O Livro do Amanhã

O Livro do Amanhã Cecelia Ahern

Resenhas - O Livro do Amanhã

Janaina S 21/08/2013

Uma história adorável!
Este livro não eh para quem adora romance. Há algum. Mas não eh o tema principal. Eh o diário de uma adolescente descobrindo como a vida funciona. Que há altos e baixos nessa vida e que você precisa viver um dia após o outro e pensar que tudo o que você faz hoje reflete no amanha! Vale a pena ler!

Meus Livros, Meu Mundo 19/08/2013

A resenha de hoje é de mais um livro de Cecelia Ahen O livro do amanhã, engraçado que em muitas resenhas que li sobre esse livro a maioria das pessoas dizem que gostaram mais desse do que A vez da minha vida o que pra mim foi ao contrario. Gostei de mais de A vez da minha vida, amei P.S Eu Te Amo e nem tanto assim de O livro do amanhã.

Tamara Goodwin é uma adolescente de 16 anos que nasceu em berço de ouro e sempre teve tudo que quis. Seu pai sempre trabalhou muito para manter a vida de luxo que levavam e sua mãe sempre foi muito distante e nunca se importou em se aproximar da filha.

Até que um dia Tamara encontra seu pai morto em seu escritório, e tudo desmorona. O pai de Tamara cometeu suicídio diante do desespero de estar falido. A partir daí Tamara perde o mundinho de regalias que sempre teve e cai de para- quedas na vida real.

“Perdi meu pai. Ele perdeu seus amanhãs e eu perdi todos os nossos amanhãs juntos. Agora, pode-se dizer que os aprecio quando chegam. Agora, quero torná-los o melhor que puderem ser.”

Após perderem tudo Tamara e sua mãe são acolhidas pelos seus tios Rosaleen e Arthur que moram em uma casinha simples no meio do nada. Tamara se sente sozinha, triste e entediada vivendo em um mundo totalmente diferente do seu.

Até que chega em sua nova cidade uma biblioteca itinerante, com um bibliotecário charmoso chamado Marcus e ai as coisas começam a ficar interessantes, entrando na biblioteca um livro diferente logo chama atenção de Tamara pois além de não ter titulo nem autor ele está trancado.E é nesse livro que está toda a magia ;)
“Foi quando me dei conta da importância de cada linha no diário. Cada uma era como aquela trilha de migalhas de pão que desejava jogar desde minha casa até aqui. Cada palavra era uma pista, uma revelação de algo que acontecia debaixo de meu nariz.”
O livro é narrado pelo ponto de vista de Tamara o que eu gosto bastante, mas mesmo assim o livro só me envolveu pra lá da metade, achei a leitura lenta ou talvez a expectativa que eu tinha sobre o livro era tão alto que acabei me decepcionando =/

Tamara é bem chatinha no começo, mas devido aos acontecimentos novos em sua vida a personagem tem um grande crescimento e eu logo acabei gostando muito dela.

Rosaleen a tia de Tamara é um personagem bastante intrigante e vive cercando Tamara por todos os lados o que em minha opinião deu um toque a mais de suspense na história, que mesmo já tendo muitos mistérios eu achei meio paradinha.

Apesar da minha decepção o livro não é ruim, o enredo em si envolve sim, mas para mim só funcionou depois de eu ler mais da metade, o final é bem inesperado e até me emocionou mesmo sendo um pouquinho clichê.

A capa é lindíssima e a diagramação está super confortável. Eu recomendo sim, sem compromisso, em minha opinião não foi tão boa, mas a maioria gostou muito então leiam e tirem suas próprias conclusões. ;)

site: http://www.meulivromeumundo.com/

Leandro | @obibliofilo_ 08/08/2013

Resenha Postada Oficialmente no blog "Palavras ao Vento".
Esse livro seria como um divisor de águas entre a minha relação com a autora Cecelia Ahern. Eu li dois livros dela anteriormente: "A Vez da Minha Vida" e "P.S. Eu te amo". Gostei do segundo e não gostei do primeiro. Portanto, se eu gostasse deste livro, com toda certeza buscaria ler outros livros da autora. Felizmente, o livro em si me convenceu e agradou.

[SINOPSE] Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.

