A Luta Pelo Direito

A Luta Pelo Direito Rudolf von Jhering

Resenhas - A Luta Pelo Direito

Fer 15/04/2021

Li para faculdade e não esperava gostar tanto! o livro tem uma linguagem super tranquila (considerando que eu tô no começo do curso) e mesmo sendo antigo aborda temas tão atuais que assusta! traz uma reflexão incrível sobre quão importante a luta é para o direito e quão arbitrária a justiça pode ser. O autor usa metáforas e exemplos que explicam o argumento de maneira inexplicável! Mesmo demorando para ler, valeu a pena!

Layla 14/04/2021

Inspirador
Através desta obra o autor nos faz lembrar para quê o direito serve.
Atualmente o direito faz parte do cotidiano da vida das pessoas de tal forma que o seu objetivo principal passa despercebido.
A justiça, no seu mais amplo sentido. O direito é instrumento para se alcançar a justiça e nesse diapasão a "vítima", ou seja, a pessoa que teve o seu direito violado, independente do âmbito do direito, tem papel crucial: cabe à ela buscar o direito.
Em resumo, esse livro trata sobre a importância da luta pelo direito, trazendo-o como um dever para consigo mesmo mas também para com a sociedade.
A partir do momento que se aceita uma injustiça, qualquer que seja, você acaba prejudicando a vida em sociedade e se torna responsável TB.
Para Ihering, a renúncia do próprio direito é um "suicídio moral". Forte, né? Mas ele traz essa ideia do papel do particular perante a coletividade, a necessidade de resistência aos arbítrios e de saber lutar pelos direitos.
Lembre-se que todo direito conquistado no mundo foi por meio de luta.
Para finalizar, uma frase que o autor usa para iniciar seus pensamentos que reflete muito bem a força de sua obra: "O fim do direito é a paz, o meio do direito é a luta".

Maju 10/04/2021

Livro muito bom pra quem está estudando direito e me surpreendi com a declaração de amor que tem no prefácio, porém no contexto geral, achei um pouco repetitivo.

Menina Ártica 08/04/2021

Sem luta não há direitos
O livro é famoso, a sua linguagem é técnica devido ser um livro didático. Através dele somos esclarecidas em diversos aspectos da construção do direito, seja ela em meio a história ou sociedade. Para que as injustiças sejam extintas, precisamos do direito. Não há ganhos, sem lutas.

Karen J 05/04/2021

Atemporal e esplêndido.
Esse livro foi um indicação de um professor, bastante querido, em meu primeiro período de Direito. Dava pra ver sua animosidade ao falar com tanta satisfação do escritor e foi essa empolgação que me fez buscá-lo em meio aos "catálogos" aqui no Skoob. Contudo, como todo inicio de curso, o rebuscamento contido no livro me fez abandoná-lo por um tempo e acabei esquecendo-o. No início do ano o encontrei na estante e, quase perto do findar dos meus anos na faculdade de Direito, resolvi ler e encarar a filosofia de Rudolf Von Ihering. Sendo bem sincera, agradeço por não ter lido anteriormente, pois fui capaz de absorver cada entrave contido em sua maravilhosa argumentação que talvez não teria tido no prelúdio da minha formação.
Inicialmente, quando desejei escrever essa resenha, fiquei pensando em como descrever e contar o que representa esse livro para a instrução (politica, jurídica, social...?) humana de forma clara, fiquei olhando por minutos a tela do computador, queria colocar cada citação que grifei no livro ao longo de minha leitura. Porém ficaria enfadonho e provavelmente não conseguiria captar a essência de Ihering. Mesmo assim, por acreditar, tal como meu primeiro professor, que se trata de uma pérola, encararei, com satisfação, o desafio de tentar resumir alguns pontos que fazem desse livro uma das obras mais esplêndidas que já li até hoje.
"O fim do direito é a paz, o meio de que se serve para consegui-lo é a luta." Essa seria a fundamentação basilar de Ihering, um jurista alemão do século XIX. Sua argumentação perpassa a ideia que o direito como um todo somente é conquistado quando o indivíduo possui energia suficiente para lutar pela lesão lhe causada. Se pensarmos nos alicerces das revoluções que marcaram a trajetória humana fica fácil entendermos esse conceito, o que seria a revolução francesa e todas as consequências trazidas por ela (o liberalismo, a igualdade, a dignidade humana...), se a inércia tivesse prevalecido mediante a lesão do direito da sociedade francesa a época? e a revolução russa? ou até mesmo as "diretas já" em um Brasil não tão longínquo? A ideia do direito conquistado por um luta necessária pode parecer bastante simplista, até mesmo óbvia, para alguns, mas o seu significado não é compreendido na extensão de suas modificações. A sociedade brasileira atual é nitidamente o antagonismo das ideias de Rudolf, a inércia diante da lesão de direitos, por mais simples que sejam, tem ocasionados o empobrecimento da norma, um desrespeito à norma constitucional principalmente, visto que "a força de um povo equivale a força de seu sentimento de justiça." Em outras palavras, se não há a característica de um povo em lutar pelo seu direito privado, o direito que lhe apetece, quem dirá lutar por um direito social e, dessa forma, sem luta, quer seja no âmbito privado, quer seja no âmbito social, não há mudança (lembra-se de algo?).
"Para saber de que forma um povo defenderá, quando necessário, seus direitos políticos internos e a posição que lhe cabe no plano internacional , basta verificar como o indivíduo defende seu direito individual no dia a dia, na sua vida privada." É importante que saibamos que a defesa de um direito que seja mínimo aos olhos sociais é a manifestação mais genuína da democracia, com esse tipo de atitude propagada é possível mudar o ordenamento jurídico, desde que a sociedade saiba a importância da luta pelo direito.
Em suma, não é uma leitura fácil, o rebuscamento não lhe permite o prazer de passar a próxima página sem que entenda toda a filosofia contida nela, mas é um título que eu sinceramente recomendaria a todos, e não só aos estudantes de direito, mas toda a sociedade. Vale dizer que a insistência deve ser a melhor amiga em livros assim, filosóficos, jurídicos..., mas certamente os ensinamentos contidos nas páginas podem fazer valer cada minuto.

