As Aventuras de Pi

As Aventuras de Pi Yann Martel

Resenhas - As Aventuras de Pi

Jothamon 18/09/2016

Uma aventura fantástica.
Um livro fantástico, que mostra como a vida pode causar muitas reviravoltas e ser fantástica mesmo em momentos que isso não parece possível. Uma mescla de "não aguento mais" com "só mais um pouco, eu consigo", a leitura nos deixa em momentos de êxtase completo e pura descrença, não dando muito tempo para nos prepararmos para as grandes mudanças que ocorrem o tempo todo.

Ludmila119 31/08/2016

As aventuras de Pi
Piscine Molitor Patel sempre foi um garoto inteiramente peculiar. Sua visão de mundo era diferenciada em relação aos outros meninos de sua idade. Já criança, pretendia fazer parte de várias crenças religiosas, tirando proveito de cada uma delas e ignorando completamente suas rivalidades. Ele também interpretava os animais de forma diferente, principalmente por ter um contato completo com eles no zoológico que seu pai mantinha na Índia.
Em um dado momento de sua infância, seu pai arriscara mostrar um tigre para os filhos. Como forma de ensinamento, jogou uma cabra para dentro da jaula e obrigou-os a ver o felino atacando sua presa. A partir desse momento Piscine – ou, melhor, Pi – compreendeu a natureza selvagem dos animais e tratou sempre de se manter vigilante.
Quando os negócios do pai ficaram ameaçados, Pi recebeu a notícia de que se mudariam para o Canadá, junto com vários animais do zoológico que foram requisitados para tal região do mundo. Embarcados em um cargueiro Japonês, na companhia de outros tripulantes e marujos, nosso protagonista notou que a embarcação, repentinamente, estava afundando, e por sorte, consegue um bote para se salvar. O bote, contudo, não era comum: dentro dele, além do próprio Pi, estavam abrigados um tigre, uma hiena, e uma zebra machucada. Ninguém mais sobreviveu ao acidente, a não ser esse animais selvagens.
Depois de um tempo, um orangotango à deriva também adentra o bote e então essa pequena embarcação se transforma em um habitat no qual várias espécies se enfrentam para a sobrevivência.
Pi assiste em sua frente os animais mais fracos morrerem, e, então, percebe que está sozinho com um dos maiores predadores do mundo. No final dessa luta entre animais, quem sobrara fora somente o tigre-bengala apelidado de Richard Parker, e esse menino indiano, magro, vegetariano, fraco e sensível. Quem venceria essa batalha?
As Aventuras de Pi é mais que um simples história de um naufrágio. A essência desse livro não está em seu enredo, nem em sua narração, mas em seus personagens – sejam eles humanos ou não – e na sua simbologia.
O livro é constituído por 369 páginas e dividido em três partes. Na primeira parte, Yann Martel, o autor, é mais focado na personalidade de Pi, enquanto, na segunda parte, o naufrágio é narrado. E então, na terceira parte, nos é apresentada a situação de Pi depois de ter sobrevivido ao acidente e ter sido salvo.
Trata-se de um livro profundo, quiça filosófico, que abrange detalhes que fazem uma diferença enorme para assimilação da mensagem que o livro pretende passar ao leitor. A narração é em primeira pessoa, em forma de relato e foi muito bem utilizada para expressar sentimentos que são bem fortes e freqüentes nessa obra. Já os personagens, que na introdução da obra são inúmeros, vão tornando se, no decorrer do livro, poucos. Convivemos mais com o protagonista e o tigre-bengala, no final das contas.

Iliana virginia 27/08/2016

O´timo livro
História comovente, e super gostosa de ler, super recomendo :)

Ariela Oliveira 30/07/2016

Melhores frases do livro
"Não tenho a intenção de defender os zoológicos. Podem fechar todos eles, se quiserem (e esperemos que o que resta dos animais selvagens possa sobreviver no que resta da natureza)"

" Escolher a dúvida como filosofia de vida equivale a escolher a imobilidade como meio de transporte."