Tamara é uma garota que sempre viveu no luxo. Aos dezesseis anos, ela nunca se preocupou com quase nada, exceto divertir-se com os amigos. Seu pai se preocupava apenas em ganhar dinheiro e sua mãe sempre se mantinha distante; nunca se preocupou com uma aproximação entre ambas.

Por nunca se preocupar em agradecer pela vida que tinha e nem muito menos em ser educada, Tamara sempre foi egocêntrica, mimada, arrogante e prepotente. Inesperadamente, seu pai morre, e todo aquele mundo de insignificâncias dela, acaba.

Sem o pai, ela e sua mãe se vêem em um momento onde praticamente não há escolhas. Elas deixam a mansão em que viviam e suas coisas para trás, e partem para morar com Rosaleen e Arthur, mesmo sendo totalmente contra a vontade, principalmente, de Tamara.

Ela vive triste, solitária, entediada... Até que em um determinado dia, aparece uma biblioteca itinerante ― super legal ―, administrada por um jovem diferente e até hilário. Em meio a tantos livros, Tamara encontra um que logo chama-lhe a atenção. É um livro totalmente estranho pelo fato de que não tem título, autor e é trancado por um cadeado, que não tem chave.

Ao conseguir abrir o livro, é que ela encontra algo mais bizarro ainda: está escrito e a caligrafia presente nas páginas é idêntica à sua. E o pior é que está narrando tudo que acontecerá com ela brevemente. Para ser mais exato, tudo que acontecerá no dia seguinte.

Mas será que vale à pena saber o que acontecerá no dia seguinte? Será que ela será capaz de mudar seu futuro?

"Compreendi que, quando as coisas fracassam, as pessoas não ficam apenas dilaceradas, se tornam sobreviventes. (...) Às vezes, muita coisa pode resultar de uma destruição total. Você pode crescer de verdade."
Pág.: 298

Inicialmente, ao começar a leitura, estava receoso de que a história não conseguisse me envolver totalmente. Talvez este tal receio tenha me beneficiado, pois eu consequentemente não criei altas expectativas ― como geralmente acontece ― e consegui aproveitar a leitura de uma forma mais ampla.

Ao parar para observar a história no geral, percebi que apesar de possuir um enredo interessante, também possuiu algumas falhas, principalmente na conclusão. Algumas coisas ficaram sem uma explicação contundente como eu esperava.

Sobre as personagens, gostei da maneira como a autora as construiu. A Tamara foi uma protagonista comum para mim. Ela não me irritou e não me agradou totalmente. Confuso? Acredito que não. Simplesmente ela não me marcou.

Por incrível que possa parecer, há alguns mistérios presentes na história. São justamente eles que fizeram com que a leitura se tornasse mais interessante, convidativa e até um pouco instigante. Isso é algo bem particular, porque eu achei consideravelmente curioso por parte da autora, inseri-los na história.

Concluindo, é um bom livro. Não possui uma história impressionante ou surpreendente, mas consegue entreter o leitor e proporcionar boas horas de leitura. Com toda certeza lerei outros livros da Cecelia. Acredito que ela ainda conseguirá me surpreender totalmente ― pelo menos espero muito. Portanto, caso tenha curiosidade, isso já é o suficiente para que você, possivelmente, goste da leitura.

RECOMENDO!

site: http://www.leandro-de-lira.com/

AndyinhA 04/08/2013

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Eu não comemoro livros abandonados, mas também penso que não preciso ficar focada em algo que simplesmente não está me dando nenhum prazer. E o pior é que todos sempre falavam bem dessa autora, agora eu já estou com os dois pés atrás com ela.

Meu limite foi a página 150, depois disso eu simplesmente D-E-S-I-S-T-I. Como em 150 páginas nada acontece gente? Vida chata demais a da garota, fútil, inútil e sem nada que nos acrescente.

Eu sei que nem todos os livros que lemos precisa ter alguma coisa mágica ou um toque de lição de moral, mas sempre acredito que eles nos acrescentam algo, mesmo quando a gente não fique se ligando nisso.

