Retalhos

Retalhos Craig Thompson

Resenhas - Retalhos

Geovanni C. 16/12/2010

Sublime HQ
Craig Thompson conta-nos a sua história, que segundo ele é totalmente real. Por vezes nos identificamos com o personagem, como quando está brincando com o irmão em baixo das cobertas, ou quando caminha a fim de encontrar ares mais frescos, pensar um pouco mais na vida. Por vezes vemos situações guardadas a sete chaves e que nunca sairão de nossa mentes, a não ser que escrevâmos uma história em quandrinhos. O foco central está em sua primeira grande paixão, uma garota que conheceu em um retiro religioso e que mudará totalmente o modo como vê a vida. Sem dúvidas uma obra-prima de literatura e considero, pessoalmente, um dos melhores livros que já li em toda a minha vida. Retalhos custa em torno de R$50,00. No entanto, depois que terminamos de ler, passamos a crer que vale muito, mas muito mais.

Moreeninha Perf 19/04/2012

os Detalhes
Neste Livro,fala sobre um garoto que desde criança era agredido com buliing até os 18 anos.Entao incontra uma certa garota que traz um certo romance escondido.Depois de um tempo ele termina com ela e dá um aDEUS".

Moah 20/02/2011

Crescer
A divisão de capítulos, ou deveria dizer etapas, em Retalhos já é incrível. A arte, realmente maravilhosa, provavelmente uma das melhores que ví até hoje.
Acompanha-se o crescimento e amadurecimento de Craig, buscando razões para a vida, soluções para os medos, as dores e enventualmente o amor.
Retalhos é sobre se conhecer, se perdoar e se permitir ser quem se é e não o que as expectativas dos outros criam a sua imagem.
Lí, ou devorei, o final em algumas horas ininterruptas. Excelente livro, graphic novel, e por que não dizer crescimento. ;)

Ogha 04/01/2011

Poético, simples, ágil. RETALHOS é uma lição sobre a crueldade da vida e as pressões adolescentes vividas por todos nós. Mesmo tão regional, americana, a série consegue transmitir com facilidade os medos da adolescência e as dificulades de crescer em um mundo que parece te odiar.
Craig, em sua tristeza e culpa, mostra-nos o quanto é difícil aprender a ser você mesmo quando todos ao seu redor insistem em apagar sua personalidade e mergulhá-lo em uma comunidade de massa sem pensamento.
Não há o que reclamar: a arte, o texto, a capa. O conjunto é perfeito, funcional.
Frases que se completam sem serem ditas, quadros em branco, riscos, rabiscos, trechos.
Retalhos é mais que recomendado, é obrigatório.

Habibks 29/01/2011

Não é tão bom quanto as pessoas vem falando, mas merece algum credito pelos desenhos(excelentes, verdade seja dita) de Craig Thompson e pela sinceridade com que ele narra alguns acontecimentos da sua infancia e adolecenscia que segundo ele propio tiveram grande influencia no homem que ele se transformou.

E tem alguns momentos que definitivamente fazem o leitor tem verdadeiro desprezo pelo autor.

Habibks 25/06/2011minha estante
Por sinal o site "Universo Hq" fez uma resenha bastante funcional sobre a obra. Muito mais focada nos aspectos tecnico(papel, preço e formato) do que na historia em si, mas acho que vale a pena dar uma sacada antes de comprar o livro.

MENINALY 15/09/2011

Otimo HQ!!!!
Ilustracão maravilhosas, estoria perfeita. Não é apenas mais um quadrinho, a estoria fica com gente, por horas.

C r i s 26/10/2011

O problema desse livro é o personagem principal, que vem a ser o cara mais panaca do mundo. Ele não tem personalidade definida e é desconcertantemente sem atitude. O livro nao deixa de ser um entretenimento, para quem, como eu, gosta de histórias em quadrinhos, visto que as ilustrações são ótimas e a história tem lá seus pontos altos, que vem a ser as insinuações bíblicas e os questionamentos em torno disso, mas me pareceu uma descarga de dor de cotovelo de um homem medíocre.

