O Livro do Amanhã

O Livro do Amanhã Cecelia Ahern

Resenhas - O Livro do Amanhã

Amanda 16/07/2013

Resenha O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern, do blog Páginas de Estórias
Se eu fosse descrever este livro em apenas uma palavra, essa palavra seria, surpreendente!
O Livro do Amanhã é a história de uma menina chamada Tamara Goodwin, 16 anos, vive em uma perfeita mansão com seus pais em Dublin, Irlanda e tem a vida que qualquer adolescente gostaria de ter. Apesar desta vida "perfeita", ela vive brigando com seus pais e sendo aquela filha mimada e rebelde. Até que um dia ela estava novamente discutindo com o seu pai e após a discussão foi para quarto, mesmo com o seu pai pedindo para que voltasse. No dia seguinte, após a discussão, Tamara entra no escritório do pai e o encontra morto, ao lado de pílulas e uísque.Tamara e sua mãe, Jennifer Goodwin, descobrem que o seu pai tinha deixado muitas dividas e empréstimos não pagos no banco, e para piorar a bela mansão deles foi tomada como pagamento.
Sem pai e sem moradia, Tamara e também sua mãe ficam muito abaladas com toda a situação e vão morar na casa do seu tio Arthur, irmão de sua mãe, que é casado com a adorável Rosaleen, eles moram onde "Judas perdeu as botas", a casa é uma antiga guarita de um antigo castelo que pegou fogo, pertencente à família dos Kilsaney.

Tamara, claro, está revoltada com a situação, mas elas não tem outro lugar para ficar e vão para a casa de Arthur. Chegando lá tudo parece ser muito bom, mas Tamara não gosta, primeiro porque o casal é esquisito e segundo porque Rosaleen tenta entupir ela de carboidratos. Sua mãe entra em depressão e não quer saber de sair do quarto. Tamara que não aguenta fiacr em casa, foge de vez em quando para passear pela floresta ou pelas ruínas do castelo.

A sua vida muda quando estava em casa e alguém bate na porta, era um rapaz muito bonito e simpático, com apenas 22 anos (você pode até pensar que a história de romance começou aí, mas não se engane), ele trabalhava em uma biblioteca itinerante que emprestava livros para as pessoas dali, pois não havia biblioteca na cidade mais próxima. O rapaz estava a procura de certas pessoas que se interessavam em emprestar livros, que claramente não moravam naquela casa, é que ele era novo nisso e Tamara como sempre desagradável começa a fazer "joguinhos" com o pobre rapaz. Por fim Tamara entra no ônibus-biblioteca e pede a ele para darem um passeio, ela não avisa ninguém, apenas deixa uma mensagem na caixa de mensagens do celular da mãe, que até então não saiu do quarto, mas Rosaleen preocupada foi correndo para a cidade em busca da menina. Enquanto isso Tamara se divertia com Marcus (não pense besteira! Estavam apenas conversando), quando Rosaleen chegou levou ela embora, mas antes disso Tamara tinha emprestado um livro que não tinha especificado o autor e nem o título e ainda estava trancado com um cadeado.

Se eu for contar a história tin-tin por tin-tin isso iria ficar imenso, então resumindo e para deixá-los curiosos, Tamara conhece uma freira chamada Ignatius e ela quebra o cadeado e diz a Tamara que como não tem absolutamente nada escrito no livro, ela deve usá-lo como diário. Ela não curtiu muito a ideia, mas mesmo assim decidiu tentar. Então foi até as ruínas do antigo castelo e se sentou nos degraus da escada, quando abriu o livro para escrever, ela percebeu que já tinham escrito nele e ficou super assustada, pois a letra era a dela e ela não lembrava de ter escrito antes no livro. No diário estava escrito na data do dai seguinte, descrevendo o que tinha acontecido no dia em que ela decidiu escrever. O diário contava o futuro e mudava a cada noite. A partir desta descoberta, Tamara quis mudá-lo e como consequência conheceu novas pessoas e descobriu segredos obscuros que não deviam ser descobertos!

É claro que eu não vou contar os segredos, então leiam e saboreiem esta maravilhosa história, que à primeira vista parece ser normal e comum, mas como disse anteriormente é surpreendente, faz com que você reflita nos seus atos e também você se vê como a personagem, mesmo não sendo como ela. Você simplesmente não esperava pelo desfecho e com tudo acontece! O livro é muito legal e realmente muito bom!

site: http://paginasdeestorias.blogspot.com.br/2013/07/resenha-2-o-livro-do-amanha.html

Geeh 15/07/2013

Como Seria Se Soubéssemos o Que o Amanhã Nos Reserva? Nós o Consertaríamos? Será Que Conseguiríamos?

Todo mundo sabe que Cecelia Ahern é super conceituada. Depois de PS. Eu Te Amo, todos os livros dela venderam horrores. O livro A Vez da Minha Vida, que foi o segundo dela publicado no Brasil, pela mesma editora, não foi lá uma leitura muito agradável, então eu já estava esperando um livro monótono e bem "bobinho", mas dessa vez eu fui completamente fisgada pela trama. Já logo no inicio conhecemos Tamara, uma personagem super complexa é bem elaborada, que não faz parte do grupo de adolescentes "perfeitos" que muitas autoras vem criando.

Tamara Goodwin é uma menina rica e mimada, acostumada a ter tudo e todos nas mãos, mas que de uma hora para outra perde todo , inclusive a casa onde mora.