Infelizmente o ‘Livro do Amanhã’ não me trouxe nada positivo e nem algo que fique tentada a passar algumas horas do meu dia perdida em suas páginas. Como disse acima a protagonista é muito boba e fútil, daquelas que se a vida fosse uma festa ela seria convidada para todas, mas ela com certeza não é a alma dela. Faltou uma evolução da personagem, ela só fica na superfície e choramingando problemas do tipo – oh, minha família perdeu o dinheiro e não sei o que fazer ou contando das sessões de amasso delas e das amigas.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2013/05/poison-books-o-livro-do-amanha-cecelia.html

Camila 03/08/2013

Achei a sinopse do livro bem intrigante e acabei comprando-o pelo mistério deste fabuloso “Livro do Amanhã", mas aos poucos descobri que a história não se desenrola ao redor do livro. Este porém, foi utilizado somente como recurso para que se desenrolassem outros inúmeros fatos.

Confesso que no começo fiquei com muita raiva da personagem principal e quase desisti de terminar de ler, pois, Tamara, menina de 16 anos era completamente esnobe, arrogante e a cada fala lançava uma piadinha sarcástica. Ela não fazia nada além de reclamar com os pais sempre mesmo tendo tudo o que queria. Mas este comportamento deve-se a busca que ela tem por atenção dos pais que não se demonstravam muito presentes em sua vida.

Mas tudo mudou na vida de Tamara após uma discussão séria com o pai e diz que nunca mais queria vê-lo. Na manhã seguinte o encontrou morto no escritório e descobre que ele cometeu suicídio pelas altas dívidas que tinha acumulado. Assim, Tamara e sua mãe perderam tudo o que tinham e foram obrigadas a ir morar com os tios, que Tamar não gosta muito, numa cidade bem longe de sua antiga residência e amigas.

Na casa dos tios será onde se desenrolará toda a história e onde Tamara desvendará todos os mistérios, incluindo a insana vontade de sua tia Rosaleen ficar intensamente em seu encalço

site: http://world-book-4you.tumblr.com/

* 26/07/2013

O livro do amanha - Cecelia Ahern ****
Tamara Goodwin é uma adolescente de dezesseis anos que nunca conheceu o verdadeiro significado da palavra dificuldade em sua vida. Nascida no luxo, filha única de pais amorosos e permissivos Tamara sempre teve tudo que quis, na hora que quis. Dinheiro, roupas, bens materiais em geral e a submissão das pessoas ao seu redor. Tudo isso foi fundamental para criar seu caráter duvidoso e puco confiável. Tamara sente verdadeiro prazer em ser malvada com as pessoas, sem se importar nem um pouco no quanto suas palavras ferem. Isso torna o relacionamento com seus pais dificilíssimo e a torna uma pessoa um tanto solitária, apenas com poucas amigas tão mesquinhas quanto ela. Mas sua vida da uma guinada e vira de ponta cabeça quando seu pai comete suicídio deixando ela e a mão nadando em dividas. A casa é tomada pelo banco, os carros, todo o dinheiro. A unica solução viável para as duas é viajarem para o interior e morarem na casa dos tios de Tamara (irmão e cunhada de sua mãe) até que tudo se resolva...

"Dizem que uma história perde algo cada vez que é contada. Se for assim, esta nada perdeu, pois a contarei pela primeira vez"...

Rosaleen e Arthur recebem as duas de portas abertas, embora Jennifer (mãe de Tamara) nem se dê ao trabalho de perceber do mundo dos zumbis onde ela se escondeu desde que o marido morreu. Agora Tamara terá que aprender a lidar com essa nova vida, com seu tio que mau abre a boca para falar nada e com sua tia que tem mania de limpeza e vive espreitando atrás dela como um cachorro de guarda, com sua mãe que não sai do quarto e com uma cidade que não tem absolutamente nada para fazer... Pelo menos até a biblioteca itinerante parar em sua porta.

Com a ajuda de Marcus, o responsável pela biblioteca Tamara encontra um livro trancado a chave e em branco... O livro do amanhã! Embora ela ache que o livro na verdade é um diário e que ele não tem nada de interessante ela resolve escrever nele, mas chega atrasada, quando ela abre o livro todos os acontecimentos do dia seguinte já estão escritos. Após uma breve "loucura" ela se da conta de que não escreveu aquelas palavras, e muito menos esta sendo vítima de nenhuma pegadinha (ninguém ali teria humor para isso mesmo), mas ela só começa a entender a essência da descoberta quando todos os acontecimentos retratados no livro se concretizam...