isa.geffer 29/03/2021

Um livro com uma leitura simples, exemplar de bolso. Não tem uma leitura complicada e difícil de entender e consegue ser objetivo demais, sem enrolação. Mostra muito bem como o direito funciona desde o direito romano até o atual.

Ana 23/02/2021

?A justiça tem numa das mãos a balança em que pesa o direito, e na outra a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal, a balança sem a espada é a impotência do direito.?
Leitura essencial para todo estudante de direito! Gera grandes reflexões. Por meio do livro é possível ver que em 1872 não se imaginava o quanto a mediação e a conciliação passariam a andar unidas com a busca pelo direito e pela justiça!!
Ana Clara Machado 17/03/2021minha estante
Oi, Ana. Você comprou esse livro com o box? Caso sim, pode me dar mais informações sobre ele? Vi alguns comentários sobre a tradução e revisão não serem boas, além da página ser branca e de qualidade mediana. Procede?

Ana 19/03/2021minha estante
Eii, Ana! Comprei o box e realmente a qualidade das folhas não são tão boas, além disso a revisão e a tradução deixam a desejar tbm....

Ana Clara Machado 20/03/2021minha estante
Obrigada pelo retorno!!

Ju 22/01/2021

Um livro que deve ser lido por todos. É um pouco cansativo, mas vale a pena.
Ana Clara Machado 17/03/2021minha estante
Oi, Ju. Você comprou esse livro com o box? Caso sim, pode me dar mais informações sobre ele? Vi alguns comentários sobre a tradução e revisão não serem boas, além da página ser branca e de qualidade mediana. Procede?

Hillary.Pires 05/01/2021

??????????????????????????????

Leonardo 13/12/2020

Segundo o autor, os direitos são conquistados através de lutas e não através de uma construção histórica.

Mage 07/10/2020

em uma relação de amor e ódio, ao mesmo temlo que concordo com tudo que o autor fala sinto que é bastante repetitivo e isso torna cansativa a leitura, parece que li várias vezes a mesma coisa só que com palavras diferentes

Miti 17/09/2020

Clássico
Aquele livro que não só os alunos de Direito deveriam ler, mas todos os cidadãos.

A luta pelo Direito é uma consciência que todos devemos ter e, nunca!, de forma egoísta e individualista, mas como sociedade.

O autor ao defender que a ciência aplicada do Direito defende de forma desigual as classes sociais deixa bastante claro esse pensamento.

O final e a defesa ferrenha, agressiva até, da legítima defesa da propriedade me deixou um pouco assustada e bastante pensativa.

Li o livro quando estava na faculdade de Direito, mas a clareza de pensamento que essa leitura me trouxe hoje, principalmente no momento de quarentena da pandemia do COVID-19, é indescritível.

O sentimento de falha do capitalismo (e também de outros sistemas políticos-econômicos) já era evidente na minha opinião, mas, após a leitura, o sentimento se tornou medo de que o atual sistema político-econômico é uma ameaça à vida saudável da sociedade.

Sentimento e pensamento final (ou "a palavra final do sábio"): a luta é o único meio para a conquista da justiça; vamos nos levantar e lutar pela mudança!

Renata 07/06/2020

Interessante
É uma leitura muito interessante, entretanto achei a introdução um pouco cansativa e desnecessária.

Renata 18/03/2021minha estante
Oii, realmente a qualidade não é tão boa, mas não foi um fator que atrapalhou a leitura, tem que levar em consideração que são 3 livros pelo valor de um então a qualidade não vai ser a mesma de outras edições.

Ana Clara Machado 18/03/2021minha estante
Qualidade que você fala é da parte física em si né? Quanto a escrita, tudo ok?!

Renata 18/03/2021minha estante
Exato

Ana Clara Machado 18/03/2021minha estante
Obrigada!!

Gerson 31/05/2020

Um dos grandes filósofos do Direito, Ihering disserta nesta sua obra acerca da necessidade de uma incansável e inafastável luta pelo Direito, afirmando que os mecanismos criados pelo Estado para a defesa dos interesses gerais do indivíduo, do próprio Estado e da sociedade não devem ser jamais postos de lado, sob pena de enfraquecimento do Direito.

Roberta Jornalista 30/05/2020

A Luta Pelo Direito
Livro essencial aos estudantes de Direito, especialmente aos iniciantes. Esclarecedor quanto à finalidade da Ciência Jurídica, bem como estimulante da conquista e defesa dos direitos dos homens. O autor propõe reflexões e ilustra os diversos modos com que algumas civilizações lidam com a justiça e a luta pelo Direito. Vale a pena a leitura! "Lute pelo Direito, mas no conflito entre Direito e Justiça, faça a Justiça". Jornalista Roberta Scarabucci.