Seu pai, um empresario super conceituado, comente suicido após se ver completamente endividado, precisando vender todos os seus bens para pagar empréstimos com o banco.
Tamara e sua mãe, são obrigadas a deixar a casa onde vivem, e ir morar com parentes em uma cidade minuscula do interior.

"(...)Sei agora – agora que não fazemos mais parte do mundo em que vivíamos – que não éramos pessoas muito boas. Acho que, em algum lugar sob a impassível superfície de minha mãe, ela também sabe. Não éramos pessoas más, apenas não éramos pessoas boas. Nada oferecíamos a qualquer pessoa no mundo, mas recebíamos um tremendo quinhão. (...)".

Perder todo o luxo, as viagens, amigos e toda a vida boa que o dinheiro sempre proporcionou, além de seu próprio pai, é algo que deixa a menina completamente abalada, mas precisar se mudar para a pequena cidade,longe de tudo e de todos, e ainda morar com estranhos, promete ser o maior desafio para Tamara, que se encontra completamente só, já que desde de a morte do pai, a mãe entrou em depressão profunda.
E neste momento que ela passa a dar valor a pequenos detalhes e gestos, e chegar a conclusão de que a felicidade não depende apenas de dinheiro e luxo.

Como já era de se esperar, Tamara começa a conhecer realmente aqueles que se diziam seus "amigos",mas que agora lhe viram as costas.

Mas viver em um lugar, onde a "cidade" se encontra a quilômetros de distancia, tendo como companhia apenas o tio ,a tia e a mãe, que não sai do quarto, é desesperador, e ela nunca imaginou que a sua salvação seria uma biblioteca móvel, que chega a porta de sua casa acidentalmente.

É claro, que inicialmente o interesse de Tamara não é realmente pelos livros, e sim pelo bibliotecário gatinho, chamado Marcus, que dirige o ônibus biblioteca, e se mostra muito amável , a leva para "viagens literárias" que a resgatam do completamente desespero que ameaça constantemente a dominar.
Seus tios são pessoas completamente estranhas. Ele trabalha o dia inteiro, quase nunca esta em casa, e quando está, não fala uma única palavra. Já a sua tia, é um exemplo de dona de casa, cozinha como se alimentasse uma batalhão, e esta constantemente limpando algo. Mas o mais estranho de tudo, é que parecem completamente incomunicáveis, e as poucas pessoas com quem ela os viu socializar, os olhavam de maneira estranha, quase acusatória.

Tamara também é proibida por eles de sair da propriedade, ela tem a nítida sensação de que as escondem de todos.

Mas quem poderia dizer que a patricinha Tamara Goodwin, algum dia leria por hobby, com certeza nenhuma de suas amigas acreditaria se contassem, nem a própria Tamara acredita que isso se tornou o seu passatempo preferido. Mas é em uma das visitas de Marcus e a sua biblioteca móvel que ela encontra um misterioso diário, onde todas as paginas estão em branco, mas que escondem segredos que podem ajuda-la a descobrir quem ela realmente é.

"(...)De algum modo, os livros ficam ali, quase que por magia, desejosos que as pessoas os escolham. A pessoa certa para o livro certo.Parecem que já sabem de qual vida precisam fazer parte,em qual delas podem fazer a diferença ou podem ensinar uma lição, pôr um sorriso no rosto no momento preciso.(...)".

Inicialmente o livro pode parecer um pouco tedioso, já que começa com a Tamara rebelde, descobrindo que a vida não é o mar de rosas que seu pai (rico) fazia parecer.
Quando encontra o pai morto no escritório,ela começa a pensar em tudo que deixou de dizer e demonstrar, mas principalmente a questionar se ela realmente é uma pessoa egoísta, e que se prestasse mais atenção no próprio pai, talvez ele não estivesse morto.Todos os " e se..." passam pela cabeça dela,e a atormentam.

Se mudar para o meio do nada e viver com o básico, faz com que ela se torne uma pessoa melhor, e também a entender o que é uma amizade verdadeira.

A historia é narrada pelo ponto de vista de Tamara, então podemos acompanhar todo o crescimento da personagem. Cecelia Ahern manteve um narrativa leve e agradável durante todo o livro, até mesmo no inicio que é um pouco arrastado, o que deixa o leitor completamente vidrado, principalmente quando a trama chega em seu ponto alto, e vários acontecimentos completamente inusitados começam a acontecer. É mocinho se tornando vilão e vice-versa, é de tirar o folego.

O fato de autora não ter se prendido apenas ao drama adolescente e acrescentado uma pitada de magia, deixou este livro completamente fascinante. Sem contar que a personalidade dos personagens é bem desenvolvida, todos possuem características pessoais que os diferenciam dos demais, principalmente a protagonista, que possui um humor negro super divertido,com vários diálogos super espirituosos.

O único ponto em que deixou a desejar, foi a origem do misterioso livro, que entra na historia como peça principal de todo o enredo, mas que não é explicado de onde ele surgiu ou o porque apareceu. Acho que a autora poderia ter explorado um pouco mais esse ponto, afinal é a peça principal de toda a trama.

Mas de qualquer modo, vale muito apena ler este livro, é leitura garantida e uma obra impecável, novamente a editora Novo conceito mandando super bem, com uma capa linda, uma diagramação simples e sem erros de revisão aparente.