Com a ajuda do livro Tamara terá que desvendar os mistérios que envolvem seu passado e de seus pais. Terá que aprender a ser uma pessoa melhor e a perdoar ou no minimo conviver com o que seu pai fez, ele tomou a saída fácil e resolveu deixar com que ela e sua mãe lidassem com a falência sem ele. Ela terá que aprender a ser feliz com pouco e se sentir bem com isso, mas ela e nós sabemos que não será uma jornada fácil, Cecilia Ahern nos presenteia com mais uma história recheada de emoções onde nada é o que realmente parece ser...

"Acho que a maioria das pessoas entra nas livrarias sem a menor ideia do que comprar. De algum modo, os livros ficam ali, quase que por magia, desejosos que as pessoas os escolham. A pessoa certa para o livro certo. Parece que já sabem de qual vida precisam fazer parte, em qual delas podem fazer diferença ou podem ensinar uma lição, pôr um sorriso no rosto no momento preciso. Penso em livros de forma muito difrente agora."

O começo desde livro será difícil para muitos leitores, primeiramente porque até mais ou menos a página 100 a história é monótona e principalmente porque Tamara é uma personagem extremamente difícil de entender e se apegar, devido ao seu humor. Com o passar da leitura eu fui aprendendo a entender a personagem, ela usa sua linguá afiada como arma ou válvula de escape sempre que se sente insegura, após algum tempo eu e a própria Tamara começamos a ver o que se escondia por trás dessa armadura, uma garotinha mimada que nunca soube ser outra coisa, nunca precisou ser. Então um dos pontos altos do livro é acompanhar essa mudança, é ver Tamara criar uma consciência.

Kéziah Raiol 25/07/2013

Em “O livro do amanhã” conhecemos a historia de Tamara, uma garota mimada, egoísta, egocêntrica, brigona e que não respeita os pais. Mas depois de virar algumas páginas começamos a entender que talvez a Tamara esteja apenas tentando chamar atenção de seus pais, que até então não são exemplos de pais presentes. Mas confesso que no começo do livro eu queria simplesmente matá-la, não agüentava mais ler uma página, pensei até em abandonar o livro por causa da protagonista. Com apenas 16 anos, Tamara faz coisas que até Deus duvida.
Ela tinha a vida que muitos sonham: dinheiro, poder, conforto, porém nunca deu valor ao que possuía, até que em um determinado momento sua vida vira de cabeça pra baixo quando após uma briga muito séria onde tinha dito não querer nunca mais ver seu pai. Acaba o encontrando morto no chão do escritório.
E agora? Com o pai morto, toda sua fortaleza fútil havia se quebrado, sem ter o que fazer, Tamara e sua mãe – uma mulher completamente desequilibrada psicologicamente – partem para morar de casa de seus tios, Rosaleen e Arthur, onde são acolhidos da melhor forma possível.
O que mais me chamou a atenção no livro, foi a personagem Rosaleen, suas atitudes são tão estranhas que no decorrer da leitura acabamos parando e pensando: Por que? E essa pergunta é fabulosamente respondida no final do livro.
Apesar de ter uma narrativa interessante e um final surpreendente, ainda assim o livro não conseguiu me prender da forma que eu queria. O começo do livro é muito maçante, e demora demais para as coisas começarem a fazer sentido – pelo menos na minha cabeça.
O livro só começa a ficar bom, quando Tamara conhece Marcus, um rapaz de trabalha em uma biblioteca móvel, por assim dizer. Apesar dela nunca ter gostado de ler, a beleza do rapaz é tão envolvente que ela acaba escolhendo um livro para ler. Apenas um a chamou atenção... Um livro trancado por um pequeno cadeado, sem nome e sem autor. Após abrir o livro Tamara se depara com uma grande surpresa, era um diário.
Ao tentar escrever nesse diário – confiada pois nem era dela – ela percebe que o diário já estava escrito, com sua letra e com a data de amanhã. Então, esse livro começa a contar para Tamara o que irá acontecer no outro dia.
A pegada da Ahern para criar uma história com um diário que conta o futuro foi muito boa, mas o começo deixou há desejar um pouco. Tanto que por um momento eu simplesmente cogitei a hipótese de abandoná-lo.
De qualquer forma, é um bom livro.
Viviane 25/07/2013minha estante
Mas que bela resenha Kéziah. Você falou tudo, inclusive no fim, quando disse que a autora deixou a desejar. Eu achei que minha leitura foi vagarosa até mais ou menos 60% do livro, depois que me prendi mais e as coisas fluíram.
Também indico o livro, pra ler num fim de semana despretensioso.
Beijos

Marcelle 25/07/2013minha estante
Que bom que, no fim de tudo, é um bom livro, em um conjunto. Acho a ideia da autora bem interessante. Muito boa resenha!

