O Ponto da Virada

Resenhas - O Ponto Da Virada

1 | 2 | 3 | 4

MEMMELO 02/06/2022

PERFEITO
Assunto interessante, desenvolvendo bem o tópico de como é formada uma epidemia através da explicação minuciosa de cada elemento. Muito bem fundamentado apontando diversas pesquisas científicas que por sua vez achei muito interessantes. Adorei. É daqueles livros que vc precisar ter físico para reler e "rabiscar". Até formar um opinião sobre.

Sara277 01/06/2022

Epidemias sociais
Esse conceito é apresentado no livro, assim como epidemias de doenças as sociais, surgem como que do nada, mas obviamente nunca é do nada.

Malcolm mostra que não existe apenas um Ponto de Virada para as epidemias, em alguns casos precisa de mais de um ?agente? para que a epidemia surja. E não pense que são grandes ações que mudam o curso de algo comum para um sucesso absoluto, podemos pensar no efeito borboleta como analogia, o bater que de asas aqui pode criar um furacão lá. Pontos de virada são semelhantes, pequenas ações ou pessoas que mudam o curso.

A leitura é super tranquila e nada complexa o livro te prende e o outros traz vários exemplos para facilitar o entendimento do conceito que ele está passando.

Rafa Amorim 30/04/2022

Acusado de simplificação excessiva e escolha seletiva nos dados analisados, Gladwell examina o fenômeno das epidemias sociais (moda, doenças, padrões de comportamento, prática de crimes) através das lentes da epidemiologia, chegando ao que define como "ponto de virada" - reafirmação do potencial para mudanças e do poder da ação inteligente. Best-seller agradável de ser lido. Repleto de receitas e teorias e estratégias para alcançar o sucesso, um prato cheio para os estudantes e interessados em Sociologia, ou mesmo Marketing.

Passos 07/12/2021

O Ponto da Virada
Excelente livro desse excelente autor. Malcolm Gladwell nos apresenta um livro no seu clássico estilo, contando histórias e defendendo sua teoria, analisando epidemias sociais e mostrando porque epidemias "boas" muitas vezes não emplacam.

Bruna.Vieira 28/11/2021

Tem boas passagens
Em alguns momentos, o autor aprofundou algumas histórias que não agregavam muito ao objetivo do livro. Na parte do Vila Sésamo, por exemplo, ele explicou demais como funciona a abstração de conteúdos por crianças e não acho que esse era o foco do livro.

Enfim, ele tentava fazer ganchos com o que queria convencer ou explicar, mas algumas partes achei forçada, principalmente a que fala de suicídio e do ímpeto que adolescentes têm em experimentar.

No geral, achei bom, mas não isso tudo que falam.

ferkw 16/11/2021

Vale a pena
Mais um excelente livro de Malcolm Gladwell, o terceiro que leio, sendo que mais uma vez foi possível aprender com análise e informações valiosas. Nesse livro ele explica como algo consegue ?viralizar? em nossa sociedade, são as ?pandemias?. Recomendo a leitura.

Madeira 19/10/2021

Inovação literária
Pra mim, inovação literária é quando determinado autor se predispõe a escrever sobre um tema que poucos ou nenhum outro resolveu se aventurar. É o caso dessa obra maravilhosa! Resolvi trocar meus adjetivos por alguns trechos que conseguem dar uma boa ideia do que se trata o livro:

? As três regras do Ponto da Virada ? a Regra dos Eleitos, o Fator de Fixação e o Poder do Contexto ? são uma forma de compreender as epidemias;
* Examinar comportamentos complexos, como fumar, suicidar-se e cometer crimes, é avaliar como estamos sujeitos à influência do que vemos e escutamos e como somos profundamente sensíveis até aos mínimos detalhes do cotidiano. Por isso a mudança social é tão inconstante e tantas vezes inexplicável ? é porque faz parte da nossa natureza ser inconstante e inexplicável.
* No fim, os Pontos da Virada são uma reafirmação do potencial para mudanças e do poder da ação inteligente. Veja o mundo à sua volta. Pode parecer um lugar impossível de mover, fixo, implacável. Mas com um leve empurrãozinho
? no lugar certo ? ele dá uma virada.?

Recomendo demais!

Roger Ruiz 27/09/2021

Ótimos insights para o dia a dia
O livro nos dá ótimos insumos para aplicar a idéia de epidemia no nosso dia a dia, seja numa divulgação de uma novidade, o envio de um e-mail, o compartilhamento de uma idéia de um projeto. Vale a pena lê-lo.

Douglas 05/07/2021

Bom, mas repetitivo
Fui muito empolgado ler esse livro, pelas resenhas e sinopse. Não tinha visto, porém, que era antigo, de 2000 se não me engano. Isso pesou em alguns momentos, por se tratar de um livro sobre conceitos e teorias, as quais mudam com o decorrer do tempo. O livro traz conceitos interessantes, porém a repetição deles durante a leitura acaba a tornando cansativa e arrastada.

Beatriz.Klettenhofer 26/05/2021

Como pequenas mudanças podem fazer diferença
Bem didático, aplicando o conteúdo abordado nas histórias contadas.
Acredito que seja para todo tipo de público, faz refletir sobre os comunicadores, vendedores e experts presentes na sua vida.
Só acho que podia se atualizar mais com conteúdos de redes sociais.

Priscila 06/05/2021

Enriquecedor!
Esse livro te tira da cadeira. Faz pensar sobre como as coisas acontecem e porquê acontecem. Uma peça-chave, que pode ser uma pessoa ou uma ideia, muda o rumo de determinada situação e a torna no mínimo relevante. As vzs pequenas ações pontuais pode fazer toda diferença, se estiver no lugar certo, no tempo certo, colocada da maneira certa. É disso que se trata.

wondanland 12/04/2021

Importante e agradável
Trabalho em diversas áreas do Marketing Digital e acho que este livro me trouxe reflexões importantes para melhorar a minha atuação.
O conteúdo não interfere só no profissional e não vejo como não se interessar. A leitura é assustadoramente agradável, dinâmica e clara.

Juli 04/04/2021

VIRADA
Olha...sei que conhecimento nunca é demais e está obra há de ser relevante em algum momento da leitura a quem se aventurar com ela, mas terá ainda mais força especialmente para quem tem algum negócio ou é gestor ou faz parte da equipe estratégica de alguma empresa, como também se trabalha com gestão de pessoas ou marketing entre outras. Na minha visão foi um conhecimento muito relevante!

JoAo.Padilha 14/03/2021

Sensacional do começo ao fim
Regra dos eleitos, fator de fixação e o poder do contexto. Serão conceitos que levarei comigo, para entender como os pontos da virada ocorrem e como posso criar meu proprio ponto da virada. Aplicarei muitas ideias no meu ambito profissional (industria). Recomendo demais.

Tiago Fachiano 12/02/2021

Disseminando
O livro é bom por ter uma explicação técnica do conceito de disseminação de notícias que geram mudanças de conceitos, mas faltou usar exemplos que usam mais essas técnicas. O único exemplo técnico é sobre como Vila Sessamo virou um marco para a televisão infantil. Essa parte bem legal.

No total o livro consegue explicar como pequenas mudanças podem gerar grandes resultados.

1 | 2 | 3 | 4