Para visualizar a resenha completa, é só dar uma passadinha no blog:

Resumo 14/07/2013

Resenha: O livro do amanhã
Por Carla Rodriguez

A primeira palavra que vem a cabeça ao pensar em “O Livro do Amanhã” é: Surpreendente. Eu ainda não sei dizer se isso é bom ou ruim. Pela sinopse do livro eu esperava uma coisa... e ela não aconteceu, o que me deixou com um sentimento de “Ok, mas cadê a parte x?” Por outro lado, uau, eu nunca tinha lido nenhum livro da Cecelia Ahern antes, mas vou te falar, a mulher é boa em reviravoltas!

O Livro do Amanhã leva o leitor a conhecer Tamara Goorwin: rica, mimada, egoísta e que acaba de perder tudo o que tem. O que Tamara não sabe é tudo que ela tanto idolatra talvez nunca deveria quer ter sido dela.

Após encontrar um misterioso livro em branco na Biblioteca Itinerante, Tamara começa uma jornada de descobertas sobre seu passado, que a levam a descobrir que talvez tudo que ela sabia sobre si mesma e sua família não passam de uma mentira.

Uma história aparentemente simples, mas cheia de reviravoltas e um final surpreendente, Cecelia Ahern prende o leitor até a última página (quer ele goste ou não).

Além da história... É legal ressaltar também o trabalho da Editora Novo Conceito com a arte gráfica do livro: lindíssima! Confesso que o livro me ganhou pela capa. A foto do livro aberto , estampado na capa, me encanta.

site: http://resumodeletras.blogspot.com.br/2013/07/resenha-o-livro-do-amanha-cecelia-ahern.html

Rebecca 13/07/2013

“Dizem que uma história perde algo assim que é contada. Se assim for, esta nada perdeu, pois a contarei pela primeira vez.”

Bom, confesso que tinha meu começo para a resenha pronta em minha mente. “Esperava muito recebi pouco”, de certo modo isso ainda é verdade, mas vendo as partes que marquei no livro notei que o “pouco” pode não ser tão “pouco” assim.

O Livro do Amanhã, conta a história de Tamara, adolescente mimada e podre de rica, mas ao contrário das nossas heroínas de livros com esses mesmos estereótipos, como em Gossip Girl, por exemplo, Tamara é insuportável. Total e completamente insuportável.

“Você devia apenas aceitar o que é e devolver o resto.”

Acostumada a ter tudo na vida, na hora em que lhe vinha à mente, Tamara vê sua vida perfeita de princesa virar um pesadelo quando seu pai morre e logo depois descobre que estão falidos e que não só terão de deixar a casa luxuosa à beira da praia, mas também terão de vender absolutamente tudo o que tem para quitar as dívidas.

Sem ter onde morar ela e sua mãe que entrou em profundo estado catatônico de luto precisam ir morar com seu tio Arthur e sua esposa Rosaleen em um pequeno chalé apelidado de guarita, no interior do interior da cidade.

“...Ou talvez significasse que, quando solitárias, as pessoas se agarram a qualquer coisa para deixarem de se sentir assim. Para mim, essa qualquer coisa foi o castelo.”

Sem saída ela se vê encurralada em um mundo de tédio e sem a mãe que virou um zumbi ambulante que não fala mais coisa com coisa ela só tem um jeito de lidar com tudo aquilo: sendo o mais insuportável possível.

Mas o que parecia ser um pesadelo de temporada de verão acaba sendo um poço de mistérios e segredos à dezessete anos enterrados, onde mesmo sem nem desconfiar, Tamara está enfiada até o pescoço. Rosaleen não pode não ser uma mulher tão calma e simples quanto parece. Arthur pode ser um pouco mais surpreendente do que pacato e o castelo em ruínas nos fundos da guarita escondem mais segredos do que suas pedras danificadas conseguem esconder.

“Parecia que muitas pessoas precisavam de Rosaleen. Mas me ocorreu que, com tanta gente precisando de uma única pessoa, talvez o caso tivesse mais a ver cm Rosaleen precisar que as pessoas precisassem dela.”

Com a ajuda de um livro misterioso que achou em uma biblioteca ambulante, Tamara recebe a chance de mudar seus amanhãs com uma pequena ajuda do único que acredita nela; Weseley, seu novo e único amigo.

A personagem principal desse livro é realmente insuportável, mimada, metida, faz de tudo para que as pessoas se sintam mal, cospe palavras que sabem que vão machucar. Com o rei na barriga Tamara espera que o mundo se curve aos seus pés, até que com os problemas relacionadas com a mãe ela começa a acordar e notar que a vida naquele lugar é diferente, que ela também precisa ser. Aí as coisas começam a caminhar, devagar, mas caminham.

“Compreendi que, quando as coisas fracassam, as pessoas não ficam apenas dilaceradas, se tornam sobreviventes.”

O que é um ponto negativo também é um ponto positivo no livro. As chatices, perturbações e mudanças da personagem principal podem causar desconforto, mas a transforma na personagem mais real que já vi, pois todos temos um lado bom e um ruim que é claro nunca é mostrado nos estereótipos de mocinhas.

Até a metade do livro, a história é monótona, difícil e pesada de se ler, a leitura precisa de várias pausas pela saturação de informações e narrações infinitas. São capítulos e mais capítulos de narração sem um único diálogo decente que possa distrair o leitor e não apenas cansá-lo e bombardeá-lo de coisas a serem lidas, o que com certeza pode fazer muitos desistirem antes do fim, eu mesma quase desisti.