Michelle Ladisl 25/07/2013minha estante
Olá querida, gostei muito da sua resenha! Fiquei super interessada no livro!
Beijinhos

Rita Zerbinatti 22/07/2013

Escolhi esse livro pois minhas últimas leituras foram um pouco pesadas e esse me pareceu uma opção mais clichê e mais leve para descontrair um pouco. Depois de ler as primeiras 100 páginas, ainda não havia encontrado na história algo que realmente me impressionasse a ponto de gostar do livro verdadeiramente.
Confesso que a princípio não gostava da personagem principal,a narradora, Tamara Goodwill. Não foi amor a primeira vista. Queria algo mais maduro apesar da personagem ter 17 anos, mas gostei de ver logo de cara a sinceridade dela.
Enfim, fiquei na dúvida se desistia ou não da leitura. Por sorte, resolvi continuar. A história vai tomando proporções inimagináveis, e quando você se dá por si, se encontra dentro do mundo de Tamara cheio de mistérios e perguntas sem respostas.
A história valoriza a simplicidade, amadurecimento, superação, humildade e sentimentos sinceros. É claro, puro clichê, mas com a quantidade exata de mistério e ficcção pra deixar qualquer um envolvido.

Tamara Goodwill é uma adolescente mimada e irritante, que adora ser impertinente e magoa as pessoas com comentários maldosos. Ela, apesar de tudo, não é má pessoa e sim uma simples adolescente rica e mimada. E como todo adolescente que se preze, ela apronta com os pais e tem sua cota de revolta. De repente, se vê forçada a mudar sua vida radicalmente. Todo luxo se vai junto com seu pai, que se suicidou e deixou as duas sem nada. Tamara e sua mãe transtornada seguem o rumo e vão morar na casa de parentes. Mas as coisas parecem erradas, algo está fora do lugar. E Tamara se aplica a descobrir o que está acontecendo com sua vida e com a vida das pessoas que a cercam, e para isso contará com a ajuda de um livro estranho, onde ela pode ler o futuro.

A premissa parece clichê demais, sim. Mas de alguma forma muito cativante, isso vai se transformando e se transforma em uma leitura agradável, cheio de momentos de tensão. Como disse, Cecelia Ahern deixou tudo na medida certa.

Por fim, a edição da Novo Conceito está bem caprichada: páginas amareladas, tamanho da fonte perfeito e detalhes nas páginas para acrescentar charme (que é sempre muito positivo e bem-vindo!).

site: http://www.cheirando-livros.blogspot.com.br/

Fun's Hunter 22/07/2013

O Livro do Amanhã
Tamara é uma menina rica que vê sua vida mudar completamente. Com o suicídio do pai, ela e a mãe são obrigados a viver junto com seus tios maternos. Eles moram perto de uma ruína de um antigo castelo, onde Tamara passará grande parte de seus dias...
Dias esses que mudarão bastante quando a jovem encontra um livro em uma biblioteca itinerante...

Devo confessar que iniciei a leitura desse livro cheio de expectativas, o que mais chamou a minha atenção foi o título e a sinopse da obra. A história foi uma grande surpresa, mas acabou não superando essas expectativas que criei.
Foi o primeiro livro da autora que li e o achei um pouco cansativo, não sei se foi a escrita em primeira pessoa e muito descritiva ou o fato de Tamara ser uma personagem muito egoísta e agressiva.
A maioria do tempo a jovem está se lamentando pelo que aconteceu em sua vida, vive criticando o comportamento da mãe, que entrou em um estado depressivo.

