Quando Nietzsche Chorou

Quando Nietzsche Chorou Irvin D. Yalom

Resenhas - Quando Nietzsche Chorou

Hildeberto 17/02/2024

Romance filosófico-psicológico
"Quando Nietzsche chorou", de Irving D. Yalom, é uma ficção "quase histórica": o autor descreve como poderia ter sido o encontro de Josef Breuer, precursor da psicanálise, com Friedrich Nietzsche, o "filósofo do desespero"; outros personagens históricos de relevância são Sigmund Freud, Lou Salomé e Bertha Pappenheim.

O enredo de Yalom é bastante verossímil, tornando plausível o argumento. Nas conversas de Breuer e Nietzsche, o leitor é apresentado ao nascimento da psicanálise e às principais ideias de Nietzsche; em ambos os casos, de forma instigante e provocadora.

Ótimo livro, pelo prazer da leitura fácil e fluída, além das ótimas reflexões que suscita.

Natã 14/02/2024

Início instigante, final maçante
O começo do livro prende a atenção principalmente pela figura da Lua.

O decorrer dos diálogos entre Nietzsche e Breuer são insuportáveis. Dois homens sem virtude alguma balbuciando sobre a vida.

No fim, esse livro é uma grande propaganda religiosa, pois mostra como sem Deus nossa vida é patética

Vívian 14/02/2024

Gosto de livros filosóficos e pensei que essa seria a proposta, mas só fica assim no final. o começo é extremamente técnico, porém, muito interessante a reflexão sobre o ?eterno retorno? de Nietzsche, meio assustador pensar em viver pra sempre (acabando e recomeçando) a mesma vida, com as mesmas dores e mesmas escolhas, principalmente quando você se coloca no lugar do personagem que tá mt infeliz com a própria vida. outro ponto interessante: conhecer a si mesmo e construir seu caminho antes de assumir compromisso c/ outras pessoas.
?Não sei o que dizer, exceto que, graças a você, percebo que a chave para viver bem é primeiro desejar aquilo que é necessário e, depois, amar aquilo que é desejado.?

Matheus.Correa 11/02/2024

Morra no momento certo!
Que obra incrível, monólogos que te prendem e te fazem compreender o quão profundo pode ser um diálogo sobre a existência, sonhos, medos e paixões. Breuer, amigo e professor de Freud, decide, a pedido de Loud Salomé, tratar Nietzsche, que segundo a mesma, está passando por momentos grandes de instabilidade e pensamentos de morte. Seguimos então o encontro desses dois homens, que confidenciam momentos íntimos de diálogos profundos.
O livro é isso, é sobre a solidão, a culpa e o receio de não se viver, estar apenas sobrevivendo ao que a vida escolhe por nós. Em um compilado de pensamentos e aforismos do filósofo, o autor nos traz dentro do contexto a oportunidade de ter certa intimidade com o filósofo e aquilo que o assola. A imagem de um homem de muita sabedoria, mas sem o trato com a humanidade me trouxe proximidade ante as questões que tanto o pensador trouxe em seus textos. O livro é autêntico, gentil e sabe trazer em sua abordagem os preconceitos de cada um dos homens, os tornando tangíveis e reais.
Um livro pra ser facilmente colocado na cabeceira, recomendo demais.

Felipe1503 10/02/2024

Bom, em partes
Pensei que o livro teria outra proposta (mais filosófica), porem nao é o que acontece. Da metade para o final parece mais uma fanfic sobre o Nietzsche, contudo algumas partes da para aproveitar.

myhtuck 27/01/2024

Quando Nietzsche chorou
?Você viveu sua vida? Ou foi vivido por ela? Escolheu-a? Ou ela escolheu você? Amou-a? Ou a lamentou? Eis o que quero dizer quando pergunto se você consumiu sua vida. Você a esgotou??

Sou suspeita para falar do dr. Yalom. Adoro seus livros, sua escrita.

Esse livro, em especial, foi o que me fez conhecer Yalom, porém o li depois de outras histórias escritas por ele.

Muito interessante toda a pesquisa feita. Realmente parece ser um encontro entre Breuer e Nietzsche. Uma pena não ter sido um encontro real.

Nota: 5/5

Edna204 16/02/2024minha estante
Mas ele não traiu a esposa.

wanessa169 16/02/2024minha estante
Olá, li esse livro a um bom tempo, mas até aonde eu lembro ele traiu a esposa sim, mesmo que te sido em pensamento kkkkk.

Isabela 10/12/2023

A experiência de tratamento de um sofrimento psíquico, revisitando a experiência mas com outro olhar, com outras percepções, para a quebra do bloqueio ou da dor.

elainegomes 05/12/2023

Quando Nietzsche Chorou - Irvin D. Yalom

Existem livros que você simplesmente devora, e outros que pede uma leitura calma, lenta para que cada palavra seja degustada.

Quando Nietzsche Chorou, deve ser degustado, sua leitura é uma experiência terapêutica, posso apostar que você também vai se identificar com diversas passagens, angústias e porque não se transformar junto com os personagens.

Os personagens deste romance são reais, e foi prazerosa a leitura conciliada com pesquisa para saber o limite da ficção e realidade.

Acompanhamos o engatinhar da psicanálise. E quando se fala em psicanálise logo lembramos de Sigmund Freud, mas o pai da psicanálise teve um mentor dr Breuer, e através desta parceria que passamos a conhecer através do método catártico a terapia da conversa, limpeza da chaminé, dar voz ao inconsciente e sentimentos, entre outras tantas técnicas terapêuticas.