Para quem quer um romance complexo em HQ, recomendo Kiki de Montparnasse.

kathrein.oliveira 14/10/2011

oooooooootimo lindos desenhos lindos mesmo
Como a apresentação do livro diz,é um graphic novels premiado,ele conta realmente a ideia que quer transmitir,e faz isso muuuuuuito bem,sinceramente não me dou muito bem com esse tipo de leitura,pois leio muito rápido,mas em retalhos eu adoreeeeeeei os desenhos,a história,tudo,é linda mesmo,os desenhos são feitos muito bem,e combinam com oque o autor quer passar,ele conta a história de um jeito que a gente realmente sente o que ele está sentindo,e fiquei mais surpresa ainda quando vi que se tratava de uma história real,realmente adorei,super recomendo.

Iris Figueiredo 17/10/2011

Mais resenhas em: www.literalmentefalando.com.br
Ainda há quem pense que histórias em quadrinhos é assunto de crianças ou de adultos que esqueceram de crescer. Há também quem ache que quadrinhos resumem-se a Turma da Mônica e super heróis da Marvel e da DC Comics. Para essas pessoas - e para aqueles que sabem que quadrinhos também são arte e literatura, que vai além disso -, eu trago uma indicação: Retalhos, de Craig Thompson.

Minha história de amor com Retalhos começou quando recebi um marcador de páginas lindo dessa HQ junto com um dos livros que a Companhia das Letras me enviou. Fiquei apaixonada pelo marcador - porque vocês sabem que sou viciada em marcadores - e prometi que, assim que tivesse oportunidade, leria essa história.

O traço de Craig Thompson é apaixonante, vivo e também sentimental, que amadurece com o amadurecimento da história, ganhando novas linhas. A história contada aqui é do próprio Craig, um relato de sua infância e adolescência.

A HQ trata de religião, obsessão, amor, fé, romance, desejos... Craig foi criado em uma família extremamente religiosa e tinha uma visão um obsessiva do que é a fé e os comportamentos de uma pessoa cristã. Talvez pela simplicidade, fervorosidade e outras coisas, tenha criado uma visão deturpada de relacionamento com Deus. Na história de Craig, vemos como uma criança fervorosa pode se afastar do que lhe foi ensinado por causa da forma como isso foi ensinado. O que mais marcou para mim nessa história foi exatamente essa parte religiosa, o afastamento de Craig de Deus por causa da forma como ele se decepciona com as pessoas.

Em meio a isso, temos também o romance de Craig com Raina, que começa puro e vai se transformando em algo forte e carnal. Os traços de Craig se tornam mais intensos dependendo de como o relacionamento dele com Raina se desenvolve. Ele enxerga novas perspectivas ao estar em contato com Raina e sua família.

O relacionamento de Craig com o irmão, suas histórias de infância e o carinha de um pelo outro que acaba se perdendo com o tempo também são contados nessa história. No fim das contas, acho que "Retalhos" é uma história sobre relacionamentos e todas as suas nuances, a forma como isso transforma nossa vida: relacionamentos amorosos, familiares, com amigos e, principalmente, com Deus.

A história tem tantos detalhes e tantas nuances que nós percebemos que ela realmente aconteceu daquele modo. Seria impossível essa riqueza de detalhes ser inventada e é isso que fascina mais ainda em Retalhos: essa mágica e melancolia presente na própria realidade. E como uma vida aparentemente sem graça pode se tornar rica ao ser representada e recontada para outras pessoas.

"Retalhos", apesar de tratar do afastamento de uma pessoa de Deus, me fez ter mais certeza ainda de quem quero estar perto. Mas ele não é apenas um HQ sobre religiosidade, mas sobre muitas coisas comuns à vida. Tenho certeza que outros pontos vão chamar atenção dos leitores, porque cada um vai enxergar um pedaço de si em alguma parte dessa história e tirar lições diferentes disso. Com certeza é mais que recomendado e uma das melhores leituras que fiz em 2011.