O que me motivou a levar a leitura adiante foi a curiosidade em relação a história. Alguns acontecimentos, inclusive do passado, foram despertando o meu interesse.
Rosaleen foi a personagem que mais me deixou curioso, o mistério que a envolve só é revelado nos últimos acontecimentos do livro. Irmã Ignatius foi a primeira pessoa que Tamara se aproximou desde que chegou ao vilarejo dos tios, no início pensei que ela estava envolvido com o livro que contava sobre o amanhã, mas estava completamente enganado.
Quando Tamara encontrou esse livro, pensei em mil coisas que poderia acontecer, mas não aconteceu nada do que pensei. O livro serviu para ela: 1 - descobrir sobre o passado e 2-parecer uma louca diante de uma pessoa que ela conheceu.
O livro apresenta o dia de amanhã como se fosse um diário. Tamara saberá utilizá-lo muito bem, mas nem sempre tudo ocorrerá como planejado. Adivinhem de quem é a caligrafia que aparece lá... Não vou contar!
Por ser uma autora que todos comentam, esperava uma grande história!

A capa é linda, mas não me passou bem a real história contida na obra. A diagramação é simples e possui um espaçamento confortável para a leitura entre as linhas.
Apesar da leitura cansativa, achei o final interessante. Foi uma grande surpresa, como disse no início da resenha! Não esperava essa descoberta e reação que Tamara teve ...

Quem é fã da autora vai gostar da história, mas ainda não sei se irei ler os outros livros dela. Vou procurar ler algumas resenhas pra ver se alguma coisa me atrai à leitura.

site: http://www.funshunter.com/2013/07/ResenhaOLivroDoAmanha.html

MárciaDesirée 21/07/2013

Tamara tem passado por muitos revezes na vida. Desde que encontrou seu pai morto no chão do escritório de sua mansão, a vida tem sido muito cruel com ela e sua mãe. Elas descobrem que toda a riqueza e luxo a qual estavam acostumadas virou pó. Tudo perdido para os bancos que tomaram tudo para cobrir as dívidas deixadas pelo pai. Tamara que sempre morou em uma mansão a beira mar em Dublin, e passava férias em várias partes do mundo, agora não tinha mais nada. E ainda por cima teria que morar na casa de um tio no interior, em uma casa de guarita que um misterioso castelo em ruínas.
A adaptação de Tamara está sendo mais do que uma prova de fogo. Sua tia Rosaleen era a esquisitice em pessoa, tentando fazê-la comer toneladas de calorias o tempo todo, vigiando cada passo. E ao mesmo tempo sua mãe se entrega à escuridão da reclusão se afastando totalmente da filha, tornando-a mais só e deprimida. Tamara não vê nenhuma perspectiva para seu futuro, a não ser conviver com seus estranhos tios em este lugar ermo.
Tamara então começa a cismar com as esquisitices de sua tia... Todos os dias ela atravessa a pequena estrada até um bangalô do outro lado da rua com uma bandeja imensa de comida. Ela não permite que Tamara conheça a moradora, e não permite também que ela apanhe as correspondências, e nem passe tempo com sua mãe quando esta se encontra acordada. Em suas fugas ela acaba se encantando pelas ruínas do castelo e sempre se esconde para refletir sobre sua vida. Acaba também conhecendo irmã Ignatius, uma freira muito simpática e moderna para o hábito de freira que acabam unidas em uma bela amizade. Um dia Tamara acaba achando em uma biblioteca itinerante um misterioso livro com cadeado, e curiosa passa a andar com este livro sem conseguir abri-lo, até que a simpática freira abre o livro para ela, e tamanha decepção. O livro não é exatamente um livro, mas um diário totalmente em branco. Incentivada pela Irmã, ela resolve escrever suas angústias ali, e fica em choque quando, ao abrir ela descobre que o livro foi preenchido pela sua própria caligrafia, e a data dos acontecimentos estão um dia adiantado. Os enigmas vão surgindo e Tamara fica cada vez mais intrigada pelas mensagens deixadas pelo diário, levando-a a investigar os mistérios que cercam sua nova residência.

site: http://www.tesouroliterario.com/2013/07/o-livro-do-amanha-cecelia-ahern.html

Jessi 19/07/2013

Aprendi algo importante naquela noite. Não se deve tentar impedir tudo de acontecer. Às vezes, devemos esperar ficar sem jeito. Às vezes, também, devemos aceitar a possibilidade de ficar vulnerável diante das pessoas. Às vezes isso é necessário porque tudo faz parte de você chegar à parte seguinte de si mesma, no dia seguinte. O diário nem sempre tinha razão. P.202

Devo começar essa resenha falando que criar muita expectativa sobre alguma coisa é sempre um ponto negativo (nesse caso, muito negativo) para qualquer situação. Principalmente em relação a um livro, que se torna nosso companheiro por dias a serem lidos, e acabam, muitas vezes, nos desanimando...