Eu particularmente desconhecia a história de Lou Andreas-Salomé, e já quero mergulhar em sua biografia.

A parte ficcional do livro é justamente a dinâmica entre Lou Salomé, dr Breuer e o incrível ?paciente e médico? Friedrich Nietzsche.

Friedrich Nietzsche e dr Breuer passam por um processo de auto conhecimento, perdão e cura, através da ainda desconhecida psicanálise em uma combinação perfeita com as obras filosóficas de Nietzche.

A leitura é densa mas prazerosa, não requer este monte de pesquisa que fiz (mas sou dessas), as obras de Nietzche são citadas e ?experimentadas? durante o processo terapêutico ficcional, e a cada menção, eu seguia para leitura pontual da obra citada, o que tornou a leitura lenta mas riquíssima além de ter (Re)despertado a vontade do estudo da filosofia nietzschiana.

?A verdade e a mentira são construções que decorrem da vida no rebanho e da linguagem que lhe corresponde. O homem do rebanho chama de verdade aquilo que o conserva no rebanho e chama de mentira aquilo que o ameaça ou exclui do rebanho.? Friedrich Nietzsche

?Cada pessoa tem que escolher quanta verdade consegue suportar.? Irvin D. Yalom

maria.e.sousa.7 20/11/2023

Excelente!
Não sei porquê eu tinha reticências quanto a este livro. Um pé atrás. Não lembro se foi um comentário que ouvi, que já não lembro mais nem quem o teria feito... Mas eu olhava para ele com reservas.

Ocorre que me surpreendeu! Gostei bastante de conhecer o doutor Josef Breuer e seu trabalho e contribuição à medicina e à própria psicanálise ? que até então eu não sabia que era ele quem tinha lançado a semente, a ideia germinal.

Yalom faz um belo exercício imaginativo juntando, hipoteticamente, o médico Breuer e o filósofo Nietzsche. A troca que ocorre entre o médico e o filósofo é, deveras, iluminadora. Os dois entrecruzam e costuram suas idéias, seus conceitos, suas experiências e achados, tornando esse exercício imaginativo realmente rico e vivamente interessante.

Uma das partes mais notáveis é observar os dilemas do homem ocidental do fim do século XIX, às vésperas do século XX. A angústia gerada pelo dilema entre deveres, obrigações, expectativas ligadas à sua persona pública, versus aquilo que ele realmente é, sua liberdade individual, sua autenticidade. Um dilema que segue atual para todos nós. Como conjugar as nossas obrigações civis, familiares, consequentes de escolhas anteriores, com aquilo que queremos nos tornar, as escolhas que ainda queremos fazer, com o exercício dessa liberdade individual, sem que isso seja apenas rebeldia vazia e inútil.

Gostei muito e definitivamente recomendo!

Eu já queria ler Nietzsche e este livro me instigou um pouco mais.

4,8/5

NotSiq 16/11/2023

Não é um livro comum de ficção. Com um foco mais filosófico, não existe um inimigo externo para a trama do livro, o inimigo é a própria mente do protagonista. Apesar de incomum, o tema é bastante identificável com a vida real. Eu me identifiquei com alguns problemas e dificuldades enfrentados pelos personagens fazendo com que eu também sentisse as sensações boas e ruins pelas quais os personagens passavam. A história me fez repensar o meu olhar sobre a vida diversas vezes, fazendo dessa obra uma ótima ficção e um ótimo livro de filosofia graças às incontáveis conversas e discussões ao longo do livro.

No geral achei um ótimo livro apesar de não me prender tanto no meio, mas depois de batalhar um pouco para enfrentar essa parte eu encontrei um final brilhante que me envolvia cada vez mais.

Bruna 13/11/2023

Nesta história, o autor mistura brilhantemente ficção e realidade. Aos leigos na psicanálise e na filosofia de Nietzsche, Yalom proporciona uma interessante porta de entrada através da literatura. Aos amantes das três, literatura, filosofia e psicanálise, um prato cheio! ??

Giulia316 08/11/2023

A filosofia de Nietzsche é a terceira que conheço, e até agora, é a mais incrível.
O livro demorou para me prender, mas entendo que foi necessário. Valeu muita a pena ter insistido para terminar. Em 80% do livro foi difícil continuar interessada pelas situações que estavam acontecendo, a resistência de Nietzsche ao Breuer, era tudo lento. A reviravolta e os ensinamentos que os dois tiveram no final foi tão boa...Fiz anotações de 3 páginas nos últimos 2 capítulos. Me identifiquei com a filosofia deles em muitas coisas, também concordo com várias outras. Tenho tanto a falar sobre o que esse livro me mostrou.

Mia_Lilly 25/10/2023

Foi maravilhoso do início ao fim, e eu achando que ia ser só uma leiturazinha besta para matar o tempo! De repente, eu estava chorando, absorvendo filosofia e tendo crise...

Alyne 23/10/2023

Pra ler com os olhos virados para dentro de si?
Sinto verdadeira tristeza em não ter lido esse livro aos 20 anos, mas ao mesmo tempo sinto que o li na hora certa: quando escolhi estar aqui.
Foram 4 dias para ler esse livro, não por ser difícil ou longo, mas porque ao ler você se encontra com tantos eus e meus que se pega vagando em análises de si mesma por vários minutos!
No mais, tenha paciência com a história que fica um pouco teimosa no meio, quando finalmente desenrola vale cada minuto de leitura!
Esse não é um livro pra acompanhar uma taça de vinho, e sim, talvez, um bom chá de camomila e maracujá pra ordenar os pensamentos!
Se for ler: leia buscando, você vai encontrar!