" O principal campo de batalha para o bem não está no espaço aberto da arena pública, mas na pequena clareira de cada coração."

" As coisas não correram como se esperava, mas o que se pode fazer? Temos de encarar a vida do jeito que ela se apresenta e tentar tirar o melhor proveito dela."
Thalles.Henrique 30/07/2016minha estante

Ariela Oliveira 30/07/2016minha estante
: D

Lu 31/07/2016minha estante
Ariela, em qual página está a última frase?

Ariela Oliveira 02/08/2016minha estante
Lucia, está no último parágrafo do capítulo trinta e cinco.

Lu 02/08/2016minha estante
Obrigada!! Li semana passada esse livro, vou marcar essa frase e ficar mais atenta para não perder frases marcantes como essas rsrs

Ariela Oliveira 04/08/2016minha estante
Esse livro tem muitas frases marcantes mesmo : D

Ana Cristina 27/05/2016

O filme é melhor!
Esse livro narra a história de Pi Patel, um garoto indiano de 16 anos que se torna um náufrago no Oceano Pacífico e que tem como companheiro de sobrevivência um tigre-de-bengala.
O livro é dividido em 3 partes e 100 capítulos curtos, que raramente se estendem mais do que 4 ou 5 páginas.
A primeira parte, que narra a infância do personagem, possui um ritmo de leitura bem acentuado. Os capítulos tem em média duas páginas, a escrita é ágil e os temas tratados tornam a leitura bem dinâmica.
Já na segunda parte, que é a maior das três e narra o naufrágio do navio e os meses de sobrevivência, o ritmo de leitura é mais lento. Isso porque essa parte é muito descritivo: o autor descreve o acidente, o bote salva-vidas, o equipamento que há no bote, o tigre e seus hábitos, a paisagem e mudanças climáticas e, obviamente, o estado emocional do personagem.
A terceira e última parte é basicamente sobre a chegada do personagem na costa do México, onde ele é resgatado por locais, e sua conversa com a companhia que está investigando o naufrágio do navio.

Eu adorei essa história, principalmente por achá-la muito original. Vi o filme antes de ler o livro e não me arrependo disso, na verdade, até acho que ter uma imagem formada dos acontecimentos me permitiu enxergar mais claramente o que o autor queria passar.
Também achei o livro muito bem humorado, principalmente na primeira parte, que me permitiram umas boas risadas.
Mas faço algumas ressalvas:
Há uma cena em que o pai dos meninos (Pi tem um irmão mais velho, Ravi) faz com que eles assistam um tigre atacando um bode. O objetivo do pai é demonstrar o quão perigosos os animais são, para que os meninos não tem "ideias perigosas". No livro essa cena ficou meio solta, como se um belo dia o pai tivesse acordado e decidido: "Hoje vou dar um susto naqueles garotos!". Já no filme essa mesma cena se repete, mas neste caso há uma razão para o pai fazer essa demonstração aos meninos: Pi tenta de aproximar do tigre. Então achei que esse trecho ficou mais consistente no filme.
Outra coisa que me incomodou um pouco foi o excesso de descrições na segunda parte da história. É claro que elas são necessárias para que o leitor possa formular uma imagem do que está acontecendo. Porém em alguns pontos achei as descrições muito demoradas, algumas desnecessárias e até repetitivas.
Por esses motivos, esse é um daqueles casos de exceção em que o filme é melhor do que o livro. Essa é uma história muito visual, com muitas paisagens e acontecimentos que são mais interessantes de serem vistos do que descritos e imaginados. De qualquer forma eu gostei bastante do livro e parabenizo o autor pela criatividade.

=)

Marina Martin 17/04/2016

As aventuras de pi Por Blog Caçadores de Leituras
Livro: As aventuras de pi

Autor: Yann Martel

Editora: Nova Fronteira

Páginas: 371

O livro conta a historia de pi que nasceu na índia, vive com seus pais e seu irmão Ravi que eram donos de um zoológico e o livro conta a historia de como ele se converteu a três religiões, depois de um tempo eles vão se mudar para o Canada e fazem uma viagem de navio e ele afunda, ai nossa estoria começa.