Quando fiquei sabendo que Cecelia teria mais um livro em minha prateleira, fiquei super empolgada e ansiosa para ler. Depois de P.S eu te amo, tinha uma visão dela que se encaixava mais a Nicholas Sparks, e por isso fiquei desta forma. Porém, o resultado não foi muito agradável ao meu ver.
Com um tema ótimo em mãos, sinto que Cecelia conseguiu estragar toda a ideia que poderia ter sido maravilhosa, se abordada de outra forma. Com personagens extremamente irritantes, me sentia agoniada ao passar das páginas. E mais... Nem a protagonista salvou!
Mimada e totalmente fora de si, quando Tamara se viu em uma situação de mudança de vida pela morte de seu pai, foi morar na casa de seus tios (tão irritantes quanto) Arthur e Rosaleen, por ter perdido tudo que tinha: casa, dinheiro, etc. Sua mãe, se me permitem a expressão, uma total 'zé ninguém' não faz nada a respeito de nada (o que irritava mais ainda).
Enfim, começa toda aquela baboseira de superação (de não sei bem o que, pois ela nunca dava valor no que tinha) e também de adaptação a vida nova no vilarejo. E aí começam os tão esperados mistérios que Tamara começa a desvendar. O que tem tudo para ser uma ideia mágica, pois, através de um diário encontrado no ônibus viajante de Marcus (único personagem que me cativou, mas Cecelia o descartou da história rapidinho) Tamara consegue saber o que acontecerá no dia de amanhã de acordo com o que está escrito nele. E pode, também, mudá-lo.
No desenrolar da história aparecem novos personagens, pessoas que Tamara vai descobrindo pelas sua escapadinhas, e consegui ficar extremamente irritada em ver como Rosaleen e Arthur levam suas vidas. Arthur é um tremendo pau de bosta, se me permitem falar, pois obedece toda e qualquer condição de Rosaleen. Esta, que é cheia de mistérios, fica rodeando na história sem muita emoção, nos fazendo imaginar o que será que estaria aprontando..
Enfim, é uma serie de pontos que com certeza poderiam ser alterados para esta se transformar em uma história totalmente de acordo com o que o tema nos traz: o que esperar do amanhã? E principalmente: será que devemos alterar qualquer acontecimento?

Não vou deixar de acreditar na escrita da Cecelia, pois ainda tenho um de seus livros para serem lidos aqui na minha estante. Mas confesso que este, não conseguiu me prender e me deixou em uma total ressaca literária hehehehe.

Aos que gostaram e se identificaram com a história, acho legal que tenham visto algo que eu não consegui, pois, apesar dos pesares, teria gostado muito da história se fosse escrita de outra forma. Deixem suas opiniões, gostaria de saber o que acharam (de quem já leu) e o que esperam (quem ainda não leu).

Brilho 18/07/2013

Uma história forte em um livro bem leve, esta é a melhor descrição que possa dar ao "Livro do Amanhã". Cecelia Ahern é uma verdadeira diva no que se trata de escrita moderna e atingir em cheio ao público.

Sempre retratando e trazendo a tona assuntos do cotidiano, ela mostrará como as pessoas ao longo dos obstáculos e caminhos trilhado em sua vida podem mudar a cada dia.

Conheceremos Tamara que tem uma vida perfeita em sua cidade, mas com o suicídio de seu pai, sua vida é virada de ponta cabeça e ela se vê indo morar numa cidadezinha ínfima com sua mãe e seus tios.

Tamara é uma jovem até então rica, esnobe e egoísta, com a perda de tudo ela terá que aprender a viver numa pequena fazenda e com uma vida bem simples, quando uma biblioteca itinerante passa em sua cidade e ela descobre um livro de capa de couro e o abre num castelo arruinado perto da fazenda, será que saber o dia de amanhã a ajudará a mudar e crescer.

