O Ponto da Virada

O Ponto da Virada Malcolm Gladwell

Resenhas - O Ponto Da Virada

1 | 2 | 3 | 4

Derlane Lima 18/01/2021

Acreditei que o livro ia ser algo direcionado para evolução pessoal, mas era sobre marketing ? Têm dicas bem legais, mas como já disse, não era o que esperava. ?

Marcelo.Hallack 11/10/2020

[EM CONSTRUÇÃO]

Os três fatores que influenciam uma epidemia, de doenças ou de idéias, são: (1) Regra dos Eleitos, (2) Fator de Fixação e (2) Poder do Contexto.

1. REGRA DOS ELEITOS - Super Conectores, Experts e Vendedores

> Super Conectores: Um dos tipos de pessoas que ajudam a disseminação de idéias são os super conectores (no livro o autor chama de "comunicadores"). Pessoas que tem uma rede de contatos muito acima da média, geralmente laços fracos, mais conhecidos do que amigos, mas muito ampla. Outro livro, "Friend of a Friend", explora muito bem esse perfil de pessoa. São pessoas que não só tem um um círculo numeroso, mas também diversificado de conexões. Eles circulam pelos mais distintos grupos e servem de pontes para esses grupos.

> EXPERTS: O segundo tipo de pessoa essencial para a disseminação de uma idéia é o expert. Um expert é um especialista, um banco de dados, alguém que conhece muito de algum assunto e tem como único interesse acumular e disseminar conhecimento. E por isso passa credibilidade.

> VENDEDORES: O último dos três tipos de pessoas necessárias para a disseminação de uma idéia é o vendedor, ou influenciador. É aquela pessoa que adquiriu habilidades para influenciar os outros. O vendedor faz isso nos seus argumentos, mas acima de tudo na sua linguagem não verbal, na criação de empatia, na comunicação e coerência de seu estado emocional.

2. FATOR DE FIXAÇÃO

Não somente o conteúdo, mas também a forma pela qual uma idéia é transmitida afeta a chance das pessoas lembrarem dela ou não.

A forma inclui simplicidade/complexidade, tamanho/duração, sequencia, interatividade e engajamento.

Eloi 23/09/2020

Pequenas coisas resultam em algo grande
Neste livro Malcolm Gladwell mostra como que pequenas coisas resultam em algo grande. Ele fala que para uma coisa ser grande, ela começou de algo pequeno, e, foi essa coisa pequena que foi o ponto de virada.

Ele cita como exemplo, o lançamento de um tênis na Califórnia, os Estados Unidos sendo invadido pelos ingleses e um surto epidêmico em Baltimore.

Vinicius.Pedrosa 13/09/2020

Interessante, mas nem tanto
Livro bom, mas perto dos demais do mesmo autor achei este menos interessante, se prende muito nas histórias e define pouco os estudos. Leitura boa mas como os outros do autor são ótimos este ficou devendo na minha visão.

Bruno 13/09/2020

Um livro que te fará refletir nos detalhes, de como sua vida tem sido regida por epidemias...E como criá-las!
Como sempre, Malcolm Gladwell trás com fatos, pesquisas cientificas e ótimos argumentos sobre suas percepções de como grande parte de nossos dias são regidos por epidemias!
Ele expande o conceito de EPIDEMIA, não se trata apenas de um vírus ou de uma doença sexualmente transmissível... aqui, estamos analisando a ideia num conceito mais amplo, como doenças comportamentais, suicídio, tabagismo, moda, guerras, mudanças operacionais em empresas, programas de Tv's, entre outros. São dezenas de exemplos, onde o autor expõe que as epidemias, ou seja, O PONTO DA VIRADA, são regidos por três fatores predominantes: A regra dos eleitos, O fator de fixação e O poder do contexto!
Nesses três pilares, ele discorre seu livro nos exemplos mais dinâmicos e palpáveis possíveis...Lendo o livro, refleti sobre situações da minha vida, das gerações atuais, passadas, futuras, e exemplos na minha família e exemplos meus, como situações que na época não enxergamos e que veem como uma corrente, tomando e levando nossas ações.
É uma leitura obrigatória pra quem quer entender gerações, nosso passado e futuro, no âmbito de compreender tanto quanto, INFLUENCIAR! Trazer ideias que são práticas para que possamos ter um futuro mais focado, produtivo, feliz e longe de armadilhas. Como o capítulo que ele lida sobre epidemias de suicídio, tabagismo, e vícios.
Uma leitura obrigatória! Quem gosta de uma leitura baseada em dados, estudos científicos com aquela pitada de história é o livro certo! Já havia lido "Outliers" e "Blink", ansioso pelos outros livros dele, todos me trazem uma nova visão do todo e me fazem refletir como aplicar esses conceito para melhorar minha vida!

