack Lightman é um personagem que tem muita coisa para contar, desde sua infância até o momento em que é convocado para combater alienígenas, o que acaba deixando a história um pouco cansativa. Mesmo assim, vale a experiência.

Will 08/08/2017

Nada salva.
Nada no livro salva. Nem as referências. Foi um livro feito as pressas, tentando aproveitar o sucesso de Jogador N° 1. História simples, fraca, personagens nada cativantes, pelo contrário, dão preguiça quando aparecem.

Julio Mauro 01/09/2017

Quando eu li Jogador º1 fiquei encantado com a forma que o Ernest Cline fez eu viajar no tempo com as descrições bem detalhadas e com as situações envolventes da história. Nesse livro não foi diferente. No início quando ele cita "O último guerreiro das estrelas" já imaginei o que vinha por aí. Esse é um dos filmes mais legais da minha infância e assisti N vezes.
Esse livro é um prato cheio para amantes de filmes de ficção dos anos 80. Certas vezes é bem óbvio o que vai acontecer e os caminhos da história, mas a quantidade de detalhes narrativos e referências dos anos 80 deixam o livro uma delícia de ler.

Os únicos poréns que eu ressaltaria é com relação a uma descoberta fundamental para o livro, onde a personagem principal descobre algo e age com certa "naturalidade", algo que jamais aconteceria, mas é apenas uma barriga na história, não afeta negativamente o todo da história. A outra coisa é sobre o Epílogo do livro, deu impressão que o autor correu para finalizar essa parte. Se fosse eu o escritor, finalizaria de outra forma o livro, sem lições para a humanidade.
Para quem está precisando fugir um pouco da realidade e da mesmice das histórias, o livro é altamente recomendado.

May 24/10/2015

Todos os clichés!!! E não de uma maneira legal. Tem livros que conseguem apresentar todos os clichés do mundo e mesmo assim ser interessante. Não foi o que aconteceu com esse livro. Armada, para mim, é uma história que te desliga do mundo por algumas horas, mas é fraca demais para ser realmente boa.
Leia mais no blog.

site: https://sobresonhoselivros.wordpress.com/2015/10/22/resenha-armada-de-ernest-cline/