Este é o tema principal do livro, a autora sempre consegue nos deixar a refletir sobre assuntos sérios e verdadeiros. Indico a leitura apesar de ter achado o livro nos primeiros capítulos um pouco parado, mas foi uma leitura bem rápida.

site: www.brihodasestrelas.com.br

PorEssasPáginas 17/07/2013

Embora eu tenha um exemplar de P.S. Eu te amo, esse é o primeiro livro de Cecelia Ahern que eu li. A leitura é intrigante e, embora algumas partes pareçam monótonas ou descritivas demais, ela consegue aguçar sua curiosidade a partir de determinado ponto da história que é difícil largar o livro antes do final.

“Dizem que uma história perde algo cada vez que é contada. Se assim for, esta nada perdeu, pois a contarei pela primeira vez.”

O Livro do Amanhã começa com o suicídio do pai de Tamara devido às dívidas gigantescas e sua mudança com sua mãe deprimida para a casa de seus tios, Arthur e Rosaleen, no Interior da Irlanda, em um lugar totalmente diferente do que Tamara estava habituada.

Tamara é uma típica adolescente problema. Ela gostava de ser uma garota problema para os pais – isso me irritou um pouco, porque ela demonstrou que muita coisa que fazia era por pirraça mesmo. Pode-se dizer que ela era uma garota complexa e também precoce, estava um passo à frente de tudo. Ainda por cima, depois da morte do pai, ela resolveu continuar sendo insuportável, como se quisesse transmitir toda sua raiva e frustração sendo impertinente. Isso dificultava sua relação com seus tios, principalmente com Rosaleen, que demonstrava um zelo extremo ao cuidar de suas hóspedes, levando todas as refeições para o quarto da mãe de Tamara.

A história começa a ficar interessante quando Tamara começa a frequentar uma biblioteca itinerante por se sentir atraída pelo motorista do ônibus-biblioteca, Marcus. Lá, ela encontra um livro com uma fechadura. Ela só consegue abrir com a ajuda de uma freira, irmã Ignatius que conheceu enquanto perambulava pela região. Porém, o livro na verdade era um caderno com folhas em branco.

Irmã Ignatius sugere que Tamara o use como diário e a surpresa maior é quando a jovem abre novamente o livro e ele mostra exatamente o que acontecerá no dia seguinte, escrito pela própria Tamara. A partir daí, Tamara começa a prestar mais atenção ao que acontece e experimenta saber as consequências de se escolher fazer algo diferente do que estava escrito no diário.

A primeira parte do livro foi monótona e arrastada porque era carente de diálogos. O livro é narrado em primeira pessoa e como eu disse acima, é muito descritivo, ainda mais quando Tamara explica seus sentimentos, seu ponto de vista sobre determinada pessoa ou assunto. Cansava muito. Depois que ela encontrou o livro, as coisas começaram a mudar, mas não para o rumo que eu pensava.

Digamos que o livro é uma história à parte. O foco principal não é o livro, mas sim questões familiares mantidas em segredo há muitos anos. O livro foi um tipo de instrumento para ajudar Tamara, mas talvez ela conseguisse se virar bem até sem ele.

Nesse ponto eu devo admitir que Cecelia Ahern foi bem criativa e não óbvia. Porém… Ela meio que deixou uma pergunta sem resposta e o final não foi bem o que eu esperava.

Um ponto interessante é que no começo da história parece que Tamara não se importa tanto com a mãe, até despreza sua condição depressiva, considerando-a fraca para lidar com a morte do pai. Mas depois, ela demonstra que sempre se importou e se preocupava com a condição em que sua mãe se encontrava. Os cuidados de Rosaleen não surtiam efeito, ela parecia cada vez mais alheia à realidade e Tamara estava disposta a tudo para recuperar a sanidade de sua mãe.

“Compreendi que, quando as coisas fracassam, as pessoas não ficam apenas dilaceradas, se tornam sobreviventes.”

No geral, a leitura é boa. A narrativa é detalhada e pode cansar, mas o mistério em torno do livro e sobre a própria vida de Tamara faz com que a gente siga em frente com a leitura. Os momentos finais são emocionantes, você não quer parar de ler, embora a questão do Livro do Amanhã em si não ter um desfecho que eu queria/esperava.

Resenha no http://poressaspaginas.com/resenha-promocao-o-livro-do-amanha