O Ponto da Virada

1 | 2 | 3 | 4

Fabíola 05/09/2016

O ponto da virada
Livro prolixo.
O autor simplesmente usa exemplificações extenuantes ... não há embasamento comprovado de que exista algo que comprove sobre o que ele se propôs a tratar e sua conclusão é enfadonha.

Marche 30/06/2016

Marketing
Fatos que mudaram a história de alguma forma

João Victor 17/06/2016

Didático
Pelos livros que já li de Gladwell até agora (e pretendo ler outros), dá para perceber que eles têm uma certa semelhança. O autor te prende a história partindo de exemplos práticos, e quando você percebe, ele te convenceu do seu ponto de vista de forma extremamente didática. Quando não convence, ao menos te leva a refletir. E quando você menos percebe, o livro acabou.
Para que grandes mudanças ocorram, o autor explora três pontos fundamentais: a regra dos eleitos, o fator de fixação e o poder do contexto.
Leitura obrigatória para profissionais de marketing.

Su 28/01/2016

Esse livro tem como objetivo explicar, para nós leigos, como se dão as epidemias. Você deve estar pensando que isso nada tem a ver com a sua vida. E, é aí que você se engana.
Uma epidemia não está apenas relacionada a doenças. Também é uma espécie de epidemia aquela sua banda favorita, a rede social que você usa, entre outros.
O momento onde tudo pode mudar de repente em uma epidemia tem o nome de Ponto da virada. Ele tem basicamente três regras: A regra dos eleitos, O fator de fixação e O poder do contexto.
Como uma coisa pessoal acaba se tornando publica? A publicidade não é a única responsável, pois muitas delas não tem o resultado esperado. Os reais responsáveis são os eleitos.
Os eleitos se dividem em Comunicadores, Experts e Vendedores. Os Comunicadores são aqueles que têm um grande circulo de amigos e são capazes de influencia-los. Os experts são aquelas pessoas dispostas a ajudar outros com os seus conhecimentos. E, os vendedores são aqueles capazes de nos contagiar com as suas emoções.
Nossa, foi muito interessante descobrir que várias coisas no meu dia -a- dia chegaram a mim através de uma epidemia. Quem nunca leu um livro porque alguém lhe falou dele de forma tão contagiante, que lê-lo se tornou quase irresistível? E, talvez, esse tenha se tornado o seu livro favorito, o que fez você contagiar outros.
E, aqui esta uma pequena parte para vocês tirarem suas próprias conclusões.

“Caráter, portanto, não é o que pensamos ser, ou melhor, o que queremos
que seja. Não é um conjunto estável de traços intimamente relacionados que
podemos identificar com facilidade. Ele só parece ser assim por uma falha na
organização do nosso cérebro. Caráter é mais como um pacote de hábitos,
tendências e interesses levemente amarrados e dependentes, em certos
momentos, das circunstâncias e do contexto. A maioria de nós parece ter um
caráter coerente porque quase todos sabemos controlar nossos ambientes.”

site: http://detudoumpouquino.blogspot.com

Camila Gondo 28/11/2015

Notas
- epidemias em curso
- mesmo padrão subjacente básico
- comportamentos contagiantes
- expor o conceito
- pequenas mudanças surtiram grande efeito
- possibilidade de mudança súbita
- basta uma ligeira mudança para se desfazer o equilíbrio e desencadear uma epidemia
- em determinado processo ou sistema algumas pessoas são mais importantes que outras

Rangel Ramos 04/11/2015

Como a propaganda boca a boca acontece?
Alguma vez você já se questionou em por que algumas ideias e notícias se espalham rapidamente? Ou, por que alguns livros se tornam best-sellers de repente? Ou ainda, por que algumas roupas e calçados viram moda?
O Ponto de Virada, de Malcolm Gladwell, explica como a propaganda boca a boca acontece. Ou seja, o autor mostra o porquê e quando é que algo ganha ênfase e importância em algum nicho e logo depois atinge proporções estratosfércas.
Se assim como eu você é um curioso do Marketing, da Comunicação ou da Sociologia, então, O Ponto de Virada será uma ótima leitura.

site: www.livrocondensado.com.br

Alan Leone 01/03/2015

A anatomia das epidemias
O livro analisa uma série de epidemias dos mais diversos tipos, sociais em sua maioria.
É um belo guia para quem deseja espalhar alguma ideia.