“Mas, desta vez, não me decepcionei.
Preferia setenta tapetes velhos e móveis de madeira escura e mais o cheiro de naftalina, ou um quarto com péssima decoração, pois o que vi desta vez me chocou até o mais íntimo, mas me chocou tanto que apenas fiquei ali paralisada, boquiaberta, sem conseguir respirar direito.”

Além disso tem muita história até chegarmos ao ponto principal que só aparece praticamente na metade do livro e então somos bombardeados por acontecimentos, mistérios e segredos, todos de uma vez. Esse livro tem um ritmo de leitura complicado e único, começa lento quase parando e termina explodindo, mas quando nos acostumamos com a virada trágica o livro passa a ser interessante e até mesmo surpreendente.

Ainda gostando do livro eu esperava muito mais da história, da construção e dos mistérios criados por Cecelia, porque apesar de tudo os mistérios são previsíveis e quando as pistas foram aparecendo eu já tinha descoberto metade do que viria a seguir.

“Considero sua lealdade inconcebível; por outro lado, nunca me apaixonei. Parece que isso faz as pessoas agirem de modo estranho.”

A diagramação é simples, capa que mostra bem a essência do livro e que é bem bonita também, páginas amarelas ajudam no desenvolvimento da leitura. Não foram notados erros gramaticais.

Apesar das minhas infinitas críticas eu gostei muito do livro, valeu a pena persistir para chegar ao final da trama, recomendo à todos que desejam uma leitura descontraída, com litros de mistério e pitadas de humor.

“Acho que a maioria das pessoas entram nas livrarias sem a menor ideia do que querem comprar. De algum modo, os livros ficam ali, quase que por magia, desejosos que as pessoas os escolham. A pessoa certa, para o livro certo. Parece que já sabem de qual vida precisam fazer parte, em qual delas podem fazer diferença ou podem ensinar uma lição, pôr um sorriso no rosto no momento preciso. Penso em livros de forma muito diferente agora.”

Na minha humilde opinião esse último trecho e a primeira frase são as melhores do livro *-*

site: http://www.temosmuitomaispradizer.com/2013/07/na-minha-estante-o-livro-do-amanha.html
Leilane 16/07/2013minha estante
Eu comprei o livro na promoção da Livraria Cultura por R$15,95, arrependi-me um pouco, pois no dia seguinte estava R$10 no Submarino. =/
Mas não me arrependo da compra, eu gosto de ter livros que tenham a palavra "Livro" no nome, lógico que eu mantenho minhas compras dentro do meu gosto literário.
Gostei bastante da resenha, pois já sei que não devo esperar tanto, agora diminui minhas expectativas e posso ser surpreendida!
Beijos!

Line 12/07/2013

Resenha: O Livro do Amanhã por Cecelia Ahern
Quem leu a resenha aqui de P.S.Eu te Amo sabe que eu me encantei pelo livro, pela história, pela autora, enfim, sai desse livro completamente apaixonada e desejando mais e mais livros dessa autora.
Não tive, ainda, a oportunidade de ler o livro "A Vez da Minha Vida" também da Cecelia, mas pretendo lê-lo, dizem que é muito bom e tem uma nota bem alta no skoob. No início deste ano começamos a parceria com a Editora Novo Conceito e um dos lançamentos de março era da Cecelia: "O Livro do Amanhã". Enlouqueci de alegria, apenas. hahahahahaha A Débora sabe o extase em que eu estava e viu quantas expectativas eu coloquei sobre esse livro.
Falhou! :( Não gostei do livro e ele me tomou praticamente um mês inteiro!
Talvez a culpa seja minha por esperar tanto de um livro, mas, enfim, foi uma grande decepção!

Tamara foi criada no luxo e sempre teve tudo o que queria (chata!). Com 16 anos, ela nunca passou por nenhuma dificuldade. Até que seu pai comete suicídio e sua família tem todos os bens recolhidos para pagar as enormes dívidas que seu pai tinha.
Ela e a mãe vão para a casa do tio que é há algumas horas de Dublin mas há muitos anos da "civilização". Bom, pensa na cidadezinha daquela sua tia-avó que não tem absolutamente NADA. Então, pra lá que Tamara foi.
Após a morte do pai de Tamara, sua mãe ficou psicologicamente perturbada. Não falava, não comia, não sorria, apenas dormia o que preocupava muito a garota. Dai se desenrola a história: o desespero de Tamara por estar no "fim-do-mundo", a preocupação com sua mãe, a desconfiança com sua tia, Rosaleen... e assim vai.
A melhor personagem do livro, na minha opinião, é a Irmã Ignatius. Velhinha, fofa e apaixonada por abelhas, ela era a melhor conselheira que Tamara poderia encontrar. É ela quem fala para a garota escrever um diário e é este diário que dá nome ao livro, pois o diário de Tamara se reescreve todos os dias sozinho, com a história de amanhã.
Este livro, mostra pra menina inconsequente que todas as ações dela no dia de hoje terão consequências no dia de amanhã, o que a faz amadurecer, E MUITO.

Por que eu não gostei do livro? Bom, vamos lá:

Tamara é uma menina insuportavelmente mimada. Muitas vezes ela fala sobre a vida que levava antes da morte do pai e eu me sufocava com tanta futilidade!
Eu esperava algo mais grandioso desse "livro do amanhã", salvar o país de um ataque terrorista (HAHAHAHAHAHA nem tanto). No meu ponto de vista, ele não foi tão útil assim.
A história começa de um jeito e acredito que foi perdendo sua essência (muda de rumo...) pelo caminho pois o final é completamente diferente de tudo que eu esperava.