Eu sinceramente não gostei muito do livro, porque achei ele muito parado, o nome não deveria ser as aventuras de pi deveria ser a historia chata sobre um garoto que acabou parando em um barco com um tigre de bengala, e pera ai ele ainda por cima inventou na cabeça dele o tigre. Mas eu estou de ressaca literária então pode ser simplesmente isso, eu posto no sábado o que é ressaca literária para quem não sabe ou quer saber mais, desculpa pela resenha curta mais como eu disse, ressaca literária.
Mas eu acredito que o livro seja bom pois minha ressaca acabou lá pelo final do livro e comecei a gostar mais dele, sendo assim eu ia dar 2 estrelas mas dei 3 pelo final.

site: Por Blog:http://cacadoresdeleituras.blogspot.com.br/2016/04/as-aventuras-de-pi.html

layza 10/03/2016

o livro é muito bom .
o livro as aventuras de pi conta a história de piscine molitor patel mas conhecido como pi . o livro é ótimo por que conta a história de um menino indiano de dezesseis anos .

Paraíso das Ideias 08/03/2016

Olá pessoas, tudo bem com vocês?

Antes de começar a resenhar sobre esta obra, queria declarar que com certeza, ela vai ser uma das mais difíceis que já fiz...

Como de costume, sempre pesquiso antes de escrever minhas resenhas, tento saber um pouco mais sobre o livro e tento ler algumas resenhas da mesma obra para ter consciência das outras opiniões, mas por incrível que pareça, sobre esta, encontrei apenas uma =(
Então vamos lá...

O livro começa com a nota do autor, que ao que tudo indica, a história só se fez possível graças a sua fome de escritura, e sua obra mal escrita.
Ele estava no processo de produção de um livro fictício, quando resolve viajar para espairecer e quem sabe, na paz de outro país, conseguir desenrolar aquela história que pra ele, nunca chegará ao fim já que ele esta com um bloqueio imenso, e acha ridículo escrever sobre algo que não entende...
Em algumas paginas ele irá descrever seu passeio, suas dificuldades na escrita e seus encontros com pessoas que ao saber sua profissão, sempre queriam lhe contar alguma história que diziam acreditar ser um bom enredo para um livro!!
Até que ele finalmente encontra um senhor que lhe diz ter uma ótima história que o faria acreditar em Deus, curioso, o escritor, que aos meus olhos é o próprio Yann resolve largar tudo para ir atrás dessa história.
A obra nos apresenta Piscine Molitor Patel, mas conhecido como Pi, sim como aquele Pi matemático 3,14, que aliás é o termo que ele se utiliza para explicar seu nome no colégio após sofrer bulling. Pi é um adolescente de 16 anos que mora na Índia com seus pais,filho de um dono de zoológico, que no livro apresenta como seu quintal, o lugar onde se sente confortável e em casa. Até aí nada demais, e quem assistiu o filme entende o que eu estou dizendo...
Pi no decorrer da história, acaba nos ensinando bastante sobre animais, seus comportamentos e as formas de criação, o que torna a leitura bem interessante e educativa.
Ele é um garoto extremamente crente em Deus, e adepto praticante de três religiões: Indu mulçumano e cristão.
A história se passa em um momento em que a Índia esta passando por grandes dificuldades, e mediante à essa situação, o pai de Pi decide que esta na hora de se mudar,resolvendo ir para o Canadá.Ele se desfaz da maioria dos animais, mas como o próprio Pi explica, não é nada fácil vender animais de zoos já que a maioria são conhecidos e outros estão tão velhos que são vistos como problemas ao invés de lucros.
E assim a família de Pi embarca no navio Tsimtsum, um cargueiro japonês a caminho do Canadá com a esperança de lá construir uma nova vida não só pra eles, mas também para os animais que estão na carga do navio.
Mas eis que uma bela noite, faltando uma semana para chegar em terra firme, o navio passa por uma tempestade e afunda levando com ele a família de Pi, sua tripulação e alguns dos animais que lá dentro estavam.
Naquela noite Pi acordou com um barulho estranho e resolveu ir passear pelo navio, e foi graças a isso que ele se salvou, ou o salvaram... pois ele foi jogado no bote salva vidas, pelos homens da tripulação desesperados.
A aventura começa ai... Pi agora se encontra órfão, no meio do oceano pacífico, com uma zebra e uma hiena no bote lhe fazendo companhia.
O tigre-de-bengala conhecido como Richard Park e a orangotango suco de limão, vão chegar depois, cada um a seu modo e no seu tempo.

