Retalhos

Retalhos Craig Thompson

Resenhas - Retalhos

Babi 08/09/2014

Paquerava esse livro desde criança e devorei-o quando finalmente comprei. Bonito, doce e questionador. Amei bastante.

Anny128 07/10/2014

Retalhos é uma graphic novel autobiográfica de Craig Thompson, autor do festejado Habibi.
No decorrer das páginas, podemos acompanhar a vida e a rotina de Craig, desde a infância até o começo de sua vida adulta, com ênfase nos fatos que foram marcantes para sua história e para o desenvolvimento de sua personalidade.
Mais do que a amizade com seu irmão (com quem dividiu o quarto e as aventuras de infância) e a rígida educação recebida dos pais, o que tem maior enfoque no quadrinho todo é sua relação com a religião e o descobrimento de seu primeiro amor.
Foi durante um dos retiros de férias, realizados pela sua igreja, é que Craig conhece Raina. Foi quase que amor à primeira vista, encantamento imediato! E mesmo que bem diferentes em sua essência e morando em cidades diversas, constroem uma relação de cumplicidade e paixão.
É a partir de seu envolvimento com Raina que o protagonista vive as maiores guinadas em seu caminho. Desse amor adolescente resulta seu amadurecimento para a vida!
Apesar de não ser tão profundo e encantador quanto Habibi, Retalhos possui uma pegada mais íntima. E até mesmo por isso a vida do autor se confunde com a nossa, com todos os nossos questionamentos e escolhas. Uma ótima leitura para que, mesmo sem essa pretensão, conheçamos um pouco mais de nossa própria visão de mundo!

site: http://www.leioeu.com.br/2014/06/retalhos.html

Murilo 19/10/2014

Uma HQ incrível!
Essa HQ foi muito reconhecida desde o seu lançamento. Venceu vários prêmios e encantou muitos leitores. Então, era de se esperar que meu interesse nela só aumentasse. Acontecendo isso, não resisti quando á vi na livraria e tive que levar.

A história é uma auto-biografia do autor, ele vai narrar sua história da infância até um momento da vida adulta. O autor também é o responsável pela ilustração, então é muito interessante ler sua história e visualizar o que o próprio autor imaginou. Seus traços são muito bonitos, e todos em preto e branco. Os diálogos e pensamentos são muito bem bolados e fluem super bem.

A vida de Craig não foi nada fácil, ele passou por vários problemas que poderiam ser o ponto central de uma história, só que não de sua história. Ele narra de uma forma muito sutil seus problemas, o leitor até se assusta com tanta simplicidade diante de tantos problemas. Mas acabamos por entender isso, já que na vida aprendemos a seguir em frente.

Essa história é muito tocante. Te faz refletir sobre no que você acredita e te da um novo olhar para a vida. Essa HQ está mais do que recomendada. É de leitura rápida ede entretenimento garantido. Não vejo a hora de ler outras histórias desse autor maravilhoso.

site: http://booksalloveryou.blogspot.com.br/2014/10/resenha-retalhos-hq.html#more

Amoniz 21/10/2014

Uma obra leve e de grande sensibilidade
No livro conhecemos um relato auto-biográfico do autor que conta sua história até se tornar um jovem adulto. Com maestria, ele representa graficamente os conflitos entre seus desejos e os dogmas religiosos, a primeira paixão e a evolução de seu traço e estilo profissional. E faz isso com grande sensibilidade, mostrando suas dúvidas, inseguranças e a conquista da liberdade e da independência, com os grandes custos e consequências do processo de amadurecimento.
É um daqueles livros que se pode saborear a cada página, com deslumbres artísticos e psicológicos.

Michele Araújo 29/12/2014

"As vezes ao acordar, as sobras do sonho são mais atraentes que a realidade, e relutamos em abrir mão. Você se sente um fantasma por um tempo... Intangível, talvez, incapaz de tocar no ambiente ao seu redor ou talvez seja o sonho que o persegue. Você fica com a promessa do próximo, mas o ato de acordar depende da lembrança. Usamos os rituais como aparatos mnemônicos, as festas como rituais com significados e as estações como instrumentos de medição." (paginas 572,573,574 Craig Thompson Retalhos)
"Como é bom deixar uma marca na superfície branca, fazer um mapa dos meus passos, mesmo que seja temporário" (pagina 581 Craig Thompson Retalhos)

Gabi Fernandes 04/01/2015

"Como é bom deixar uma marca na superfície branca ..."
"(...) Fazer um mapa dos meus passos ... mesmo que seja temporário."

"Eu fico com a pureza da resposta das crianças : é a vida. É bonita e é bonita. Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz."

Ser um eterno aprendiz significa aprender com os erros e com os acertos, com os ganhos e com as PERDAS.