O final da história é bem surpreendente e, apensar de não ser nada do que eu esperava, as últimas páginas me prenderam, e isso rendeu ao livro uma nota 3!

site: 2bookgirls.blogspot.com.br

Poly 07/07/2013

No início achei que seria um livrinho bobinho de adolescente, escrito “por adolescente”, mas Tamara é uma personagem tão complexa que logo nas primeiras páginas abandonei essa primeira impressão.
Tamara era uma menina rica e mimada que perdeu tudo o que tinha da noite para o dia. Além de ter de ir morar no “cafundó”, sem luxo e nada para fazer, sua mãe entra em um estranho estado depressivo e se isola do restante do mundo.

P. 16

Além de morar em um lugar praticamente deserto, ela não podia sair de casa, já que seus tios não deixavam ela sair da propriedade (não que tivesse muito o que fazer, mas seus tios pareciam não querer que os outros soubessem que ela e a mãe estavam morando com eles).
A sorte bateu na porta de Tamara quando Marcus dirigindo sua biblioteca itinerante apareceu e a levou para explorar outros lugares.

Não sei se Marcus sabe como foi importante esse momento para mim. Em que medida ele, de fato, me salvou de mim mesma, do desespero absoluto. Talvez saiba e talvez fosse isso o que costumava fazer. Devia ser um anjo que entrou em minha vida no momento exato e me varreu de um terrível lugar para uma terra longínqua.
P. 83

Junto com Marcus e a biblioteca, Tamara descobriu um diário velho que todas as noites aparecia com textos escritos com sua letra narrando como seria o dia seguinte.
À partir dos escritos no diário, Tamara começou a descobrir coisas que mudariam para sempre sua vida.

Aprendi algo importante naquela noite. Não se deve tentar impedir tudo de acontecer. Às vezes, devemos esperar ficar sem jeito. Ás vezes, também, devemos aceitar a possibilidade de ficar vulnerável diante de pessoas. Às vezes isso é necessário porque tudo faz parte de você chegar à parte seguinte de si mesma, no dia seguinte. O diário nem sempre tinha razão.
P. 202

A narrativa é leve, gostosa e tinha horas que eu não queria parar de ler só para saber o que iria acontecer com Tamara e sua mãe.
A Cecelia consegue nos envolver em sua história de um modo que poucos autores conseguem. Definitivamente, ela entrou no rol dos meus autores preferidos.

Acho que maioria das pessoas entra nas livrarias sem a menor ideia do que querem comprar. De algum modo, os livros ficam ali, quase que por magia, desejosos que as pessoas os escolham. A pessoa certa para o livro certo.
P. 364

E a Novo Conceito, está de parabéns! Não apenas a história é boa, como também a diagramação, a capa e o kit ficaram ótimos. Já estava com saudades de kits bonitos e livros bem feitos assim.

site: http://polypop.net/livro-o-livro-do-amanha/

Moonlight Books 06/07/2013

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
Será possível viver o hoje para mudar o amanhã?

O Livro do Amanhã é o terceiro livro da escritora irlandesa Cecelia Ahern publicado no Brasil pela Editora Novo Conceito, antes disso tivemos a chegada de P. S. Eu te amo e A Vez da Minha Vida. Embora eu tenha estes dois, minha primeira experiência com a autora foi este aqui, minha escolha se deu por causa de seu enredo intrigante e diferente. Vamos ver o que achei.

Sabe aquele livro que te captura na primeira página, pois é, assim é O Livro do Amanhã. Uma história que pede sua atenção, que quer, antes de mais nada, que o leitor abra a mente e o coração para poder sentir o que está por vir. Um livro que te convida, que se abre para você e oferece sua história.

Tamara é a narradora desta trama, um relato de sua própria história. Ela nos leva ao ponto que sua vida deu uma reviravolta e fez com que ela mudasse totalmente sua maneira de ser e ver as coisas. Tamara é uma narradora exemplar, que mostra bem como era, com uma visão crítica de si mesma, sem colocar panos quentes. Vemos claramente a menina que era imatura, desagradável na maior parte do tempo, que sentia prazer em ferir as pessoas ao seu redor com palavras cruéis e incômodas e a menina de hoje, madura e sensata.

Sabem uma pessoa que tem tudo e mesmo assim acha que é pouco? E pior ainda, acha que é obrigação de todos lhe dar sempre o melhor?

Obrigada é uma palavra que faltava no vocabulário de Tamara, mas ao encontrar o pai morto, após ter se suicidado, descobrir que a fortuna da família acabou e ter que ir viver no interior da Irlanda, de favor na casa dos tios que sempre considerou uma dupla de caipiras, a jovem foi obrigada a rever seus conceitos e adaptar-se a nova vida. Como se não bastasse, sua mãe entrou em um estado letárgico deprimente, deixando Tamara totalmente sozinha. O maior arrependimento dela foi nunca ter dito ao pai o que ele significava para ela, sendo que agora é tarde demais para isso.

O novo local de moradia é no meio do nada, uma casa perdida nos campos da Irlanda, próxima as ruínas de um castelo. É sem dúvida um belo cenário, solitário, mas sem igual. É descrito com maestria, ao mesmo tempo que a protagonista descobria as belezas que ali estavam ocultas, eu vivi a mesma experiência e posso dizer que foi deliciosa.