Após assistir o filme do Pi, decidi que deveria ler essa obra, porque assim como a maioria dos livros que li e depois assisti as adaptações, sempre faltava algo de importante para se fazer entender os acontecimentos, e não é porque inverti as ações dessa vez que seria diferente... Aliás tenho feito muito isso (assistir o filme antes da leitura,), para evitar possíveis e sinceras decepções!
Confesso... Não me decepcionei!!! O livro foi bem fiel ao filme, mas ainda sim faltavam explicações básicas pra mim, como: Porque Richard Park? E porque alguém colocaria o nome do filho de piscina?
Essas coisas realmente fazem importância, mas só serão esclarecidas no livro.

O livro é bom, mas não é uma leitura fácil...O autor é bom com as palavras e descreve a história com detalhes preciosos. Mas tem que ser lido com calma, e quem quiser aderir a leitura, deverá abrir um espaço na sua agenda e se preparar para a viagem.
Pi é um garoto extremamente inteligente e divide tudo isso com os leitores... E com relação a sua fé em Deus, não tenho palavras...
Seus momentos no bote são cruéis, e durante toda a leitura ficam bem claro que ter sobrevivido ao acidente, foi o que manteve ele vivo, junto claro com sua fé em Deus e sua esperança.A prova de sua fé se torna clara em vários momentos, que como ele mesmo descreve, quando tudo estava ruim e sua fé chegava ao fim, ele encontrava um novo começo.
Richard Park se torna um amigo, e aquele que mesmo sem participar colabora para que Pi mantenha sua sanidade e ao mesmo tempo se mantenha ocupado, já que ele precisa manter o tigre bem para não virar seu alimento.
Suas dificuldades, sua aprendizagem e sua quebra de conceitos, são o que tornam a história única. Ele mostra a capacidade do ser humano de se adaptar e se modificar para sobreviver, sua luta interna contra a razão, sua esperança sempre acesa te fazem querer ler até o final para ter certeza de que vai acabar bem... de que aquele inferno não vai durar pra sempre.
Quase um documentário do National Geographic, durante todos os 227 dias perdidos no mar, é possível conhecer sobre a vida animal, seu comportamento e sua luta pela sobrevivência, e quando digo isso, não estou me referindo só ao tigre, a zebra, o orangotango e a hiena, estou falando de Pi também.
Acho que a prova da imensidão de beleza da leitura, é a nota que esta na parte de trás do livro, deixada pela Los Angeles Times:
"Uma história capaz de nos fazer acreditar na força primordial da ficção e de seus criadores, e na originalidade de contadores de histórias como Martel."
Eu ainda não cheguei a conclusão se isso é real ou imaginário, só consigo crer que Matel é um grande artista e que sua história é surpreendente! Nas minhas pesquisas não achei nada que me provasse ser invenção do autor ou o oposto, apenas algumas acusações de plágio que eu desconfio não serem verdadeiras.

Uma prova real de que nem todo romance precisa ser de amor entre um casal, também pode ser amor pela vida.

Enfim, espero ter passado meus sentimentos e minhas impressões sobre a obra, como eu disse no começo, essa resenha é uma das mais complicadas assim como a leitura em si... Mas no fim adquiri de mim mesma um orgulho imenso, pois apesar da dificuldade e dos momentos cansativos, não abandonei a obra e essa resenha que divido com vocês é a mais pura e louvável prova disso.