Raina disse a Craig, certa vez, ao longo da história, que tudo nessa vida acaba degenerando no final.

Não acho que Raina esteja enganada, tudo o que tem um princípio, tem, de fato, um fim. Mas, mesmo assim, mesmo finita em todos os seus aspectos, a vida vale a pena. Vale a pena ouvir um "eu te amo", mesmo que isso não seja um contrato inquebrável de amor eterno. Vale a pena uma tarde que tem como saldo final uma barriga doendo por ter rido em excesso com os amigos, mesmo que isso não signifique, absolutamente, que você e os seus amigos permanecerão por todos os demais dias de suas vidas no convívio uns dos outros.

Vale a pena conhecer as pessoas, se encantar com elas e aprender com elas. As pessoas certas te encorajam a se superar. As pessoas certas te fornecem lições valiosas. As pessoas certas te ensinam a sentir amor próprio.

"Se você deixar eu te amar, eu vou te amar até você aprender a se amar."

Tudo o que tem um princípio, tem um fim. Nascemos sozinhos e morremos da mesma forma. Mas, não tem problema. É assim, resta aceitar. "É a vida."

Fique com a pureza da resposta das crianças e aprenda a ser feliz. Só isso. Acorde todos os dias para ser feliz. Acorde apreciando o fato de ser um eterno aprendiz. Valorize quem te foi estimado, quem te fez uma pessoa melhor, mesmo quando os seus caminhos não mais convergirem. Viva a vida com gratidão, sem amarguras. Muita gente ja passou, muita gente ainda vai passar. Algumas pessoas permanecerão.

Ah, mas é bonita ! E é só uma. É a vida.

Gabiih.Jacobs 16/02/2015

Amei
Emocionante , intimidador , realmente um garoto amável, um amor inesquecível duas famílias complicadas

Vall 30/05/2015

Crescer (....)
Um livro tão simples, mas que nos faz lembrar um pouco de nós a cada pagina... Daqueles livros que prendem sua atenção pelo simples fato de se parecer com você até nas pequenas coisas e situações escritas. As duvidas, pensamentos e preocupações dos personagens fazem eu perceber o quanto a vida pode ser complexa e simples ao mesmo tempo. Difícil definir em palavras. Esse livro retrata bem a realidade vivida e por mais simples que ele seja, nos traz a mensagem que não podemos fugir de nada, somente escolher qual caminho seguir e aceitar que precisamos crescer mais cedo ou mais tarde.

Dani 25/08/2015

Desde que você chegou as coisas parecem menos assustadoras...
... menos solitárias.
Uma HQ incrível, onde Craig, relata sua própria história, desde pequeno até a vida adulta, mostrando que as nossas escolhas nos transformam, e superando os obstáculos que a vida empoe, contando das descobertas da adolescência, e mostrando ao leitor que tudo um dia "degenera", mas mesmo assim devemos continuar.

Dayane.C Silva 31/08/2015

Bacana!!!
Um livro de ler em um dia ... adorei os desenhos... a história é bem bacana mas queria saber mais ... principalmente da vida do Craig e da Raina ... valeu a pena!!!

Claudio 21/11/2015

Crescer, é disso que se trata
A história em si não tem nada de mais, o desenrolar da vida de um garoto até alcançar a sua vida adulta passando por todas as fases, experimentando momentos de proximidade e afastamento familiar, o isolamento na escola e a descoberta de outros iguais, os questionamentos quantos aos dogmas dos pais e - muito forte aqui - da religião e a experiência do primeiro amor (e tudo o que o envolve).
Mas o que retalhos tem de diferente é a expressão facial que o autor imprimiu em suas personagens e, principalmente, a maneira fácil como a história transita entre o momento e o sentimento vivido pela personagem principal. Me transportei no tempo, me senti adolescente novamente, perdidamente apaixonado e deslocado do mundo, da realidade e cheio de dúvidas... esse poder poucos livros têm e Retalhos certamente é um destes.
Acho que crescer traz consigo um certo exagero de sentimentos, coisas que precisamos vivênciar os extremos para estarmos melhor calibrados na vida adulta e, tavez, esse seja o grande mérito de Retalhos, mostrar esse processo de calibração e nos fazer reviver as nossas próprias lembranças.
Afinal nossa história não é nada além de uma colcha de retalhos de diferentes texturas, umas boas e outras ruins, que unidas formam aquilo que somos?
Um detalhe que não posso deixar de falar: a tinta branca sobre a parede é de uma poesia extraordinária, deu um aperto no coração, uma vontade lá no fundo de chorar. Muito bom livro!

