Quando Nietzsche Chorou

Quando Nietzsche Chorou Irvin D. Yalom

Resenhas - Quando Nietzsche Chorou

Fabrícia 13/07/2009

Esse romance tem longos diálogos entre um filósofo e um médico que, cada um a sua maneira, não consegue se encontrar. Sentem angústias, desesperos, têm dúvidas, mas não sabem como enfrentá-las. Essas conversas servem para buscar um conforto interior, enquanto um tenta ajudar o outro. Durante toda a leitura, não se sabe o que esperar do final, tornando o livro muito mais interessante. Em algumas conversas também não se sabe até onde ela poderá chegar, aumentando a expectativa da leitura. O autor mistura personagens reais com ficção e algumas informações, como trechos de cartas, também são autênticos.

betogardil 19/04/2009

Excelente!!!
É um super romance, uma ficção muito bem montada que mostra o início da piscicanálise com Breuer e Freud,o sofrimento de um amor não correspondido e a dença de ter a convicção que seu conceito filosófico sobre o mundo estra certo e não está aberto a persuasão...
Achei muito legal, principalmente quando Nietzsche finalmente desabafa, chora e diz que é doente.

Lodir 17/08/2009

Direrente e maravilhoso!
A primeira coisa que se nota nesse livro é que ele é diferente, ao menos para mim que não estava acostumado a ler livros de ficção que abordavam a psicologia. Mas ele é fantástico. O melhor dele são os diálogos, envolvente e que te fazem refletir sobre muita coisa. Realmente você fica de cara com as conversas criadas, e aonde elas acabam chegando. Muito bom para quem se interessa por psicologia e comportamento da mente humana.

Laísa Mangelli 09/11/2009minha estante
Exatamente isso! Eu também fiquei encantada com os dialogos que os personagens travavam e no que aquilo tudo significava afinal, maravilhoso a livro.

Luciana 05/08/2009

O primeiro diálogo de Dr. Breur com Nietzsche é maravilhoso! Uma incrível história inventada com personagens reais!

@jaliagoraesuavez 06/04/2009

Achei esse livro chato demais... abandonei lá pela página 100!

_aline 29/03/2009

Adorei. Acredito que me apaixonei pelo livro por ter lido na hora certa. Talvez se eu tivesse lido em outra época não teria gostado tanto.

Só bom para psicólogos? Pensamento limitado demais, mas cada um tem sua opinião. Respeito.

Ercio 24/07/2010

Um bom livro
Muito bom, divertido e interessante.
O ponto forte é o fato do livro nos levar a observar as reações e pensamentos de Nietzsche na prática, aplicados à vida dele. O ponto fraco é quando Nietzsche assume a posição de psicanalista de Breuer, Nietzsche perde suas caracteristicas e nada relante sobre Breuer é revelado de fato.
Enfim, um bom livro.

Andréa S. 11/05/2009

Demorou mesmo
Tenho a mesma impressão que a leitora Letti, que resenhou aí pra baixo, o livro poderia ser menos extenso. A mesmíssima história seria melhor contada, com uma leitura mais empolgante, se o livro fosse 20% menos, a meu ver. Mas vale a leitura.

Rick Bill 31/05/2009

Fazer análise psicanalitica já é uam grande aventura, tanto pra quem análisa como pra quem é analisado, e quando o analisado é Nietzsche, a aventura é maior ainda, pois esse camarado de humor ácido e profundamente apaixonado pela existência, nos condiciona a mergulhar nos oceanos da vida como vida mesmo. Aí está um bom livro psicanático.

Mari Bocchi 25/05/2024

Aqui você faz terapia, estuda história e se diverte ao mesmo tempo
De forma divertida você entra na mente de grandes figuras da história, entende o inicio da psicanalise, traz o caso de Anna O. que marca o inicio da psicanalise, as figuras principais são o Dr Josef Breuer e o filósofo Friedrich Nietzsche e o melhor de tudo, você faz terapia junto a leitura entendendo como achar significado para emoções e como nos distraimos colocando muitas vezes o problema no lugar errado em nossas vidas, tornando assim impossivel sua resolução.

Suzana Pandora 15/07/2009

Meu conflito começou no título, mas o final foi feliz!
Como sou junguiana (adepta de Carl Gustav Jung), já olhei torto para o título "Nietzsche". Mas lembrei que, como cientista social, a nossa grande verdade é que não existe verdade absoluta. Despi-me de todo e qualquer conceito, limpei a mente e parti para uma leitura ávida de informações. E me surpreendi. O livro não trata somente de pessoas distintas(uma precisando de ajuda e outra querendo acertar em ajudar), traz também várias situações que passamos ao longo da vida e nos faz ver certas atitudes por uma nova ótica, é um romance marcante. Foi uma excelente leitura, uma surpresa imensurável no quesito conhecimento.

juhhh 20/12/2011

Maravilhoso!!
E de repente você me deparo com Yalom, psicoterapeuta,professor e escritor me aprensenta .."Quando Nietzche chorou" romance fantástico que apresenta a filosofia e a psicologia de maneira clara e sucinta...
Com ênfases marcantes...por que não tenta aprender o que tenho a ensinarem vez de provar quanta coisa não sei?, ou ir além...aprender com ele, em vez de tentar derrotá-lo..aprecio convites, mas detesto ordens!
Enfim o livro apresenta com clareza a questão religiosa, as frustações humanas, a liberdade, os romances e o que o amor pode causar..não existe o caminho, que a única grande verdade é aquela que descobrimos nós mesmos..vale a pena!!!A dança certa com a melodia certa...

Reuel 09/09/2009

Incrível!
Me identifiquei com os dois personagens do livro, e essa estória me ajudou pra caramba a compreender algumas coisas sobre mim mesmo