Espero que tenham gostado!!! Um grande abraço e até a próxima

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

Elisângela 05/03/2016

Aventura
Este livro conta a história de Piscine Molitor Patel, mais conhecido como Pi, no qual ele vive uma aventura no mar juntamente com com Richard Parker, um tigre de bengala que está sempre atento ao que está acontecendo ao seu redor. Depois do navio em que estavam naufraga, só resta um bote, alguns animais, dentre eles o tigre e Pi. Eles passam muito tempo no mar e tentam de tudo para lutar pela sobrevivência.
Com o passar do tempo, Richard Parker se torna submisso a Pi, mas cada um respeitando sua individualidade conseguem conviver num bote, no qual Pi se sustenta e sustenta o tigre pescando.
Realmente um livro sobre sobrevivência, no qual todos deveriam ler.
Comparando o filme e o livro, o filme retrata fielmente a história contada neste livro.

Joice (Jojo) 10/02/2016

“A presença de Deus é a melhor das recompensas.”
Não vou traçar paralelos de "As aventuras de Pi" com "Max e os felinos", do brasileiro Scliar. Para isso, há diversas resenhas aqui mesmo no Skoob.

Adorei o livro de Yann Martel. Jamais saberei como é ler "As aventuras de Pi" sem as referências do filme de Ang Lee, mas o fato é que ter assistido o filme antes não prejudicou em nada minha percepção do livro, pelo contrário. Após a leitura, finalmente entendi porque as desventuras desse simpático indiano "me fariam acreditar em Deus".

Sem os fantásticos efeitos especiais e fotografias do filme, o livro de Yann Martel é muito mais que uma aventura de um garoto que ficou mais de 200 dias no Pacífico na companhia de um tigre-de-bengala, é uma história de fé, de superação e até de bom humor (não como Mark Watney, de "Perdido em Marte", mas ainda assim). A fé, aliás, é um dos alicerces da narrativa do autor canadense.

Pi é um hindu, mas também cristão e muçulmano. Essa característica do personagem, que foi meio deixada de lado no filme de Ang Lee provavelmente para não gerar polêmicas, é o que o permite aguentar todas as provações, mesmo nos momentos de maior desespero. É nesse aspecto em que o livro dista bastante de sua versão cinematográfica, ao defender a fé como elemento essencial e modificador na vida do ser humano.

Como aventura, o livro também funciona muito bem. No início, a verborragia técnica sobre zoologia chega a ser enfadonha, mas tudo funciona para contextualizar o mundo de Pi - aquele que ele abandona, o "entremundos" e o destino final.

"As aventuras de Pi" me entregou mais do que eu esperava, e isso é uma virtude apenas dos bons livros.

Recomendo.
Laís Schwarz 26/07/2016minha estante
Gostei muito da sua resenha! :)

Joice (Jojo) 27/07/2016minha estante
Obrigada, Laís! ;)

Rafaela 06/01/2016

Amei o livro no começo, a forma como o autor escreve é muito bonita e envolvente. Pi é um garoto bem diferente dos outros da sua idade, religioso e com uma visão diferente sobre as pessoas e os animais. Só que no decorrer do livro tudo isso me cansou, a historia ficou chata e repetitiva, me senti sinceramente aliviada quando o livro chegou ao fim.

Talita549 17/12/2015

Pi Patel é um garoto indiano, criado em um zoológico. Desde pequeno demonstrou ser determinado e ter opinião própria sem medo de ser questionado por suas escolhas. Sua sobrevivência demonstra coragem e acima de tudo muita fé e é isso que o livro nos transmite: coragem para enfrentarmos as nossas adversidades e fé para que possamos resistir e sobreviver as situações de extrema dificuldade.
A leitura é fácil, nos faz refletir muito sobre a natureza e os animais e isso acaba chamando a atenção.