Sem muito o que fazer, um dia Tamara conhece a biblioteca itinerante, e além de gostar bastante do belo bibliotecário, Marcus, que é alguém bem humorado e atencioso, que parece entendê-la perfeitamente, de maneira acolhedora e reconfortante, ela encontra um interessante acervo de livros, entre eles um livro sem nome, sem autor e fechado. Que livro seria aquele? Logo ela descobre ser um diário, mas não um em que escrevemos nossa história de hoje, e sim que lemos nossa história de amanhã, podendo assim, sabendo sobre nosso futuro, evitar certos erros e tornar o amanhã melhor.

Tamara teme seu Livro do Amanhã, mas por incentivo de uma boa freira que conhece, a irmã Ignatius, acaba deixando -se envolver por este livro mágico. O que acaba mostrando à menina muito mais do que ela esperava. Ela percebe que tem uma ligação muito forte com aquele local, que até mesmo as ruínas do castelo fazem parte de sua existência. Mas é estranho, visto que Tamara não lembra de ter vivido naquele lugar.

Tem mais, o casal de tios, Arthur e Rosaleen são muito esquistos. Ele não fala quase nada e ela é, totalmente, obcecada por limpeza e cozinhar. Quando Rosaleen é interpelada pelas perguntas de Tamara, se esquiva, mostra estar sempre em alerta, desconfiada, escondendo algo. As atitudes do casal nos levam à perceber a existência de um grande segredo. Gente que mulher assustadora, acho que se estivesse na mesma casa que ela jamais dormiria, só se fosse com uma faca embaixo do travesseiro. Sério, uma personagem complexa, que dá medo com sua personalidade psicótica.

Acompanhamos o amadurecimento desta jovem, e embora ela tenha sido uma péssima pessoa, em momento algum consegui não gostar dela, acredito que por ver como ela estava sofrendo e tentando ser melhor, não há como não torcer por ela. Sua língua ferina é uma maneira de se defender das coisas que não conhece e não sabe manusear. Ela perdeu tudo o que tinha e conhecia. Seu mundo, sempre seguro, desabou e agora não existe alguém para direcioná-la. Tamara faz comparações engraçadas com tudo que a cerca, formigas ilustram sua vida, flores e botões a mente das pessoas, é algo poético e profundo. Ela nos diverte e nos comove, tenta sorrir para ajudar na melhora da mãe, ao passo que adormece todas as noites chorando. É triste, eu via o quanto ela era perturbada e cheguei a imaginar se realmente o livro aparecia escrito sozinho ou era apenas imaginação dela.

Como eu disse, fui capturada pelo livro, primeiro pelo tom intimista e depois pela sequência de fatos inesperados. A trama é recheada de mistério, nos deixando ávidos para saber sobre os segredos daquele local e das pessoas que ali viveram. Tem até mesmo tem uma pitada de magia com o tal Livro do Amanhã e um alguém nas sombras que observa nossa protagonista. Eu acreditava que ficaria presa em um drama adolescente, mas mesmo tendo 16 anos, a protagonista é muito madura, sua fase infantil é parte do passado que nos conta, então de maneira alguma chega a ser irritante. E o drama fica em segundo plano, o que temos aqui é uma história que mostra o peso de nossos atos, e como podemos tentar melhorar as coisas sendo pessoas melhores. Não é certo que vamos fazer a vida dar certo cem por cento do tempo, mas vale ter fé e deixar com as pessoas que conhecemos palavras boas, com carinho, para não nos arrependermos depois.

Há ainda um romance sutil e ótimas pinceladas de humor na história, muito delicioso e cativante. Existe apenas um ponto que não me deixou satisfeita, mesmo que seja um elemento que ilustra a mensagem passada pela trama, o diário não foi esclarecido de maneira satisfatória, pelo menos no meu caso. Eu desejei neste ponto algo mais conclusivo. De qualquer maneira eu estou muito feliz com O Livro do Amanhã e recomendo com certeza. Mergulhem neste conto de fadas moderno.

TriBooks 01/07/2013

Cada página virada revelará uma surpresa, pois ninguém sabe o que o amanhã (ou o passado) pode reservar!
Ler um conto de fadas nunca é demais, mesmo que ele ganhe uns toques de modernidade! É isso que Cecelia Ahern faz em "O Livro do Amanhã". No lugar da tradicional e perfeita princesa encantada temos a adolescente rebelde Tamara Goodwin, que mora em uma mansão cheia de mordomias junto com seus pais. A reviravolta acontece quando seu pai comete suicídio e ela e sua mãe descobrem que a família está cheia de dívidas. Além de tudo, a mansão que os Goodwin sempre moraram foi confiscada pelo banco. Sem ter onde morar, Tamara e a mãe vão para a casa de seus tios, Arthur e Rosaleen, que fica em um vilarejo. A casa fica localizada ao lado das ruínas de um castelo que foi destruído por um incêndio, em um cenário totalmente retirado de um conto de fadas, com direito a bosque e jardins. Mas é claro que para Tamara esse lugar não está nada bom. Longe da cidade grande, de suas amigas e do luxo que era costumeiro ela fica cada vez mais aborrecida. Mas a chegada de uma biblioteca itinerante trará um certo ânimo, e a descoberta de um livro bem diferente dos "normais" transformará a vida de Tamara de um jeito que ela nem poderia imaginar. Na verdade este livro é um diário em branco, mas todas as manhãs quando Tamara folheia suas páginas elas estão preenchidas com sua própria letra mas com a data do dia seguinte. Pensando ser uma brincadeira de mau gosto ou loucura da sua cabeça, Tamara não leva as inscrições muito a sério. Conforme os dias passam e o conteúdo do diário começa a tornar-se realidade, ela tentará mudar os rumos do destino. Mas nem tudo pode ser mudado! O começo da leitura é um pouco travado e apesar de estar ansiosa para ler um livro da Cecelia, achei que iria me decepcionar logo no primeiro contato. De um certo ponto da narrativa em diante as coisas começam a mudar de figura e então começam a ficar interessantes. Tanto que a leitura fluiu muito melhor e gostei do resultado! Nem preciso comentar sobre a capa que ficou lindíssima e as folhas amareladas deram um toque especial no produto final.