2 pontos positivos:
- Linguagem de simples entendimento / leitura leve
- Toda afirmação é embasada

2 pontos negativos:
- Foco nos americanos
- Muitos nomes

eduardoin 04/07/2013

O modelo de epidemias aplicado a tudo.
Mais uma ótima leitura de Malcolm Gladwell. Uma excelente analogia entre epidemias e propagações de sucesso. Lotado de exemplos bem colocados, o autor apresenta a teoria e a estratégia para alcançar o sucesso, nas mais diversas áreas. Rápido, de leitura simples e com exemplos conectados durante todo o livro, O Ponto da Virada é mais um título imperdível de Gladwell, ótimo para gerar conversas e ser aplicado no dia a dia.

Daniel 15/01/2013

Muito interessante o ponto de vista apresentado pelo autor de como as coisas acontecem e você por não compreender o todo deixa passar detalhes.

pattyllene 10/09/2011

PESSOAS EXTRAORDINARIAS
Existem pessoas que são diferentes de todas as outras e podem transformar pequenas coisas em epidemias de uso e consumo

Lodir 19/04/2011

O autor tem boas intenções, mas...
A intenção era boa. Na sinopse de “O Ponto da Virada”, livro do jornalista e pesquisador Malcolm Gladwell, a promessa era um livro que tentava desvendar as causas das epidemias sociais – ou seja, fenômenos que, como doenças, se espalham rapidamente e viram febre entre as pessoas. Pode ser o livro de um autor desconhecido, um novo estilo de sapato ou uma onda inexplicável de crimes. Para o autor, esses acontecimentos estranhos, que parecem não ter explicação, têm sim uma razão para existir, e seu objetivo era encontrá-la.

O problema de Gladwell é que ele nem sempre entrega exatamente o que promete. No primeiro livro que li dele, chamado “Fora de Série”, ele já fez isso. Nesse segundo livro o autor volta a se perder entre os assuntos, e acaba discursando páginas e páginas sobre coisas que poucos têm a ver de fato com o tema principal do livro, deixando o leitor com a sensação de propaganda enganosa. Ele descreve durante longas páginas, por exemplo, os resultados de suas pesquisas sobre as razões que levam os adolescentes a usar cigarros, mesmo sabendo dos malefícios. O mesmo destaque ele dá as suas pesquisas sobre a criminalidade de Nova York.

O problema é que tanto detalhe faz o leitor se perguntar se esse era realmente o livro que queria ler. Não é. Não existe foco durante a narrativa do autor. Ele começa a abordar um assunto, depois pula sem gancho para outro e então retorna ao primeiro, sem concluir nenhum dos dois. A leitura torna-se arrastada e tediosa. Confesso que não pulava tantas páginas de um livro a um bom tempo, e não fico nada feliz em precisar recorrer a tal prática para terminar uma obra. No fim, a sensação é que a intenção do autor ao escrever esse livro até era boa, mas infelizmente a falta de organização e escolha dos temas fez o livro se perder, deixando o leitor facilmente confuso e aborrecido.
Marcos 11/09/2011minha estante
Caro sr. Lodir. Quer "receita de bolo"? Sugiro a profissão de padeiro!

Pâmella 20/09/2013minha estante
Ainda nao terminei a leitura, mas concordo com você! O livro Blink desse autor é muito bom, mas a cada lançamento, ele piora. Me senti enganada lendo sobre histórias aleatórias que não conectadas ao tema do livro de modo satisfatório. Parece obra feita para arrecadar dinheiro e ponto. Uma pena, pois gostava do autor, mas não me arriscarei mais em futuras obras.

Fabíola 27/08/2016minha estante
Estou lendo e já pensei em largar... extremamente chato e cansativo. Boa resenha.

Carol 20/11/2010

Conheci este livro por acaso,estava procurando o livro "Blink - a decisão num piscar de olhos" e acabei me deparando com O ponto da virada que é do mesmo autor; Este livro é realmente impressionante pondo por terra algumas das noções de propagação de ideias que temos,mostrando que fatores aparentemente desconexos, caminham juntos na busca por grande mudanças.Desde o retorno avassalador de um tipo de calçado a diminuição da criminalidade na cidade de Nova Iorque.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção é que o livro passa longe de ser apenas para pessoas conhecedoras de sociologia,psicologia ou afins;é um livro claro,com referências cientificas, mas que qualquer pessoa é capaz de ler e se maravilhar assim como foi comigo.