Wellington Wos 16/10/2011

retalhos de uma VIDA
o livro por si, prega a gente do comerço ao fim, só para comprovar, li em em dois dias. a história se mistura com a infacia e a adolencenciado eu lirico, muito original,alem de ter um amor platonico, que no final não da certo. as ilustrações são muito bem produzidas e tem uma profundidade impressionante, e muito engraçado e muito triste ao mesmo tempo... ou seja, ele é perfeito em tudo.

Anica 24/10/2011

Retalhos (Craig Thompson)
O leitor desavisado que pega um volume de Retalhos, do artista norte-americano Craig Thompson, provavelmente levará um susto. O livro tem quase 600 páginas, um número atípico quando se fala em graphic novels. Se você tem algum medo ou preguiça sobre catataus, saiba já de antemão que Retalhos vale a pena, com uma história simples Thompson agarra a atenção do leitor que só deixa o livro de lado quando já chegou ao fim, que vem mais rápido do que se espera.

Retalhos é uma HQ autobiográfica, na qual Thompson retrata um pouco de sua infância e adolescência em Wisconsin, focando principalmente em sua relação com o irmão e com uma garota que conhece em um acampamento religioso, Raina. Aliás, talvez mais importante que a relação dele com essas pessoas, seja a relação dele com a religião: Thompson aparece como um menino extremamente devotado, que não sabe situar ao certo o que é pecado em sua vida e parece estar sempre carregando esse tipo de culpa. A chegada de Raina parece levar esse sentimento ao máximo, até o momento em que Thompson finalmente encara de frente a religião e o que pensa dela.

O tom da história mescla a inocência da juventude com aquela melancolia de quando observamos o passado já como adultos. Mesmo os momentos mais doces da vida de Thompson são sempre marcados com uma nota de tristeza, seja por algo que já passou e ele perdeu, seja por algo do que ele se envergonhava – como o fato de não proteger o irmão como achava que deveria ter protegido. Os momentos mais leves da história, aliás, são justamente quando ele descreve as noites quando ainda dividia a cama com o irmão, mostrando aquela relação típica que qualquer um que também tenha um irmão reconhecerá automaticamente: as provocações, os desafios, mas acima de tudo o amor de um pelo outro.

A arte também é bastante importante na hora de transmitir as emoções do narrador. Algumas imagens permanecem na cabeça mesmo após a leitura de Retalhos, seja com a representação do pai dando uma bronca nos filhos, aparecendo enorme e ameaçador para as crianças. Ou a inocência da expressão do irmão de Thompson ao ir para o quarto com o babá, quando você sabe que não é para algo bom. Os momentos com Raina, então, falam ainda mais, sem necessidade de qualquer texto: o abraço, o beijo ou mesmo o modo como ela sai de sua vida.

O título original de Retalhos é “Blanket” (cobertor/colcha), tomando o presente que foi dado por Raina para Thompson. Se tomarmos o nome original, vemos a ideia da proteção, seja a que ele não oferece para o irmão ou a que ele gostaria de oferecer para Raina (e que de certa forma Raina lhe dá). Mas confesso que gosto mais do nome em português. A imagem dos retalhos da colcha feita por Raina como uma alegoria dos retalhos do passado do artista, que colocados lado a lado formavam essa linda história, tal como vemos nesta graphic novel.

Bastante sensível e realmente cativante, Retalhos prende o leitor em um lugar que parece estar sempre nevando, onde o frio e branco predominam, assim como aqueles momentos que deixamos mais escondidos na memória. Vencedor de diversos prêmios voltados para os Quadrinhos (incluindo o Eisner), é sem sombra de dúvidas leitura obrigatória para quem gosta de HQs, e uma boa pedida para quem ainda acha que isso é só coisa de criança.