(Paula)

site: http://www.tri-books.com

Nica 01/07/2013

O Livro do Amanhã
Mais um livro de Cecelia Ahern aqui no blog, o primeiro foi P.S. Eu te Amo, depois veio A Vez da Minha Vida, e agora, O Livro do Amanhã. Cecelia tem um jeito suave, carinhoso e divertido de escrever, fazendo a leitura fluir livremente e sem que se perceba se vai evoluindo e penetrando em seu mundo fantástico. Delírio e devaneio são as impressões que invadem o leitor.
Tamara, uma garota de 16 anos, mimada, autoritária, uma adolescente sem regras, vê seu valioso intocável mundo desabar. Depois do suicídio do pai, percebe que não há mais luxo e ostentação, somente dívidas. De repende foi obrigada a deixar a mansão em que morava e partir para a casa dos tios pobres no interior. Mas a simplicidade e falta de conforto não foi o maior problema que Tamara teve que enfrentar, sua mãe estava em estado grave de depressão e sua tia parecia mais uma velha bruxa, que aparentemente não pretendia mudar em nada a situação. Cercada por mistérios, segredos, uma crua realidade e por seus sonhos frustrados, a garota estava perdida, sem perspectiva de um futuro, é quando chega a suas mãos um livro que deveria lhe mostrar o futuro, o qual ela não conseguia achar o caminho. Um livro em branco, misterioso, que se opunha à realidade e aos sonhos de Tamara, mas que lhe mostrava o amanhã. O passado a perturba como um fantasma, o presente é um vazio interminável e o futuro seria algo inalcançável, até que surge a esperança de um amanha e temos um fim surpreende.
O Livro do Amanhã é uma metáfora muito bem armada para descrever a inconstância da vida e a efemeridade do tempo. Num tom de mistério, o inconsciente afasta tanto o sonho como a realidade, penetrando num mundo surrealista. Apesar da narrativa insistir na leveza, a alegria não consegue muito espaço. Não há como fugir da tensão e da aspereza durante todo o livro, pois a trama aborda temas que necessitam de seriedade e amadurecimento de seus personagens. Há um quê de autoajuda, acentuando inconscientemente uma reflexão sobre nossas atitudes no presente, reflexo do passado, uma largada ao futuro.

site: http://www.lereomelhorlazer.com/2013/05/o-livro-do-amanha.html

Cris 24/06/2013

Sabe aqueles livros de texto fácil que quando a gente nota já leu uns três capítulos, e você ainda não cansou de ler?! Pois é, esse livro é bem assim. Nem vou falar da história dele, porque a resenha você encontra fácil por aí. Mas a história é realmente boa e interessante a leitura muito fluida. =)

Raíssa 19/06/2013

Resenha completa em: http://trouxesteachave.wordpress.com/2013/05/06/o-livro-do-amanha/
Com o passar da história vamos sendo levados a uma narrativa mais misteriosa, com vários acontecimentos intrigantes e aí consegui realmente ser fisgada pelo enredo. Apesar de achar que a autora poderia ter desenvolvido melhor alguns elementos na história – como por exemplo a relação de Tamara com seu pai – essa última metade do livro conseguiu melhorar a impressão que tive inicialmente do mesmo.

Entretanto, não posso dizer que tenha me apegado aos personagens de qualquer forma. Tamara foi especialmente difícil de lidar. Mesmo que em certos momentos pudesse ver alguns de meus próprios defeitos, não houve aquela identificação ou mesmo simpatia pela personagem. Os demais coadjuvantes não foram em nada marcantes, não consigo me recordar de nada que os tenha feito especiais.

Bia Rodrigues 13/06/2013

"Dizem que uma história perde algo cada vez que é contada. Se assim for, esta nada perdeu, pois a contarei pela primeira vez"

O Maior problema quando vocês espera demais de um livro é que ele sempre vai te decepcionar, ele ainda pode ser bom, mas raramente vai ser tão bom quanto você estava esperando. Eu não esperava demais desse livro exatamente, esperava mais da autora. Os outros dois livros que ela lançou pela Novo Conceito foram muito falados, e todo mundo comentava o fato de ela criar ótimos personagens, e depois dos três capítulos que li de A Vez da Minha Vida, eu esperava realmente que os personagens dela fosse arrebatadores.