Marcelo 02/01/2016

Sensível
Uma HQ tão sensível e tão bem escrita/ desenhada, que é impossível vc não ficar tocado com a história de vida de Craig. Há questionamentos expostos que com certeza já passaram por nossas mentes e mesmo que não tenha seguido o mesmo desfecho que o da narrativa, não tem como ficarmos apáticos com tantas emoções borbulhando através de traços tão caprichosos. Vale muito a pena esta leitura!

Leticia.Sousa 19/01/2016

livro maravilhoso
Um dos melhores livros que já li pois as emoções do escritor nos é passada com clareza.Quem quiser ler eu indico muito.

Juh Lira 08/02/2016

Fantástico
Um relato imperdível, recomendo totalmente este livro.
" Retalhos" foi uma das poucas histórias que me levaram a sentir na pele emoções tão fortes, tratando com sensibilidade, leveza e um grande tom de sinceridade os mais variados assuntos.
É uma leitura rápida, leve e divertida.
Ao fechar a última página, o sentimento é que será um dos livros que, não importa onde você for, sempre estará com você.

Boas leituras!

KeylaPontes 16/02/2016

"Retalhos" é uma das graphic novels mais premiadas dos últimos tempos. Nela, o autor Graig Thompson faz o seu relato autobiográfico da infância até a vida adulta em uma cidade pequena de Wisconsin nos Estados Unidos. Os medos, primeiro amor, os seus primeiros rabiscos, religião, abuso sexual, o relacionamento com a família (principalmente com o irmão) assim como arrependimentos.

Quando criança, Graig retrata sua infância com o irmão em uma família religiosa e rígida. A sua paixão desde cedo pelo desenho e de como isso não foi aceito pelo meio em que ele vivia. Na medida que vai crescendo distanciou-se do irmão (que dividiu a cama por muitos anos) e uma culpa o assombra por muitas vezes por não ter defendido-o (e a sí próprio) dos males.
Algo que é possível sentir é a delicadeza ao falar sobre assuntos tão "polêmicos" ou que muitos não tem coragem de discutir. Como abuso sexual na infância, ou então sobre a religião já que o Graig, que vem de uma família cristã rígida, sempre questionou sobre o papel da religião e de Deus na nossa vida. Porém, assim como com muitos, a repressão é a que se destaca ao invés da explicação. É assim que ele passa a buscar compreender sobre ela através da bíblia. E por muito tempo acredita que os seus desenhos eram errados e que estava desrespeitando Deus através deles.

Eu li sobre como muitas pessoas se sentiram "ofendidas" pelos temas tratados na HQ. E eu, como cristã, não senti isso em momento algum. Vi somente um jovem aberto, curioso, e que ao invés de falar coisas sem sentido como muitos atualmente, vai atrás da informação "na fonte". E confesso que me identifiquei com muitas daquelas dúvidas abordadas.

Em determinado momento Graig conhece Raina. E é através dela Graig passa a ver o mundo por outros olhos. Um ponto que eu achei interessante é de como de certa forma Graig substitui uma obsessão por outra. Raina por vários momentos passa a ser o centro de seu mundo. E o conflito entre Deus e ela na mente de Graig é a todo instante. Já que ele desperta para a sexualidade. Um tabu que por muito tempo foi visto como errado.

Em uma visita a casa de Raina, Graig conhece a sua mãe que se divorciou, os dois irmãos adotados que sofrem de deficiência e a irmã mais velha que vive em um casamento fracassado mesmo com pouco tempo. E percebe como somos tão diferentes um dos outros. É nessa relação que ele passa a ver o amor, a família, a religião e o modo de ver a vida de outra forma.

E é Raina que dá a ele a colcha de retalhos. Que aqui pode ser vista como pequenos fragmentos de Graig. Cada ponto diferente e conflitante que se junta em um só.

Graig tem o dom de contar histórias. E meu deus o que foi esse traço? Eu fiquei completamente apaixonada pelo cuidado (na resenha do blog postei algumas que amei) que o autor teve com as expressões. A cada emoção o traçado ficava de uma forte. Às vezes mais leve, às vezes tão pesado como um borrão. Maravilhosa!

Retalhos é um grito. É um desabafo . Uma história que ficou presa no íntimo e que enfim pode ser contada. E tudo isso com uma delicadeza. Com um cuidado e um respeito ímpar.

É sincero.

Uma história sobre amadurecimento. Sobre como a busca incansável de saber quem realmente somos não é fácil, mas também pode estar tão facilmente claro que não conseguimos (ou não estamos preparados para) ver.

Sinto dizer que a sensação que tenho é de que nem com todas as palavras eu posso expressar o quão esta história é genuinamente maravilhosa. E talvez. Daqui um tempo quando eu reler (sinto que farei isso!) tirarei outras lições, outros segredos e declarações escondidos em um traço.

Imperdível.

Resenha no blog:

site: http://keylinhastureads.blogspot.com.br/2016/02/resenha-retalhos-graig-thompson.html