Nara 18/12/2011

olha sou um pouco suspeita para falar desse livro porque sou completamente apaixonada por quadrinhos , e esse livro é uma história emocionamte em quadrinhos vc fica viciado(A) em ler.
craig thompson foi foda nesse livro dele.

Keila Gonçalves 25/03/2012

A história mescla a inocência da juventude com aquela melancolia de quando observamos o passado já como adultos. Mesmo os momentos mais doces da vida de Thompson são sempre marcados com uma nota de tristeza, seja por algo que já passou e ele perdeu, seja por algo do que ele se envergonhava – como o fato de não proteger o irmão como achava que deveria ter protegido. Os momentos mais leves da história, aliás, são justamente quando ele descreve as noites quando ainda dividia a cama com o irmão, mostrando aquela relação típica que qualquer um que também tenha um irmão reconhecerá automaticamente: as provocações, os desafios, mas acima de tudo o amor de um pelo outro.

A arte é bastante importante na hora de transmitir as emoções do narrador. Algumas imagens permanecem na cabeça mesmo após a leitura de Retalhos, seja com a representação do pai dando uma bronca nos filhos, aparecendo enorme e ameaçador para as crianças... Ou os momentos com Raina, que, falam ainda mais, sem necessidade de qualquer texto: os abraços, os beijos ou mesmo o modo como ela sai de sua vida.

O livro simplesmente te prende do começo ao fim...as paginas passam e você nem repara... você se conecta e nem percebe o tempo passar.
Adorei...

Gabi 23/03/2012

Colcha de Retalhos
"Quem parte de um lugar tão pequeno, mesmo que volte, nunca mais retorna" (Mia Couto, escritor moçambicano).

...A sensação ao ler Retalhos é a mesma de abrir aquela gaveta ou caixa esquecida, em que são guardadas fotos, cartas, papéis, pequenos objetos, desenhos de um tempo passado. Se, por acaso, você não possui nenhum lugar físico onde entulhe essas pequenas relíquias, se livrou-se de tudo, talvez seja como visitar a região da memória de onde dificilmente conseguirá apagar tais vestígios.
...O autor narra partes de sua própria infância, adolescência em uma pequena cidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, e início da vida adulta, depois de partir de lá. É praticamente um romance de formação (não pude deixar de lembrar de "O Retrato do Artista Quando Jovem", de James Joyce) em quadrinhos. Como também o é "Persépolis", de Marjane Satrapi.
...Craig cresce rodeado pelo imaginário "fundamentalista" cristão, visão de mundo que o educa e ajuda a construir quem é. Mas não sem uma enorme dose de conflitos, culpas e ressentimentos. Principalmente após conhecer Raina, seu amor de adolescência, que traz novas descobertas e põe por terra muitas certezas anteriores.
...A HQ também retrata as relações familiares, imperfeitas e complicadas. Enfocando a relação de Craig e seu irmão, tão próximos na infância e o posterior afastamento dos dois. Toca na questão do abuso sexual que sofrem. E, maravilhosamente, fala da paixão pelo desenho, que acompanha o autor desde menino e permite a criação dessa graphic novel.
...Então chega o momento, após terminar o que para nós é o ensino médio, em que Craig deve decidir o que fazer da vida. Seguir a recomendação do pastor da sua igreja e ir para o seminário? Ou ousar se recriar e buscar outros caminhos?
...Para quem, de alguma forma, já deixou para trás o lugar que o gestou, ou um amor, do qual nunca mais soube notícias, ou se despiu de uma fé que perdeu o sentido, ou descosturou seus retalhos para com eles refazer nova trama, é difícil segurar uma lágrima boba quando se vira a última página.

"Cada quadrado tinha uma textura diferente - um som visual - e lidos em sequência, como uma tira em quadrinhos, eles contavam uma história. Como estavam dispostos em um padrão, repetindo-se, sua história era cíclica" (Graig Thompson).

publicado em: http://minhasalavazia.blogspot.com.br/2012/03/retalhos-de-craig-thompson.html