O Livro do Amanhã não é um livro ruim, é um bom livro, porem falta algumas coisas nele para torna-lo uma leitura encantadora e rápida. o maior desses fatores é que a personagem principal, a Tamara consegue ser bem chata. Apesar de toda a evolução dela no decorrer do livro, diversas atitudes dela são muito infantil, e isso me irritou bastante. Acabei levando quatro dias para ler o livro por causa desse fator.

A escrita da Cecelia Ahern é deliciosa, ela escreve um livro como se realmente estivesse te contando uma historia em uma conversa apos o jantar. Gosto do tema que ela criou, gosto do ambiente que escolheu para a historia, gosto de quase todos os detalhes do livro, só não consigo me encantar e nem me identificar com nenhum dos personagens, consigo me irritar com a maioria deles, e pra mim isso torna a leitura chata.

A leitura se torna melhor e mais envolvente nas ultimas 150 paginas do livro, mas o inicio dele e lento, principalmente por ser narrado em primeira pessoa e a Tamara estar contando uma historia que já viveu, nos primeiros capítulos a muitas divagações dela em relação a historia, e isso torna a leitura bem cansativa.

O detalhe mais interessante dessa historia é realmente que ele nos faz pensar em como o amanhã pode mudar o hoje, para quem gosta de fantasia moderna, pois é essa a melhor descrição que encontro para ele vai gostar bastante da historia.

"- Páginas brancas à espera de serem preenchidas! - continuou com aquela voz maravilhosa.
- Que emocionante! - Revirei os olhos.
- Mais emocionante que um já preenchido, pois você, sem a menor dúvida, não poderia usá-lo.
- Então, eu poderia lê-lo. Daí se chamar livro - respondi irritada e mais uma vez senti que esse lugar me decepcionava.
- Preferiria que lhe dessem uma vida já vivida também, Tamara? Desse modo você pode relaxar e observá-la. Ou preferiria você mesma vivê-la? - perguntou, com um sorriso nos olhos"

Uma boa historia, escrita por uma autora que sabe o que esta fazendo, porem com personagens ruins, em poucas palavras é isso que O Livro do Amanhã é. Uma leitura que talvez seja melhor se você não tiver expectativas com relação a ela.

Marina @outononoslivros 13/06/2013

O Livro do amanhã – Cecília Ahern
O Livro do amanhã nos conta a história de Tamara, que é também a narradora. Tamara, que cresceu em meio ao luxo e todos os benefícios que o dinheiro pode trazer sofre uma mudança drástica em sua vida com a morte do pai e sua mudança , assim como a de sua mãe, para o interior a fim de morarem com seus tios. A partir deste momento coisas estranhas começam a acontecer sendo a maior, a descoberta de um diário escrito pela própria Tamara, que conta o que acontecerá no dia seguinte.
Confesso que as primeiras 70 páginas foram extremamente difíceis, para não dizer entediantes, entretanto, a partir deste momento a história toma um ritmo tão emocionante, com reviravoltas e surpresas que me fez ler 300 páginas em um único dia.
Me interessei por esse livro devido ser a mesma autora de P.S. Eu te amo, livro que ainda não li , mas conheço a história e a adoro. Dizem que este livro é fraco se comparado aos demais da autora. Bem se este, que eu adorei , é fraco, me pergunto o quão melhores são os outros?
Este livro nos traz a reflexão sobre a possibilidade de fazer diferente. Quem já leu o livro “A Mulher do Viajante no Tempo”, sabe que o protagonista Henry sempre afirmou sobre a impossibilidade se se mudar o futuro, todavia, Tamara nos mostra que somos nós que escrevemos nossa própria história.

Natalia 12/06/2013

Uma boa leitura, demora um pouco pra vc pegar o gosto pela história, mas quando pega não quer parar. Final excelente! Recomendo.

Mari 11/06/2013

O livro do amanhã - Cecelia Ahern (Novo Conceito)
A resenha de hoje é de O LIVRO DO AMANHÃ da lindíssima CECELIA AHERN lançado pela NOVO CONCEITO.

SINOPSE: Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.

Eu AMO essa mulher. Adoro tudo o que ela escreve, me emociono com seus livros, suas idéias e tudo que ela cria. No entanto, O LIVRO DO AMANHÃ não me conquistou ou comoveu como seus outros livros. Claro que gostei muitíssimo, mas não me senti tão envolvida por ele quanto me envolvi e me emocionei com P.S. EU TE AMO e A VEZ DA MINHA VIDA.

Primeiramente, preciso dizer que antipatizei com o livro logo de cara pelo fato de a protagonista e narradora ter 16 anos. Eu ando tãããão cansada de adolescentes, e CECELIA sempre coloca suas personagens como adultas, que me decepcionei logo de cara. Tamara é mimada, egoísta, narcisista e egocêntrica, e durante mais da metade do livro ela só fez me irritar. Peguei uma birra tão grande da personagem que não consegui ter a curiosidade aguçada com o livro/diário que aparecia coisas do dia seguinte escrito.

Quando vai chegando ao final, a história vai melhorando, mas os personagens são tão fracos, que cresce uma raiva enorme dentro de nós por todos eles. Sim, ao meu ver, apesar de um final contagiante e lindo, não salvou NENHUM dos personagens, e os acho necessário para que uma história me conquiste.

Vi que o Gui Cepeda do Burn Book disse que esse foi o livro mais fraco da autora, e eu concordo. Tinha tudo para ser excelente, a idéia é soberba, o que faltou foi personagem, mesmo. Foi como assistir a uma novela com uma trama excelente e com atores medianos que representam sem qualquer emoção.