Muito bom!
Indico

moacyrpimenta(g 22/12/2009

O ponto da Virada - resenha
O livro abrange muito a área psicológica de como o ambiente pode influenciar o ser humano.
Para quem é Empresário, Comerciante ou trabalha com vendas, este livro é fundamental para a dissimanação da informação, explica passo a passo as etapas e quem são as pessoas certas para que o objetivo final seja alcançado em um menor espaço de tempo.
Muito Bom,

Indico!

Moacyr Pimenta

Pietro 15/12/2009

Muito bom, a algum tempo estava procurando um livro interressante que não fosse um romance, já que não gosto de auto ajuda e nem de biografias.
Esse livro caiu como uma luva nesse contexto.
Se trata de uma exposição de idéias, que gira em torno das formas de propagação de uma mensagem.
Ao mesmo tempo que o livro é intelectual e apresenta estudos cientificos para validar seus pontos de vista, o autor o desenvolve de forma simples e descontraída, tornando a leitura leve.

Marcos Jose 21/08/2009

Vale a leitura
O livro mostra como entender fenômenos sociais desse tipo vendo-os como epidemias. “Para avaliar a força das epidemias [sociais ou patológicas], devemos abandonar a expectativa de proporcionalidade. Temos de nos preparar para a possibilidade de que às vezes grandes mudanças decorrem de pequenos acontecimentos e que, em alguns casos, elas podem ocorrer muito depressa.”
A idéia de que grandes mudanças dependam de poucas pessoas desperta o interesse não só publicitários e políticos como também de organizações interessadas em difundir boas práticas à sua força de trabalho. O PONTO DA VIRADA é o momento em que as novidades se alastram.
As epidemias envolvem a ação das pessoas que transmitem agentes infecciosos, do agente infeccioso em si e do ambiente. De modo semelhante temos no processo de propagação de padrões de comportamento as pessoas que transmitem as idéias, as idéias em si e do ambiente e suas respectivas leis:
(i) REGRA DOS ELEITOS: diz que existem pessoas excepcionais capazes de iniciar epidemias. Estas pessoas possuem facilidade de socializar-se e uma vez conquistadas desencadeiam o processo de contágio através de suas habilidades sociais, seu papel e difundir idéias e torná-las conhecidas.
(ii) FATOR DE FIXAÇÃO: refere-se à idéia em si, a fixação é um fator crítico para que a idéia deslanche. Se as pessoas não se lembrarem não vai haver mudança de comportamento. Existem formas de embalar as mensagens fazendo com que se tornem contagiantes e inesquecíveis;
(iii) PODER DO CONTEXTO: refere-se ao contexto em que o público alvo está inserido. O ser humano é mais sensível ao seu ambiente do que pode parecer. Alterações no meio interferem radicalmente no seu comportamento. Por exemplo, pichações e lixo são símbolos de colapso do sistema. Sentimos imediatamente que há um descaso das autoridades. Isto incentiva outros tipos de delitos, vandalismo e até crimes, uma vez que a sensação de impunidade também é percebida pelos criminosos.
A Regra dos Eleitos está ligada a capacidade do indivíduo em comunicar algo. São três os perfis citados: CONECTORES, EXPERTS e VENDEDORES.
O CONECTOR é aquele que conhece, todos e sabe o que está acontecendo e tem uma capacidade extraordinária para fazer amizades. Talvez a melhor maneira de compreender isso seja no fato de que os conectores conseguem ocupar muitos mundos, subculturas e nichos diferentes.
Mas quem são as pessoas que passam as idéias aos CONECTORES? Os EXPERTS. Existe gente especializada em determinados assuntos e são nelas que confiamos para colher aconselhamento e nos dar suporte a decisões.
O EXPERT além de acumular informações e gostam de iniciar discussões e responder a solicitações, tem habilidades sociais e conhecimento para iniciar epidemias de propaganda de boca.
Mas existe também um grupo de pessoas – os VENDEDORES – capazes de nos convencer, quando não acreditamos no que estamos ouvindo, e são tão importantes para espalhar um vírus de idéia quanto os outros dois grupos. Quem são esses vendedores? São pessoas com alto grau de energia, charme, simpatia.
Ainda sobre o desempenho dos CONECTORES, EXPERTS e VENDEDORES ao espalharem uma idéia, é preciso haver uma comunicação entre todos os envolvidos quando os grandes desafios são atingidos. Isto estimula e mostra que aquilo é possível aos outros.

1 | 2 | 3 | 4