Retalhos

Retalhos Craig Thompson

Resenhas - Retalhos

euthalitalves 12/09/2022

não gostei muito, a história foi lenta e sem graça, o final foi muito corrido e não teve muita explicação
recomendo pra quem não tem algo bom pra ler

Djullie 21/12/2020

Sensacional
Uma das melhores HQs que já li esse ano. Se não for a melhor...
Adorei a abordagem do romance, das decisões, do questionamento com Deus, das comparações e metáforas. Do jeito doce de Craig.
E da relação da colcha de retalhos com as memórias que ele conta na HQ, tudo um emaranhado de histórias sobre a sua vida.

Tauana Mariana 24/01/2014

Das HQ`s que eu li até agora (e não li muitas, confesso) essa já é a minha preferida. Uma história linda e triste. Talvez, triste não, mas verdadeira. A mais dura e cruel realidade.

Craig, o protagonista da história é um menino tímido, maltratado na escola e integrante de uma família de cristão fervorosos. A HQ inicia na [epoca de sua infância, uma época em que ele começou a ser amedrondato pelas consequências dos pecados. Ainda menino, ele sempre pensa no que Deus irá pensar, que Deus irá castigar. Com uma infância sofrida, ele só queria dormir e desenhar, mas depois de uma aula de catolicismo, só queria encontrar o céu.

Ele cresce, e em um dos acampamentos da igreja, encontra uma turma de ~excluídos~, assim como ele. Nessa turma, ele conhece Raina, a menina por quem irá se apaixonar e viver uma linda e breve história.

Com o fim do acampamento, os dois passam a se corresponder por cartas por algum tempo, até que Craig resolve viajar e passar duas semanas na casa de Raina. Chegando lá, é acolhido pela família da moça, conhece seu irmãos, passa a viver a sua rotina e ganha uma linda colcha de retalhos que Raina fez para ele. Essa é a parte mais lindinha da HQ, pois os dois beijam-se pela primeira vez, declaram-se apaixonados e dormem juntos. Assim, conhecem-se e descobrem-se, em um amor pleno.

Mas ambos sabem (de alguma forma) que aquela relação não se estenderá para além daqueles dias. Craig volta pra casa, sente falta de Raina, e tenta suprir essa ausência com ligações. Mas, com o passar dos dias, ela vai sentindo necessidade de afastamento, de tempo, de espaço e diz que não está pronta para um relacionamento à distância. Finaliza a ligação dizendo: "você é um amigão, eu te amo". Craig não contesta a decisão da menina, e depois de algumas ligações para saber de Raina, liga pela última vez para dizer adeus. Junta todas as carta, fotos, fitas, tudo que Raina lhe deu e coloca fogo. Só não tem coragem de queimar a colcha de retalhos, então a coloca em um saco plástico e guarda num quartinho de sua casa.

Após isso, Craig começa a perceber as contradições presentes na bíblia, e acaba perdendo a sua fé. Sai da casa dos pais, vai para a cidade grande, trabalha, conhece pessoas, descobre bibliotecas e cresce. Em um dos natais que passa em casa, ele reencontra a colcha de retalhos, e isso lhe remete aos tempos em que passou com Raina. Em uma conversa com seu irmão, ele comenta que às vezes vivemos coisas que parece que não aconteceram, mas o nosso consolo é que outra pessoa também viveu aquilo, provando que tudo não era sonho, mas algo real.

A história também nos faz refletir sobre a família, principalmente sobre os irmãos. Vendo a dedicação e o companheirismo que Raina tem com os irmãos adotivos, protegendo-os e defendendo-os da maldade do mundo, ele percebe que, na verdade, nunca defendeu seu irmão mais novo, e que, depois de crescidos, os dois viraram dois estranhos. Voltando pra casa, após a visita a Raina, ele passa a conversar e querer "conhecer"o irmão mais novo.

Iris 19/01/2021

Retalhos
Indico de olhos fechados, as ilustrações e descrições são a sensação de que você está vivenciando a história e faz parte daquelas lembranças...
Já havia lido durante a adolescência e agora ao fazer a releitura me sinto ainda mais contemplada em ver como o tempo não mudou a satisfação que sinto em ler essa obra linda do Craig.

lucascp 08/11/2009

Mindblowing
Você já terminou de ler algo e achou TÂO bom que queria, no mesmo instante em que terminou, começar de novo?

