Quando Nietzsche Chorou

Quando Nietzsche Chorou Irvin D. Yalom

Resenhas - Quando Nietzsche Chorou

João Vitor Schulte 07/02/2018

Ainda sem palavras para descrever o que é essa obra de arte. Uma ficção que poderia muito bem ser a realidade. Impressionante como o autor conseguiu criar diálogos tão realistas, expressando sua genialidade, todos os seus esforços e estudos, criando assim o romance mais realista que eu já li. Certamente entrou para minha lista de favoritos. Recomendo a leitura a todos que sentirem o mínimo de curiosidade pela parte psicológica do homem.

Denize.Dias 25/03/2018

Interessante. Instigante.
Em 2007 ou 2008 comecei a ler um exemplar da nossa Biblioteca Municipal e na terceira renovação...puf...o livro sumiu...tempos de vacas magras e não conhecia o skoob...Tristeza...lamento...Mas eis que em 2017 consegui um exemplar aqui no site para ler bem devagar, degustando, desfrutando de cada palavra, frase, paragrafo...e podendo até implicar com a tradução: hummm, não usaria esta palavra...aliás, esta palavra existe? huummm e esta frase? Mas, enfim, após uma década pude reencontrar Nietzche, companheiro de enxaqueca e de solidão.

Rafa 14/05/2018

Quando Nietzsche Chorou
Saudações literárias, queridos livreadores. Tudo bem com vocês? Espero que sim! Vamos dar início em mais uma semana, sem deixar de lado uma boa leitura. O livro escolhido é do autor Irvin D. Yalom, “Quando Nietzsche chorou”. Um romance histórico, profundo e impactante.

O livro é um misto de romance parcialmente fictício, do qual o autor relata fielmente vários fatos e momentos reais sobre esse importante pensador e filosofo, outras partes já são ficcionais criados pelo próprio escritor para dar uma consistência no ritmo de toda trama. Outro personagem de destaque na obra é o Doutor Josef Breuer e o jovem ainda desconhecido, Sigmund Freud, sendo que ambos discutem os avanços da medicina, sendo que a psiquiatria estava dando os primeiros passos nas mãos de Freud.

Todo o romance se passa em Viena, onde o Doutor Breuer é médico residente e renomado de sua épico. O doutor dedica-se tanto em sua profissão que deixa sua família e vida social em segundo plano. Na trama, uma outra personagem aparece, seu nome, Lou Salomé, do qual ouviu falar de toda reputação positiva do Doutor Breuer, sendo ele sua última esperança de ajuda. O renomado médico tem uma grande missão, tratar e achar uma cura para o amigo da bela Lou Salomé. Um paciente teimoso, sensível, orgulho e arrogante, seu nome? Nietzsche.

O autor nos leva do início ao fim em uma viagem além do âmbito da psicanálise e filosofia, levando nós leitores para o lado humano, em ajudar o próximo, dedicando tempo e esforços para cumprir o papel de bom ser humano em auxiliar os que mais precisam de ajuda. Irvim D. Yalom possui uma escrita única, rebuscada que era utilizada na época.

Outro ponto em destaque, do qual o autor se preocupou, foi transcrever todos os detalhes da época, mesmo assim deixando uma leitura fluída e instigante do começo ao fim. Um livro que mistura amor, dor e perdas. Vamos conhecer o início da psicanálise, uma viagem no tempo para conhecer um dos maiores filósofos de todos os tempos.

site: http://www.livreando.com.br/2018/05/resenha-quando-nietzsche-chorou.html

Jessica.Agustuni 01/10/2018

Nietzsche
Livro maravilhoso , fácil de entender . Neste livro, Nietzsche é acometido por crises de enxaqueca, após Lou Salomé pedir ao doutor bruer que ajudasse Nietzsche , pois a filosofia alemã corri risco de se perder.
Brauer aceita e passa a ajudar o filósofo. Mas, o médico nota que a cada passo é mais complicado ajudar o filósofo ,pois ele não dá alternativas ao Brauer!
Após uma conversa, o médico decide que o Nietzsche deveria ajudá-lo no quesito desespero na qual ele sente, isso tudo no intuito de ajudar Nietzsche!
Porém, Brauer começa a ser ajudado, dando início a psicanálise que Neitzsche fundou.

Tiago Anselmo 16/11/2018

Arrebatador!
Arrebatador.

Rafaela.Presta 05/02/2019

Recomendo!
Amei! Me prendeu do início ao fim. Fiquei com vontade de ler outros livros do autor.

matlima 05/04/2019

Encontro fictício de Nietzsche com Breuer, que foi o mentor de Freud. A história se passa no norte da Itália, logo após Nietzsche largar o magistério e passar por frustrações com a única mulher que amou, que é justamente quem articula o encontro do filósofo com o médico.