Bruno 16/08/2020

Não agrada
O tema abordado é interessante, mas se baseia em construções específicas sobre alguns casos. De certo modo é redundante e da vontade de pular as páginas
Marcele 17/08/2020minha estante
Adorei a resenha!

Jessica 31/07/2020

Malcolm Gladwell, autor do sucesso Outliers, neste livro trata de destrinchar os fatores que levam algo a fazer sucesso e de investigar qual seria esse ponto de virada para algo sair do ordinário para o extraordinário. Para exemplificar esse processo, o autor utiliza várias situações como o sucesso de um programa de TV ou as razões que levam alguém a ser popular e influente.

null 14/07/2020

Excelente!
Esse livro é excelente para empreendedores e para aqueles que tem a necessidade de se reinventar para se destacar no mercado de trabalho.

Rbraga 25/06/2020

??????????????????????????????

Soler 04/06/2020

50 dobras de papel
Há várias histórias interessantes no livro, porém esta ideia marcou pra mim. Qual a espessura após dobrar 50 vezes um papel imaginário? A distância da Terra à Lua é a resposta. Faça 2 à potência de 50 e chegará ao resultado. Interessante como nossa mente está extremamente limitada no dia a dia, até para perceber o que já sabemos alcançar. Ótimo livro.

fKempf 04/06/2020

Análise do Sucesso
Análise detalhada dos motivos que levam algo a se alastrar de forma epidemiológica ou não, muito útil para o ambiente de negócios. Traz uma série de exemplos bem sucedidos para reforçar as teses abordadas no livro.

Barbara Hellen 26/04/2020

@cactosliterarios
"O Ponto da Virada", escrito por Malcolm Gladwell, fala sobre tendências. Explicando melhor, ele responde como e porque coisas (e até comportamentos) viram tendência e se espalham como vírus pela sociedade. Durante a leitura, foi interessante perceber o quanto somos influenciados pelas pessoas ao nosso redor e que possuem certos tipos de personalidade que as tornam grandes ditadores ou espalhadores de tendências. O tempo todo fiquei lembrando de pessoas próximas que, de uma forma natural, me influenciam. Também aprendemos que o contexto é super importante para que marcas possam transformar seus produtos em tendências.

O legal são os exemplos reais e de diversas áreas. Não lemos só sobre tendências de negócios ou de comunicação, mas tendências sociais! Uma época da minha vida só lia esse tipo de livro, pois adoro, e esse foi um que gostei muito de ler, me trouxe novos conceitos. Dica super bacana para quem gosta de ler sobre comportamento e também estratégias de comunicação.

site: www.instagram.com/cactosliterarios

Victor, the Reader 23/04/2020

Peixe espinhoso
Confesso que o livro não me agradou muito. O autor faz algumas colocações que, sinceramente, são totalmente forçosas, tendenciosas e, portanto, plenamente descartáveis. Falácias bem construídas que conduzem à conclusão que o autor quer chegar. Não é pelo fato de eu ser cristão, mas, em determinado trecho do livro, o autor distorce totalmente o teor da parábola do Bom Samaritano, ao ponto de levar o ensino de Cristo na parábola para, praticamente, uma direção contrária.

Contudo, na minha opinião, o livro não é totalmente descartável. O autor apresenta algumas regras, por meio de evidências/padrões, que devem estar presentes para se alcançar o que o autor chama de "o ponto da virada" - o exato ponto em que algo explode/viraliza ou cai no esquecimento.

Os conceitos apresentados são muito simples. Porém, a metodologia apresentada pelo autor, somada à construção da narrativa, não ajudam o leitor.

Resumindo: é um peixe com mais espinha do que carne.

happymoon 23/11/2018

Sou suspeita pra falar pois gosto muito do autor, mas esse livro é legal demais. É leve e fácil de ler e cheio de dados bacanas que te fazem pensar bastante.

Lud 20/09/2016

Muito interessante! Fiquei impressionada com os dados sobre suicídios e tabagismos entre jovens. Achei que faz muito sentido. Uma leitura que te faz pensar várias coisas, entender a razão de alguns produtos ou ideias viralizarem e outras não. Gostei bastante.

1 | 2 | 3 | 4