As narrativas normalmente tem um ritmo de progressão, e atingem a catarse pouco antes do fim, para depois finalizar. Retalhos começa já muito bom e não tem altos e baixos, apenas melhora, até a catarse ocorrer, no momento em que fecha-se o livro e sente-se vontade de reler.

Retalhos é indescritivelmente bom. Li um exemplar emprestado, e quero comprar o meu apenas para poder emprestar para os outros, e deixar na cabeceira para reler de quando em quando antes de dormir. É uma daquelas poucas coisas que depois de achar, você se sente realmente feliz por isso.

Indispensável.

imsow 15/10/2023

"Eu tentava sonhar."
Eu não sei muito bem o que escrever sobre essa história, não entendi quase nada. Mas acho que não me arrependo de ler, mesmo não sendo meu estilo de leitura, a experiência foi interessante.
Os personagens são bem diferentes e a história aborda muitas coisas diferentes também.

Gui 28/12/2009

Um dos livros mais bonitos que já li. Naturalmente a história da vida do protagonista ajuda, mas a sensibilidade dele, traduzida tanto no ritmo da história como no traço, torna o livro uma grande obra de arte.

Gio119 07/04/2021

Fui ler sem saber da sinopse e fiquei chocada quando vi que tinha um foco no caminho espiritual do craig, gostei demais de como a questão foi abordada deu uma leveza necessária ao assunto.

brenda 03/08/2021

as dores de crescer
eu não acreditaria se alguém tivesse virado pra mim e dito que esse livro me deixaria aos prantos.
foi a melhor representação das dores de crescer, de conhecer a si mesmo, se questionar e aceitar quem você é que eu vi até hoje.
é muito doloroso pensar que muitas pessoas tem um passado igual ao de craig. e muito impressionante ter me sentindo tão compreendida lendo sobre um personagem que não se parece nem um pouco comigo.
a história te dá um choque de realidade e depois um abraço. e fica nesse ciclo até o fim da leitura.
é um livro extremamente profundo, mas ao mesmo tempo rápido de ler, com ilustrações lindas de chorar (literalmente), e com um tom de nostalgia e ao mesmo tempo de esperança.
foi uma das melhores leituras que já fiz, essa história vai viver comigo a partir de hoje, com toda certeza.

Nanda511 21/01/2023

Primeiro livro (bem, HQ) do ano
Faz tempo que eu não escrevo uma resenha...

O livro conta a história do Craig desde a infância até a adultez, de maneira intercalada. Você conhece seu irmão, pai e mãe cristãos, a Reina (da capa), e o acompanha durante os problemas de conciliar a fé com a arte e com novas experiências. Pra mim foi como observar uma janela que dá pra outro mundo: eu não moro no centro-oeste americano, não sou da igreja, não sou um homem e não tenho um irmão, então não conheço nem penso muito sobre as experiências que o autor teve e que compõem a vida dele. Essas pequenas experiências e vivências são o nos compõe e fazem a nossa vida ser nossa de fato, e é um privilégio que o autor tenha compartilhado isso conosco.

10/10, recomendo!

clara :) 28/04/2022

lindo & tocante
as artes são lindas e a história é de quebrar o coração. o autor conseguiu passar toda o sentimento que poderia em algumas frases e expressões de desenho. é magnifico.

alexememo 03/01/2022

Amadurecer
Amadurecer não é igual para todos.

Neste quadrinho Craig Thompson nos apresenta um protagonista criado numa família cristã. Onde a culpa o acompanhará até ter a maturidade necessária para entender como lidar com seus conflitos.

A história acontece na cultura norte americana, por esse motivo não sei dizer se o autor criou situações exageradas para que conseguíssemos assimilar melhor os conflitos do protagonista, ou se os valores representados naquele tempo e espaço correspondiam à realidade.

De qualquer maneira, amadurecer é um processo particular e aqui pudemos acompanhar uma história muito bela e delicada.