AndrA.BrandAo 22/04/2019

uma das melhores leituras que fiz, mas o final me descepcionou

Biblioteca Álvaro Guerra 08/06/2019

Este livro tem como pano de fundo o fermento intelectual da Viena do século XIX às vésperas do nascimento da psicanálise. Friedrich Nietzsche, Josef Breuer, um pacto secreto, um jovem médico interno de hospital chamado Sigmund Freud - esses elementos se combinam para criar a saga de um relacionamento imaginário entre um paciente e um terapeuta talentoso. Na abertura deste romance, a Lou Salomé roga a Breuer que ajude a tratar o desespero suicida de Nietzsche mediante sua experimental terapia através da conversa. Ao aceitar relutante a tarefa, o eminente médico realiza uma grande descoberta - somente encarando seus próprios demônios internos poderá começar a ajudar seu paciente. Assim, dois homens mergulham nas profundezas de suas próprias obsessões românticas e descobrem o poder redentor da amizade.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8500007958

Archanjo 26/06/2019

Dezembro de 1882, Dr. Josef Brueur respeitado médico da cidade de Viena é contactado pela bela e persuasiva Lou Salomé, uma russa de 21 anos. Ela quer que o médico ajuda a curar o seu amigo, um promissor filosofo que para ela tem um grande potencial para se matar. Salvando-se assim a filosofia alemã a época.
Após algumas consultas em seu consultório o Dr. Breuer convence o seu novo paciente. Friedrich Nietzsche, a se internar para tratar de alguns males físicos que o afligem. O convencimento se deu através de um pacto, o médico trataria de seus males e ele o ajudaria a desvendar os mistérios da vida através da filosofia. Através de profundas discussões o Dr. Breuer conhece seus tormentos psicológicos.
Dr. Breuer é amigo do jovem médico Sigmund Freud, com quem discuti casos tratados por ele.
O Autor retrata os costumes da sociedade judaica na Alemanha no final do século XIX.
Entendo que a forma que o autor tem para externar seu entendimento a respeito dos pensamentos filosóficos de Nietzche.

Sabrina 26/08/2019

Vale cada página!
No livro "Quando Nietzche chorou", o psicoterapeuta Irvin D. Yalom imagina um encontro entre o filósofo Nietzche e um dos pais da psicanálise ao lado de Freud, o Dr. Breuer. O encontro é fictício mas, contemporâneos, Nietzche e o Dr. Breuer poderiam mesmo ter se encontrado no final do século 19, em Viena. Os personagens, ambos presos de obsessões e de um profundo desespero, começam por conversar sobre seus problemas, realizando o que chamavam de "limpeza de chaminé", desabafando sobre o que lhes pesava na alma.
E o livro é maravilhoso! É impossível ler os diálogos e não começar a ponderar sobre a própria vida. Ele pode até não representar uma verdade histórica apurada, por se tratar de um encontro imaginário descrito pelo autor. É verdade, ele deve adotar algumas licenças poéticas. Mas não há como negar que me deu doses enormes de autoconhecimento, e horas e horas de reflexões pertinentes para além das páginas. Talvez, ler os livros de Nietzche seria mais apurado como verdade, sem ter um intermediário. Mas o grande trunfo da obra Yalom é aproximar o leitor do filósofo. Quem sabe depois de descobrir essa história, quantos não leram de fato os livros de Nietzche? Afinal, com o romance, com essa série de exemplos do que sofrem os personagens, demasiado humanos como qualquer um de nós, o leitor fica mais próximo dos argumentos de Nietzche, e a compreensão fica mais fácil. Maravilhoso! Vale cada página!

site: https://medium.com/@sabrinadidone

TMP 10/09/2019

Aos aficionados pelo auto conhecimento
Vale a leitura por diversas razões.
Uma delas por ser um livro que mistura ficção com realidade.
O texto é super bem escrito (não à toa é um best seller) e o enredo é intrigante da primeira à ultima página.
Altamente recomendado àqueles que estão sofrendo da crise da meia idade / crise dos 40.

Rah 25/10/2019

Quando Nietzsche chorou - Irvin D. Yalom - Editora Ediouro ..
Sinopse: Josef Breuer, um dos pais da psicanálise, está prestes a se deparar com um grande desafio: tratar do filósofo Friedrich Nietzsche, atormentado por uma crise existencial e por uma depressão suicida. Mentor de Freud, Breuer, entretanto, vive também um momento de angústia, obcecado pelas fantasias sexuais com Anna O., jovem que tratou com seu novo método terapêutico. .. Oiie pessoas, tudo boom? Vocês gostam de filosofia? Eu amo estudar filosofia e ler sobre. Esse livro é rico em informações sobre Nietzsche, porém, não são todas verdadeiras mas muitas coisas sim. O livro é uma história em que Nietzsche é o paciente e mostra como ele é obcecado em saber a verdade. Ameei muito e recomendo. .

O que vocês acham desse livro? Já leram? . “Amamos mais o desejo do que o seu desejado.” 4/5⭐

site: https://www.instagram.com/leiturasrah/

Monize 31/10/2019

Tive receio pelo titulo mas quando o peguei, não me arrependi.
Li o livro e quando mais o lia mais tive curiosidade de saber as reações da personagem analisada.
A história contem causos que poderiam realmente ter acontecido e isso foi o que mais me chamou atenção.
É um livro que recomendo ler com tempo pois realmente é uma história que prende ao leitor. porém, por vezes precisei de uma pausa para raciocinar os acontecimentos.
Tem muitas referências as obras do Nietzsche e possíveis momentos de criação, além de que me identifiquei muito com a personagem.
No mais, recomento a leitura. Muito gostosa!

Dan 11/11/2019

Deseje somente o necessário e ame o que é desejado
Demorei um pouco pra entrar na hiistória, um ritmo devagar, cauteloso, minucioso.. mas chega um momento que a cada página se descobre uma reflexão. Achei incrível o encontro imaginado por Irvin, Nietzsche e um dos pais da psicoterapia, Breuer, contemporâneos.

O que me deixou mais emocionado foi o fato de que o tratamento se mostrou uma confissão de ilustres desconhecidos que suprem um no outro aquilo que lhe falta; sem apelo a autoridade, sem protocolos pra manter aparente os fingimentos. São duas mentes que se unem para discutir a tiranização de suas fraquezas! e valeu muito a pena os conceitos.